‘Isso é a Boeing que está dizendo. Por interesses óbvios’

16

Jobim nega que Dilma tenha preferência por caças dos EUA

Sidney Rezende

Em entrevista em Buenos Aires, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, negou que a presidente Dilma Rousseff tenha preferência pelos caças supersônicos F-18, da empresa Boeing, dos Estados Unidos para integrar a Força Aérea Brasileira (FAB). O boato teria surgido após o encontro do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, com Dilma, em Brasília, na última semana.

“Ela não tomou decisão nenhuma. Isso foi a imprensa que inventou. Vou discutir isso com ela na terça-feira”, disse o ministro. “Isso é a Boeing que está dizendo. Por interesses óbvios”, completou.

A discussão sobre o modelo de caça que será comprado pelo Brasil se arrasta desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão será tomada entre os modelos americano, sueco e francês. Segundo Jobim, a escolha será feita de acordo com a tecnologia. “E (essa condição) dificulta em relação à Boeing, por causa da legislação americana (que restringe a transferência de tecnologia bélica)”, disse.

Jobim também aproveitou para desmentir qualquer problema entre ele e a presidente. Ele afirmou que a relação entre eles é “ótima” e afirmou que se ocorresse o contrário ele não estaria a serviço do governo. Para ele, as informações são “coisa de lobistas”.

FONTE:
Sidney Resende

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Jobim, pede pra sair antes que fique mais feio… vc já não tá sabendo de mais nada… completamente frito…

Rodrigo

Seria simples resolver isto, com o Planalto emitindo uma nota deixando clara a visão da Presidente sobre o SH e o Jobim.

Mas quem fala consente ; )

ZE

Ah, o Jobim de novo.

Ele não desiste nunca !

Eu gostaria de saber, o que leva o Advogado Jobim a amar tanto, mas tanto o Rafale, mesmo SABENDO que as afirmações para a escolha do vetor francês são MENTIROSAS: Tecnoloiga 100% Francesa. Transferência Irrestrita de Tecnologia.Independência Total…????????

[ ]S

LATINO

Que mundo sera que o Lobim vive cara tá mais perdido que cego em tiroteio ..
Ele só esta tumultuando o processo ….
Não informaram ele sobre a conversa da presidenta com um representante da Boeing .

E agora que titio Obama vem mes que vem ao Brasil espero que ele seja o ultimo a saber do acordo com os americanos .

sds

Dinho

Bom ver a imparcialidade e a isenção que o ministro demonstra no processo de escolha dos caças da FAB.

Pena que a FAB não pode demostrar também toda a sua opinião. Seria interessante ouvir algumas opiniões engasgadas.

Antonio M

E foi até o Haiti e discursou sobre a importância da recosntrução do país.

O Jombim é ministro da defesa de qual país mesmo?

É como disseram aqui, colcoaram ele para lá e para cá como parte do processo de fritura e ainda fica dando “declarações bombásticas” tentando puxar holofotes para sí.

Bem, para o bom fanfarrão que é, deve estar se divertindo…..

Antonio M

E chegou de farda ao Haiti.

Está usando o que pode de mkt político/pessoal ….

Observador

Fatos: A Boeing foi a única que não se utilizou da Grande Mídia para fazer propaganda do seu avião, ou alguém viu propaganda em Veja, Exame, etc.? A SAAB fez e a Dassault também. E nem falo na mídia especializada, onde também se vê pouco material sobre o SH. Durante todo o processo a Boeing foi a mais silenciosa das três, tanto é que se considerava o F-18 fora do páreo. Por que a empresa mudaria de posição justo agora e passaria a plantar boatos? … O Jobim ainda não largou o MinDef, mesmo enfrentando um processo de fritura porque… Read more »

Grifo

Mais uma vez o ministro perdeu a compostura. Lamentável.

ZE

A Boeing foi a ÚNICA empresa que quase não falou nada. Quase não colocou anúnicio na mídia. Ao contrário de um certo concorrente, com certas MENTIRAS publicadas em revistas de altíssima circulação, como por exemplo, a revista VEJ… Agora que ele está sem peso político e ético, o Ministro quer colocar a culpa na menos culpada das empresas, a Boeing. Ou seja, ele quer colocar na conta da Boeing a sua própria fritura ! Por que não colocar na conta da Dassault ? Afinal de contas, aquela visita SECRETA ao Castelo do Serge Dassult regada a vinhos, vai contra os… Read more »

cfsharm

Faço minhas as palavras do NJ: “Isso é o que o senhor está dizendo. Por interesses óbvios.”
O problema é que o NJ já deixou de ser MinDef desde 01.01.11 – só ele não sabe. Dona Dilma podia dar uma chamada nele como fez com o … como é mesmo que o Vader o chama? General Aviador!?!?
Não que eu ache que ele vá se enquadrar, mas… seria divertido.
Oh Dona Dilma! Dá uma de Capitão Nascimento e faz ele colar as placas.

cfsharm

Ah1 Já ia me esquecendo. Para quem faz tanta questão de enfatizar a consolidação do “poder civil” no Ministério da Defesa, podia deixar a farda para quem tem o privilégio de envergá-la.

Tadeu Mendes

Amigos,

A isso se chama: dor de cotovelo. Se fosse em outros paises haveria uma investigacao em cima do NJ.

Ele e descaradamente um fatoche da Dassault.

Renato Oliveira

Acho que nem em outros países o investigariam, Tadeu, pois ele tá mais pra fora que dedão de franciscano. Ele está à beira do abismo tentando resistir o empurrão (ou chute) para a frente, mas sabe que seu fim é inevitável.

Rodrigo

Ontem batendo papo com outros colegas em um outro fórum mais fechado, cheguei a conclusão que de fato este cidadão está com os dias contados.

No fim ele vai “pedir para sair” para não pegar mal, mas certamente está na alça de mira.

Todos sabem que eu não gosto dele, mas infelizmente não vejo um substituto que seja menos ruim.

Vader

Rodrigo disse:
16 de fevereiro de 2011 às 5:37

Rodrigo, já tá decidido, o substituto do Jobim é o Genoíno. Aliás ele tá lá para aprender o ofício e tentar ser tolerado pelas FFAA, especialmente pelo Exército, que tem ódio mortal do sujeito (sei disso por experiência própria).

Ou seja, estamos trocando a cruz pela espada. Saindo da frigideira para cair na fogueira.