Decisão sobre programa F-X2 será tomada em conjunto com o presidente eleito

24

Ricardo Bonalume Neto

A decisão sobre a compra do futuro avião de caça da Força Aérea Brasileira, o projeto FX-2, vai ser tomada conjuntamente entre o presidente Lula e seu sucessor, declarou ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante seminário na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). É a segunda vez que um presidente em exercício evita tomar a decisão sobre a compra dos aviões e a deixa para o sucessor. A decisão sobre o programa FX original, que poderia ter sido do então presidente Fernando Henrique Cardoso, também foi deixada para o sucessor. Que agora também adia a decisão.

“Essa chorumela ainda não resolvida”, nas palavras de Jobim, poderá ter uma decisão em novembro. Jobim comentou que o “lobby” para venda dos caças está intenso. Os caças concorrentes são o sueco Gripen NG, o francês Rafale e o americano F/A-18 Super Hornet.

“Não vamos comprar um avião”, diz o ministro, e sim criar uma “capacitação nacional”. Segundo Jobim, desde 2008 o critério mais importante para a aquisição dos caças não é meramente técnico -qual avião a FAB consideraria mais adequado a suas necessidades operacionais-, mas envolve outras questões complexas -além da transferência de tecnologia, há os “offsets”, compensações e investimentos pela empresa vencedora em outros setores da economia.

Ele disse também que o Brasil quer garantias não só da empresa fabricante mas também do governo do seu país de que essa transferência será devidamente feita.

O brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, estima que a primeira aeronave do programa chegue à FAB em 2016.

Jobim afirmou que a estratégia de defesa brasileira tem três prioridades: em primeiro lugar, o monitoramento e controle do território do país e do seu mar territorial; em segundo lugar, a mobilidade das forças para atingirem rapidamente áreas com problemas de segurança; e, em terceiro lugar, a presença física de unidades das três forças nas diversas regiões do país, com destaque para a hoje pouco defendida Amazônia.

Entre os programas de reaparelhamento que facilitariam esse “desdobramento” de forças, ele citou o avião de transporte KC-390, projeto da Embraer; a compra de novos helicópteros de transporte; e o desenvolvimento um novo veículo 6×6, chamado VBTP-MR Guarani (Viatura Blindada Transporte de Pessoal Média sobre Rodas), para substituir dois veículos produzidos pela antiga Engesa, os hoje obsoletos EE-11 Urutu e o EE-9 Cascavel.

Questionado pela Folha se ele cogitaria ficar no ministério em um novo governo, do PT ou do PSDB (já que foi ministro da Justiça de FHC), Jobim brincou: “Telefone pra minha mulher”. “Quem deve teme”, arrematou, em meio a risadas da plateia de empresários e militares.

FONTE: Folha de São Paulo, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
pimenta

Qual seria a tendência da escolha do caça, caso a oposição ganhe?

caipira

Revoltante é ver esse especialista pagando de sabe-tudo.

O cara __________ no relatório da FAB..

Posso estar errado, mas a impressão que me passa é que o NJ é um total despreparado que caiu de paraquedas nesse ministério.Um fanfarrão que usa termos técnicos que acabou de aprender para parecer um especialista nas coletivas .
Pelamor….revoltante…

COMENTÁRIO EDITADO

Marcos

Esse é o Cara;

A ser esquecido, toda vez que se for tomar uma desição lembrar dele (Pois este só fez Cagad….).
Resumindo, Um Jurista no lugar de um militar, o que eles queriam (Molusco e Companhia)???????
Só poderia dar nisto (Merd…)

Sds

Fabio ASC

A oposição disse que vai respeitar a decisão da FAB.

A seguir… cenas do proximo capítulo.

ANTONIO DALMEIDA

Alguem por acaso tem o telefone da mulher do Jobim? Acho que vale um lobby junto a ela para que ele fique em casa tomando cha com bolachas naquela cadeira de balanço assistindo o National
Geographics ou Discovery Channel.

Rafael (RS)

Se a oposição realmente disse que vai respeitar a decisão da FAB, então o Gripen já está escolhido…..

Vader

Muito mais interessante de nossa perspectiva acho que é a reportagem do Globo: “Sucessor de Lula escolherá novos caças da FAB: SÃO PAULO. A escolha do caça que irá reaparelhar as Forças Armadas, um negócio estimado entre US$ 2 bilhões e US$ 4 bilhões, ficou para novembro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende se reunir com o presidente eleito para escolher entre os três finalistas da concorrência internacional FX-2. Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) não manifestaram suas preferências durante a campanha eleitoral, mas o governo já indicou preferência “estratégica” pelo francês Rafale (Dassault) e a… Read more »

Vader

Caramba, de novo caiu na caixa de spam meu comentário. Muito mais interessante, segue o link: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/10/06/sucessor-de-lula-escolhera-novos-cacas-da-fab-922725875.asp Sds. PS: esse Jobim é um fanfarrão… COMENTÁRIO LIBERADO, MAS COM A SEGUINTE OBSERVAÇÃO A TODOS: O ANTISPAM ESTÁ COM GRANDE APETITE PARA BLOQUEAR COMENTÁRIOS / COLAGENS DE NOTÍCIAS CONTENDO PALAVRAS COMO ELEIÇÃO, PARTIDOS ETC, NESSE PERÍODO ELEITORAL QUE AINDA TEM QUASE UM MÊS PARA TERMINAR. ASSIM, SOLICITAMOS A TODOS QUE EVITEM LEVAR A DISCUSSÃO SOBRE ESSE TIPO DE NOTÍCIA (DAS QUAIS ESTAMOS FAZENDO CLIPPING E QUE, FREQUENTEMENTE, OS LEITORES COLOCAM LINKS) PARA A PROPAGANDA POLÍTICA-PARTIDÁRIA, POIS QUEREMOS QUE ESSE ESPAÇO FIQUE LIVRE… Read more »

curvo

O Joban quer o modelo de contrato dos Subs para o FX 2 ??????????????
Nããããããããããããããããããããããããããããããããããããoooooooooooooo
ooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

curvo

Oh my God !!!!

cp gaspar netto

se ___________escolhida presidente..vocês não precisão nem adivinhar qual vai ser o caça da fab né. hahahahaha FRA.

