Valor Econômico: Lula escolherá o Rafale e poupará Dilma

256

Jobim assumiria “custo político” e pode permanecer no cargo

A escolha do caça francês Rafale para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB) tem um preço político que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pretende deixar para a sucessora, Dilma Rousseff, uma ex-guerrilheira vista ainda com desconfiança por militares de gerações mais antigas.

Lula deve anunciar a opção pelos Rafale antes da conclusão de seu mandato para evitar que Dilma assuma uma demanda de forte potencial de crise na área da Defesa, um ministério de apenas 11 anos, mas pelo qual já passaram seis ministros civis e uma dezena de interinos militares.

A decisão de Lula será tomada com base em parecer do Ministério da Defesa. A FAB nunca escondeu sua preferência pelo caça de fabricação sueca Gripen. O ministro Nelson Jobim vai assumir o custo político da decisão, mas está cotado para permanecer no cargo no próximo governo.

A compra de um lote de 36 caças para a FAB é apenas uma de muitas outras questões que envolvem a sucessão no Ministério da Defesa. Entre elas está a afirmação do poder civil, um processo que teve início efetivo quando Jobim aceitou comandar a Pasta, em julho de 2007.

Jobim tem defensores no PMDB, seu partido de origem, e no PT. Mas está na Defesa como sendo da “cota pessoal” do presidente. Neste período os comandos das três forças (Marinha, Exército e Aeronáutica) passaram de fato a seguir a linha de comando: antes as forças faziam suas peças orçamentárias, e o Ministério da Defesa apenas homologava. Agora a formulação é feita pelo ministério. Há troca de ideias com a tropa, mas o MD é quem define as prioridades e a política de compras.

Também neste período foi aprovada a Estratégia Nacional de Defesa, em torno da qual havia igualmente dúvidas entre os militares. É o marco legal que rege toda a política de defesa e que, em última análise, justifica a opção pelos Rafale, mesmo o caça francês custando mais caro que alguns dos concorrentes.

De fato, o avião francês, na proposta inicialmente oferecida ao governo brasileiro, sairia por quase o dobro do preço do Gripen sueco, o avião preferido da FAB. Mas a Defesa argumenta que há mais em jogo do que apenas o valor de compra do caça.

Estariam em jogo, também, questões como a transferência de tecnologia e parcerias estratégicas. Um exemplo muito citado, ultimamente, é a negociação para a venda de seis aviões de transporte KC-390, a ser fabricado pela Embraer para a Argentina: Buenos Aires condicionou a compra à transferência de tecnologia. Este é um item hoje presente em qualquer negociação relativa a material de defesa.

O anúncio a ser feito por Lula é o da decisão de comprar os 36 caças Rafale. Mas a conversa terá desdobramentos nas negociações dos termos contratuais. A tecla que o governo Lula insiste em bater é a da intransigência na questão relativa à transferência tecnológica.

Externamente, também há um reposicionamento do país em termos de Defesa. No caso da aliança do atlântico, por exemplo, o Brasil tem se posicionado contrário à tentativa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de criar um novo novo conceito de soberania compartilhada Atlântico Norte-Atlântico Sul.

O pré-sal ajuda a explicar as restrições brasileiras. A camada está dentro da faixa de soberania reconhecido pelo tratado do mar, que é de 350 milhas milhas. Os EUA não são signatários da convenção, portanto, do ponto de vista do direito internacional – segundo avaliação feita no Brasil -, se quiserem podem arrumar um pretexto para intervir na região para explorar o petróleo do pré-sal.

No momento, Jobim se encontra na Europa. Em compromissos na Itália e na Alemanha, o ministro vai dizer que de maneira alguma o Brasil concorda com a internacionalização do Atlântico porque os EUA não são signatários do tratado do mar. Sem esta adesão, os brasileiros não se sentem seguros em relação ao respeito à soberania do país: esta seria uma garantia que ninguém poderia dar, do ponto de vista do direito internacional.

