Novas fotos do J-20 mostram a aeronave taxiando e levantando o nariz em corrida de decolagem. Tal feito destruiu a argumentação daqueles que diziam que novo caça chinês era um “mock-up”.
A discussão agora é saber se a aeronave é um demonstrador de tecnologia ou o protótipo de um caça que será produzido em série.

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tadeu Mendes

Bonito Mockup. Eu acho que os chineses o rebocam para todos os lados, e tomam fotos em diversos angulos. Propaganda bem ao estilo comunista. Mas ainda nao voa????? Sera que voa??? Por que nao fotografam essa geringonca voando??? Sera realmente um mockup??? De qualquer maneira, isso ajuda muito ao Complexo Industrial Militar americano a convencer os legisladores em Washington, que nao seria uma boa ideia cortar 90 bilhoes de dolares no Orcamento de Defesa. Se os chiness insitirem com esse brinquedo Xi-Ling, o Pentagono vai acabar encomendando um novo caca. Algo mais avancado que os F-35 por exemplo. Parece que… Read more »

Baschera

Já havia lido sobre o assunto e confesso que não me surpreende o atual estágio da industria de defesa chinesa. O segredo é simples…. investimento e alguma escala.

Vejam que o modelo não é uma cópia de algum modelo russo ou mesmo ocidental… o que poderia remeter a uma nova fase da indústria aeronáutica militar.

Quanto ao J-20, lí que o mesmo não possue capacidade supersônica ou mesmo supercruise.

Sds.

Mauricio R.

Como o próprio Bill Sweetman disse, após o estardalhaço causado pelas primeiras fotos desse J-20, a aeronave chinesa será aquilo que vc quiser que ela seja.
Independente das reais capacidades do design.
Aliás a própria USAF já usou disso no passado, p/ justificar a ressurreição do bombardeiro B-1, inflando as capacidades do então desconhecido Tu-22M.
Vc pode ter algumas opiniões cautelosas e conservadoras, como as da Flightglobal:

(http://www.flightglobal.com/articles/2011/01/04/351462/long-march-chinas-fifth-generation-fighter-is-years.html)

Como tb pode ter outras opiniões um tanto mais catastrofistas, como as do Air Power Austrália:

(http://www.ausairpower.net/APA-J-XX-Prototype.html)

(http://www.ausairpower.net/APA-NOTAM-311210-1.html)

O difícil é navegar entre elas.