Jobim diz que compra de aeronaves e reequipamento das Forças Armadas ficam para o próximo ano

152

Lourenço Canuto

Brasília – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje (14) que a aquisição de aeronaves e a decisão sobre medidas para reequipamento das Forças Armadas “vão ficar para quem assumir a Presidência da República” no próximo ano. Segundo ele, até o fim do ano, só serão anunciadas decisões sobre medidas “que já tenham sido negociadas e aprovadas”.

Ele argumentou que “não seria lógico decidir sobre coisas que só poderiam ser cumpridas pelo próximo presidente da República”. E, negou que “todo o governo” esteja envolvido com o processo eleitoral. “É falso pensar assim porque eu, por exemplo, não estou fazendo nenhuma campanha.”

Durante a abertura da 2ª Oficina de Trabalho Diagnóstico da Base Industrial da Defesa, o ministro lembrou que está tramitando no Congresso Nacional projeto de lei que muda o tratamento tributário e licitatório para produtos de defesa, uma vez que “são compras especiais e que por isso devem estimular o mercado interno e a produção nacional”.

Segundo ele, os uniformes do Exército são adquiridos na China porque lá é possível conseguir preços mais baixos, o que a legislação atual exige. Jobim defende mudanças na lei para que a produção brasileira possa ter o mesmo custo e ser aproveitada.

O ministro afirmou ainda que a indenização e a concessão de auxílio-educação a dependentes dos 18 soldados brasileiros que morreram durante a missão de paz no Haiti só deve ocorrer depois que o Congresso Nacional aprovar projeto de lei que cria crédito especial para essa finalidade. “Antes disso não há como fazer. A administração pública está sob a égide da lei e não pode agir pelo voluntarismo dos ministros ou do presidente da República”, afirmou.

FONTE: Agência Brasil / EDIÇÃO: Lílian Beraldo

Subscribe
Notify of
guest

152 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Uniformes de militares comprados da China são o cúmulo do absurdo em termos de compras do Governo. Isso tem que mudar já, agorinha mesmo.

Craveiro

Como diria Fiori Giglioti (narrador de futebol da rádio Bandeirantes): “o teeempo passa!”.

A-Bomb

Pelo visto deu o que muitos aqui ja desconfiavam 🙂
Ficou para o ano que vem (para o desespero dos Franceses).
Pelo visto vai vir só F5 de segunda mão e olhe lá.

Fábio Mayer

Vem aí o FX-3!!!!

luciano

como sempre o dinheiro publico e mal administrado e mal gasto , preferem gastar la fora do que ajudar a industria nacional, q ja fica a merce da grande carga tributaria. e uma vergonha isso.

luciano

Daqui a poko nem operar os equipamentos vamos conseguir, imagina o manual de instrucao tudo em chines, detalhe o vice-presidente e dono de uma empresa textil , que abriu fabrica na china , coincidencia ??

Alexandre Galante

Cadê os “insiders”? 🙂

Justin Case

Acho que já ouvi isso antes.

Foi no final de 2002, não foi?

Pior de tudo é que, daqui a oito anos, estaremos em período eleitoral de novo.

Vamos ter que planejar para resolver o assunto em seis anos (ou doze). 😥

Abraços,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Guilherme Poggio

Justin Case disse:

Acho que já ouvi isso antes.

Foi no final de 2002, não foi?

Justin, perfeito! O mesmo pensamento veio à minha cabeça.

Para quem tiver dúvidas ou esqueceu, segue o link

http://www.aereo.jor.br/2010/07/05/como-estava-o-programa-f-x-oito-anos-atras/

JoaoLK

Será essa a “pá de cal” no F-X2? Não sei se choro ou se dou risada…

Julio

Deixa eu ver se entendi….compras somente no próximo governo. Pois é, que o que é de interesse dos membros do Governo, faz tudo com urgencia, vejam o pre sal.
Quanto a compra de uniformes da China, o argumento de que a Lei exige o preço mais baixo é explicação de quem acha que somos burros. É assim que o Governo quer incentivar a industria militar.

rodrigo ds

Alexandre Galante disse:
14 de outubro de 2010 às 17:14

Pô Galante vc não perdoa os caras mesmo, heheheeh!!!!!! Achei que fosse o Vader ou Rodrigo ou o ZE que cantaria essa pedra, mas vc deu de Alonso e ultrapassou, heheheh!!!!! Pelo menos não será o NJ que vai intubar na FAB a jaca, essa fruta´está muito indigesta ultimamente, rsss….

