Voa primeiro treinador montado na Colômbia

23

O primeiro avião de treinamento básicoLancair Synergy da Força Aérea da Colômbia (FAC) realizou o seu voo inaugural no último dia 29 de setembro em Madri (Colômbia). A aeronave foi comandada pelo piloto de testes da Lancair, Pete Zaccagnino. A companhia informou que o avião se saiu bem e atingiu as expectativas.

O Synergy é uma aeronave desenvolvida a partir do monomotor civil Lancair Legacy, mas possui uma asa 20% maior e uma deriva redesenhada. O trem de pouso é fixo e cabina para dois ocupantes possui assentos lado a lado. O motor é um Lycoming IO-390 de 210 HP.

O exemplar que voou no dia 29 foi montado nas oficias da companhia estatal CIAC a partir de um kit proveniente dos EUA. Outros dois Synergy serão montados na Colômbia ainda este ano. A encomenda total é de 25 exemplares, que serão entregues até o fim de 2011.

O Synergy substituirá os atuais Cessna T-41D Mescaleros na função de treinamento básico para os pilotos da Força Aérea da Colômbia.

FONTE/FOTO: Flight Global

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Colt

É Radio Control ? huahauauahua

Luis Alerto

Seria um excelente substituto do T-25 na Academia da Forca Aerea.

marcos silva

feio ,sou mais o super tucano !!! rsrs.

Carlito

A foto é estranha mesmo. Parece um modelo em escala…

JZG_Pedro

poxa, levinho e com 210hp… deve voar eh mt bem

Joker

Sei que vão me crucifixar, ms tbm eh um chutometro/achometro/futurologia…

Eu vejo como uma forma do Brasil trocar os T25, investir no KC-390 e ainda evitar uma futura concorrencia de uma industria “aeroespacial” na AS.

Viajei, ms naum deixou de passar pela cabeça…

raul

prefiro o super tucano

Sérgio Araújo

Putz!
Acho que eles pintaram um monomotor Cesna e estão dizendo que fabricaram. rss

Ricardo_Mga

Qual será o custo da hora voada dele?

paulomaffi

será que ele tem algo a ver com o grupo brasileiro synergy dono da Avianca, e de grande influência no mercado colombiano?

alexander

Só 210hp?

Bluejacket

Já temos um subtituto nacional para o T-25, segue o link:

http://www.novaercraft.com.br/

Dados técnicos:

http://www.novaercraft.com.br/novaer_txc2.html

Baschera

Pessoal,

Favor comparar o projeto colombiano com um T-25 Universal e não com um Tucano, nunca com um Super Tucano….. são vetores completamente diferentes, embora todos voem…. rssss.

Mas, não gostei deste aí, aparentemente, prefiro o projeto argentino….

Este nacional, o TX-C Pilgrin, tem mais porte e mereceria uma chance.

Sds.

Ozawa

off topic Cadete morre em queda de planador da FAB em Pirassununga, SP Plantão | Publicada em 09/10/2010 às 15h39m EPTV SÃO PAULO – Um cadete da Academia da Força Aérea (AFA) morreu e outro está desaparecido após um acidente com um planador na manhã deste sábado em Pirassununga, 210 km da capital paulista. Segundo nota oficial da Aeronáutica, o acidente com o Planador do tipo TZ-23 Super Blanik, da FAB (Força Aérea Brasileira), aconteceu durante uma missão de treinamento realizada na área de instrução do Clube de Voo-a-Vela da AFA. O cadete-aviador Felipe Vieira Cristino dos Santos morreu no… Read more »

Baschera

O projeto argentino que mencionei, no link abaixo.

Trata-se do IA-73, projeto da FAdeA, cujo protótipo deve ficar pronto em 2013.

https://2.bp.blogspot.com/_kdcsVoFMTKM/TH2T2Ze1UJI/AAAAAAAAcaY/4xX1ivd9ieM/s400/IA73Bis.jpg

Sds.

Raptor

O GF está esquecendo da aviação geral ao apenas focar na militar e comercial…

Por exemplo, a indústria de aviônicos, só se desenvolve se houver uma ampla base de mercado, onde a aviação geral é elemento fundamental para a cadeia de fornecedores de componentes aeronáuticos.

O aviônico que equipa um jato militar ou um grande avião militar, muitas vezes é o mesmo utilizado nestas pequenas aeronaves (as novas como o da reportagem, estão utilizando cada vez mais, o conceito de glass cockipt).

Abs.

celso

Baschera, bem lembrado qto ao TX-C Pilgrin que alias esta sendo considerado pela FAB segundo foi noticiado (ja li a respeito e tbm sua avaliaçao em voo atraves de uma revista especializada) Alem disso e um projeto nacional e merece todo o apoio governamental. Qto ao destaque dado acima ao Lancayr montado pelos hermanos da Colombia, nada de mais, afinal so por aqui em nosso pais existem seguramente mais de 12 empresas especializadas em montagem de Kits de ultraleves e inumeras opçoes. Nem vou falar dos apaixonados que os montam em sua hora de laser nos fundos de suas casas… Read more »

Arturt Paulo

Bom apesar de ser fora do topico não seria itneressante a avaliação de alguns Pampas IA63 versão IA63BR para substituir nem que fosse umas duas dezenas de Xavantes e Impalas ainda operados pelo Brasil. Pois seria necessário uma plataforma à jato no treino dos aviadores da FAB e da MB. Poder contar com uma só doutrina e com aeronaves Pilgrin, T27, T29, IA 63 seria bem interessante nesse desenvolvimento das habiliadades dos caçadores, claro e posteriormente com as referidas versões biplaces da cada vetor (A1, F5 e M2000 e o novo FX2) ou seja lá em qual FX que o… Read more »

Mauricio R.

Já estou vendo a encrenca…
As contrapartidas dos nossos parceiros, ao KC-390.
A Colômbia c/ o treinador básico Synergy.
O problema é que os argentinos tb estão desenvolvendo um novo treinador básico.
Os tchecos tem um monte de ALCA encostados, e a FAB a carência por um treinador avançado c/ desempenho superior ao do ST.
O problema é que os argentinos tem uma nova versão do Pampa.
Bem, ainda bem que Portugal não tem nada p/ nos empurrar.

Mauricio R.

“Bem, ainda bem que Portugal não tem nada p/ nos empurrar.”

Vecchiaia bruta!!! Porca miséria, eu esqueci daquele Navio-Patrulha lá deles, classe NPO 2000 “Viana do Castelo”!!!

celso

Mauricio R,

Bem lembrado o assunto do toma la , da ca kkkkkkkkkkkkkkk ta cheirando mutreta la na frente…kkkkkkkkkk e qto ao Np de Portugal……kkkkkkkkkk impagavel……eita humor meu…..ja valeu minha leitura aqui no domingo kkkkkkkkk

Sds

Mauricio R.

Celso,

Bom fim de domingo, então!!!

Joker

Mauricio R. disse:
10 de outubro de 2010 às 18:40

Apesar de normalmente não concordar contigo, vc foi no amago do que eu tentei falar anteriormente, mas não o fiz por pura incompetencia de parar e organizar as ideias…