Durante uma visita ao grupo de apoio sueco de Kecskemét, na Hungruia, o comandante de um avião de transporte TP 100 (Saab 340) recebeu o pedido de realizar um exercício conjunto com os caças Gripen do país. O Saab 340 faria o papel de alvo nesse exercício de Alerta de Reação Rápida (Quick Reaction Alert – QRA). Vale lembrar que a Hungria realiza essas missões no âmbito da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), como pode se conferido em matéria da lista de links logo abaixo.

Logo após entrar no espaço aéreo húngaro, o avião de transporte sueco foi interceptado por dois caças Gripen da Hungria. Um dos caças mantêm-se a distância, de onde pode utilizar seus armamentos caso o alvo interceptado não tenha intenções pacíficas. O outro Gripen aproxima-se então da aeronave, de forma a identificá-la e fotografá-la para arquivo. Assim que o exercício foi realizado, o transporte sueco continuou sua viagem a Kecskemét.

O QRA da OTAN tem sua contraparte na Suécia desde que houve um incidente, em 1952, em que um avião sueco DC-3 foi derrubado sobre o Mar Báltico por um caça soviético, quando voava em espaço aéreo internacional (clique aqui para ler matéria do Poder Aéreo sobre esse incidente).

Esse exercício também está no escopo da cooperação entre Suécia, Hungria, República Tcheca e Tailândia, já que os pilotos húngaros foram treinados na Suécia e, nesses três países, há pessoal sueco apoiando a operação dos caças Gripen de suas forças aéreas.

Gripen já ultrapassou a marca de 6.000 horas de voo na Hungria

Ainda sobre a Hungria, vale acrescentar que, no dia 7 deste mês, a frota húngara de caças Gripen ultrapassou a marca de 6.000 horas de voo. Essa conquista foi comemorada por um voo de três caças em formação.

O Gripen está operacional com os húngaros desde 2007, conforme contrato governo-a-governo assinado entre a Suécia e a Hungria.

FONTES / FOTOS: Forças Armadas da Suécia e Saab Group

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments