Apesar de toda a expectativa criada em torno do encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o colega francês, Nicolas Sarkozy, à margem da cúpula do G-20, em Seul, não foi dessa vez que o brasileiro anunciou o nome do vencedor na concorrência para a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Do lado francês, a esperança era de que o Rafale fosse oficialmente escolhido ontem, mas mesmo assim Sarkozy saiu ´confiante` de que o negócio bilionário será mesmo fechado com a indústria francesa Dassault.

O presidente francês foi o único ao falar sobre o tema após a reunião, da qual participou também o assessor internacional de Lula, Marco Aurélio Garcia. Sarkozy confirmou que os caças entraram na conversa. ´Continuo confiante na possibilidade de concretizar a venda, mas a decisão pertence a nossos amigos brasileiros`, disse. ´Eles nos informarão no momento. Não cabe a mim anunciar.`

Fontes do Planalto confirmam que antes de 31 de dezembro será anunciado o vencedor da concorrência, aberta no governo Fernando Henrique Cardoso. Antes, Lula pretende consultar mais uma vez o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e a presidente eleita, Dilma Rousseff. Jobim, que se reuniu ontem em Brasília com o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, entregou ao presidente a exposição de motivos técnicos do ministério, que aponta o caça francês como a melhor opção.

Enquanto isso, o consórcio Rafale International – composto pela Dassault Aviation e pelas também francesas Snecma e Thales – tem cortejado o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), com projetos adicionais para a região, vinculados ao programa F-X2 da FAB. Em reunião nesta semana, foi oferecida à prefeitura uma parceria que envolve a capacitação tecnológica de empresas, a instalação de polos de tecnologia para formação de engenheiros e até o desenvolvimento do conceito de ´cidade digital` em São Bernardo.

FONTE: Diário de Pernambuco

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colt

Tenho a impressão que diante das inúmeras vozes da sociedade declarando a preferência pelo Gripen, o Presidente repensará sua decisão a respeito do novo caça para a FAB.

Patriots

Tomara q o presidente mude de idéia mesmo e vá de gripen, já q o meu preferido o Su-35 não está na parada, mas em se tratando de politicos brasileiros pode esperar qualquer coisa.

roberto bozzo

Primeiro quero parabenizar o Aéreo pelo retorno, passei dias sofridos sem ele rsrsrsrs.
Quanto ao anuncio, espero que Dilma tenha consciência da grave situação enfrentada pela FAB hoje e anuncie um caça que a força possa realmente manter pelos anos vindouros. Acredito que o Gripen seja a escolha certa mas, independente de qual for o escolhido, ele REALMENTE seja escolhido este ano, ninguém aguenta mais esta novela mexicana.

Gilberto Rezende-Rio Grande/RS

Pode as vozes do lobby sueco do avião virtual GRIPO Não Garanto falar e gritar a vontade. A decisão já está tomada e não vai ser por isso que ela vai mudar…

E ao Diário de Pernanbuco a concorrência FX-2 NÃO foi aberta no governo FHC…

DrCockroach

Eu nao ficaria confiante. O Nosso Guia discutiu os Rafales com ele com nitida pouca vontade, declarando antes do encontro que os temas economicos eram mais importantes. Enquanto isto, a Boeing que tb visitou o Marinho, declara que sua proposta pode gerar 5 mil empregos. O que chama atencao nesta noticia eh que este numero eh exatamente o mesmo do relatorio vazado pela COPAC, isto eh, 22 mil empregos pela SAAB, 5 mil pela Boeing e 2,5 mil pela Dassault. http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=25324 O Marinho, conforme links que postei anteriormente, declarou que nao mudou de opiniao e irah procurar o Lula p/… Read more »

AGILIZADOR

Acho que a sociedade tem voz e tem voz para afirmar que a maioria prefere o Rafale!!!
Dependencia de americano nao mais!!!
Será que ainda nao aprenderam???

Fox Bravo

É, se criaram uma grande expectativa do grande encontro entre Sarkozy e Lula durante a reunião do G20 sobre a escolha do Rafale para o FX-2. Mas depois da reunião as notícias não condiz do que tanto se aguardava deste encontro. Lendo as notícias por diferentes mídias notem uma grande frieza por parte do Lula com Sarkozy, sobre o tema, chegando o ponto de se desviar do assunto, Lula dizendo “…que a naquele momento era mais importante tratar de economia…. Eu acho que o Rafale dançou, e o Lula tem os seus motivos. Se não porque se postergar tanto a… Read more »

Gilberto Rezende-Rio Grande/RS

Não força a barra, todo mundo já sabe que a decisão do FX-2 deve ser anunciada numa reunião do conselho nacional de defesa em BRASÍLIA, não vai ser anunciado numa reunião do G-20 do outro lado do mundo e nem no final da Cruzex V em Natal. Estas BOBAGENS são criadas pela imprensa e pelo lobby contra, sem qualquer FUNDAMENTO.
E os zés do contra Rafale ficam postando abobrinha prevendo o que não vai mais mudar… NEM A PAU….
NEM SH Yankee muito menos um Gripen sueco NG virtual… DEU MEU…

Rodrigo

O tio vai explicar de novo, para ver se entra na cacholinha de vocês..

