F-X2: em entrevista ao ‘Le Monde’, Amorim afirma que critérios econômicos serão mais fortes na decisão

39

Entrevista foi publicada pelo jornal francês nesta quinta-feira

O ministro de Defesa brasileiro, Celso Amorim, afirmou que os critérios econômicos serão mais fortes na decisão sobre a renovação da frota de aviões de combate, entre o caça americano F-18, o francês Rafale e o sueco Saab.

“A consideração fundamental para tomar uma decisão é de ordem financeira e econômica”, destacou Amorim em uma entrevista ao jornal francês “Le Monde” publicada nesta quinta-feira.

“Entramos em um período de incertezas. O Brasil vai bem, mas não sabemos quais serão as consequências da crise internacional para nossa economia. É preciso ser prudente, esperar o bom momento”, argumentou.

Celso Amorim não quis dar um prazo para a decisão, mas considerou a possibilidade de divulgar a escolha em 2012.

O ministro de Defesa, que no Governo anterior ocupou o Ministério de Relações Exteriores, fez uma vista de dois dias a Paris que terminou na quarta-feira. Ele foi recebido pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, e por seus ministros de Relações Exteriores, Alain Juppé, e Defesa, Gérard Longuet.

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que se encontra com Sarkozy em Paris nesta sexta-feira em uma conferência do G20, tinha demonstrado ao líder francês em 2009 a intenção de optar pelo Rafale, fabricado pela Dassault. Apesar disso, os militares brasileiros preferem o F-18 e inclusive o Gripen ao caça francês.

Sobre a transferência de tecnologia, que até agora aparecia como ponto chave das negociações para a escolha do avião de combate francês, Amorim afirmou que a “cooperação no submarino nuclear conseguiu superar os obstáculos”.

O ministro fez alusão ao acordo que estabelece a venda da França ao Brasil de cinco submarinos de propulsão nuclear do tipo Scorpène com transferência de tecnologia. Algo semelhante ocorrerá com 50 helicópteros de transporte militar Eurocopter EC725, que no futuro também serão fabricados no Brasil.

Por outro lado, o ministro brasileiro se mostrou reticente sobre operações da Otan fora dos locais de operações previstos pelo Tratado do Atlântico Norte.

“Ontem era a Líbia, é verdade que com um mandato do Conselho de Segurança (da ONU) e da Liga Árabe. Amanhã poderia ser na África Ocidental e aí a Otan se aproximaria do Brasil. Isso nos incomoda”, comentou.

Sobre a cooperação com a Argentina, Amorim insistiu que “é essencial para toda a América do Sul” e disse que nenhum dos vizinhos constitui uma ameaça para o país.

“Mas a defesa não precisa de um inimigo identificado. Assim, a complexidade da vigilância da Amazônia exige tecnologias avançadas”, acrescentou.

Sobre o potencial de produção de alimentos e de água brasileiro, Amorim afirmou: “temos que estar prontos para defendê-los em caso de conflito entre potências que careçam deles. Também há grupos criminosos, narcotraficantes e outros atores”.

FONTE: EFE, via portal Terra

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Augusto

Ainda tenho esperanças. Vai dar Gripen… assim espero.

Dario

Augusto,
Acho que vai dar F18 pelo fato dos EUA terem interesse no pré-sal e na redução da aproximação da China. O Brasil precisa aproveitar esses fatos e ” sugar ” tudo que puder.

edcreek

Olá,

Sem querer ser chato, mas pelo visto nem em 2012 o ministro esta cada vez mais “esguio” nem para ano que vem ele confirma nada.

Vamos de F-5 Ad eternium mesmo, não temos dinheiro para nada mesmo….

Abraços,

Giordani RS

“Augusto disse:
20 de outubro de 2011 às 15:30
Ainda tenho esperanças. Vai dar Gripen… assim espero.”

Dario disse:
20 de outubro de 2011 às 16:08

“Augusto,
Acho que vai dar F18 pelo fato dos EUA terem interesse no pré-sal e na redução da aproximação da China. O Brasil precisa aproveitar esses fatos e ” sugar ” tudo que puder.”

Vai dar em nada, isso sim!

Observador

O Ministro não foi a única autoridade a mostrar que a decisão sobre o FX-2 pode não sair nem mesmo em 2012. Comprar aviões militares não é nem de perto a prioridade do GF. Considerando a aposentadoria próxima dos F-2000, vai dar é novo caça-tampão. E levando em conta que o GF deve abandonar a FAB à própria sorte (ou recursos próprios), espero que pelo menos a força possa comprar alguns Gripen A/B ou fazer um leasing de alguns Gripen C/D. OU mais provável – pelo preço e comunicabilidade – haverá mais compras de F-5. E, pelo visto, logo os… Read more »

carlosserrat

Essa novela da compra dos ” caças ” para a FAB mais parece conversa de bebados em um botequim, com a famosa frase: ” fiado só amanhã ” servindo de inspiração para uma decisão ” talvez para o ano que vem “. Lá se vão mais de doze anos esperando por uma decisão. Como diz a música de Geraldo Vandré: ” quem sabe faz a hora não espera acontecer”. Infelizmente um trabalho de milhares de páginas elaborado por especialistas da FAB é simplesmente ignorado. As opiniões emitidas por “ministros da defesa de plantão ” são semelhantes aos achismos, onde quem… Read more »

ricardo_recife

Nada de novo no front.