O discurso que Jobim levou para os europeus é o de quem trabalha a médio e longo prazos. O ministro deve lembrar que alguns integrantes da Otan são parceiros do processo de reaparelhamento das Forças Armadas e que há grandes possibilidades de cooperação neste campo entre Brasil e Europa. Possibilidades que serão “tanto maiores quanto menor for o apoio da Europa a esquemas diplomáticos-militares que venhamos a entender como tentativas de reduzir a margem de autonomia do Brasil”, como afirmou numa recente manifestação.

Há outro tema na agenda não-oficial do ministro da Defesa: tentar desmitificar algumas teses em curso no velho continente sobre o Brasil e a América do Sul.

Uma delas é a de que o programa nuclear brasileiro está passando por um desvirtuamento. Em resumo, que o país teria voltado a namorar a ideia de construir a bomba. Jobim vai insistir no discurso brasileiro: o programa tem fins pacíficos. A própria Constituição do país veda o uso bélico da energia nuclear.

A outra tese é a de que há uma corrida armamentista na América do Sul. O reaparelhamento das forças, no Brasil e em outros países da região, decorreria, na realidade, do momento econômico favorável vivido por esses países. No entendimento da Defesa da “vida útil dos equipamentos militares se perdeu” e há uma necessidade premente de modernização tecnológica. Na realidade, além da penúria financeira, havia o receio dos civis de fortalecerem o poder militar que os afastou durante anos do poder.

Jobim está cotado para ficar no cargo. O próprio Lula já lhe disse que gostaria que ele permanecesse. O coordenador da transição da equipe de Dilma já lhe telefonou para marcar uma conversa. Antes de aceitar comandar a Defesa, em julho de 2007, Jobim já fora abordado por emissários de Lula em cinco ocasiões.

A primeira vez por Tarso Genro, seu conterrâneo e governador eleito do Rio Grande do Sul, outra por Franklin Martins, ministro da Comunicação de Governo, além de uma sondagem feita pelo próprio Lula e duas mais pelo ex-deputado Sigmaringa Seixas, em uma delas acompanhado do ministro do STF, Gilmar Mendes.

O problema é que Jobim montara um escritório de advocacia, a cada dia mais bem sucedido ao deixar o Supremo, e como ex-presidente do STF já recebe, na aposentadoria, o teto salarial do servidor público. Ou seja, ele não ganha nada para ser ministro.

Mas essa é uma decisão a ser tomada na volta do ministro, á partir da próxima quarta-feira. No PT e em setores próximos à equipe de Dilma há o entendimento de que a consolidação do poder civil no Ministério da Defesa é um um processo de no mínimo cinco anos. A base legal está pronta, mas ainda há muito o que fazer em termos de reestruturação. Ou seja, Jobim seria necessário pelo menos por mais dois anos. É quem detém este quebra-cabeças na memória.

Há também demandas políticas por concluir. São os casos dos questão dos desaparecidos da guerrilha do Araguaia, a abertura dos arquivos e a instalação da Comissão da Verdade, pelo Congresso. Assuntos que estiveram na origem da maioria das crises que envolveram o Ministério da Defesa no governo Lula, além do caos do setor aéreo.

Ironicamente, o programa de direitos humanos do governo Lula deu a Nelson Jobim a oportunidade de impor a autoridade de um civil num ministério refratário ao comando de um sem-farda (que ele, aliás, tratou de vestir em operações das três forças). Ex-presidente do Supremo, ele visitou cada um dos 11 ministros do tribunal para expor a defesa da tese de que a anistia concedida em 1979 era recíproca, ou seja, se aplicava também a militares acusados de envolvimento na tortura. Ganhou. Mas no processo teve de demitir um general de quatro estrelas que criticara o projeto de criação da Comissão da Verdade, a qual chamou de “comissão da calúnia”. Com o reconhecimento da reciprocidade da lei da anistia, a comissão agora pode ser instalada sem que nenhum militar ou civil que reconheça ter vivido nos porões da tortura venha a ser por isso processado e condenado.

