sexta-feira, outubro 22, 2021

Gripen para o Brasil

Pistas com neve? Chamem o velho Snecma Atar

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Nos últimos dias, tem sido frequentes as notícias sobre aeroportos fechados na Europa devido ao acúmulo de neve na pista. Mas a neve que cai nas pistas utilizadas pela aviação comercial também cai sobre os aeródromos militares. E na hora de um acionamento para defesa aérea, como fazer?

No caso da Força Aérea Francesa (Armée de l’air), há quatro bases que respondem pelo alerta de defesa aérea em quaisquer condições climáticas: Mont-de-Marsan, Orange, Creil e Lorient, cada uma mantendo sempre dois caças em alerta, 24 horas do dia, 365 dias por ano, prontos para decolar assim que soa o alarme.

Mas, para decolar, a pista precisa estar livre de neve. Aí que entra o “thermosoufflante”, engenhoca que pode ser vista nas fotos divulgadas nesta quarta-feira, 22 de dezembro, pelo Armée de l’air.

Trata-se de uma máquina que combina um chassi de ônibus com um turbojato Atar, propulsor que originariamente equipava os Mirage III. O sopro do motor é direcionado para tubeiras que deixam o “thermosoufflante” com 14 metros de largura (ou envergadura, já que é equipado com um turbojato…)

Em resumo, o inesquecível silvo daquelas primeiras gerações do Atar continua sendo ouvido nas bases de alerta da Força Aérea Francesa. Mas agora é um prenúncio para a decolagem, nas piores condições do inverno, dos primos mais novos dos velhos Delta, equipados com novas gerações de motores Snecma. 

FOTOS: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)

- Advertisement -

5 Comments

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Compre um Rafale e ganhe grátis um thermosoufflante….. KKKKKK.

Mas taí uma engenhoca útil…. mas projetada pela A. de l’air e não pela Dassault.

Sds.

Yluss

hahaha, deu vontade de “pilotar” um desses 🙂

Junior (SC)

kkkkkkkkkkkk
Isso é o “jeitinho” frances de resolver problemas com a neve e como disse o Baschera, não foi projetado de pela Dassault, kkkkkkkkkkkkk.

Antonio M

Usam ou usavam algo parecido para secar a pista na prova de fórmula Indy em Indianápolis.

[…] Delta, equipados con las nuevas generaciones de motores Snecma. FOTOS: Armée de l’air Poder Aéreo …read […]

Últimas Notícias

Finlândia participa do Exercício de Defesa Aérea 2021 na Suécia

FORÇAS ARMADAS DA SUÉCIA – Durante o período de 21 de outubro, das 12h a 27 de outubro às...
- Advertisement -
- Advertisement -