ELIANE CANTANHÊDE

BRASÍLIA – A decisão de Lula de manter Nelson Jobim no seu terceiro mandato, ops!, no governo Dilma, como antecipado pela Folha de S. Paulo dias depois do segundo turno, faz todo o sentido. O convite foi feito por Lula antes mesmo da eleição, repetido mais adiante por Antonio Palocci e finalmente formalizado por Dilma e aceito pelo ministro, que tende a ficar pelo menos mais dois anos. Depois é depois.

Jobim assumiu a Defesa em meio ao maior caos aéreo da história brasileira, mudou a Infraero, negociou a troca da cúpula da Anac, devolveu a autoridade da FAB para tratar a sublevação de sargentos, avançou muito nas negociações no Conselho de Defesa da Unasul. E o trabalho não está terminado.

Falta anunciar o vencedor do programa FX-2 e aguentar o tranco, agora e depois. Só Jobim, advogado, disciplinado e teimoso, vai conseguir responder a quilos de questionamentos, em especial se for escolhido o Rafale, que ficou em terceiro lugar no relatório técnico da FAB, é o mais caro dos três (os outros são o Gripen sueco e o F-18 dos EUA) e ninguém compra -seu único cliente é o governo da… França.

Jobim está no exterior, volta no dia 3, bate o martelo numa reunião com Dilma e Paulo Bernardo (Planejamento) no dia 6. Depois é convocar o conselho de defesa para o dia 10 e reservar o dia 15 para Lula tirar fotos e assinar os atos correspondentes com o presidente Nicolas Sarkozy. O cenário deverá ser a nova ponte entre Brasil e Guiana.

O risco é Dilma não se contentar com o relatório do próprio Jobim, já assinado pelo brigadeiro Juniti Saito (comandante da FAB), e pedir para dar uma olhadinha nas 27 mil páginas da FAB. Ali, há um detalhe cruel: a hora/voo do Rafale custa US$ 21 mil, três vezes mais do que a do Gripen e cerca do dobro do F-18. A compra é de 36 aviões, com 80% deles voando o ano inteiro, numa média de 200 horas/ano.
Dilma é economista e gestora. Portanto, boa de conta.

FONTE: fontebrasil / Folha de São Paulo

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel T.

A Eliane viajou na maionese.

Hudson

PARIS, 30 Nov 2010 (AFP) -Em uma nova divulgação de correspondências diplomáticas americanas realizada pelo site WikiLeaks a partir de domingo, o rei do Bahrein afirmou há um ano que o caça francês Rafale, que a França quer vender ao Brasil, tem “tecnologia ultrapassada”. Assim afirmou o soberano do Bahrein durante uma reunião realizada no dia 1 de novembro de 2009 com o general americano David Petraeus para discutir a cooperação regional em matéria de defesa, segundo um dos documentos secretos divulgados pelo WikiLeaks. “O rei Hamad bin Issa al Khalifa pediu apoio ao general Petraeus (então comandante do exército… Read more »

Zavva

Se for US$ 21.000 a hora voo, vai ter que dar muita explicação !

Yakov

E existe esperança de tirar o rafale ainda?

Paulo Andrade

A hora vôo do Gripen subiu de 4 para 7 mil dólares e ele nem está pronto ainda….

Isso merece uma investigação!

Isso é um escândalo!

Robson

Comprando aeronaves novas já ta bom, pode ser até um caça chinês, mais compre logo pelo amor de deus, como diria o Kiko vocês me deixam louco!!

RenanZ

Com relação a ANAC, Jobim trocou uma cúpula porcaria por uma porcaria de cúpula.

E quem trabalha com a ANAC diariamente sabe bem o que estou falando…

Alekseyevich - BANIDO

USUÁRIO BANIDO.

luiz otavio

desculpa para o preço elevado sem uma grande vantagem operacional: “parceria estretégica, nossos aliados, franceses nos adoram, decisão política…”, colóquio enfadonho para bovino ressonar, minha opinião. se o $$$ não pesasse e quisessem um grande avião, SU 35, mas o $$$ pesa, portanto, Gripen, a FaB disse que ele cumpre o desejado e é o mais barato, apenas minha opinião e respeito as demais.
PS: sem treinamento nossos pilotos não fariam o que fazem hoje com F5 e sem $$$ não tem treinamento.

grifo

Senhores, para quem acha que US$ 21 mil está muito caro para ser verdade, apenas como referência:

O contrato de manutencão que a própria Armée de l’Air paga na França está entre 12 mil e 13 mil euros (**15 a 17 mil dólares**) por hora de vôo do Rafale.