FONTE: Valor Econômico, via Ministério do Planejamento

NOTA DO PODER AÉREO: A eventual aquisição do Rafale para a FAB demandará recursos bastante elevados de custeio e que estão bem fora da realidade brasileira. Se o Governo vier mesmo a optar pelo caça francês, terá de aumentar sensivelmente o aporte de recursos para a FAB nos próximos anos, para que os aviões tenham um nível de operacionalidade crível.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

256 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andersson

Não acredite em nada em que o Lula fala!

Groo

Tomara que o 36 aviões, pagos pelo preço de 72 Gripens ou 56 F/A-18E, não se transformem em rainhas do hangar.

Nick

Caro Groo,

Concordo. Também espero que que o orçamento da FAB seja revisto. No mais é aguardar. Só acho que essa notícia vai de encontro às outras. Lula pode assinar mas o custo politico e principalmente econômico também será compartilhado pela Dilma.

[]’s

Zavva

São sempre os mesmos sinais contraditórios:

1) Rafale é caro mas e prioridade do Governo Federal é por transferencia de tecnologia….Ok.
2) Mas….existe intransigencia na transferencia de tecnologia !

Então porque o Rafale ?

Nautilus

O pior é a matéria dizer que “Não é segredo a preferência da FAB pelo Rafale”. Preferência esta que nunca houve. A preferência sempre foi pelo Gripen NG.

Rafael (RS)

A Dassault agradece, o tesouro Francês agradece, os empregados franceses agradecem, EUA, Rússia. Inglaterra, China, índia e todos os demais países com FFAA operacionais agradecem, a final de contas mais uma nação a das bananas “of course” estará inviabilizada operacionalmente, e continuará a voar nos seus Super Tucanos/F-5, KKKKKK, enquanto os Rafale “devido aos custos de manutenção/peças, etc permanecerão no solo, (se já era estratosférico o custo, imaginem com somente dois países operando a jaca, França/Brasil) KKKKKKKK, parceria caracu, a França com a cara e o Brasil com o ….., mas não tem problema o povo brasileiro vai pagar essa… Read more »

Colt

Anteriormente eu achava que ele era a melhor escolha para a FAB. Revi meu entendimento. Me parece que os custos de aquisição, operação e MLU desse avião são claramente mais elevados do que os do Gripen e Super Hornet. Some-se a isto, a escassez de vendas do caça francês, que certamente irá influenciar no preços de peças de reposição e serviços para uma frota mundial com somente 2 operadores (caso o Brasil o escolha). Por outro lado, o SH e o Gripen, tem um custo de aquisição muito menor, provavelmente um custo de operação menor (o Gripen é monoturbina, o… Read more »

Augusto

Pessoal antes que este post vire uma loucura, quero que pense um pouco: neste mesmo fim de semana já circula a noticia que o jobim não fica no ministerio da defesa então agora ele fica mais dois anos?! e mais vai assumir custo politico , o presidente lula, ora mais quem vai pagar a conta vai ser a dilma, como então ele vai assumir o custo politico todo ?! A verdade verdadeira é que existe uma guerra de lobbs na imprensa brasileira com um monte de especialistas de defesa falando um monte de bobagens…………..

J. MessiaH

Em se tratando de FX-2 já não acredito em mais nada, não acredito nem se o próprio programa ainda é real…

Milan

Sou obrigado a comentar: li neste final de semana o livro “Honoráveis Bandidos”. No livro o jornalista afirma que no ápice da crise, José Sarney pediu a Lula para tirar Jobim da Defesa e colocar no Ministério da Justiça (que comanda a PF).

Por que será?

Rodrigo

Vendo este tipo de notícias vocês acreditam ?


07/11/2010

Equipe de transição tenta barrar gastos de R$ 126 bi
Despesas constam de projetos em discussão no Congresso

Assunto será dicutido na 1ª reunião do gabinete provisório

De volta a Brasília, Dilma foi à Granja do Torto, o novo ‘lar’

À noite, presidente eleita reuniu-se com Lula, no Alvorada

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

DrCockroach

Pode ser que sim, pode ser que nao. Nos ultimos dias bastante material politico (nunca tecnico) em favor do Rafale. Ateh agora:

– Acoes da Dassault up 1% (nada extraordinario);

– Acoes da SAAB down 1% (nada extraordinario);

– Nunca vi uma materia tao cheia de elogios implicitos e explicitos a um Ministro. Nem o Mantega e o Meirelles (cotados p/ ficar) receberam tantos elogios; e eh do comeco ao fim.

