Vírus de computador infecta sistema de controle de VANTs americanos

7

Segundo a revista Wired, um vírus infectou o sistema que controla a frota dos VANTs (UAV) Reapers e Predators da Força Aérea dos EUA (USAF).

O vírus foi descoberto nos sistemas da Base Aérea de Creech, em Nevada, mas as operações aéreas não foram afetadas.

Embora os militares não tenham encontrado quaisquer indício de que o vírus envia informação para uma fonte externa, eles não foram capazes de se livrar do mesmo. Os militares tentaram apagar o vírus do sistema repetidas vezes, mas sem sucesso, pois ele continua voltando aos sistema de controle dos VANTs.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fabiorvs

Se estivesse usando Linux nada disso teria acontecido rs.

Vader

Coisa sinistra. Até parece aquela tese de que os vírus de computador surgem sozinhos…

Giordani RS

Fico a pensar…na Skynet obviamente…e que se os EUA investem o que inve$tem em tecnologia de guerra cibernética, imagina “em quem nem tem orçamento definido”…
Quem terá sido o autor dessa vez?

ricardo_recife

Afirmar o sistema operacional GNU/Linux não possui vírus é um engano comum. Na realidade é muito mais difícil um computador com Unix e derivados (Solaris, BSD, Linux, Mac OS X) ser infectado com vírus se comparados com o Windows. Existem vírus para sistemas Unix, GNU/Linux e de arquitetura semelhante, mas é preciso que o usuário de permissão (permissão do usuário “root”) para o vírus funcionar. Tenho dois MacBook Pro e um computador com Ubuntu 11.10. Não sei o que é vírus de computador desde que abandonei o Windows, em 1995. De lá para cá nada. Mas, eu sou do tipo… Read more »

Edgar

Vejo como um erro gravíssimo de projeto, administração e falta de uma consultoria adequada confiar sistemas sensíveis à segurança nacional de quaisquer país à uma arquitetura tão insegura quanto a do Windows. Como o colega Ricardo falou acima, “vírus” para rodarem em SOs baseados na arquitetura UNIX demandariam uma permissão prévia de super-usuário (root) para rodarem, pois, sem isso, não conseguem “tocar” a camada mais interna do núcleo do sistema, ou seja, reduziria em 99% (pra não dizer 100%) as possibilidades de um invasor ou aplicação maliciosa obter êxito em seu objetivo. E o ponto acima é apenas um dos… Read more »

Edgar

E na primeira imagem que o Galante postou podemos notar que no primeiro monitor, no logo abaixo deste, e nos dois últimos monitores temos uma barra de títulos em azul degradê que cobre todo o topo da área visível da tela, o que, em meu entendimento, se tratam de estações Windows e reforçam o que disse acima. Só complementando, os hackers chineses estão entre os mais capacitados e competentes do mundo e seria bom o Ocidente não facilitar o serviço dos caras, afinal, áreas sensíveis à segurança nacional estão em jogo, e uma decisão de projeto aparentemente simples e baseada… Read more »

edcreek

Olá,

Certeza, Skynet fazendo seus teste antes do dia do jugamento!!!!!

Abraços,