Otan admite que matou rebeldes líbios em ‘infeliz acidente’

BRUXELAS – A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) admitiu nesta terça-feira, 5, que suas bombas mataram rebeldes líbios no fim de semana passado, no que qualificou de um “infeliz acidente” causado como reação dos aviões aliados aos tiros para o ar realizados pelos combatentes rebeldes.

“Estudamos o incidente e, com tudo o que sabemos agora, a análise é que foi um infeliz acidente”, explicou em entrevista coletiva o general aliado Mark van Uhm, que considerou o caso encerrado.

Segundo ele, as próprias forças de oposição líbias reconheceram culpa pelo ocorrido e decidiram transferir combatentes mais experientes ao front e passar instruções claras para que não sejam efetuados disparos para o ar. Os rebeldes “aprenderam a lição disto”, explicou o general.

As fontes da Aliança não quiseram dar mais detalhes sobre o fato e explicaram que, por não terem pessoal terrestre no local dos combates, fica mais difícil para a Otan investigar este tipo de caso.

Eles assinalaram, por outro lado, que este é o único incidente de que se tem conhecimento de baixas civis até o momento.

Segundo a emissora catariana “Al-Jazira”, 17 rebeldes morreram atingidos pelos bombardeios aliados em Brega, ao leste de Trípoli.

Os mortos, segundo essa informação, estavam em um comboio de veículos quando foram bombardeados.

FONTE: Folha / EFE

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

Fogo “mui” amigo…

Por falar nisto, não sei se eu não consigo acompanhar, mas não se escuta notícia de muitos mortos nos conflitos.

Alguém viu alguma coisa?

tplayer

Não tem muito problema, afinal os rebeldes são formados por diversos grupos que são inimigos declarados dos EUA e consequentemente da OTAN.

Logo só atacaram o inimigo errado.

Lobo

Mal contata esta estória.O avião passando. Os rebeldes festejaram, o piloto fez meia-volta e acabou com o festerê…..
De que país era o avião……….?????Será que é quem tô pensando???

Vader

Quem será que fez a pérola?

Antonio M

Vão culpar os suecos por causa do Gripen….

Lobo

Todo dia tem notícias de ” caças abatidos'” e “bases bombardeadas” e agora nada? Quem atacou os rebeldes?Será que farão o mesmo n Costa do Marfim?

tplayer

Lobo, a França já tomou um aeroporto na Costa do Marfim. Nosso “parceiros estratégicos” não gostam muito de respeitar a soberania dos demais países.

Lobo

Tplayer , nossos “amigos estratégicos” ajudaram a “AWAKALHAR” a Africa e pelo visto gostaram, pois estão voltando.Cuidado Belo Monte……