Milan

Fico imaginando o que se passa na cabeça do comandante Saito. Foi feito de palhaço nessa história toda.
Um desrespeito com a força.

Marcos

Esse é o governo que temos !!!
Francamente…não espero mais nada !!
Só Deus sabe o que vai acontecer agora !!
Descaso e pouco pra issso !!
Tenho que admitir que somos um leão se dentes mesmo!!

Giordani RS

Não pretendia comentar mais sobre “efexis” mas é difícil…numa roda de amigos aqui no hangar, junto com alguns FABianos, ouvi: Que a FAB irá de NG e irá adquirir 18 gripens direto dos esquadrões suecos como caça tampão até a chegada do NG…resumindo, mais uma balela…pobre FAB…pobre gigante adormecido…ainda bem que tem F-5 dando sopa ali no chile… Vamos fazer uma conta temporal simples(viu Vader, simples…); Digamos que o “efexis do hell” seja realmente encerrado em 2011, com contrato assinado e tudo mais. Na melhor das hipóteses, as primeiras unidades começariam a ser entregues lá por 2014, bem no período… Read more »

Andre Luis

Se o Ministro diz que precisa comprar uniformes fabricados na China por serem mais baratos……
Cap Nascimento pra ministro da defesa…kkk

Vader

MWAHAHAHAHAHA!!! 🙂 Eu já sabia, AHAHAHAHAHAHAHA!!! 🙂 🙂 🙂 🙂 Tomem “insiders”!!! Chupem esta que a cana é doce e suave!!! Ahahahahaha… 🙂 Cadê o cidadão que se dizia “assessor do Min Def”????? Que até anteontem muito mal-educadamente trollava dizendo que a coisa toda “seria decidida após o segundo turno”???? Aparece agora aqui camarada! Dá as caras aqui agora caboclo! Venha até aqui agora se tem cojones, que é pra gente tirar uma ondinha contigo!!! 🙂 Ah não. Eu lavei a alma. Aliás, eu só lavo a alma com esses patéticos e ridículos trolls de internet. Vocês são dignos de… Read more »

Edcreek

Olá,

Blablablablabla…..

Blablablablablablabla………….

balbalblablablablablablablablablabalbalbl…………

Talvez merecemos só mesmo F-5 já que a FAB não cede o governo não cede e a população vota ainda na situação, então esta tudo certo……

Abraços,

Marcos

Não aguento mais essa ladainha!! Ficou provado que nós não temos cabeças capazes de pensar a longo prazo nem tão pouco a curto prazo! É Nessas horas que tenho vergonha de ser brasileiro!!

Max

Talvez os Chineses compartilhem o TOT para que um dia quem sabe possamos produzir Uniformes aqui mesmo no Brasil.

Vader

No tópico, bola cantada por muitos há mais de um ano. Na verdade, eu e alguns outros já começamos a dizer isso logo após o 7 de setembro de 2009. Naquela ocasião o Presidente da República “matou” o FX2 ao explicitar sua preferência sem que houvesse sequer sido entregue o relatório da Força. Se isso fosse adiante, e ninguém melhor do que o próprio NJ para saber disso, ia dar um chabú de repercuções quiçá internacionais, pra não falar na chuva de processos aqui dentro. Isso que dá um governo demagogo e mal assessorado querer fazer política com armamento. Deu… Read more »

Apollo2010BR

logo agora que eu começava a acreditar numa vitoria do NG até o fim do ano….. estou tristissimo, por mim, pela FAB e pelo BRASIL…..

