Jobim nega desprestígio com Dilma e diz que vai negociar caças

14

Ministro disse que terá reunião com presidente amanhã sobre compra de caças

O ministro Nelson Jobim (Defesa) negou estar desprestigiado no governo Dilma Rousseff e afirmou nesta segunda-feira que vai participar da compra dos novos caças da FAB (Força Aérea Brasileira).

Ele negou também que o governo brasileiro tenha suspendido a negociação, o que chamou de “invenção” da imprensa.

Segundo a Folha informou no último dia 20, a presidente Dilma decidiu adiar a decisão da compra dos novos caças para o final do ano por causa do aperto fiscal. O governo anunciou corte no Orçamento deste ano de R$ 50 bilhões.

Dilma, também, optou por consultar outras pessoas sobre a negociação, entregando documentos referentes à compra ao ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento), seu amigo.

Sobre um suposto mal-estar com Dilma, Jobim disse que essas informação são plantadas por “lobistas” e negou ter mandado recado para a presidente.

“Minha relação com ela está ótima. Se estivesse desprestigiado não estaria aqui [em viagem oficial a Buenos Aires]. Não mando recado, no Rio Grande não é assim.”

O ministro disse que vai se reunir com a presidente, amanhã em Brasília, para tratar de vários assuntos, como a compra dos novos caças da FAB.

Ele também afirmou que desconhece a participação de Fernando Pimentel na negociação, como pediu Dilma. “Perguntei ao Pimentel e ele disse que não foi escolhido e que não recebeu nada.”

Ministro da Defesa de Lula, Jobim continuou no cargo no governo Dilma. Ele está em Buenos Aires para a assinatura de acordos bilaterais com seu equivalente argentino.

ATUALIZAÇÃO – trechos de matéria da BBC Brasil reproduzida no site da Agência Brasil (clique no link para ver texto completo) no final da tarde desta segunda-feira:

Segundo o ministro, seria a empresa norte-americana que estaria informando sobre a possível preferência da presidenta. “Isso é a Boeing que está dizendo. Por interesses óbvios”, afirmou.

O ministro voltou a afirmar que a decisão do Brasil sobre a compra dos aviões está ligada à transferência de tecnologia. “E [essa condição] dificulta em relação à Boeing, por causa da legislação americana [que restringe a transferência de tecnologia bélica]”, disse.

Jobim afirmou que a mesma regra valerá para a compra de equipamentos para a Marinha. “Tudo se vincula à disposição do país de transferir tecnologia. A regra básica é a capacitação nacional e a transferência de tecnologia. Não compramos equipamentos. Nós adquirimos pacotes tecnológicos que vêm com equipamentos”, assegurou.

Na visita a Buenos Aires, o ministro se reuniu com o colega argentino, Arturo Puricelli, e com o ministro do Planejamento, Julio de Vido, com quem discutiu a possibilidade de maior frequência de vôos entre o Brasil e a Argentina.

Com Puricelli, afirmou Jobim, foram revisados projetos em andamento como a fabricação conjunta de um veículo militar.

FONTES e FOTO: ANJF e Agência Brasil 

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
nassif.go

Ministro , vai para casa curtir os netos e o pijama.. sua batata ja esta no fogo.. pede para sair seu 00 .

Rodrigo

Para quem acompanha futebol, a palvra prestigiado ou alguma expressão com ela significa que o prestigiado em questão está por um fio.

Grifo

O discurso do Jobim está igual ao de todo técnico de futebol prestes a ser demitido: não tem nada de sair, a diretoria está me prestigiando, é tudo intriga da imprensa…

Grifo

É Rodrigo, pensamos a mesma coisa. 😉

Talvez esteja na hora de organizar o bolão. Meu palpite é que ele não chega a Julho.

Vader

Só faltou ele falar que vai dar Rafale e que o anúncio será a semana que vem…

Aí os “fontados”, os “insiders” (banidos) e a vermelhuxada raivosa (banida) teriam orgasmos múltiplos… 🙂

ZE

Como disse “ad nauseam”, se ELA for esperta, a decisão do F-X2 ficará para o fim de 2011 ou para 2012, E NUNCA PARA AMANHÃ OU QUALQUER OUTRA DATA DENTRO DO 1º TRIMESTRE DE 2011 !

[ ]s

Observador

Em qualquer organização pública ou privada pode acontecer isto. Sempre existe um sujeito que é “imexível” (como diria o Antônio Magri), mas não é do agrado de quem detém o poder acima dele, por que geralmente está ali por pedido do manda-chuva anterior. O sujeito passa a sofrer do esvaziamento de suas responsabilidades, que ficam diluídas em “comitês” ou são repassadas para outras pessoas. Qualquer decisão importante é retirada de suas mãos, geralmente pelo cancelamento ou suspensão do projeto. Passa a ser ignorado em qualquer solenidade ou ocasião social e seu nome nunca é lembrado para reuniões importantes. Quando aparece… Read more »

Grifo

Caro Observador, perfeita observação. Faltou somente citar também o famoso “chá-de-cadeira”, que ao que parece o Jobim também já andou tomando…

Nick

Aposto 1 ano no máximo sua permanência. 🙂

[]’s

Rodrigo

Observador disse:
14 de fevereiro de 2011 às 17:07

Mais ou menos por aí.

Renato Oliveira

Já que é pra fazer bolão, que tal revertermos os fundos pra Trilogia? Antes do meu aniversário (ou até no dia, imagina que presente!!), 19 de agosto, ele sai!

DrCockroach

O Lobim voltou a ser Lobim. Na atualizacao da materia ele acusa a Boeing de Lobby e plantar noticias. Na proxima ele irah acusar a Saab de alguma coisa. Dassault? Nada, sao perfeitos. Curioso ele afirmar que perguntou ao Fernando Pimentel se ele foi concultado pela Dilma (como diversas noticias, de fontes variadas tem afirmado). O Pimental teria dito a ele que nao. Eu apenas acrescentaria no otimo “passo-a-passo” do Observador quando o “fritado” consulta terceiros p/ saber se estah sendo “fritado”. Por que ele nao perguntou p/ Dilma se ela entregou p/ o Fernando Pimentel o relatorio? Desconfia da… Read more »

DrCockroach

“concultado” =”consultado”

Renato Oliveira

Rs, obrigado, Dr, mas a festa só fica completa com um final feliz para a novela FX2 e a saída do Lobim, preferencialmente ambos os fatos no dia do meu aniversário kkk