Brasileiras no Egito são resgatadas por um avião da FAP

6

Duas brasileiras que estavam no Egito durante os protestos dos últimos dias recorreram a um avião da Força Aérea de Portugal para deixar o país.

O avião português chegou a Lisboa nesta quinta-feira (3) e, além das brasileiras, retirou do Egito cidadãos de outros países, como espanhóis, franceses, holandeses, guineenses e malaios.

Apenas uma das brasileiras transportadas, a carioca Fernanda Fonseca, de 21 anos, aceitou falar com a BBC Brasil. Moradora do Egito desde 2010, ela disse que decidiu deixar o país para diminuir a preocupação do pai, que mora no Brasil.

Ela disse que procurou a embaixada brasileira quando decidiu sair, mas foi informada que, naquele momento, não haveria voo especial para brasileiros.

– Quando a gente telefonou, disseram que estavam esperando instruções de Brasília para organizar qualquer coisa.

Enquanto esperava por uma definição, ela ficou sabendo, por meio de uma amiga brasileira, que Portugal iria realizar um voo para retirar portugueses e pessoas de outras nacionalidades do Egito.

Procurado pela BBC Brasil, o Itamaraty reafirmou que, no momento, não há necessidade de planos especiais de evacuação de brasileiros, já que há voos comerciais saindo regularmente do país com passagens aéreas disponíveis.

O Ministério informou ainda que um diplomata está sendo enviado para o país para ajudar nas operações da embaixada no Cairo.

FONTE: R7, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marine

Demonstra a completa falta de preparo e e compreendimento da gravidade da situacao pelo governo brasileiro.

Jamais um cidadao brasileiro deveria fazer uma ligacao como essa, em uma situacao delicada como essa e receber a resposta de que o seu pais simplismente nao tem planos para ajuda-la no momento.

Para um pais que tanto fala em se tornar uma potencia e tanto esbraveja por reconhecimento internacional, ainda nao sabe como agir com seus proprios cidadaos.

Uma verdadeira lastima!

Groo

É que por estas bandas “reconhecimento internacional” significa ser bajulado ao criticar países ricos em alguma reunião internacional.

Observador

Será que é tão difícil organizar uma operação de retirada assim? E como os portugueses conseguem e nós não?

Se o Itamaraty não consegue nem prever a necessidade de retirar brasileiros de um barril de pólvora, e se organizar para tanto, para que serve então esta Entidade?

O saudoso Barão do Rio Branco deve dar cambalhotas em sua tumba…

Grifo

Dou razão aqui ao Itamaraty. Nenhum brasileiro está em situação de risco no Egito, e o aeroporto do Cairo está funcionando normalmente. É lógico que quem não tinha passagem marcada vai ter dificuldade em encontrar um lugar agora. Paciência.

A FAB não tem nenhuma obrigação de ir buscar quem “decidiu deixar o país para diminuir a preocupação do pai”. Era só o que faltava…

Observador

Grifo: Se outros países estão tirando seus cidadãos de lá, não é por si só um indicador do risco? Ainda hoje dois jornalistas brasileiros voltaram de lá, depois de serem ameaçados. Houve um outro que estava da RBS (Rio Grande do Sul) que estava para ser linchado no meio da rua, sendo salvo por soldados egipcíos, sendo levado a uma garagem onde um outro homem espancado, jazia gravemente ferido. Sem falar no fato que não há polícia nas ruas e a segurança é feita pelos próprios moradores, rua à rua. Se diante disto tudo, não é hora de retirar nossos… Read more »

Antonio M

Para que serve a embaixada então? Aposto que não há verbas para isso mas, para festinhas semptre há ! Se ela correse para lá, ao menos deixariam-na entrar ?

E se fosse a filha de algum figuração de Brasilía, aposto que alguma aeronave da FAB já estaria por lá.