Alguma chance de um dos concorrentes ser escolhido ano que vem , tipo o SH ou NG?? espero que sim. Se for Tampão, os MIRAGES 2000-9 estao em alta eu crio….
abraços e pesames à nós todos

Sagran Carvalho

FX2 é morto…. Já tinha mencionado aqui…. Talvez em 2033 compremos os F5 chilenos para o FX3, isto se não for ano eleitoral. Brincam com a inteligência do povo!!! E isto porque o “Grande Líder” tem aprovação de quase 80% da população. E esta história de aguardar o próximo ocupante da casa é papo pra boi dormir!!! Cara que saco esse “efexis”….como dizem por aí…. Fico preocupado com os FABianos que vão ter que continuar voando sucata por muitos anos ainda. Agora começa a novela novamente….FX3 …RFI…Short List…Bafo….Bafo do Bafo……processo de escolha acelerado po motivos obvios ( sem avião pra… Read more »

Nick

E assim termina a novela FX-2 : A VINGANÇA DOS FRANCESES. Final azedo e amargo demais, especialmente para os franceses. Para a FAB, aguardemos 2011.

Próxima novela : FX-3 O RETORNO DA FAB.

[]’s

Sopa

Se avião desse voto,o GTA tava eleito !

Agora fala falando serio, já era os “efexis” se a dupla Lula e NJ não comprou ninguém mais compra, Ela que não gosta de milico ?! Ele que acha que os EUA são nossos protetores ??

Tá feia a coisa !!!

Dinho

Resultados possíveis para o FX-2:

Mirage 2000-9 dos EAU;

F-5 da Jordania ou Chile ?

Quem aposta no que?

Dinho

E no final deu empate: todos perderam!

Sagran Carvalho

Mirage 2000-9 pra o GDA em 2050 com tampax;
F5 Chileno para restante da força em 2030….FX3….
Cara…to bravo….agora como todos males, este tem um lado positivo….a Jaca morreu….joguem a pa de cal….e o ultimo a sair que apague as luzes!!!!

FelipeTP

Parece que o responsável da Lookhead Martin estava certo e ninguém levou muito a sério.

Edu Nicácio

“E no final deu empate: todos perderam!”

Lamentável: perde a FAB e perde o país com o adiamento desta decisão.

Oh, senhor, dai-me paciência, porque se me der um porrete…

Edu Nicácio

Dinho:
“Quem aposta no que?”

Definitivamente, o Brasil não é um país sério. Seremos (mais) motivo de chacota lá fora…

Lamentável Sr. Jobim! Lamentável Sr. Lula! Estamos precisando de caças novos para ONTEM e vocês brincando com a nossa soberania. São uns fanfarrões…

José Luis

Com essa decisão, temo que a FAB tenha perdido a chance de operar um caça de alta tecnologia qualquer que fosse o vencedor, pois caso realmente fique para o próximo Presidente a escolha do novo caça, o mesmo só será entregue daqui a 5 (cinco) anos, quando as forças mais modernas estarão operando uavs ultra modernos que se comunicarão e combaterão como um esquadrão, sem os temores e falhas humanas, e aí os caças pilotados sendo modernos ou não, serão uma força de segunda linha, triste decisão, decisão de um País que pretende ser grande, mas dirigido por Líderes pequenos.

Flick

Já disse várias vezes e vou repetir pela última:

Enquanto a porca não torcer o rabo pro nosso lado e essa torção virar um nó cego, não deixaremos de ter a síndrome do cão raivoso porém banguela.

Ficam aos quatro ventos falando de pré-sal, quarta frota, amazônia azul e da própria amazônia como forma de instigar a patriotismo e justificar a END, pra que?!
Não conseguimos definir uma “licitação” de 36 míseros caças…

Acho que não conseguiram chegar a um acordo quanto ao comissionamento do pessoal envolvido.

Paulo

Claro que vai deixar pro ano que vem, o molusco e a sua afilhada vão ter maioria no congresso, vão escolher o Rafale e não vão precisar dar explicações.

Fabio

Pede pra sair NJ!!!!

Pede pra sair Fanfarrão.

