Gripens da Hungria operacionais para missões de alerta da OTAN

44

hungarian-air-force-gripen-g-zord

A Gripen Intarnational noticiou, em 9 de janeiro, que os caças Gripen da Força Aérea Húngara foram declarados operacionais para missões de alerta rápido (QRA – Quick Reaction Alert) sobre espaço aéreo húngaro, no âmbito da OTAN. As missões de alerta serão cumpridas de forma alternada com os últimos caças MiG-29 em operação na Hungria, até a desativação dos caças de origem russa até o final deste ano.

O anúncio da Força Aérea Húngara foi feito em cerimônia realizada em 22 de dezembro do ano passado na base aérea de Kecskemét, onde estão baseados os 14 caças Gripen adquiridos pelo país, o último dos quais recebido em janeiro de 2008.

Gripens Sul-Africanos: em 18 de dezembro do ano passado, a Gripen International também noticiou que  foi concluído o programa de transferência de tecnologia para a África do Sul, que faz parte do acordo de compra de 26 aeronaves para a Força Aérea Sul-Africana.  As principais áreas envolvidas no programa foram as de desenvolvimento de sistemas, design de células (airframe design), produção, testes de voo e logística.

Fonte e foto (G. Zord): Gripen International

Nota do Blog: após a repercussão das fotos do Rafale com pintura “Tiger Meet” mostradas em post recente, e de acordo com nossa política de não nos mostrarmos parciais em relação a qualquer aeronave concorrente do programa F-X2 da FAB, aproveitamos desde já para esclarecer que envidamos considerável esforço na busca de uma imagem de Gripen com pintura similar, mesmo não sendo o assunto principal deste artigo. Infelizmente não conseguimos encontrar (assim como fotos do Super-Hornet em trajes similares, apesar de seu irmão mais velho, o Hornet, ter considerável acervo de pinturas tigradas disponível).

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wolfpack

Os Gripen da Africa do Sul, República Checa e Hungria foram entregues no regime de leasing. Alguém confirma?

Hornet

Pois é, Nunão…eu até tinha apostado minhas fichas na “hombridade” do Gripen…apesar de ter dito no outro post que não botava minha mão no fogo…mas parece que a casa caiu pra ele também…hehehe como vc me explica essa “tatuagem” que ele fez (acho que no Air Show, não sei de onde, em 2006)? Uma pata de tigre, com uma “arranhada” e tudo…e bem nas “costas”… http://www.hannants.co.uk/search/?FULL=FCA72110 sei, não…sei, não… Acho melhor a FAB rever esses 3 candidatos finalistas do FX2…tá esquisita a coisa….kkkkkkkkkkk abração ps. O speedy está travando (hoje ele está uma nhaca), não sei se postei duas vezes… Read more »

Hornet

off-topic: uma notícia que acabei de ver no G-1 e que pode interessar aos amigos…

Um Blackhawk se acidentou no Texas e caiu dentro de uma universidade, sem ferir ninguém…mas o heli virou “sucata”…a notícia está no G1.

abraços a todos

Hornet

mais um off-topic. Li no G1 (de novo), que o Mangabeira foi conversar com seu ex-aluno mais famoso, o Obama…aqui está um trecho da conversa que diz respeito ao FX2: “Mangabeira pediu que os EUA, em vez de insistir em vender caças e outros armamentos ao Brasil, façam acordos de cooperação na área da defesa. “Senti que, na questão dos caças, eles ainda não querem oferecer a tecnologia. Mas admitiram colaborar com o Brasil na construção de tecnologia, pesquisa e produção. Podemos fazer uma troca de ideias e de pessoas”, afirmou. “Não vi arrogância na superpotência. Pelo contrário. Os Estados… Read more »

jacubão

Sou mais os f-18 para a FAB e MB.

Storm

O Gripen é realmente um caça muito “bonzinho” e esse é o problema o “Brasil é mulher de malandro”

Ulisses

Errado,amigo Storm. Storm:“Brasil é mulher de malandro” Tem certeza?Pois se é assim então me explique o por que nós estamos buscando a nacionalização?E se fosse assim me diga então o por que nós não queremos apenas comprar dos EUA e sim cooperação na área de defesa o que é a decisão mais certa para nós?E se fosse assim então me explique o por que nós reduzimos as exportações para os EUA e aumentamos as exportações para a China. O que Mangabeira disse está mais do que certo,nós queremos cooperação e não compra de prateleira.Agora,se os americanos não quiserem,ai nós vamos… Read more »

Democracia

bom se servir de consolo eu achei uma foto do Super Hornet pintado de tigre em miniatura no link a seguir:
http://www.canmilair.com/gallery_file/test_TigerHornet.jpg

Viva a República !!!

