quarta-feira, janeiro 26, 2022

Gripen para o Brasil

Jobim nega desprestígio com Dilma e diz que vai negociar caças

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Ministro disse que terá reunião com presidente amanhã sobre compra de caças

O ministro Nelson Jobim (Defesa) negou estar desprestigiado no governo Dilma Rousseff e afirmou nesta segunda-feira que vai participar da compra dos novos caças da FAB (Força Aérea Brasileira).

Ele negou também que o governo brasileiro tenha suspendido a negociação, o que chamou de “invenção” da imprensa.

Segundo a Folha informou no último dia 20, a presidente Dilma decidiu adiar a decisão da compra dos novos caças para o final do ano por causa do aperto fiscal. O governo anunciou corte no Orçamento deste ano de R$ 50 bilhões.

Dilma, também, optou por consultar outras pessoas sobre a negociação, entregando documentos referentes à compra ao ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento), seu amigo.

Sobre um suposto mal-estar com Dilma, Jobim disse que essas informação são plantadas por “lobistas” e negou ter mandado recado para a presidente.

“Minha relação com ela está ótima. Se estivesse desprestigiado não estaria aqui [em viagem oficial a Buenos Aires]. Não mando recado, no Rio Grande não é assim.”

O ministro disse que vai se reunir com a presidente, amanhã em Brasília, para tratar de vários assuntos, como a compra dos novos caças da FAB.

Ele também afirmou que desconhece a participação de Fernando Pimentel na negociação, como pediu Dilma. “Perguntei ao Pimentel e ele disse que não foi escolhido e que não recebeu nada.”

Ministro da Defesa de Lula, Jobim continuou no cargo no governo Dilma. Ele está em Buenos Aires para a assinatura de acordos bilaterais com seu equivalente argentino.

ATUALIZAÇÃO – trechos de matéria da BBC Brasil reproduzida no site da Agência Brasil (clique no link para ver texto completo) no final da tarde desta segunda-feira:

Segundo o ministro, seria a empresa norte-americana que estaria informando sobre a possível preferência da presidenta. “Isso é a Boeing que está dizendo. Por interesses óbvios”, afirmou.

O ministro voltou a afirmar que a decisão do Brasil sobre a compra dos aviões está ligada à transferência de tecnologia. “E [essa condição] dificulta em relação à Boeing, por causa da legislação americana [que restringe a transferência de tecnologia bélica]”, disse.

Jobim afirmou que a mesma regra valerá para a compra de equipamentos para a Marinha. “Tudo se vincula à disposição do país de transferir tecnologia. A regra básica é a capacitação nacional e a transferência de tecnologia. Não compramos equipamentos. Nós adquirimos pacotes tecnológicos que vêm com equipamentos”, assegurou.

Na visita a Buenos Aires, o ministro se reuniu com o colega argentino, Arturo Puricelli, e com o ministro do Planejamento, Julio de Vido, com quem discutiu a possibilidade de maior frequência de vôos entre o Brasil e a Argentina.

Com Puricelli, afirmou Jobim, foram revisados projetos em andamento como a fabricação conjunta de um veículo militar.

FONTES e FOTO: ANJF e Agência Brasil 

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

14 Comments

Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
nassif.go

Ministro , vai para casa curtir os netos e o pijama.. sua batata ja esta no fogo.. pede para sair seu 00 .

Rodrigo

Para quem acompanha futebol, a palvra prestigiado ou alguma expressão com ela significa que o prestigiado em questão está por um fio.

Grifo

O discurso do Jobim está igual ao de todo técnico de futebol prestes a ser demitido: não tem nada de sair, a diretoria está me prestigiando, é tudo intriga da imprensa…

Grifo

É Rodrigo, pensamos a mesma coisa. 😉

Talvez esteja na hora de organizar o bolão. Meu palpite é que ele não chega a Julho.

Vader

Só faltou ele falar que vai dar Rafale e que o anúncio será a semana que vem…

Aí os “fontados”, os “insiders” (banidos) e a vermelhuxada raivosa (banida) teriam orgasmos múltiplos… 🙂

ZE

Como disse “ad nauseam”, se ELA for esperta, a decisão do F-X2 ficará para o fim de 2011 ou para 2012, E NUNCA PARA AMANHÃ OU QUALQUER OUTRA DATA DENTRO DO 1º TRIMESTRE DE 2011 !

[ ]s

Observador

Em qualquer organização pública ou privada pode acontecer isto. Sempre existe um sujeito que é “imexível” (como diria o Antônio Magri), mas não é do agrado de quem detém o poder acima dele, por que geralmente está ali por pedido do manda-chuva anterior. O sujeito passa a sofrer do esvaziamento de suas responsabilidades, que ficam diluídas em “comitês” ou são repassadas para outras pessoas. Qualquer decisão importante é retirada de suas mãos, geralmente pelo cancelamento ou suspensão do projeto. Passa a ser ignorado em qualquer solenidade ou ocasião social e seu nome nunca é lembrado para reuniões importantes. Quando aparece… Read more »

Grifo

Caro Observador, perfeita observação. Faltou somente citar também o famoso “chá-de-cadeira”, que ao que parece o Jobim também já andou tomando…

Nick

Aposto 1 ano no máximo sua permanência. 🙂

[]’s

Rodrigo

Observador disse:
14 de fevereiro de 2011 às 17:07

Mais ou menos por aí.

Renato Oliveira

Já que é pra fazer bolão, que tal revertermos os fundos pra Trilogia? Antes do meu aniversário (ou até no dia, imagina que presente!!), 19 de agosto, ele sai!

DrCockroach

O Lobim voltou a ser Lobim. Na atualizacao da materia ele acusa a Boeing de Lobby e plantar noticias. Na proxima ele irah acusar a Saab de alguma coisa. Dassault? Nada, sao perfeitos. Curioso ele afirmar que perguntou ao Fernando Pimentel se ele foi concultado pela Dilma (como diversas noticias, de fontes variadas tem afirmado). O Pimental teria dito a ele que nao. Eu apenas acrescentaria no otimo “passo-a-passo” do Observador quando o “fritado” consulta terceiros p/ saber se estah sendo “fritado”. Por que ele nao perguntou p/ Dilma se ela entregou p/ o Fernando Pimentel o relatorio? Desconfia da… Read more »

DrCockroach

“concultado” =”consultado”

Renato Oliveira

Rs, obrigado, Dr, mas a festa só fica completa com um final feliz para a novela FX2 e a saída do Lobim, preferencialmente ambos os fatos no dia do meu aniversário kkk

Últimas Notícias

Embraer conclui com sucesso reintegração do negócio de Aviação Comercial

São José dos Campos, 26 de janeiro de 2022 - A Embraer concluiu com sucesso a reintegração dos principais...
- Advertisement -
- Advertisement -