Belas imagens do Mirage F1, ainda firme e forte na Força Aérea Francesa

    434
    17

    Fotos da aeronave são de operações sobre a Líbia. Ministério da Defesa da França divulgou novas informações sobre as surtidas realizadas na última semana de setembro.

    As fotos desta matéria, recentemente divulgadas pelo Ministério da Defesa da França, mostram o veterano Mirage F1, predecessor do Mirage 2000 e do Rafale, ainda em operação na Força Aérea Francesa (Armée de l’air). O modelo é empregado principalmente em missões de reconhecimento e de ataque ao solo, e pode ser visto nas fotos portando armamento ar-solo e ar-ar em operações sobre a Líbia.

    Quatro aeronaves do tipo (nas versões CT e CR) operam desdobradas a partir da base de La Sude, em Creta, onde têm a companhia de oito Mirage 2000D, quatro Mirage 2000N e um Atlantique 2, do Armée de l’air.

    Essas aeronaves desdobradas em Creta, somando-se aos caças Rafale que operam a partir de Sigonella, na Sicília, foram responsáveis por 140 surtidas (70% delas ofensivas) realizadas pela Força Aérea Francesa sobre a Líbia na última semana de setembro (entre os dias 22 e 29). Segundo informe do Ministério da Defesa da França, foram 88 surtidas de ataque ao solo, com emprego de aviões Rafale, Mirage 2000-D, Mirage 2000-N e Mirage F1 CT, 34 surtidas de reconhecimento e vigilância, a cargo de aeronaves Rafale (com pod reco NG), Mirage F1 CR e Atlantique 2, além do drone Harfang. As surtidas de controle aéreo (aviões E3F) foram seis, o mesmo número de surtidas de reabastecimento (aviões C135 FR), além de oito suridas do grupamento aeromóvel.

    Quanto aos alvos atingidos, foi divulgada a neutralização de aproximadamente cinquenta objetivos com emprego de aviões de caça, de ataque e de helicópteros, sendo trinta veículos militares (3 equipados com lança-foguetes) e uma peça de artilharia, na região de Syrte, além de depósitos de municção e de veículos e um sítio de radar.

    FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França

    Subscribe
    Notify of
    guest