Que dinheiro importa todos já sabemos, a questão é que, a megalomania da outra gestão não queria saber disto, era eu quero e compro. Não há condições fiscais na FAB para manter um caça de manutenção cara, simplesmente não haverá reforço orçamentário.

Gostaria de dizer, vem Gripen por aí, mas acho que vem mais F-5. Mas nas atuais condições me contentaria com uns 36 F-16MLU, mais F-2000, NÃO!!!

Observador

Senhores,

Vamos pensar pelo lado bom.

Tudo está apontando para uma atitude de bom senso do GF: não será comprado um avião caro e com manutenção cara. A tal TOT deixou de ter importância.

Assim, um certo caça de 4,5ª geração, mas com preço de 5ª geração, está com as chances cada vez mais reduzidas.

Creio que, se fosse para comprar algo, seria o Gripen, pelas condições de preço. Mas não vão comprar nada.

A FAB vai ter que se virar e comprar algo com os próprios recursos.

Então, dá-lhe F-5.

Renato Oliveira

critérios econômicos = adeus Rafale!!! Finalmente!!!

Antonio M

Essa conversinha da OTAN invadir o Brasil……vindo de um entreguista….

Vader

Oras, e não é que o barbichinha deu uma dentro? Meus caros, falemos português claramente: ELE ACABOU DE ENTERRAR O RAFALE! 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 Senhores, se o que manda agora são os critérios econômicos TODOS sabemos que o Rafale é que não será o comprado!!! 🙂 Simples: com o preço de 101,3 milhões de EUROS por unidade, o Rafale é DE LONGE o mais caro dos três concorrentes do FX(2/3). E olha que nem falamos da sua hora-vôo de 35.000 euros… Então, temos que para a França desencalhar seu caça, como eu já expliquei ad nauseam aqui e… Read more »

Nick

Se os critérios Econômicos e Financeiros forem o fiel da balança, já era, Gripen NG em 2018 ( qualquer um dos 3 que fechem em 2012/2013) .

Agora, se o Rafale está fechado politicamente, pode significar um número reduzido de células (12 a 18), apenas para reequipar o GDA. As demais unidades poderão ir de caças F-16 MLU, ou Gripen C/D usados.

Claro que ainda existe a pior possibilidade possível que é comprar mais F-5 E por ae. 🙁

[]’s

Darkman

Bom acho que o meu pensamento não estava errado, se confirmr acredito que o F18 pode pintar por aqui.
Agora se chegar espero que venham completos com um bom radar, os armamaentos não serão aqui mas vamos ter algo bem melhor do que os F5M.
A crise economica pesa e muito nas decisões, não acredito que os franceses vão abaixar o preço dos Rafales.

Então vamos aguardar os próximos capítulos da novela.

Abs.

DrCockroach

Concordo com os colegas, o Rafale deve estar fora. Fazem algumas semanas e o CA falava em transferencia de tecnologia como fundamental, mas agora… Supondo que ele nao esteja esclerosado, uma decisao jah deve ter sido tomada; se serah o F-18, Gripen ou um tampao/transicao ligado a visita do Saito aos Tchecos eu nao sei, mas qualquer uma destas alternativas serah valida. O que nao pode eh trazer mais F-5 ou Mirages… Mas acho, achismo, que serah Gripen de transicao e, entao, Gripen NG. Vcs perceberam que p/ a Croatia a Suecia ofereceu Gripens A/B “de gratis” durante a transicao… Read more »

Vader

Ah sim, e o adendo, o “grand finale”, foi o Celso Amorim ter falado isso NA PRÓPRIA FRANÇA!!! Logo após uma renião com ninguém menos que Nicolas Sarkozy, e por seus ministros de Relações Exteriores, Alain Juppé, e Defesa, Gérard Longuet! Fantástico! Para ele, que é megalonanico, mas de bobo não tem nada, e que consegue ser um diplomata bastante do fino quando quer, e para qualquer um que enxergue a realidade como ela é (e não como a deseja), isso foi um RECADO CLARO: “ou vocês nos dão os caças a preço de banana e aceitam arcar com o… Read more »

edcreek

Olá,

Vader pare com seu terorema, valores reais:

Preço do Rafale em torno de 65 milhões de Euros;
Preço de hora de voo do Rafale no contrato 9.800 Mil Euros;

Enquanto isso os Gripen C/D(não o NG) está sendo especulado nesse ultima venda por 55 milhoes de euros a unidade a diferença de preço não é tão grande.

