Marinho viaja para a França e conhecerá o Rafale

16

Prefeito de São Bernardo, já visitou a Saab, foi convidado pela Dassault

Nos próximos dias o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, irá à França a convite da empresa Dassault para conhecer o caça francês, o Rafale, que disputa bilhões de reais numa concorrência da FAB que começou no governo FHC, atravessou os dois mandatos de Lula e caiu no colo de Dilma Rousseff. Amigo de Lula, ex-líder sindical e ex-ministro, Marinho foi à Suécia ver o Gripen NG, adversário do Rafale, e retornou aliado dos suecos. Os franceses, que já foram favoritíssimos na disputa, querem convencê-lo a mudar de lado, numa guerra que já mobilizou várias fatias do governo e, agora, interessa até a um prefeito amigo do ex-presidente.

FONTE: Época, via Notimp

NOTA DO BLOG: será que o prefeito de São Bernardo também conhecerá o castelo da Dassault?

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Ahahahah A Dassault, perdeu a mão totalmente. O Marinho não tem nada a ver com o processo. Este cidadão apóia a SAAB, simplesmente porq ela ficou de fazer investimentos na cidade que ele governa. Seria mais sério se a Dassault, procurasse outro município (des)governado pelo SP. O problema vai ser achar um de médio/ grande porte assim em SP. Diga-se de passagem, eu canso de ler em fórum oficioso do GF/ PT que a Dassault faz parte da ala dos bons “brasileiros”, contrários a FIESP, PIG e aos maléficos empresários de SP. Por que não procuram outro estado ? Tem… Read more »

Ivan

Rodrigo, Vc pode dizer que “o Marinho não tem nada a ver com o processo”, o que é verdadeiro quanto a gestão do F-X2, mas não pode negar que a busca de investimento e uma possível criação de um cluster aeronáutico é, com certeza, assunto pertinente ao governo municipal. Acredito que o Luiz Marinho está, dentro do seu papél de prefeito, buscando investimentos para sua cidade e região. Isto tudo com agenda aberta e clara, na medida que é convidado para visitar possíveis investidores. Se ele (ou qualquer outro prefeito) for convidado pela Boing para visitar sua matriz em Seattle,… Read more »

Justin Case

Ivan,

Muito bem colocado o seu comentário.
Abraço e bom 2011,

Justin

Justin Case

Amigos, É off-topic, mas também interessante. Meteor: http://www.20minutes.fr/ledirect/646528/societe-la-france-passe-commande-200-missiles-meteor-rafale- “La France passe commande de 200 missiles Météor pour les Rafale Mis à jour le 03.01.11 à 18h48 La France a commandé 200 missiles Météor au fabricant européen MBDA, afin d’équiper les avions de combat Rafale de son armée, d’après un communiqué du ministère de la Défense publié lundi. Le montant du contrat n’a pas été précisé. Les premiers Météor, des missiles air-air de longue portée, seront livrés aux forces aériennes françaises en 2018. Ils équiperont les avions Rafale, fabriqués par Dassault Aviation, de l’Armée de l’air et de la Marine. «Ce… Read more »

Rodrigo

Ivan, vc leu o que eu escrevi?

Disse em uma linha o que você o que você escreveu em um texto inteiro.

Se o Marinho fosse este gênio político que vocês falam, não seria prefeito de SBC. O ABC e mais algumas cidades da Grande SP, são o último refúgio eleitoral do PT no estado a nível de cargo majoritário

A

Ivan

Rodrigo,

Desculpe-me.
Não tenho o mesmo poder de síntese que vc.
Nem a mesma capacidade de interpretação de texto.

Sds,
Ivan.

Ivan

Justin Case, É off topic mas no blog certo. Já havia lido a notícia, mas é importante registrar esta reserva de compra pela DGA para os Rafales do Armée de l’Air e da Marine Nationale. Os MICAS, que foram um tremendo sucesso na última década do século XX, se recentem de maior alcance, criando uma vulnerabilidade ao enfrentar caças armados com novos BVR americanos e russos. Entretanto a projeção para entregas em 2018 é muito longa. Realmente a França está confiando que não terá nenhum combate aéreo nos próximos 6 ou 7 anos. Outros euro-canards, como o Typhoon e Gripen,… Read more »

Baschera

Senhores…..