Nunão

Hornet, apesar de “arranhar” um pouco a imagem do Gripen, ainda estou à cata de uma foto dele com roupa de oncinha mais completa…

Nunão

Então, Democracia, essa maquete ainda é do Hornet, antes de tomar superamendoim e tornar-se o Super Hornet (apesar da plaquetinha da foto parecer estar escrito um pedaço da palavra super). Qualquer dúvida na hora de distinguir um e outro, é só reparar na envergadura e no comprimento menores do Hornet em relação ao Super Hornet (mesmo não tendo um do lado do outro para comparar, basta perceber que, em relação a um item comum a ambos, a fuselagem dianteira e cockpit, o Super é bem maior) E é claro, reparar formato das tomadas de ar (arredondadas versus retangulares). Sobre a… Read more »

Democracia

Nunão,

Valeu a dica na procima vou prestar um pouco mais de atenção 🙂

Viva a República!!!

Francisco AMX

Este mundo está acabando! este aviãozinho dae vai substituir uma lenda! não sei pq não levo fé neste bicho…..

Erich Hartmann

Gripen bem na foto heim,mas posso estar enganado pois talvez este seja mais um F-5 Tiger II no bom (boas qualidades baixo custo,bom desempenho) e no mal sentido (aquém do desempenho das aeronaves de ponta). Sobre parcerias com EUA…bem não podemos ser ingênuos em acreditar que uma nação responsável de cerca de 40% das patentes existentes há mais de um século,30/35% da economia nominal(PIB/PNB etc) do planeta,ou seja,quase equivalente a um verdadeiro “império”(equivalente a Roma e China em seu auge) em termos de donínio global vá ceder tenologia,recursos em parceria mesmo nos melhores momentos de inspiração de princípios e avanços… Read more »

welington

A roupinha de oncinha do Rafall com biquinho ficou mais boiola ele leva o titulo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Um abraço a todos.

Zero Uno

Olha, Erich Hartmann. Eu acho o seguinte: Os EUA transferiram tecnologia e até “deixaram” o Japão montar, projetar e fabricar seus próprios caças. O que eles não querem, é uma nação bem equipada, com independência tecnológica e capaz (sim capaz) de enfrentá-los. Apesar de terem as maiores Forças Armadas do mundo, acredito que não são as melhores. A maioria de seus efetivos são de “nacionalizados”. Muitos vão para as FF.AA amaricanas por falta de perspectivas em outro tipo de trabalho. Algo que os americanos nunca comentam é o número de suicídios no Iraque. Muitos jornais americanos e especialistas dizem que… Read more »

Zero Uno

Quanto aos Gripens… Acho que o mais importante para a nossa FAB é o que ela poderá operar, manter e fazer as atualizações que achar nescessárias na aeronave a ser operada. Repito aqui o que eu acho da aeronave do FX2 e que substituirá futuramente os F5M, A-1M e Mirage 2000: DEVERÁ SER UMA AERONAVE que nos faça crescer tecnológicamente em todos os aspectos de sua operação: Projeto, Equipamentos (radares, motores, ECM, materias compostos, trens de pouso, armamentos… tudo). Sem isso vamos ficar com um belo monumento à incopetência estacionado nos angares. Temos que ter o direito de nos defender… Read more »

Hornet

Nunão,

ontem eu procurei alguma foto do Gripen em trajes suspeitos, mas não achei…o máximo foi essa “arranhada”…

Por outro lado, como o Gripen opera na África do Sul…acho que é só uma questão de tempo…pra quem já viu algumas pinturas do Cheetah, sabe que é só uma questão de tempo…hehehe

Mesmo os Suécos também não são assim um primor das artes plásticas aeronáuticas…já vi cada Draken e Viggen que, como diria o português…ai Jesuis!!!…hehehe

abração

Erich Hartmann

Zero Uno em 13 jan, 2009 às 14:10 Olha, Erich Hartmann. Eu acho o seguinte: Os EUA transferiram tecnologia e até “deixaram” o Japão montar, projetar e fabricar seus próprios caças. Bem observado suas colocações Zero Uno e concordo em grande parte(japão junto com a Grã-Bretanha é o maior aliado dos EUA),mas devemos nos ater à postura histórica que os norte-americanos tem para conosco que é um misto de parcerias (similaridades multi-culturais)e desconfianças (país de enorme potencial de crescimento se bem administrado),ou seja, eles fazem conosco um meio “dá com uma mão e tira com a outra”…isso perdurará com uma… Read more »

Erich Hartmann

Esqueci de acrescer no meu post (escrevendo do trabalho->fazendo várias coisas ao mesmo tempo)que até podemos desenvolver parcerias tecnológicas,mas que tudo vai depender de negociarmos com extrema habilidade com eles e o nível a ser alcançado,pois certamente tecnologias definidas por eles como “sensíveis” eles jamais nos darão acesso.