Eh aguardar.

[]s!

P.S.:
CPMF: “Confiei em Político e Me Ferrei” e “Como Previsto, Me F***” 🙂

Augusto

E por mais que eu tenho criticas ao atual presidente, eu não acho que ele vai comprar essa briga com meio mundo e acho bem simples explicar pq: se ele tivesse de escolher o rafale, ele teria escolhido em 2009! Ora, se tivesse tão certo disso já teria feito até pq não teria oposição nenhuma, sejamos francos! O fato de escolher tb pode em ultimo caso se questionado pelo mpu, o que iria provocar um desgaste para a Dilma e pensando um pouco é obvio que ela não vai querer esse pepino na mão.

mario blaya

acabou o FX-2!!!

Carlos Augusto

E deu Rafale!!!

Carlos Augusto

O melhor para a FAB.

Rafael (RS)

Não acredito que a SAAB e a Boeing estejam assistindo a tudo isso de braços cruzados, principalmente a SAAB. E tem mais, outro dia li num post aqui mesmo no aero que não foi dado oportunidade para elas melhorarem suas propostas, essa colher de chá foi dada somente para a Dassault, se essa notícia for verdade pode ter certeza que quando elas perceberem que a fatura está perdida vão chover ações na justiça, e aí meus amigos, foi-se FX-2…..

Rodrigo

mario blaya disse:
8 de novembro de 2010 às 9:11

Quantas vezes no últimos anos você falou ou pensou isto ?

Espere terminar antes de comemorar.

Daniel Rosa

Que merd@! Prefiro aguardar…. me nego a acreditar nesta noticia!!!!!! Os Argentinos querem tranferência de tecnologia do KC-390??? Para que??? Bem, espero que saibam fazer bom uso, mas, não os vejo como uma industria aeronáutica do porte da nossa… não a médio prazo! Essa parada dos EEUU quererem meter o bico no pré-sal, bem, eles são mestres em fazer isso mundo afora, ou vocês acham que a invasão do Iraque foi pq o Satan Russaim tinha bomba atomica? É bom nossas “cabeças pensantes” acordarem! Nem tudo é teoria da conspiração…. e existe muito de verdade quando eles começam a ficar… Read more »

DrCockroach

Depois de ler esta materia, sobre este super-homem de visao, bem-visto por Nosso-Guia e pelos militares, mesmo tendo que por ordem na “bagunca” das tres forcas. Este grade lider estrategista que pensa na nossa soberania contra as garras imperialistas dos Ianques, que nunca se conformaram por nao terem anexado a Amazonia, embora tentem por 200 anos. Depois de toda esta materia elogiosa a este lider isento e de visao, eu acho que se ele nao for indicado p/ permanecer no cargo eu irei p/ uma praca publica ter um xilique igual a estes fanaticos que perdem seus grandes lideres… Naahhh,… Read more »

Curvo

Pessoal, já saiu o orçamento do MD, tá lá no Forte, e a se confirmar a compra do Rafale, teremos uma fantástica e muito bela RAINHA de HANGAR !!!

CPMF ? TÔ FORA !!!

