Fontes ouvidas por T&D comentaram que, até o final do ano, é bem provável que a Força Aérea Brasileira (FAB) adquira dois reabastecedores aéreos novos. O que ainda não estaria definido seria o modelo: o Boeing 767 ou o A330.

Por outro lado, essas mesmas fontes informaram que vem aumentando dentro do circulo do governo federal a “simpatia” pelo Gripen dentro do processo de escolha do caça do F-X2, inclusive por motivos políticos, reflexos de posições contrárias ao Brasil em recentes decisões internacionais envolvendo o Irã. É aguardar mais um pouco para se conferir…

FONTE: Tecnologia & Defesa

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Mauricio R.

Oba tomara que dê 767, a Colombia está convertendo um c/ a Bedek divisão da IAI, pois tem empresa brasileira que é certificada na engenharia dessa aeronave.
Ao contrário do A-330, que teria que ser modificado na Espanha.
Como aliás acontece c/ as atrasadas aeronaves de Austrália e Inglaterra, além das células da Arábia Saudita e UAE.

vassili

Bom,

Precisamos mesmo trocar os Boeing 707/KC-137. Estão pra lá de surrados, merecendo uma boa siderúrgica para serem “descansados”.

abraços.

Luiz Eduardo

Interessante

Já tinha lido algo (até num blog gringo) sobre o Lula estar indignado e sentindo-se traído por Sarkosy e Obama no episódio Irã… E que as seguidas postergações para definição do processo era senão um tipo de vingança dele em relação aos dois (EUA e França)…
E que isso invariavelmente poderia ajudar o caça sueco…

Vai saber…

Sds.

th98

2 pontos
1°Não da para esperar até o made in Embraer???
2°Se esta mudança no governo for verdade, muita gente vai enfartar aqui no blog, uns de alegria outros de desgosto…

Luiz Eduardo

Boeing 767?! Pode esquecer: é americano!

Possivelmente será o A330…

Sds.

Vader

Será que depois de tanto trolóló e nhém-nhém-nhém pro-Rafale o gf finalmente resolve se dobrar à decisão tecnicamente fundamentada de quem realmente entende de aeronaves (FAB)?

Quem viver verá… Mas uma coisa é certa: se fosse a JACA francesa a escolhida Jobim já teria anunciado…

Mauricio R.

“1°Não da para esperar até o made in Embraer???”

A FAB não tem sequer obrigação, as necessidades da força não passam exclusivamente pelas linhas de produtos desta empresa.
O duro vai ser impedir a ingerência do PT e do MD.

CosmeBR

Não dá pra esperar a EMBRAER. Ela vê as necessidades da Fab e vira a cara. Que venham os A-330!

Brasil Acima de Tudo!!! Parabéns Brasil!!!!!!

Jacubão

Só não gostei da quantidade 🙁 , mas eu prefiro o 767.

Vader

A Embraer é uma empresa privada. Não cabe a ela ficar fazendo caridade com o gf. Ao contrário, cabe ao governo ajudar a indústria nacional, comprometendo-se a comprar o que ela produz, pelo preço justo, conforme a necessidade bem avaliada da FAB. Nada mais, nada menos.

Cesar

Também prefiro o 767, pois acredito que seja a aeronave de maior quantidade no mundo a fora (maior número de peças, mais barato). Agora, escolher o A330 para ter outro parto como os Orio P-3 que não foram entrgues ainda, podem esquecer…

Quanto ao FX-2, estou achando que Deus é brasileiro e FABIANO…

Daniel Rosa

Que venham os A-330! Além de terem maior capacidade de combustível, serem mais novos e avançados, tem um sistema que permite maior voluma de transferência de combustível. Só acho que dois são poucos. Pelo menos 4 deveriam vir… quem sabe em uma segunda rodada de negociações… com eles e os KC-390, posto de combustível aéreo não irá faltar para nosso FX-2, seja lá qual ele for, a partir de sabe-se lá quando…

Nick

Aparentemente o A-330 MRTT seria mais capaz. Não acredito em muita novela nisso, visto que a Dassault não tem um tanker. Apesar que existe participação francesa no Airbus (Aerospatiale).