Vamos de F-5 Suiço, ou Mirage-2000-9, em ambos os casos os paises(Suiça e EAU) podem comprar Rafale, eles trocam seus caças por outro bem mais capaz.

Abraços,

Abraços,

Abraços,

Antonio M

O problema é se usarem o critério do MMRCA indiano que também fazia mençao ao “mais barato” e o que vimos é que será escolhido o mais bartao entre os que eram os mais caros.

Espero que o GF não esteja fazendo nada para despistar e enfiar a jaca goela abaixo do contribuinte brasileiro …..

Antonio M

Preço do Rafale em torno de 65 milhões de Euros;
Preço de hora de voo do Rafale no contrato 9.800 Mil Euros;

Tudo bem mas, e a fonte? Todas as fontes dicutidas aqui falam em 26000 euros a hora de voô (e já foram 35000 euros ) mas se mudou tanto assim, cite as fontes por favor…..

Antonio M

‘…Preço de hora de voo do Rafale no contrato …”

Na hora de fechar o contrato pode ser…e nada que um adendo contratual não possa alterar e para cima é claro…..

Grifo

Senhores, preço de hora de vôo de 9,8 mil euros é delírio. A própria França paga entre 12 e 13 mil por hora no seu CLS, e isso é só parte do custo.

Marcelo

Se o Gripen C/D está em 55 milhoes de euros, quanto vcs acham que vai sair o NG, que vai adicionar custos não recorrentes de desenvolvimento? Vai ficar mais caro que o Rafale, que está com desenvolvimento pago. Se for assim, decisão econômica, então acho melhor o F-18E/F.

Antonio M

Conforme reportagem anterior, o Gripen está 55/60 milhões de dólares e não de euros

http://www.aereo.jor.br/2011/10/15/suecia-vende-cacas-a-precos-bonificados/

Não seriam cretinos de desenvolver seu sucessor por um preço absurdamente mais caro.

O Rafale sim, dizem estar em torno de 100 milhões de euros. E se o F18 foi ofertado por US$80 milhões, impossível o Rafale custar menos quem um F18, simplesmente por causa da escala.

Seu equivalente na europa é o Eurofighter, e que foi entregue o 300º aparelho. Ainda não tive tempo mas um boa comparação seria saber seu preço e custo da hora de voô …..

Observador

Senhores, Como já tinha dito antes: o Celso Amorim não esqueceu a punhalada nas costas que levou da França naquele episódio bisonho envolvendo o Brasil e o Irã na ONU. Ele era um defensor do Rafale na medida que acreditava em um alinhamento irrestrito da diplomacia francesa ao Brasil. Quando os franceses demonstraram que não apoiariam as maluquices da diplomacia brasileira, o Celso Amorim rifou o Rafale. Logo, acho muito, muito difícil que seja um joquinho de cena e que tenham escolhido o Rafale, pois não há ganho nesta estratégia. O Rafale perdeu o bonde que passou no governo Lula,… Read more »

Antonio M

Observador disse:
21 de outubro de 2011 às 10:41

Muito preciso seu comentário.

E não era esse o governo do otimismo? da marolinha? Então estão temendo o quÊ agora?

Uma pena governo com visão que querer aparecer bem em foto de festividades do que na cooperação mútua de verdade entre países, jogando fora, neste caso, uma parceira com a Suécia, gerando empregos, divisas etc. isso sim é triste……

Vader

edcreek disse: 21 de outubro de 2011 às 7:18 Olá Edcreek, leia lá novamente no meu comentário: “e para qualquer um que enxergue a realidade como ela é (e não como a deseja)” Jamais quis que isso se aplicasse a seu caso, meu amigo… No mais, o “prix unitaire de production actuel“, ou traduzindo, o PREÇO UNITÁRIO DE PRODUÇÃO ATUAL do Rafale (dados de 2010), não me canso de dizer, é de 101,3 milhões de EUROS, e está aqui, para quem ainda não viu: http://www.ccomptes.fr/fr/CC/documents/RPA/1_conduite-des-programmes-armement.pdf No mais, é aquela velha história: não gostou? Reclame com o Tribunal de Contas da… Read more »

Marcelo

Caro Antonio M, governo da marolinha foi o anterior…o governo atual, mais especificamente a Dilma, parece ser bem mais pé no chão e vou até dizer que estou surpreendido positivamente…, óbvio, opinião pessoal.

Alexandre Galante

Na verdade eu fiz esse post para os senhores entregarem suas idades… 😉

DrCockroach

Nao captei a pegadinha do Galante, mas irei dar uma pista: quando a musica do video abaixo fez sucesso pela primeira vez eu tinha 18 anos.

