Guiada tanto por GPS quanto por laser, a bomba já havia sido utilizada no Iraque em 2008

A USAF (Força Aérea dos EUA) informou na última segunda-feira, 4 de outubro, que foi realizado o primeiro lançamento em combate de uma bomba guiada GBU-54, no Afeganistão. O emprego da arma foi realizado recentemente pelo 510º Esquadrão de Caça, segundo o informe.

A GBU-54 é a nova bomba guiada de 500 libras da USAF, equipada com um sistema especial de guiagem que combina GPS e laser para engajar e destruir alvos estacionários e em movimento, conforme a necessidade.

Antes, os aviões de combate da USAF estavam usando uma combinação de duas diferentes armas, segundo um capitão do  510º. Uma era a GBU-38, de 500 libras, guiada por GPS. Outra era a GBU-12, também de 500 libras, guiada por laser. A  GBU-54 combina as vantagens das duas em uma única arma, e já havia sido identificada como uma necessidade operacional urgente no início de 2007.

Segundo o informe da USAF, o ciclo de desenvolvimento e testes da GBU-54 foi completado em menos de 17 meses, sendo empregada pela primeira vez no Iraque em 2008.

FONTE / FOTOS: USAF (Força Aérea dos EUA)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

que arma mais esquisita, parece um focinho de cachorro…hehehe…claro que armamento nenhum precisa ser bonito, mas as AASM são bem mais elegantes!

caipira

Achei interessante o curto tempo para desenvolver e entrar em operação…

Bruno Rocha

O caça totalmente aerodinâmico. Claro, fora a parte dos cabides não aerodinâmicos com os rebites, parafusos e outras peças saindo para fora.
Isso me faz lembrar da mania russa de colocar “torpedos” debaixo das asas.

Bruno Rocha

Não levem a sério o que eu disse. Só estava brincando.

Francisco AMX

Rusticidade neste cabide! muito bacana! ah saudade….

Bosco

Minha dúvida é, tirando provavelmente a padronização, qual a vantagem em se usar uma JDAM guiada por laser em relação às bombas da série Paveway dotadas também de recursos como guia inercial e GPS, como por exemplo as ELGB, Enhanced Paveway, Paveway IV, etc????