Luís

Credo. Que texto…..
A hora/vôo do Rafale esta fixada em torno de U$ 12 mil. Consta na proposta francesa. Se passar disso a França assume. Não é papo de vendedor, é contratual. O Gripen NG foi avaliado pela FAB hora/vôo de U$ 8 mil. O Super Hornet U$ 10 mil.
O Rafale é o mais caro? Sim. Mas esta longe de ser essa diferença absurda que alguns dizem.

Nick

Se a Dilma resolver ler o relatório da FAB, dá um pé-na-bunda no Jobin. Mas isso não vai acontecer. Os franceses podem preparar o champanhe e o escargot.

[]’s

Mario Blaya

eliane fazendo jus aos seus 30 dinheiros!

Edu Nicácio

Documentos no WikiLeaks sobre o Brasil:
http://cablegate.wikileaks.org/origin/33_0.html

Atentem especialmente para esse:
http://cablegate.wikileaks.org/cable/2009/11/09BRASILIA1315.html

Ou seja: a proposta da Boeing ainda tem chance (se for verdade o que escreveu o embaixador norte-americano)… É só traduzir no Google.

F/A-18 E/F + Gripen E/F para o Brasil!!!

Paulo Andrade

Proposta francesa é de 9.800 euros. Bom pelo menos é o que garantiu o almirante Edouard Guillaud, chefe do gabinete militar do presidente da França.

Segue o link:

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,assessor-militar-de-sarkozy-traz-garantias-do-rafale-a-jobim,439896,0.htm

molleri

CAIU MAIS UM: ver em http://www1.folha.uol.com.br/poder/838420-favorito-a-concorrencia-da-fab-rafale-cai-durante-operacao.shtml

Nossos bravos pilotos devem subir num desses só com pé de coelho no macacão!

Alexandre

Lula

Não é aquele cara que combateu a troca do Boeing 707 presidêncial pelo FHC dizendo que era um gasto supérfulo. E que após chegar ao poder comprou um A 320 mais uma penca de aviões para o GTE. Quem livra a pista 11L de Brasilia e dá de cara com o hangar do GTE vai ficar incrédulo com a quantidade de aviões para servir a cúpua, ou seria cópula. Malditos esquerdistas. Os mesmos que roubam em nome da Master Top e outras.

grifo

Proposta francesa é de 9.800 euros.

Depoimento do sr. Charles Edelstenne, presidente da Dassault, no Senado francês:

http://www.senat.fr/rap/r07-340/r07-340_mono.html#toc6

M. Charles Edelstenne a ensuite abordé le coût du MCO (maintien en condition opérationnelle) du Rafale, c’est-à-dire les frais entraînés par sa maintenance, ses réparations, et les pièces de rechange. Les industriels impliqués dans le MCO du Rafale se sont engagés sur un coût compris entre ***12 000 et 13 000 euros par heure de vol***.

celso

Se realmente tudo o que tenho lido a respeito sobre este assunto RAFALE for verdadeiro, nao cabe outra coisa a nao ser o total impedimento deste contrato, via Judiciario e devidamente provocado pelo Ministerio Publico, com a devida investigaçao pela PF, TCU, OAB ufaaaaaaaa sera claro que este assunto se tornara em verdadeiro crime de LESA PATRIA e os respectivos responsaveis devem ser duramente penalizados pela Justiça. PS; Ja conheço este papo de 27000 folhas……afinal, quem leu ????? se nao leu e assinou e um verdadeiro tapa na cara da sociedade. Ja existem inumeros casos tornados publicos de que nossos… Read more »

Nick

Caro molleri,

Essa notícia já foi publicada aqui no PA. E sim a taxa de atrição dos Rafales é o mais alto entre os 3, aliás deve estar rivalizando com os MIG-21 Indianos. 😀

[]’s

ALLISON

Boas galera! Não acreditem nisto………. isto é um absurdo, de onde foram extraídos estes dados. Isto só pode matéria paga de concorrente. Não é possível. Virou briga pessoal da Folha de São Paulo com o governo. É um descerviço para toda a nação…. pessoas que não diferem um caça de um bombardeiro falam um monte de ansneira aproveitando de gente mal instruída…. sem mais comentários………………

RL

Eu também não aguento mais.

SEja lá quem for o vencedor, que seja logo feita esta escolha.

Eu tinha um preferido desde o ínicio do FX- I.
Ai veio esse FX-II e eu também optei por um, depois mudei a casaca e preferi outro e hoje não sei de mais nada.

O que vier tah bom.