P/ os amigos, Def Leppard “Rock of Ages”:

http://www.youtube.com/watch?v=HTXcsnZ9-LI

Yeah!!!

[]s!

DrCockroach

off-topic:

A informacao agora eh de que o comboio de dezenas de carros que estava o Gadaffi tinha parado depois que ficaram sem saida proximo a uma rotatoria. Um Mirage Frances, em duas passadas, destruiu varios carros e o comboio de dividiu em 3 grupos.

Se os Emirados estao considerando o Rafale, tb devem estar pensando que nao hah pressa, jah que os Mirages estiveram envolvidos, aparentemente, mais que os Rafales.

[]s!

Justin Case

Amigo Dr. Cucaracho, boa tarde.

“Se está bom hoje, por que vou me preocupar com o amanhã”?
É esta a mensagem?
“E deixe a vida me levar…”
E eu que achava que os nossos políticos com o horizonte futuro de um mandato (ou dois) tinham visão curta.
Acho que nós comentaristas sem responsabilidade sobre o assunto podemos pensar até assim (sem refletir muito), mas não é a atitude que devemos esperar dos estadistas que decidem o futuro do nosso país.
Abraço,

Justin

DrCockroach

Prezado Justin Case, vc escreveu: “É esta a mensagem?”; Nao, evidentemente que nao…bem, talvez nao tao evidente. Nao acho que os Sheiks dos Emirados tem visao curta, mas os Mirages deles sao os ultimos que sairam da linha de producao, se nao me engano. Podem cumprir a missao deles muito bem; o inimigo maior eh o Iran que tem uma forca aerea inferior (e nada no horizonte), entao, penso que posso escrever, como o fiz outro dia tb, que talvez eles nos Emirados nao tenham pressa em substituir os Mirages agora por um Rafale se podem tentar o F-35, uma… Read more »

Mauricio R.

“Um Mirage Frances, em duas passadas, destruiu varios carros e o comboio de dividiu em 3 grupos.”

Tinha um Predator, na jodada:

(http://www.defensenews.com/story.php?i=8014319&c=AME&s=AIR)

DrCockroach

Prezado Mauricio R.,

Eh verdade. Esta combinacao, ou parceria, no ar de um Mirage e um drone eh realmente interessante. Os drones (seriam com maiuscula…) estao realmente ganhando espaco.

[]s!

P.S.: “Muamar Kadafi será pelo tempo afora recordado como um herói pelos líbios que amam a independência e a liberdade…”

http://veja.abril.com.br/blog/politica/partidos/orlando-silva-e-kadafi-para-o-pcdob-homens-exemplares/
P/ quem tiver estomago p/ escutar tanta baboseira…

Corsario137

HAHAHAHAHHA…

“Meios de comunicação a serviço do Imperialismo”. Muito bom o link Dr. Cockroach. Poderia jurar que é um vídeo fake, tipo cinema trash/ comédia da MTv.

Eu adoro esse termo, IMPERIALISMO.

Vá a Bolívia ou ao Paraguai e pergunte ao cidadão comum: pra você, quem é o império?

Observador

Caro Corsário:

Não ria: são estes loucos, mentirosos e criminosos que agora comandam o nosso país.

O Kadafi é o herói deles porque tem estas mesmas “qualidades” dos seus admiradores.

Interessante como o herói deles morreu: de joelhos, implorando clemência.

Da mesma forma que muitas das suas vítimas.

Grifo

Se os Emirados estao considerando o Rafale, tb devem estar pensando que nao hah pressa, jah que os Mirages estiveram envolvidos, aparentemente, mais que os Rafales.

Caro Dr. Cockroach, o ataque foi feito por Mirages 2000D, que são o principal avião de ataque da França. Esses não vão ser substituídos por Rafale tão cedo, aliás não existe nem previsão para isto acontecer.

Corsario137

Olá Observador, Tem que rir pra não chorar, entende? (já dizia o Pelé) O Kadafi morreu e o ministro anti-império verá o mesmo acontecer com o cargo dele: vai pro saco! A receita é batida: 1. Aparece uma denúncia e o escândalo é geral. 2. O ministro nega pela mãe mortinha embaixo da linha do trem. O governo sai em socorro do pobre diabo. 3. A oposição pede uma acareação ou CPI. O governo engaveta. 4. A Presidente reforça a confiança no ministro (pelo menos é o que ela diz a imprensa). 5. As denuncias se agravam, a procuradoria geral… Read more »

Mauricio R.

Notícia ruim p/ Le Jaca…

Tdos os SH australianos já foram entregues, antes do prazo e abaixo do orçado.

(http://www.defpro.com/news/details/29068/)

Corsario137

BINGO!!!!!

(Ver comentário logo acima do Mauricio R.)

Mas esse era fácil de acertar né?