Para ESTE Governo que se encerra só existe uma opção:

O RAFALE.

É Rafale ou nada.

Ao que tudo indica continuaremos com o nada.

Livre pensador

Rafale pra cá Trem Bala pra lá a $190,00 a passagem mais caro que avião toma Brasil queriam, agora “GUENTA”.quem vai continuar na miseria e enfrentando a fila do SUS não sou eu.$30.000.000.000,00.Que maravilha.

Joaquim

J Curitiba disse:
17 de novembro de 2010 às 11:20
Sinceramente…

Ainda que não seja o forte do “Nosso Guia”, em nome da ética ele não deveria anunciar uma compra desse porte no apagar das luzes de seu governo.

Não podemos esquecer que um dos primeiro atos dele foi cancelar o FX, entãopor que não ocncertar a caga…. antes de sair.

Nick

Rafaletes continuam confiantes, e Gripeiros. esperançosos. Vamos aguardar. Na minha visão, pode ocorrer uma acomodação de interesses, anunciando o Rafale, para o GDA. Para os demais esquadrões, o Gripen poderia ser o caça escolhido.

[]’s

shungria

Esse Sarko é um pé no sarko.. Parece vendedor ambulante.. “olha o rafale”, “olha o rafale” “vai um rafale aí senhor?”…” leve um e pague dois”!! Ah quem dera o Brasil acordasse, mandasse o rafale prós infernos, e no PAK-FA ingressasse.. Quanto grandeza e coragem falta áqueles que o melhor deveriam fazer. Qualquer um dos 3 caças não é o melhor para o Brasil.. Mas dos piores, o Gripen; dos males, o menor!!!

RolandTFlackphayser

Acho que a recusa de todas as forças aeréas do planeta à Jaca Francesa deveria ser argumento suficiente até para um total desconhecedor do assunto avião militar. Na verdade até quando os próprios pilotos da força aérea de seu próprio país defenestram o dito aparelho, só um completo energúmeno acéfalo pode achar que esse avião é o melhor para os nossos céus.

No Jaca!

Galileu

Eu estou confiante, o Sarcoza está confiante, o Molusco está confiante, o Lobbyn está MUITO confiante, a Embraer está confiante!!!

Go F5 Go!! ahahahha

Brasil rumo ao planeta vermelho 2030

vplemes

Sei lá, continuo com minha opinião de que o novo caça da FAB será o F-5 EM. Ou seja, vamos entrar em mais um período de enrolation. E para reforçar esta minha ideia, o Lobbin esta de saída, e o Hérve “Carrinho de mão” Morin acaba de levar um belo chute no traseiro. Quanto a esta estória de reunir conselho de defesa para anunciar algo, só sonhos de uma noite de verão. Estamos na segunda metade de novembro, a única coisa que os políticos estão pensando agora, é quem vai pegar este ou aquele cargo, quais estatais vão sobrar para… Read more »

tyrion

A presidente anda dando os primeiro sinais de como a banda vai tocar…o chega pra la nas pretençoes dos partidos aliados com relacao os cargos no novo governo foi bastante contundente…lembremos que ela nao é politica de carreira e uma tecnica e tem esta componente muito forte…talvez tenhamos grandes surpresas se a desicao ficar nas maos dela…quem sabe….

Mac

Eu não consigo entender porque tanta rejeição ao Rafale. Por mais que não seja irrestrita a transferência de tecnologia, sem sombras de dúvidas, ela irá ocorrer em maior grau com o Rafale. Os americanos não irão transferir praticamente nada, e o Gripen é americano dependente, ou seja: é óbvio que poderá transferir muito pouco. Talvez o Gripen seja melhor para a Embraer pois poderia participar do projeto, já que este ainda está no papel. Mas eu pergunto: O Gripen será melhor para a FAB? Ou irá ocorrer o mesmo a mesma história do AMX, foi muito bom para a embraer.… Read more »

Observador

Tomara que repitam o FX e cancelem. Optar pelo Rafale por um sentimento de anti-americanismo é coisa de criança mimada. A França já mostrou a parceira que é: um Ministro deles disse que não queria os produtos brasileiros lá porque são LIXO; a França foi contra o Brasil na questão do Irã e na negociação com a União Européia. Voltando ao Rafale… Um avião que perdeu TODAS as concorrências das quais participou no Mundo e hoje possui apenas 70 células (chegará com sorte a casa das 200), não podia sequer ser cogitado para a FAB. É quase um avião artesanal!… Read more »