welington

A uma imensa diferença entre operacional e operacional em uma força quando o autor do BLOG diz que os Gripens estão operacionais ele esta usando um jargão que nada mais é que uma abreviação de operacional na força tal, quando se escreve um texto dizendo que uma aeronave esta operacional no sentido de estar funcional, capaz e realizar as missões atribuídas ao vetor à mesma esta operacional= funcional caso do SU-35, MIG- 35 e F-35, mas quando o autor de um texto diz que a aeronave esta operacional no sentido de poder realizar operações em prol de uma determinada força… Read more »

welington

Meu caro se você não tem interpretação de texto para diferenciar e não conhece os jargões, termos e principalmente nossa língua não é problema meu.
Um abraço a todos.

Motorhead

O F-18 super hornet é o melhordo mundo sem
duvidas.

Wolfpack

Os Gripen da Africa do Sul, República Checa e Hungria foram entregues no regime de leasing. Alguém confirma?

Hornet

Pois é, Nunão…eu até tinha apostado minhas fichas na “hombridade” do Gripen…apesar de ter dito no outro post que não botava minha mão no fogo…mas parece que a casa caiu pra ele também…hehehe como vc me explica essa “tatuagem” que ele fez (acho que no Air Show, não sei de onde, em 2006)? Uma pata de tigre, com uma “arranhada” e tudo…e bem nas “costas”… http://www.hannants.co.uk/search/?FULL=FCA72110 sei, não…sei, não… Acho melhor a FAB rever esses 3 candidatos finalistas do FX2…tá esquisita a coisa….kkkkkkkkkkk abração ps. O speedy está travando (hoje ele está uma nhaca), não sei se postei duas vezes… Read more »

Hornet

off-topic: uma notícia que acabei de ver no G-1 e que pode interessar aos amigos…

Um Blackhawk se acidentou no Texas e caiu dentro de uma universidade, sem ferir ninguém…mas o heli virou “sucata”…a notícia está no G1.

abraços a todos

Hornet

mais um off-topic. Li no G1 (de novo), que o Mangabeira foi conversar com seu ex-aluno mais famoso, o Obama…aqui está um trecho da conversa que diz respeito ao FX2: “Mangabeira pediu que os EUA, em vez de insistir em vender caças e outros armamentos ao Brasil, façam acordos de cooperação na área da defesa. “Senti que, na questão dos caças, eles ainda não querem oferecer a tecnologia. Mas admitiram colaborar com o Brasil na construção de tecnologia, pesquisa e produção. Podemos fazer uma troca de ideias e de pessoas”, afirmou. “Não vi arrogância na superpotência. Pelo contrário. Os Estados… Read more »

jacubão

Sou mais os f-18 para a FAB e MB.

Storm

O Gripen é realmente um caça muito “bonzinho” e esse é o problema o “Brasil é mulher de malandro”

Ulisses

Errado,amigo Storm. Storm:“Brasil é mulher de malandro” Tem certeza?Pois se é assim então me explique o por que nós estamos buscando a nacionalização?E se fosse assim me diga então o por que nós não queremos apenas comprar dos EUA e sim cooperação na área de defesa o que é a decisão mais certa para nós?E se fosse assim então me explique o por que nós reduzimos as exportações para os EUA e aumentamos as exportações para a China. O que Mangabeira disse está mais do que certo,nós queremos cooperação e não compra de prateleira.Agora,se os americanos não quiserem,ai nós vamos… Read more »

Democracia

bom se servir de consolo eu achei uma foto do Super Hornet pintado de tigre em miniatura no link a seguir:
http://www.canmilair.com/gallery_file/test_TigerHornet.jpg

Viva a República !!!

Nunão

Hornet, apesar de “arranhar” um pouco a imagem do Gripen, ainda estou à cata de uma foto dele com roupa de oncinha mais completa…

Nunão

Então, Democracia, essa maquete ainda é do Hornet, antes de tomar superamendoim e tornar-se o Super Hornet (apesar da plaquetinha da foto parecer estar escrito um pedaço da palavra super). Qualquer dúvida na hora de distinguir um e outro, é só reparar na envergadura e no comprimento menores do Hornet em relação ao Super Hornet (mesmo não tendo um do lado do outro para comparar, basta perceber que, em relação a um item comum a ambos, a fuselagem dianteira e cockpit, o Super é bem maior) E é claro, reparar formato das tomadas de ar (arredondadas versus retangulares). Sobre a… Read more »

Democracia

Nunão,

Valeu a dica na procima vou prestar um pouco mais de atenção 🙂

Viva a República!!!