[]’s

Mauricio R.

“…terem maior capacidade…” e é portanto mais caro de adquirir e manter.

“…serem mais novos…” e novamente é mais caro de adquirir e manter.

“…e avançados…” e mais uma vez, é mais caro de adquirir e manter.

Novidade cai bem qndo vc tem verba adequada p/ gastar, a própria AA, “alma mater” da Airbus, está postergando a aquisição dos seus próprios KC-30, pois não tem a grana necessária.

lucio da silva moraes

noticia boa graças a [DEUS] rezo ! rezo ! até que fim uma noticia boa amém amém amém

Galileu

Aleluia não sei qual vai cair primeiro os F5, os Xavante, os Hercules ou os KCs, de tão sucatas que estão.

O Boing 767 pra mim é melhor, mas to apostando que vai dar A330, visto que a principal aeronave do GF é um Airbus, mais a pouca simpatia desse governo com armas do Tio San…..e por aí vai.

Rodrigo

Se o próximo MD for o Viana serão o A330 e muito provavelmente a compra direta do Typhoon…

Ai teremos a mais moderna força aérea de chão da América Latina.

Mauricio R.

Não é uma arma do Tio Sam, é uma aeronave civil que já foi bastante operada no Brasil, adaptada a uma necessidade militar especifica.

Marcelo

nesse caso, penso que os 767 usados e modificados pela IAI são suficientes. 4 seriam de bom tamanho…engraçado 1a vez que concor do com o Mauricio R.

Lavand

Onde foram parar os 767 ER da Transbrasil? se não viraram sucata poderiam ser usados para fazer esses tais necessarios kcs ou vão vende-los e comprar dos gringos uns mais usados que aqueles.?

JOSEF SIMAS Jr.

Os 767 da TRANSBRASIL estao sucateados e sem motores, creio que estao no aeroporto de Brasilia ao relento.

Rodrigo

Estes 767 da Transbrasil já eram faz tempo.

Carlito

Os 767 da Transbrasil estão apodrecendo no aeroporto de Brasília. Da ultima vez que estive lá, há alguns meses atrás, foi de cortar o coração vendo estes belos aviões decompondo-se lentamente.

Creio que os 767 sejam uma solução bastante adequada às necessidades da FAB. Possuem um bom porte, boa capacidade, e tudo a um custo operacional razoável. Serão apenas duas (claro, se é que vão comprar mesmo tais aeronaves) porque esta função será preenchida futuramente pelos KC-390.

vassili

Carlito,

Mesmo o KC-390 sendo adquirido pela FAB no futuro, continuaremos necessitando de um vetor do porte de um 767 ou A330 reabastecedor.

Simplesmente pq esses dois modelos de aeronaves carregam mais combustível em seus tanqus internos, tem o alcance maior, fazendo uma funçao mais estratégica dentro da FAB.

Os KC-390 substituirão os KC-130H na função de reabastecimento tático.

Isso sem falar que, ambos os modelos são capazes de serem transformados em cargueiros pesados, na mesma função que hoje é desempenhada pelos 707. capacidade de carga essa que é mais que o dobro de um KC-390.

abraços.

Rodrigo

Pessoal, o 767 é uma nave em final de produção.

Vão ser substituídos em breve pelo 787.

Já não é raro achar 767 no deserto.

Eu que não sou um grande fã da Airbus, vejo mais futuro no A330 que vai ficar em produção por um tempo ainda.

Se é para pegar um grande reabastecedor da Boeing estamos limitados ao 787 e 777 que eu saiba, ainda não tem conversões para tanques.

Mauricio R.

Mas é justamente pelo fato de ser uma aeronave de 2 mão, que o 767 é mais interessante, que o tinindo de novo A-330.
O 767 não vai sumir do mercado de uma hora p/ outra, mas paulatinamente será substituído pelo ac + novo.
Assim haverão algumas centenas de células disponíveis p/ compra.
Mais barato do que se pagaria pelo A-330.
E como já há empresa brasileira certificada na engenharia desta aeronave, pode-se fazer o serviço aqui, ao invés de exportarmos mais empregos p/ a Europa.

