Tem inglês querendo o Harrier de volta – não é o caso do Ministro da Defesa

3

Recente artigo da Jane´s trouxe a resposta do Ministro da Defesa do Reino Unido sobre a possibilidade de reativação do Harrier GR9 para operações sobre a Líbia, como gostariam alguns militares e setores da mídia britânica. A resposta é não.

A resposta não veio diretamene, e sim por meio de um alto oficial britânico que declarou, sob a condição de anonimato: “Estamos procurando nos afastar de toda essa conversa (na mídia britânica e em alguns círculos militares) de que a força de Harrier poderia ser regenerada. Isso não vai acontecer.”

Diversos militares de alta patente questionaram a decisão de tirar o Harrier GR9 de serviço com a Revisão Estratégica de Defesa e Segurança (Strategic Defence and Security Review – SDSR) de outubro do ano passado, que deixou o Reino Unido sem capacidade, por uma década, de aviação de ataque de asa fixa embarcada. Na ocasião, decidiu-se que apenas uma aeronave além do Typhoon seria mantida, e a decisão foi em prol do Tornado, por seu alcance maior e carga de armamentos também superior e mais variada.

FONTE: Jane’s   FOTO: RAF

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Até parece o titulo daquele filme do J. Bond:

Never say never, again!!!

Só falta trocarem o 1º ministro, o ministro da Defesa, o comandante da RAF, o ministro do Tesouro etc, etc, etc…

Luiz Padilha

Será que essa tb terá chupinsk????

Guilherme Poggio

Aí eu já não sei Padilha.

Mas os britânicos tiveram que cortar na carte. Até escola primária teve restrição de verba (isso em um país onde edução básica era algo intocável).

Se o Tornado fosse mais cedo para o desmanche e o Harrier ficasse, a da mídia iria fazer a mesma pergunta.