Se prefeito influísse na compar dos vetores da FAB, então este aí se meteu na frente dos prefeitos de Canoas, Anápolis….etc.

Puro marketing dele….. e claro…eu no lugar dele iria visitar “de grátis” até mesmo a fábrica da FMA em Córdoba (Arg.).

Sds.

Justin Case

Ivan,

Segundo o link oficial da DGA, parece ser mesmo uma encomenda e não apenas uma “reserva”:
http://www.defense.gouv.fr/dga/actualites/commande-de-200-missiles-meteor
O Mica é um BVR adequado ao alcance do atual radar PESA. Para aproveitar todo o desempenho de um Radar AESA, realmente será necessário um míssil com Ramjet. Mesmo as últimas versões dos AIM-120 têm alcance muito inferior ao projetado para o Meteor.
Abraço,

Justin

Justin Case

Ivan, complementando.

O Meteor é a demonstração de que os franceses não querem (e os demais europeus não gostam) de ficar dependendo de armas americanas.
Abraço,

Justin

Justin Case

Amigos, voltando ao tema…

Parece que o prefeito de São Bernardo, além de realizar seu trabalho procurando empresas que invistam na sua cidade, busca aumentar sua projeção no nível nacional.
Isto pode ser um sinal de que almeja posições políticas mais relevantes em futuro próximo.
Abraços,

Justin

Ivan

Justin,

Voltando ao tema… acredito que o Marinho está certo.

Buscando investimento para sua cidade, pode criar um novo cluster de aviação, aumentar o número de empresas do ramo no Brasil, favorecer a Embraer com fornecedores nacionais e, por que não, se promover.

Todo mundo ganha, inclusive ele.

“Faz parte…” he he he 🙂

Abç,
Ivan.

DrCockroach

Quem vcs acham que quebrou a barreira levantada pelo Lobim p/ favorecer a Dassault? O Luiz Marinho ainda continua muito influente no governo atual. Nem eh preciso falar do Nosso Ex-Guia, mas a ministra do planejamento (Miriam Belchior) foi coordenadora do plano de governo dele. O Luiz Marinho tb tem canal de comunicacao direto com o Palocci, o homem forte do governo Dilma. Definitivamente nao se trata de apenas mais um prefeito. E eh praticamente obrigacao dele sim aceitar estes convites. Mas nao acredito que irah mudar de opiniao, porque o Rafale eh um caca que deverah gerar poucos empregos… Read more »

Rodrigo

Complementando o Baschera, além de prefeito não ter poder para influenciae em nada neste caso este cidadão também é ex-lìder sindical, o que é um fator de fritura frente ao eleitorado não pertencente a sua associação. Para corroborar o que eu digo, peço que os colegad me digam um só sindicalista de SP que conseguiu um cargo eletivo a nível estadual. Nem o Lulla aqui conseguiu isto. Muito me alegra bradar aos 4 ventos que esta raça de oportunistas e baderneiros há muito não tem vez aqui! Realisticamente este cidadão que se contente com o ABC ou deputado federal, quiçá… Read more »

Rodrigo

Quer dizer que se ele ae bandear pro lado da Dassault é corrupto?

Já pararam para se perguntar se a SAAB fez a mesma coisa, mas chegou primeiro?

Não se preocupem, a Dassault já tem maciços investimentos no município de SP, com as duas salinhas alugadas aqui na Berrini.

Ahahaahahah

Me repetindo: ainda estou para decidir quem é mais picareta entre SAAB e Dassault

DrCockroach

Alguem, por favor, avisa a Boeing, Dassault e SAAB que o Marinho nao tem nenhuma influencia. Ou serah que os executivos destas empresas sao filiados do PT e querem fazer o marketing do prefeito? rsrsrs

[]s!