domingo, maio 16, 2021

Gripen para o Brasil

MiG 1.44 é o pai do J-20?

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

A Reuters noticiou que especialistas suspeitam que a Rússia teria ajudado a China no desenvolvimento do caça “stealth” J-20, fornecendo tecnologias do demonstrador MiG 1.44. A pergunta que fica no ar é se a tecnologia foi roubada ou comprada.

Esta não seria a primeira vez que a China utiliza um projeto abandonado: o caça J-10 é claramente baseado no caça Lavi israelense.

VEJA TAMBÉM:

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

- Advertisement -

7 Comments

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

No tempo da Guerra Fria, era muito comum a imprensa ocidental denegrir a tecnologia soviética, vide o que se escreveu sobre o MiG-25 após a deserção de Belenko. Como a Rússia é bem aberta agora e informação detalhada sobre seus armamentos estão disponíveis para qualquer um, a moda agora é falar mau da China. Afinal, é preciso agradar os anunciantes da indústria de armamento ocidental. Não que eu ache que devemos acreditar em tudo o que um dos lados diz, mas é sempre bom receber com alguma desconfiança as coisas se lê, pois muita informação que se publica em qualquer… Read more »

Nick

Sem dúvidas o ponto de partida deve ter sido o MIG 1.44. Mas foi só ponto de partida. A partir daí, o J-20 foi sendo modificado e podemos considerar que é um caça de projeto próprio, com inspiração no 1.44 , F-22 e F-35.

[]’s

Mauricio R.

Necessidades semelhantes, levam a soluções semelhantes.

Vader

O branco dos olhos é igualzinho… 🙂

Nada a ver.

Ivan

MiLord Vader, Se o “brando dos olhos é igualzinho…” Também a espinha dorsal e medula são, no mínimo, semelhantes. Assim como acredito que a origem do PAK-FA está no Flanker, acredito que a origem do Chengdu J-20 está no MiG-1.44. Corpo esguio e longo com asas delta recuadas, grandes canards bem a frente das asas, dois motores montados juntos bem a retaguarda, estabilizadores duplos, montados afastados sobre prolongamento lateral da fuselagem, posição e abertura do trem de pouso, entre outras semelhanças. Se não bastasse há indicações que os chineses procuraram o escritório da MiG com interesse neste projeto descartado pela… Read more »

Vader

Ivan, pois pra mim o protótipo chinês tem mais a ver com os delta-canards europeus (Rafale e Gripen, especialmente) e com o J-10 (seguramente boa parte do “recheio” é o mesmo) do que com essa coisa aí que não passou da fase de demonstrador.

Aliás, em muitos aspectos o J-20 é a evolução natural dos delta europeus e do J-10.

Mas é uma questão de opinião, suponho.

Abraço.

Ivan

MiLord,

Concordo, “é uma questão de opinião”, certamente.

Sds,
Ivan. 🙂

P.S.:
Mas minha visão ainda é 20×20… he he he… 🙂

Reportagens especiais

PAMA-SP 2018: pássaros raros no Domingo Aéreo paulistano

Aeronaves incomuns de se ver em São Paulo, como o protótipo do YT-25B Universal II do PAMA-LS e C-98...
- Advertisement -
- Advertisement -