Francisco AMX

Este mundo está acabando! este aviãozinho dae vai substituir uma lenda! não sei pq não levo fé neste bicho…..

Erich Hartmann

Gripen bem na foto heim,mas posso estar enganado pois talvez este seja mais um F-5 Tiger II no bom (boas qualidades baixo custo,bom desempenho) e no mal sentido (aquém do desempenho das aeronaves de ponta). Sobre parcerias com EUA…bem não podemos ser ingênuos em acreditar que uma nação responsável de cerca de 40% das patentes existentes há mais de um século,30/35% da economia nominal(PIB/PNB etc) do planeta,ou seja,quase equivalente a um verdadeiro “império”(equivalente a Roma e China em seu auge) em termos de donínio global vá ceder tenologia,recursos em parceria mesmo nos melhores momentos de inspiração de princípios e avanços… Read more »

welington

A roupinha de oncinha do Rafall com biquinho ficou mais boiola ele leva o titulo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Um abraço a todos.

Zero Uno

Olha, Erich Hartmann. Eu acho o seguinte: Os EUA transferiram tecnologia e até “deixaram” o Japão montar, projetar e fabricar seus próprios caças. O que eles não querem, é uma nação bem equipada, com independência tecnológica e capaz (sim capaz) de enfrentá-los. Apesar de terem as maiores Forças Armadas do mundo, acredito que não são as melhores. A maioria de seus efetivos são de “nacionalizados”. Muitos vão para as FF.AA amaricanas por falta de perspectivas em outro tipo de trabalho. Algo que os americanos nunca comentam é o número de suicídios no Iraque. Muitos jornais americanos e especialistas dizem que… Read more »

Zero Uno

Quanto aos Gripens… Acho que o mais importante para a nossa FAB é o que ela poderá operar, manter e fazer as atualizações que achar nescessárias na aeronave a ser operada. Repito aqui o que eu acho da aeronave do FX2 e que substituirá futuramente os F5M, A-1M e Mirage 2000: DEVERÁ SER UMA AERONAVE que nos faça crescer tecnológicamente em todos os aspectos de sua operação: Projeto, Equipamentos (radares, motores, ECM, materias compostos, trens de pouso, armamentos… tudo). Sem isso vamos ficar com um belo monumento à incopetência estacionado nos angares. Temos que ter o direito de nos defender… Read more »

Hornet

Nunão,

ontem eu procurei alguma foto do Gripen em trajes suspeitos, mas não achei…o máximo foi essa “arranhada”…

Por outro lado, como o Gripen opera na África do Sul…acho que é só uma questão de tempo…pra quem já viu algumas pinturas do Cheetah, sabe que é só uma questão de tempo…hehehe

Mesmo os Suécos também não são assim um primor das artes plásticas aeronáuticas…já vi cada Draken e Viggen que, como diria o português…ai Jesuis!!!…hehehe

abração

Erich Hartmann

Zero Uno em 13 jan, 2009 às 14:10 Olha, Erich Hartmann. Eu acho o seguinte: Os EUA transferiram tecnologia e até “deixaram” o Japão montar, projetar e fabricar seus próprios caças. Bem observado suas colocações Zero Uno e concordo em grande parte(japão junto com a Grã-Bretanha é o maior aliado dos EUA),mas devemos nos ater à postura histórica que os norte-americanos tem para conosco que é um misto de parcerias (similaridades multi-culturais)e desconfianças (país de enorme potencial de crescimento se bem administrado),ou seja, eles fazem conosco um meio “dá com uma mão e tira com a outra”…isso perdurará com uma… Read more »

Erich Hartmann

Esqueci de acrescer no meu post (escrevendo do trabalho->fazendo várias coisas ao mesmo tempo)que até podemos desenvolver parcerias tecnológicas,mas que tudo vai depender de negociarmos com extrema habilidade com eles e o nível a ser alcançado,pois certamente tecnologias definidas por eles como “sensíveis” eles jamais nos darão acesso.

welington

A uma imensa diferença entre operacional e operacional em uma força quando o autor do BLOG diz que os Gripens estão operacionais ele esta usando um jargão que nada mais é que uma abreviação de operacional na força tal, quando se escreve um texto dizendo que uma aeronave esta operacional no sentido de estar funcional, capaz e realizar as missões atribuídas ao vetor à mesma esta operacional= funcional caso do SU-35, MIG- 35 e F-35, mas quando o autor de um texto diz que a aeronave esta operacional no sentido de poder realizar operações em prol de uma determinada força… Read more »

welington

Meu caro se você não tem interpretação de texto para diferenciar e não conhece os jargões, termos e principalmente nossa língua não é problema meu.
Um abraço a todos.

Motorhead

O F-18 super hornet é o melhordo mundo sem
duvidas.