Celso Amorim viaja neste sábado a Portugal e França

3

O ministro da Defesa, Celso Amorim, começa neste sábado uma viagem que o levará a Portugal e França, parceiro estratégico que tem interesse em vender caças de combate ao Brasil. Amorim, que foi ministro das Relações Exteriores entre 2003 e 2010, fará neste domingo em Lisboa uma visita de cortesia ao ex-chanceler português Luís Amado.

Na segunda-feira, Amorim será recebido pelo presidente português, Aníbal Cavaco Silva, pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e pelo ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, antes de viajar a Paris, onde só terá compromissos oficiais no dia seguinte.

Na capital francesa, Amorim manterá uma reunião de trabalho com o chanceler Gérard Longuet, que o receberá na terça-feira no Hôtel de Brienne, sede do Ministério da Defesa da França, em um encontro inscrito no acordo de associação franco-brasileira na área militar.

A França é um dos países interessados em vender 36 caças-bombardeiros para atender à demanda feita pelo Governo do ex-líder Luiz Inácio Lula da Silva, adiada pela presidente Dilma Rousseff por tempo indeterminado para contenção de gastos.

Em setembro, durante um encontro bilateral realizado de forma paralela à Assembleia Geral da ONU, Dilma afirmou ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, que estuda retomar a licitação para a compra dos aviões em 2012.
Além da França, que pretende vender os Rafale da companhia Dassault, os Estados Unidos, com o modelo Super Hornet F/A-18 da Boeing, e a Suécia, com Gripen NG da Saab, também têm interesse na licitação.

FONTE: Terra

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Cascaldi

“Garçom! Traga o vinho e o queijo! Temos que vender um caça!”

Abraço!

Mauricio R.

Aproveita prá reclamar que se as mancadas continuarem, nada de vender caças.
Aliás, nada de venderm mais nada!!!

Nick

Será que vão ter a cara-de-pau de pendurar a foto do Amorim na Mansão da Dassault??? 🙂

[]’s