Edcreek

Olá, Continuo no aguardo, mas só acredito vendo depois de tantas datas…. Em contra partida, os Franceses sem alarde vão fechando contratos com empresas Brasileiras com transferencia real de tecnologia: “Outras parcerias entre a MBDA e o Brasil” “Perguntado pela repotencialização dos Exocet MM40 da Marinha do Brasil foi comentado que o papel da Avibras “será o de desenvolver um novo foguete booster sob especificações da MBDA”. “Existe ainda a possibilidade de que a MBDA revenda estes boosters brasileiros no mercado mundial de modernização dos Exocet Block 1″. Este acordo é um claro offset técnico comercial para ser usado no… Read more »

mario blaya

Rodriguinho,

como eu estou postando nesse site fazem menos de 02 meses, eu falei somente 03 vezes, 02 vezes ontem e uma vez hoje.

pode pesquisar!

e você quantas vezes falou que o Rafale estava morto e o futuro era o Gripem?

rodrigo ds

Como nós pobres eleitores podemos fazer com tanta mutreta na área política eu sei que tem muitos advogados que postam aqui, o que vcs podem indicar para que possamos fazer algo dentro da lei (se houver indícios de mutreta) para impedir que isso se concretize (abaixo assinado, ação conjunta, protestos via web), temos que fazer o nosso papel de cidadão que é fiscalizar os governos e mostrar que quem tem o poder é o cidadão e que os políticos (presidente, governador, prefeito, senadores, deputados) são meros funcionários públicos. E os nossos políticos com essa estória de medo dos gringos de… Read more »

Rodrigo

mario blaya disse:
8 de novembro de 2010 às 9:40

Indiferente de você estar aqui há pouco tempo, pelo seu discurso pseudo-intelectual o seu palanque com certeza sempre foi este 😉

E acredito que você não esteja acompanhando o assunto de hoje e se está, mais um motivo para você levar o que eu disse..

Matérias como esta surgiram em profusão desde setembro do ano passado.

Você deve estar me confundindo com outro, definitivamente eu não sou da turma da SAAB.

DrEngAir

Aaaahhhhhh, agora entendi a CPMF.
Na verdade vai ser a CPMFX-2.
[]’s e vamos em frente.
P.S.:É rir para não chorar.

mario blaya

Rafael (RS) disse: 8 de novembro de 2010 às 9:19 acho que tanto a boeing como a saab tiveram suas oportunidades de apresentarem suas melhores propostas, guardaram suas gordurinhas apostando em fatores que não se concretizaram. Depois de encerrado uma faze pedir para re-abrir o processo e chamar de tolos os que participaram da seleção. os americanos estão bem quietinhos, pois sabem que vendem outros equipamentos, mas os suecos estão levemente desesperados. Pois apesar de terem o aparelho mais barato, foram preteridos, e em outros paises também. Sim como o Rafale, mas os baratins Gripem foram ignorados pelos demais paises… Read more »

Luiz Eduardo

Rodrigo apoiando o Gripen? KKKKKKKK… esses “paraquedistas” tipo o _____________. Assim como eu, o Rodrigo apoia o SH, mais pela proposta em si do que pelo aviäo – Näo precisa ser gripeiro pra também achar que o Rafale é uma jaca – tremenda de uma canoa furada, pelo qual “esnobamos” os dois principais vetores da USAF e USNavy nos próximos anos: F-18SH e F-35 – e nós que sempre reclamávamos que os EUA só nos ofereciam equipamento de segunda… agora que conseguimos coisa de primeira linha – temos uma tropa de choque anti-americana no Itamarati… O Brasil tem um azar…… Read more »

Nick

Caro DrEngAir,

Além do CSS-> para a Saúde,
Teremos também o CPOR ->Contribuição Para Operar Rafale .

[]’s

jandson

claro está o descomunal apoio do jobim em apoiar incondicionalmente o rafale, fazendo mágica para tentar justificar uma compra ridícula como esta, é o quanto ele irá lucrar com essa venda. se o rafale ganhasse num processo insento e transparente, ou qualquer outro, afinal se equivalem, ficaria felicísimo, mas o que me dói o coração- mesmo!- é ver um ministro da defesa que com total despudor defende a compra incondicional de um avião, defendendo este com os seus mais belos desvaneios semanais, colocando o país em situação vexátoria perante o mundo, mostrando que ao contrário do que pensavam, realmente ainda… Read more »

Edcreek

Olá,

Agora não adianta reclamar votaram na sindica, cada povo tem o governo que merece…

Abraços,

mario blaya

____.

e obvio que acompanho isso a muito tempo, afinal sempre gostei de aviões apesar de ter serviço na gloriosa rainha dos campos de batalha. Lembro do FX-1, alias lembro da epoca da compra dos mirage, quando os suecos ofereçam caças obsoletos, a FAB queria Phantoms e compramos Mirages, pois os americanos não quiseram vender o que tinham de melhor na epoca e os franceses sim!