Livre pensador

Nossos bravos pilotos vão ficar é muito bravos só vão voar de simulador,a hora é bem mais barata, é a mesma coisa não sai do chão mesmo.Bem mais seguro.

Paulo Andrade

Pois é Grifo, se vc se der ao trablho de ler a entrevista do sr. Edouard Guillaud, verá que aquela fala, além de ser quase um ano e meio mais nova, trás informações feitas especilamente para a concorrência brasileira. Interessante né? Vou colar para te facilitar: “O que eu sei é que a Força Aérea Brasileira e a francesa já tem uma aeronave comum que é o Mirage 2000. E posso dizer que o custo da hora de voo de ambas é da mesma ordem. E o custo da hora de voo do Rafale está em contrato. Não é uma… Read more »

JC

Explicar? Ninguem precisa explicar nada no braZil….nada. Vivemos em anarquia e poucos percebem.

Alexandre Galante

Prezado ZE, infelizmente os editores estão todos com o tempo curtíssimo nesses últimos dias.
Vou preparar seu material para publicar mais tarde, ainda hoje. Obrigado!

Zavva

Paulo Andrade disse:
30 de novembro de 2010 às 16:44

9.800 euros nos primeiro 10 anos, mas e depois ?

US$ 21.000 ?

Bom…vamos aguardar.
A verdade esta lá fora.

CIRRUSS

Se existe mesmo esse tal relatório que VAZOU que a folha e essa jornalista falam, no qual a FAB aponta o Gripen como vencedor é muito simples…

Se a folha tem acesso ao relatório, ENTÃO QUE PUBLIQUE E DEMOSNTRE ISSO CABALMENTE,

ZE

GALANTE, PUBLIQUE A TRADUÇÃO ENVIADA NA SEGUNDA (ESTÁ MELHOR).

[ ]S

CIRRUSS

Ou então CALA A BOCA …acho que este jornal se julga superior a qualquer um de nos…..ninguem sabe o real conteudo das negiciações, isso é segredo de estado….

é tudo suposição…

grifo

Mais dados oficiais franceses sobre o custo de manutenção do Rafale:

Relatório do Senado francês, 2008:

http://www.senat.fr/rap/r07-352/r07-35210.html

Os custos medios de manutenção por aparelho são significativamente maiores nos casos do:

– Rafale (3 milhões de Euros [ao ano] por aparelho, tanto da Força Aérea quanto da Marinha)

pampa

Vcs não desistem mesmo, não é? oooh Materia tendenciosa.

ZE

Zavva disse:
30 de novembro de 2010 às 17:07

Caro Zavva, NEM os franceses conseguem operar o Rafale por 9.800 Euros.

É de se atentar que este preço será para um DETERMINADO número de horas/voo.

Não existem milagres. Passadas as horas contratualizadas, paga-se o preço cheio, ou seja, 21.000 dólares.

[ ]s

Robson Br

Não é uma crítica e sim uma observação. O blog deveria mudar o foco em relação ao caça frances, se não, vai ser igual aos helis e subs. Depois de confirmado o resultado, fica tudo vazio e sem assunto. Quando dos subs, até as beliches criticaram. Depois vieram os helis, que muitos diziam que era lixo, viria pelado e chegaram ao cumulo de dizer que não tinha ninguem com CPF para assinar o contrato. Dentro das circunstâncias, seria o correto esta pessoa que dizia ter recebido de uma fonte dentro da FAB esta informação, esclarecer isso agora. Quanto aos caças,… Read more »

Demostenes

Alguém pode explicar essa tal de hora/vôo. Como se calcula isso?

grifo

NEM os franceses conseguem operar o Rafale por 9.800 Euros.

Pois é ZE, alguém também tem que explicar como é que o Brasil iria pagar menos do que a própria França paga pela hora de vôo…

rodrigo ds

Não querendo desanimar o pessoal, mas quando ele for perguntado sobre o tema ele vai incorporar o Chacrinha e dizer: “Eu estou aqui para confundir. Eu não estou aqui para explicar.” Em seguida ele emenda a frase de Fernando Sabino: “No fim tudo dá certo, se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim” Mas aí o jornalista pergunta: ” Com uma dependência tão grande de um único país e a hora de voo tão alta não vai afetar nossa soberania??” Ele responde: “A mente é sua própria soberana, pode fazer do Inferno o Céu e do Céu… Read more »

Mario Blaya

o desejo de um jornalista e mudar a sequencia dos eventos por meio de uma materia publica, quando assumem esse objetivo, ele fazem uma aposta, se conseguir o passe deles fica valorizado, se não conseguir, com sorte seus leitores esquecerão que não foi levada em consideração a materia.

