Entregue o quarto AWACS francês com novos sistemas de comunicação

1

Segundo o Ministério da Defesa da França, a Direção Geral de Armamento (DGA) entregou na última sexta-feira, 7 de outubro, a quarta e última aeronave da frota francesa de aviões radar (AWACS) modernizados em seus sistemas de comunicação.

AWACS é a sigla empregada largamente pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para aeronaves de alerta aéreo antecipado, mas a França também utiliza a sigla SDCA – système de détection et de commandement aéroporté (sistema de detecção e de comando aeroembarcado) para denominá-los.

A frota francesa de AWACS, introduzida nos anos 1990, compreende 4 aeronaves em serviço em sua Força Aérea (Armée de l’air). O contrato de renovação dos aviões foi concedido pela DGA, em 2008, à Air France Industries.

Esse trabalho, cotado em 50 milhões de euros (aproximadamente 68,3 milhões de dólares ou 120,5 milhões de reais) teve como objetivo atualizar a frota em conformidade com a evolução dos regulamentos emitidos pela OACI, a Organização de Aviação Civil Internacional, garantindo também a interoperabilidade com os AWACS da Força Aérea Real Britânica (RAF) e da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

As principais atualizações, realizadas do início de 2010 até o terceiro trimestre de 2011 foram:

  • Troca e ampliação das capacidades dos meios existentes de HF
  • Modernização e ampliação dos meios existentes de V / UHF, compreendendo especialmente os novos meios de telecomunicações por satélite
  • Troca dos equipamentos de radiolocalização, de balizamento e de registro dos parâmetros do voo
  • Adaptação do programa (software) operacional de missão
  • Modificação do sistema de gestão das comunicações

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França e Força Aérea Francesa (Armée de l’air)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Storm Rider

Fundamental.