EDITADO

ZE

O cerne da reportagem é a hipótese de Lula escolher o vetor para poupar politicamente a nova presidente. Ela, a pedido de Lula, inclusive, iria manter o ministro Jobim na pasta. Isso é uma BOBAGEM !!!! Por uma simples razão: escolher NÃO é comprar. São 2 verbos distintos. A partir do momento que se escolhe um caça, abrem-se negociações que podem durar até 1 ano, ou seja, as negociações iriam varar o 1º ano da nova presidente da república. O desgaste seria praticamente o mesmo, visto que a presidente pode, a qualquer tempo, terminar as negociações com o consórcio francês… Read more »

jandson

ps. não se iludam. Valor econômico = veja = isto é = folha de são paulo= aquilo chamado eufemisticamente de bolo fecal. espero que nossa estrela guia não aceite os bons conselhos dessa corja. rssrs
só uma luz no fim do túnel: acho que o serra não rescussita mais. amém.

Francisco AMX

Sei não… estas matérias de imprensa me deixam sempre com a sensação que é “politicagem” mesmo… ando meio desiludido de tudo isso: 1 – Primeiro acho que deveria haver um reforma drástica nas Forças Armadas, profissionalizando e reduzindo o efetivo… menos conscritos, menos “dança de cargo”… que acaba englobando no soldo final do oficial graduado… em fim uma reforma profunda que estanque esta vazão de recursos de defesa para pagar salários! reduzindo o efetivo, equipando-o e profissionalizando tudo, vamos ter uma defesa efetiva e eficiente! da forma que está nem NG nem F-16 poderiam estar operando a contento. 2 –… Read more »

Alexandre GRS

Prezados,

A julgar pela fonte (ministério do planejamento), podemos dar por findada a disputa FX-2. Já era esperado o anúncio oficial para o final do ano. Creio ser muito coerente a postura do atual governo em decidir ainda essa ano o processo e, sem entrar no mérito político da questão, ao menos o discurso está acompanhando a prática.
Que venham os RAFALES pois e que possamos fazer desses vetores um marco em nossa história aeronáutica.

Sds.

rodrigo ds

O que o jobin quer para a FAB é o seguinte: Vcs podem escolher qualquer vetor, desde que seja o Rafale. Se o Jobin mais Lula mais Dilma quer tanto o Rafale, porque essa porcaria de FX2, se era para ter Transferência de tecnologia que não seja americana, bastava fazer uma parceria estratégica da tecnologia e colocando em contrato com os franceses pagavam o que eles quisessem ou com os russos com seus SU e MIGs da vida, agora ficam com essa papagaiada fazendo o povo brasileiro e os fabricantes de trouxa e desmoralizando o país no exterior eeeehhh vamos… Read more »

Giordani RS

Farei como São Thomé. Só acredito vendo!

Antonio-SU

Olá, continuo sendo repetitivo, comprar caças do tipo Rafalle a um preço
de aquisição, manutenção e operação informado, nós brasileiros não temos condição financeira de suportar, é muito dinheiro, veja compramos e recebemos este ano tanques de guerra alemão de 3ª mão, não quero ser um estraga prazer, mas vivo num mundo real ou seja em reais, não estamos com esta bola toda.O sonho é livre o Blog trata de possibilidades, mostra otimos aviões mas que infelizmente não podem ser adquiridos pelo Brasil por total falta de recursos, devemos pensar e agir de acordo com nosso bolço.

Curvo

Caro Edcreek,

Me inclua fora desta, hahahahahahaha

Não votei nela e, aliás recomendei a tantos quanto pude o não votar nela !!!