A eliane esta bancando a aposta dela, semana que vem saberemos!

Latino

US$ 21.000

caramba !!!!!!!!

Paulo Cezar

“Ali, há um detalhe cruel: a hora/voo do Rafale custa US$ 21 mil, três vezes mais do que a do Gripen e cerca do dobro do F-18.”

É impossivel afirmar que a hora voo do Gripen NG é a metade, afinal , como dizem muitos, estamos falando de outro avião, não do Gripen C/D.

Ainda assim eu prefiro o Gripen. Não por ser superior, o que não é, mas pelas limitações do Rafale em termos de novos desenvolvimentos.

shungria

Olha só o que descobriram: o site americano wikiLeaks revelou documentos secretos onde comprova que o senhor Jobin deu uma de caqueata para os EUA: http://www.conversaafiada.com.br/mundo/2010/11/30/escandalo-jobim-e-ministro-da-defesa-dos-eua/
isto é terrível!

Paulo Andrade

Grifo, se vc não acredita na palavra dada pelo representante francês, paciência.

Se preferir pode escrever prá Paris e reclamar. Fique à vontade.

O importante notar é que tem nome, sobrenome, data e está bem explícito no que diz. Ao contrário de outras notas plantadas por frofetas e insiders aqui

Prefere ficar no achismo? Fique à vontade meu caro.

Ou então espere o anúncio e o contrato assinado e entre na justiça.

Simples assim….

Top Gun

Fora Rafale! Fora Joban!

Bruno

E de onde a Eliane tirou essa informação?O GF deve estar ciente do valor correto, e com certeza a FAB lhes avisou que com o atual orçamento o Rafale não sai do chão.Espero que assim o orçamento da Força suba pelo menos o necessário para operar os aviões.

A essa altura o menos importante é quem ganhou, desde que alguém ganhe.São três excelentes caças, se não fossem, não estariam no short list da FAB.

grifo

Grifo, se vc não acredita na palavra dada pelo representante francês, paciência.

Caro Paulo Andrade, eu acredito na palavra do TCU francês. Também acredito na palavra do presidente da Dassault quando ele fala para os senadores franceses.

Eu só não acredito em Papai Noel, coelhinho da Páscoa, e Brasil pagando menos pela hora de vôo do Rafale que a França.

Mac

Desculpem a ignorância, mas alguém poderia esclarecer em que consiste o custo da hora de vôo. Porque essa hora de vôo dos caças tá mais cara que a hora de vôo de um avião comercial de grande porte.

kaleu

ZE disse: 30 de novembro de 2010 às 17:16 Zavva disse: 30 de novembro de 2010 às 17:07 Caro Zavva, NEM os franceses conseguem operar o Rafale por 9.800 Euros. É de se atentar que este preço será para um DETERMINADO número de horas/voo. Não existem milagres. Passadas as horas contratualizadas, paga-se o preço cheio, ou seja, 21.000 dólares. [ ]s _________________________________________________ Peraí … agora os franceses vão ditar quantas horas vôo a FAB poderá utilizar ????????????????????? E aquele papo de “coleira americana” ????????????????? Há … a coleira francesa deve ser mais “doce” … sim querem que deixemos de ser… Read more »

grifo

Desculpem a ignorância, mas alguém poderia esclarecer em que consiste o custo da hora de vôo. Porque essa hora de vôo dos caças tá mais cara que a hora de vôo de um avião comercial de grande porte.

Caro Mac, a hora de vôo inclui todas as revisões, trocas de componentes e materiais de consumo previstos para o avião. No caso da FAB inclui também o custo dos armamentos, motivo pelo qual a FAB pediu nas propostas a cotação destes.

ZE

grifo disse: 30 de novembro de 2010 às 16:36 “Senhores, para quem acha que US$ 21 mil está muito caro para ser verdade, apenas como referência: O contrato de manutencão que a própria Armée de l’Air paga na França está entre 12 mil e 13 mil euros (**15 a 17 mil dólares**) por hora de vôo do Rafale”. grifo, o valor de 12 mil EUROS é o valor alvo a ser atingido em 2012, ou seja, só daqui a 2 anos. Como disse, trata-se de algo que eles esperam alcançar (segundo o almirante francês Edouard Guillaud). Hodiernamente, o valor do… Read more »

Marcelo

Os Jaguares já viraram doutores em estacionar deltas .Primeiro Mirage III, depois Mirage 2000……logo logo Rafales.Depois irão explicar como guardar 36 peças , para as outras unidades.