Crusader

Desanimei… Não que eu tinha esperança que ia ser esse ano, mas isso desanima…

Apollo2010BR

“Desanimei… Não que eu tinha esperança que ia ser esse ano, mas isso desanima…”

somos dois então!

rodrigo ds

O Sr NJ disse para a FAB: É a jaca ou nada, antão é nada Sr. Ministro, melhor ficar no zero que no vermelho.

Diego Luiz

Vou torcer para a Marinha que não tem esses aversos politicos feito a FAB, porque pelo amor de DEUS isso é uma palhaçada com a segurança nacional e com o povo brasileiro.

Guilherme Poggio

Diego Luiz disse:

Vou torcer para a Marinha que não tem esses aversos politicos feito a FAB

Torcer?

Diego Luiz, não se trata de uma partida de futebol, mas da melhor escolha para o país.

Abraços

Rodrigo

Repetindo o Galante… Cadê os insiders ? Infelizmente taí… O NJ conseguiu o que queria.. Há meses eu falo: Para este Governo é Rafale ou nada, então iremos de nada…. Os governistas e comissionados do MD falavam… “Isto é coisa de au au..” “Os cães ladram e a caravana passa..” Já era… Será que todos vão sumir e mudar de nicks ? O tampão vem aí 😉 Há males que vem para o bem… Se tudo der certo teremos um FX3 que nos leve a 5ªG e a FAB continuará investindo alto nos UAV/ UCAV. Graças a Deus, um FX3… Read more »

A7X

Dia triste para a FAB.

infelizmente o Brasil ainda está longe de ser um país sério. É isso que acontece quando um ministro metido a especialista e um presidente fanfarrão põem seus dedos pobres num processo de aquisição de caças.

Agora é aguardar a chegada de um tampão obsoleto e, no caso de ser o mirage 2000-9, caro também.

Abs.

Fabio

Será que isto teria algo à ver caso o Sr Viana venha a ser o próximo ministro da Defesa?

pois se for, Typhon no FX-3

Tomara que pelo menos T-3

Rodrigo

Edcreek disse:
14 de outubro de 2010 às 17:39

A força fez o trabalho dela.

O problema é que foi bem feito demais para alguns 😉

Almeida

FHC, dois mandatos empurrando o FX.

Lula, dois mandatos empurrando o FX-2.

Seria cômico se não fosse trágico!

Thomas

Otima noticia, agora a FAB vai conseguir o que ela quer : se re equipar com O Gripen !!!

Rodrigo

A7X disse:
14 de outubro de 2010 às 18:39

É triste, mas dos males o menor…

Deixa o Jobim sair que mais coisas vão vazar e vocês vão entender como pegar o Rafale é um péssimo negócio.

Almeida

Mais uma vez os vencedores foram os russos, que não gastaram dinheiro com propinas e publicidade…

Mestre

Foi, foi, foi, foi eeeele…

Brasil, sil sil sil…

rsrsrs

Klevston kstonboner

Eu não sei se este jobim é um _______ ou ________, acho que é o mixto dos dois, há quando tempo estes incompetentes estão fazendo este FX2? Se eu fosse dirigente das empresas que estão na licitação, processaria o governo. isso foi a maior brincadeira que eu já vi, foi falta de respeito com diversas empresas.Agora daqui a um tempo iremos falar do FX 3 a novela continua…Quem viver verá.

COMENTÁRIO EDITADO

thiago

boa noticia pelo menos o pelo andar das coisas o gorverno nao vai fechar com o Rafale!!!
porque seria o maior desastre para a FAB e o Brasil….
quando o governo finalmente adquirir as aeronaves a Dassut vai ta quebrada!!!
sorte do povo Brasileiro,todos sabem que o Griper vai ter muito mais mercado poder ser até o mig 21 do seculo XXI
tomara que seja fabricado aki!!!

Rodrigo

Vader disse:
14 de outubro de 2010 às 17:38

Estava dando um passeio pelos fóruns oficiosos do MD e para eles é tudo cascata e o processo continua 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