Edcreek

Olá, Curvo

Fiz igual a vc, cumpanheiro!!!! heheheh

Abraços,

mario blaya

ZE disse:
8 de novembro de 2010 às 10:18

mas se você lembrar, a escolha já ocorreu, em setembro do ano passado! o detalhamento deve ter sido feito durante esse periodo todo!

ações na justiça não haverá, pois politica de defesa nacional e atribuição do governo federal, e ela não se encaixa nos padrões convencionais de licitações, onde o preço e fator determinante. portanto não haverá enxurrada de ações!

Humberto

Senhores, Quando o FX iniciou, o item transferencia de tecnologia não tinha um peso considerável como agora (gostaria de ser corrigido se estiver errado) e destes pesos iniciais foram selecionados os 3 caças. A partir de um determinado momento, a tal transferencia de tecnologia se tornou um pré-requisito (quase um mantra). Se houvesse um pingo de honestidade sobre a importancia da transferencia de tecnologia, não seria o caso de iniciar uma nova rodada de escolha de caças (vá lá o FX-3) no qual a transferencia tivesse DESDE o inicio o seu peso? Gosto de acreditar que outros caças poderiam entrar… Read more »

rodrigo ds

Off Topic: Parceria entre EUA e Índia será uma das que definirão o século, diz Obama.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/bbc/parceria+entre+eua+e+india+sera+uma+das+que+definirao+o+seculo+diz+obama/n1237821943168.html

proside

Não sei para que tanta discussão sobre o FX-2. O Rafale já esta escolhido faz tempo. Só falta ser anunciado oficialmente

ZE

mario blaya disse: 8 de novembro de 2010 às 10:32 Negativo, você não poderia estar mais ENGANADO ! Houve uma patuscada digna de um churrasco regado a cachaça ! Tanto é verdade que, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, teve que DESMENTIR, no dia seguinte, o seu chefe (no Poder Executivo, há hierarquia, e o chefe da tribo é o Lula). Foi algo inusitado e ridículo, mas como isso aqui é Brasil…. Meu caro, não se compra, nem se confecciona um contrato de Bilhões de Euros na SURDINA. A complexidade do contrato é tão grande que, para fazê-lo, há a… Read more »

Bruno

Pelo menos teremos um caça novo.Vamos torcer para que as verbas da FAB aumentem, e terão que aumentar substancialmente, pois o plano da Força é padronizar a aviação de caça em torno do escolhido.Imaginem o preço de manter 300 ( não custa sonhar) Rafales voando.Acredito que o MD e a FAB estão cientes disso.O avião é excelente e tem experiência em combate ao contrário do que alguns dizem.

Pelo menos o projeto não será cancelado.

ZE

“Bruno disse:
8 de novembro de 2010 às 10:48

Vamos torcer para que as verbas da FAB aumentem…”

Vamos, sim !

Eu até já comprei a minha vela.

Vou levá-la à igreja hoje !!!!

[ ]s

Sed

Independentemente da escolha , o governo vai aumentar sensivelmente o aporte de recursos para a FAB nos próximos anos.
Com o crescimento económico, o orçamento será melhor quando os aviões voam.

Curvo

Bruno,

Dá uma olhadela no site do FORTE, lá tem o orçamento para a Defesa no ano de 2011, é sentar e chorar !!!
Aliás, ali nem contemplado está a compra dos aviões, ou será que está ? Onde está Wally ????

Rafael

A se confirmar esta vergonha, ficará provado mais uma vez como o brasileiro é ” bonzinho”. Seremos bonzinhos com os franceses ajudando-os a não morrerem sózinhos com a baguette alada, e com toda a PTralhada envolvida na maracutaia e sua régia comissão. E ainda há quem acredite e defende a transferência de tecnologia!!!!!!! Não sei se rio ou choro, pois enquanto isso as eleições já foram e a conta só faz aumentar para cada um de nós pagantes de impostos, que ´so podemos assistir a esta bandalheira tôda. Prefiro mil vêzes os F-5 voando do jeito que fôr possivel ,… Read more »