EDITADO: COMENTÁRIO POLÍTICO-PARTIDÁRIO

Rodrigo Avelar

O 1° só chegará em 2016? tava na cara que este FX2 ia ficar pro proximo Governo….
pra falar a verdade é até bom pro nosso País pois este FX2 já virou palhaçada e todo mundo sabe que o escolhido não será o melhor para o nosso País e sim para favorecer certas pessoas…
abs…

RtadeuR

Seguindo um rastro :

Lula e suas origens na indústria metalúrgica
Fidelidade sindical .
SBcampo
Scânia(SAAB).
FIESP e sua preferência.
As Indústrias e a campanha presidencial.

Tomcat

Pessoal,

infelizmente essa notícia é “mais do mesmo”…

[ ]’ s

Daniel Rosa

NOVELA VENEZUELANA DE PÉSSIMA QUALIDADE!
Quando ela acabar e começar o papo de gente grande me avisem por favor….

@wagner

Bom, veja o lado bom, nossos Mirage 2000 constarão como um simbolo de nostalgia mundial ! ” os anos 80″ , eita maravilha !! tears for Fears, RPM…Sarney ! Muro de Berlim caindo… reagan !
decada inesquecivel…

CAL

“Ele disse também que o Brasil quer garantias não só da empresa fabricante mas também do governo do seu país de que essa transferência será devidamente feita.”. Pelo argumento que ele está usando, acho que já escolheu o rafale, pois sempre defendeu que Sarkosi era o único que dava total apoio e garantias para a tal da transferência de tecnologia. Eu como defensor do NG como sendo o melhor para o país fico desapontado com esse argumento, pois todos sabemos que o Rafale trará menos benefícios ao Brasil, já que é um avião com problemas e que será fabricado na… Read more »

marcos adriano

é brincadeira não sei por que demora tanto!!!!! se precisamos dos rafale!!!! adquire a330 mrtts para abastecimento e transporte de longo alcance!!!bah pensei que defesa seria levada á serio!!!que colocaram no nivel politico!!!!defesa é questão de estado tem que ser planejada no longo prazo com sua respectiva manutencão e investimentos.tem que ser preservado orçamentos das forças armadas de qualquer corte!!!!

Rodrigo

Pois é Cal, se o nosso amado MD, não fosse tão cabeça dura e com idéia fixa, parecendo mais um forista que um ministro de Estado, certamente já teríamos um avião decidido ha tempos.

Diga-se de passagem eu no lugar dele não me preocuparia com short-list, analisaria ponto a ponto todas as propostas recebidas.

Mas ele encasquetou com o Rafale, o seu orgulho não o deixa ver qualquer alternativa que não venha da França…

O resultado está aí…

Vader

Rodrigo disse:
7 de outubro de 2010 às 13:17

“Orgulho”? Ou seria alguma coisa mais “achampanhada”? 🙂

Leandro

@wagner disse:
7 de outubro de 2010 às 12:21

Boa Wagner…rssss

Bom acho que o governo que for eleito vai optar pelo NG mesmo, não resta a menor dúvida, nenhum dos dois vai querer logo no início de mandato ter que explicar essa bananosa do governo anterior. Aliás a explicação fica até melhor, a FAB disse que era esse, vai esse!!!!
Mas não seria interessante esperar a escolha da Índia?

Cláudio

Esse FX-2 está começando a lembrar o programa do Caça AMX. A FAB arruma uma parceria que segundo ela é excelente para a EMBRAER e para o futuro desenvolvimento da aviação nacional, e depois adquire algumas aéronaves (é lógico o Gripen NG) inclusive na Versão Naval, posteriormente chega-se a conclusão que é necessário um Caça Furtivo aos radares, e volta-se a amarrar-se os EUA com a aquisição de F-35 ou outro qualquer que seja furtivo aos radares. Analisando o desenrrolar dos fatos, nota-se que o “patinho feio” está mais vivo do que nunca nessa nossa “maluca-moléca” Concorrência. (Diga-se de passagem,… Read more »

Roy Focker

O que mais me “revolta” nessa novela do FX-2 é a falta de um comprometimento com a divulgação de informações corretas, o Jobin e o Lula empurraram com a barriga todo esse tempo dando notícias pela metade e falças esperanças. Sabemos que isso faz parte do jogo político e considerando também o alto valor financeiro do projeto faz parte do jogo barganhar com todo interessados no programa para conseguir pagar menos por mais qualidade. No entanto porque não se disse desde o início que seriam discutidas todas as propostas, mas que a descisão ficaria para o próximo presidente, assim esse… Read more »

Aurio A. Terloni

minha opinião do que vai acontecer:
1 – o FX2 sera cancelado pelo proximo governo.
2 – A SAAB vai montar a fabrica de caças no Brasil, no ABC paulisa e forncerá os caças a Força Aérea.