Aeronave da Embraer acidentada na China: qualificação do piloto é alvo de investigações

16

O governo chinês está checando as qualificações de todos os seus pilotos de aviões comerciais depois que foram divulgadas informações de que mais de 200 deles teriam mentido sobre sua experiência nos currículos.

Pelo menos metade destes profissionais trabalhavam para a Shenzhen Airlines, companhia que controla a Henan Airlines, empresa envolvida em um acidente aéreo que matou 42 pessoas e feriu outras 54 na Província de Heilongjiang (nordeste do país) em 24 de agosto.

A qualificação do piloto é um dos pontos centrais da investigação sobre o acidente com o jato fabricado pela empresa brasileira Embraer, que ocorreu depois que o comandante errou a pista no momento do pouso.

Segundo uma apuração realizada no ano passado pela Administração de Aviação Civil da China (CAAC, sigla em inglês), os pilotos investigados não só falsificaram dados como também exageraram fatos sobre seus históricos de voo.

Alguns dos envolvidos eram ex-integrantes da Força Aérea que foram contratados por empresas aéreas comerciais. Depois de descobertos, os pilotos foram proibidos de voar e tiveram de passar por novos testes.

Mercado

A nova investigação do governo chinês vai apurar se outros profissionais também mentiram em seus currículos, como instrutores de voo, controladores de tráfego e equipes de manutenção.

A aviação civil chinesa é uma das que mais crescem no mundo, gerando uma grande demanda por profissionais experientes.

Um levantamento da CAAC mostra que, em 2006, o país tinha 11 mil pilotos comerciais.

FONTE: BBC Brasil

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Putz….. o currículo deles é menor que a altura de um chinês médio.

Sds.

jugger

Alguém aí leu “Armadilha Aérea”, do Michael Crichton? É exatamente sobre este problema de qualificação de pilotos chineses… e já tem uns dez anos o livro..

juggerbr

Alguém aí leu “Armadilha Aérea”, do Michael Crichton? É exatamente sobre este problema de qualificação de pilotos chineses… e já tem uns dez anos o livro..

RenanZ

Eita nóis…

Agora imaginem que, se aprovada as alterações no CBA, destes tipos de pilotos podem vir a trabalhar em nossas empresas aéreas !!!

Pedro

É claro que é culpa da mãe de obra “deles” desqualificada com nossos aviões, está tudo para lá de cima!

[…] Read this article: Aeronave da Embraer acidentada na China: qualificação do piloto é alvo de investigações […]

Cláudio

Bom !!!

Imperícia, período noturno, neblina, juntamente com outras condições adversas.

Quando caíram os Aviões da TAM e da GOL, no Brasil, aprendemos que a queda de um Avião de excelente qualidade é causada por um conjunto de fatores.

Trazendo a queda do Avião da EMBRAER, na China, para o exemplo, creio que o “conjunto de fatores” já está ficando bastante claro. Foi erro 100% humano.

Abraços….

Rodrigo

Baschera, o avião mais voado do Brasil é o PT-BIC. Piloto que infla CIV está cheio aqui no Brasil também! É grande a possibilidade deste tipo de piloto começar a aterrissar por aqui, pois já foi aprovada no Congresso Nacional a abertura do mercado nacional para pilotos estrangeiros, por um tempo bem maior. As companhias querem muitos pilotos e querem pagar menos. Vai ser natural que estes pilotos chineses, africanos e outros do Sudeste da Ásia comecem a aparecer por aqui. Nada contra as nacionalidades e sim contra os pilotos mal-formados. Também existem bons comandantes por lá, mas quem é… Read more »

Resc

Salsificação até na qualificação?

Rodrigo

Tem de tudo.

Se for falar na real o tanto que rola, não vai demorar uma semana para eu ser chamado a dar “explicações”.

É muito triste isto e como bem disse o oficial da FAB, nem todos tem o comprometimento necessário.

PPA e PPH é a grande maioria de playboyzada que querem um brevê para exibir na balada.

J.Berto

Mais um produto pirata… e chinês pra variar!

defourt

Rodrigo disse: 8 de setembro de 2010 às 12:23 PPA e PPH é a grande maioria de playboyzada que querem um brevê para exibir na balada…” …Tem de tudo…” E o OSCAR goes to: TOP GUN! E um profeta certa vez disse: Quando nascemos fomos programados A receber o que vocês Nos empurraram com os enlatados Dos U.S.A., de nove as seis. Desde pequenos nós comemos lixo Comercial e industrial Mas agora chegou nossa vez Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês Somos os filhos da revolução Somos burgueses sem religião Somos o futuro da nação Geração… Read more »

jakson almeida

Pirata eu ja conhecia mas piloto pirata e a primeira vez.

celso

Tenho um gde amigo hoje em um pais da Africa e q viveu por cerca de 6 anos na China continental. O q ele sempre me fala e q a maior agonia dele era ter q viajar dentro do pais com avioes Russos e pilotos chineses e isso sem falar das pistas de pouso (aeroportos eram poucos mesmo pro pais). Ate hoje ele tem causos pra contar dos sustos que viveu e outras diarreias hehhehehehehheh. Ja escrevi aqui q pilotos chineses com raras excessoes nao sao suficientemente treinados na tecnologia ocidentais e nao respeitam regras civis de aviaçao. Existem inumeros… Read more »

Calheiros

Gente essa é do peru, ate os pilotas dos caras são falsificados emaginem os diplomas qui´sar ate os breves. Ainda tem gente que aprovaria que comprassemos os seus caças, ja pensaram que tragédia.

Nick

Até os pilotos Made in China são falsificados??? Que dureza…

[]’s