Observador

Em tempo: Pensando apenas na defesa aérea, sou mais o F-18, este sim é um avião de verdade. Mas acho que a FAB devia ir de Gripen, pois seria o mais barato de manter voando. Sobre o apelido de “kit-revell” que deram ao avião, gostaria de lembrar que o nosso supertucano segue o mesmíssimo modelo de fabricação, com fornecedores espalhados pelo Mundo. Sobre os americanos vetarem a venda do Supertucano (ou do Gripen) para alguns países, eles só bloqueiam a venda para os párias do Mundo: – Irã; – Venezuela; – Coréia do Norte… O Gripen poderia ser vendido para… Read more »

Junior / São José-SC

Observador disse:
17 de novembro de 2010 às 18:27
…………………

Só não concordo com um novo FX, ficaria parecendo a “Malhação” da Globo, muda o elenco e aquilo nunca acaba.

…………..

No resto, DENOTOU e só falou a verdade sobre a jaca…..

Junior / São José-SC

Em tempo….. Antes que alguém ache que sou antiamericano do tipo que não toma coca-cola. O F18 é o melhor caça de todos (experimentado em combate), mesmo o americanos não tranferiram tecnologia preferia ele do que a jaca, mas ai temos um outro “probleminha”, como vamos integrá-lo com o A-Darter que a FAB esta desenvolvendo com a Africa do Sul? A não ser que a piloto dispare usando um estilingue….. Por isso torço para o Gripen, se a gente olhar para o canto direito deste blog lá em cima verá um link da SAAB, ele não tem a cara da… Read more »

J. Claro

pela cara do nosso presidente, a coisa com a frança está meio morna.

Robson Br

“”……………. Jobim, que se reuniu ontem em Brasília com o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, entregou ao presidente a exposição de motivos técnicos do ministério, que aponta o caça francês como a melhor opção.””

“”…22 mil empregos pela SAAB…”” para montar 36 caças….kkkkkkkkkkkkkkk
isto que cabide de emprego kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Robson Br

“”….A República Tcheca iniciará uma nova competição após terminar o contrato de leasign de seus caças JAS39 Gripen, que termina em 2015, informou o Primeiro Ministro Petr ….””

será que não gostaram e vão escolher outro…..

imaginem só se fosse o caça fantasma…..rsrsrsr

Já sabemos q isso é carta marcada. A Jaca vai levar mesmo.

Ricardo_Recife

Que o Rafale vem eu tenho poucas dúvidas, e sem transferência de tecnologia que isto é para otários latino idiotas acreditarem. O que eu quero saber é de onde vem a grana para botar o bicho no ar? Já está sacramentado desde agosto (Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO) que no ano que vem não haverá aumento de investimento na área de defesa (sem contar com o contigenciamento de verbas que é como carnaval, tem todo ano). O Rafale vem, a FAB vai ficar com eles voando 12 horas por ano e tome Mike (ou como dizem agora: o Rafale… Read more »

Juliano

Para aqueles que são contra o Gripen, por ter embargo dos EUA, para possiveis vendas no futuro à paises como Venezuela, Bolivia, Irã etc.. Não vão sonhar que a França permitiria!

MAC

O PIOR É FICAR SEM A JACA….

Fabio

Esse papo de que a FAB não tem “verba” pra manter e voar de Rafale a meu ver é choro de viúva… Quem sabe a realidade disso ? alguém tem em mãos os orçamentos em detalhes ? sabem tostão por tostão o custo de hora/vôo e manutenção seja Rafale, Hornet ou Gripen ? (este um mero projeto…) Alguem aqui já voou de Rafalle ? serviu na USAF ou Armée de l’air ? Esse papo virou um bordão repetido sem fundamento básico. Pra dizer a REALIDADE dos fatos, somente o alto comando da FAB, o ministério da defesa, o Governo Federal,… Read more »

rodrigo ds

Uma imagem vale por mil palavras, olha a cara do sarko e olha a cara do lula (olha o sangue nos olhos do lula), rsss….e reparem no aperto de mãos, o molusco quase quebrou a patinha do sarko, hehehe!!!!

wjw

Para o cenário sulamericano que não tem conflitos há muito tempo, o gripen seria o ideal. Ja que aprenderiamos a fazer um caça agregando conhecimento para nossa industria, teriamos o caça mais em conta $$$ e também teriamos superioridade aerea com os gripens. Com isto no futuro poderiamos desenvolver o nosso próprio caça. Um jornalista americano falou que o rafale é muito avião para o cenario sulamericano. O rafale e o hornert são melhores mas o gripen vai deixar a Fab com um excelente vetor alem de bem mais barato.