O USMC (US Marine Corps) confirmou que vai adquirir a versão embarcada F-35C da US Navy, a variante CTOL (conventional take-off and landing), bem como a versão F-35B STOVL (short take-off and vertical landing) do Joint Strike Fighter.

O Secretário da Marinha dos EUA, o Comandante de Operações Navais e o Comandante do USMC assinaram um memorando de entendimento (MoU) para a integração tática da aeronave, que terá cinco esquadrões de F-35C do USMC nas Carrier Air Wings dos porta-aviões americanos. O USMC vai encomendar um total de 80 F-35C, além dos 340 jatos F-35B Lightning II.

A decisão de compra do F-35C foi influenciada pelos atrasos no desenvolvimento do F-35B, que está na lanterna do cronograma do Programa JSF. O USMC sempre disse que a IOC (initial operating capability) do JSF aconteceria em 2012 e a opção pelo F-35C seria a única forma da Força conseguir algo perto desta data.

LEIA TAMBÉM:

BATE-PAPO ONLINE: Converse sobre o F-35 com outros leitores no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Falaram tanto do SH, agora ia pegar mal comprar alguns.

tplayer

O F-35C carrega armamento externo também?

Fiquei confuso agora.

joseboscojr

Essa disposição de carga nos compartimentos internos é só especulativo e não é oficial. A princípio a configuração de carga na função ar-ar no modo stealth é de 4 Amraams, ficando 2 em cada compartimento. Tudo indica que os modelos de produção (que já estão sendo montados) podem ter a capacidade de carregar 6 Amraams (3 em cada), mas ainda não há nada confirmado oficialmente. Apenas os F-35 do Reino Unido virão com capacidade de levar SRAAM (ASRAAM) nas baias internas. As configurações de mísseis ar-ar combinadas com armas ar-sup também são fantasiosas e não há nada que indique serem… Read more »

joseboscojr

Tplayer,
Carrega sim!
As estações próximas às pontas das asas levam mísseis ar-ar (AIM-9X ou Amraam) e as 4 outras, mais internas levam mísseis ar-ar, armas ar-sup ou tanques.
Claro que carregar armas externas degrada a furtividade, mas seria usado no chamado “segundo dia de guerra”, onde a defesa antiaérrea já teria sido eliminada o reduzida.
Especulativo na ilustração são as estações nas pontas das asas. Essas parece não serão usadas.

Marine

Galante, Nao e so por causa do atraso na versao B, essa compra de 80 F-35C tambem tem por tras o desejo da USN para que o USMC contribua mais com suas Carrier Air Wings. Hoje o USMC prove 3 esquadroes para as CAW mas a USN quer que o USMC no futuro participe com 5. Ha muitos que veem isso mais uma vez como um favoritismo da USN pelos Super Carriers que nunca gostou do fato que LHA/LHDs possam competir com verbas dos Nimitz. O Dept. da Marinha ira adquirir 680 F-35, sendo metade deles (340) na versao B.… Read more »

Marine

Esqueci de falar que os esquadroes de F-35 terao 10 avioes cada e os de F-18 SH, 12 cada.

Marine
Marine

Correcao:

10 Carrier Air Wings ao inves de 11,

261 F-18C/D no USMC hoje ao inves de 245,

Total de 40 esquadroes nas 10 CAWs (35 USN e 5 USMC) ao inves de 44.

Hoje o USMC conta com 7 esquadroes de Harriers ao inves de 9.

Nick

Fiquei surpreso com essa configuração de mísseis ar-ar. Mesmo com bombas, ele ainda poderia carregar 4 AIM-9X+4 AIM120D. É muita coisa.

Para aqueles que criticam a falta de persistência em combate, essa configuração é uma boa resposta.

[]’s

joseboscojr

Teoricamente é possível levar mais 1 Amraam na face superior da baia interna tendo em vista que podem ser levados 4 bombas SDB alinhadas 2 e 2 nesta face e ainda sobra espaço para 1 Amraam. A dimensão de duas SDBs alinhadas corresponde a de um Amraam. Amraam= 178 mm x 3,66m SDB=180mm x 1,8m Claro que as aletas do Amraam não são dobráveis como as da SDB, mas não creio que seja problema já que o comprimento da baia interna do F-35 permite um pequeno desalinhamento de modo a que os mísseis possam encaixar suas aletas e nem sei… Read more »

Groo

Me assustei com a possibilidade do F-35 levar 12 mísseis ar-ar internamente, mas o post do Bosco esclareceu. O F-35 tá pensando que é Flanker? Rsrsrsrsrs

Será que cabe dois mísseis WVR no trapézio interno do Bomb Bay?

Também gostei dos mísseis nas portas, mas acho que não dá: o bomb bay real é bem mais apertado.

Groo

Esqueci de falar que no site sistemas de armas (nas notícias de março) tem uma ilustração da Raytheon de um Amraam ramjet .

O míssil possui uma única entrada de ar (maior que cada uma das do Meteor) e apenas aletas traseiras.

joseboscojr

Groo,
Salvo engano o Meteor de produção também terá apenas aletas na traseira.

O cara que imaginou as possíveis modificações dos bomb bay do F-35 tava achando que ele era um RAH-66 Comanche e naõ um Su-35. rssssss

Mauricio R.

Viu só no que deu, não fizeram um outro “Top Gun”, estrelado pelo SH desta vez, e agora precisam dos Marines prá complementar o pessoal que está faltando.
Então US Navy, que tal providenciar uma nova versão do filme???
Mas c/ Katie Holmes, como coadjuvante.

Tadeu Mendes

Acreditem se quiser; ainda tem gente que pensa que o F-35 nao existe.
Rsrsrsrsrsrs.

Grandes surpresas para os russos e chineses, que ainda estao anos luz de criar um caca que possa competir tecnologicamente com os F-35.