Marcelo

O Mauricio R virou sucateiro também !!! Daqui a pouco vai apoiar os S-2 Trackers ! hehehe. brincadeira…mas não podia deixar passar a oportunidade.

Rodrigo

Maurício, se eu não me engano o projeto KCX são naves novas.

Jacubão

Se o 767 fosse tão furada assim, não seria um concorrente a substituir os KC-135 da USAF, pois se forem escolhidos pelos americanos, terão uma vida bem longa pela frente assim como ocorreu com o lendário 707.

Mauricio R.

Até aí podem ser 767 semelhantes aos fornecidos a Itália e ao Japão, deram um certo trampo mas estão em serviço.

celso

Jacubao,

tua informaçao e observaçao matou a pau, o resto e so conversa pra boi dormir. Ahhhhh antes q me esqueça, esta conversao do 767 para cargueiro com reforços estruturais, ja foram aqui executadas nas oficinas hoje Tap de Porto Alegre com Know How israelense, portanto partir dai pra execuçao tanker ja eh um gde passo……….aguardemos pois.

SDS

RtadeuR

Sabe o que é isso além da necessidade real.?
Prêmios de consolação para os EUA, já que não levam o FX-2.
Aliás acho que vem mais coisa americana por aí.

Cronista

Cesar disse: “7 de setembro de 2010 às 13:50 : “Também prefiro o 767, pois acredito que seja a aeronave de maior quantidade no mundo a fora (maior número de peças, mais barato). Agora, escolher o A330 para ter outro parto como os Orio P-3 que não foram entrgues ainda, podem esquecer… Quanto ao FX-2, estou achando que Deus é brasileiro e FABIANO…” Cesar, que Ele é brasileiro não duvido, algumas coisas só se consegue com a ajuda divina… Eu prefiro o 767….Quanto ao FX, com ou sem eleição creio que o Rafale vai se distanciando dom Brasil….E o Gripen… Read more »

Mauricio R.

Chamar o 767 de sucata e pretender coloca-lo ao lado do Tracker, realmente requer mta criatividade.

Rodrigo

Jacubão disse:
7 de setembro de 2010 às 17:37

O “767” oferecido nesta volta do programa deles, está mais para um 787.

Mauricio R.

“…vejam que TODOS os programas andam +/- conforme cronograma:” Não andaram, não. “F-5M,” E os atrasos provocados por váriados retrabalhos, dada a falta de familiaridade da Embraer c/ essas aeronaves ??? “…A-4M(marinha),” Prá que??? Imitar a FAB??? Pois essa lanternagem promovida p/ a Embraer, não vai melhorar suas capacidade de combate frente a sistemas realmente estado da arte. “…bombas guiadas laser/gps,” Os outros produtos da Mectron levaram 1/4 de século p/ chegarem ao estágio de fabricáveis. Tem um certo míssil que já está passando deste marca, mas ainda se encontra “em desenvolvimento”. “…novo transporte de tropas do exército,” Sequer protótipo… Read more »

Mauricio R.

O New Gen Tanker, vai usar o cockpit do 787.

jakson almeida

Se a Embraer esta desenvolvendo uma aeronave maior que o e-jets 195,então o governo não deveria solicitar a Embraer que desenvolvesse um cargueiro entre o kc-390 e o c-17 da Boeing ,um cargueiro com capacidade de 60 toneladas.

J. Berto

Não vamos esquecer que o A-330 será substituido pelo A-350 até 2015.

Mauricio R.

“…esta desenvolvendo uma aeronave maior que o e-jets 195,”

Necessidade da Embraer frente a possível concorrência do C Series.

“…o governo não deveria solicitar a Embraer que desenvolvesse um cargueiro entre o kc-390 e o c-17 da Boeing…”

Tem mercado??? Não. Existe uma demanda a ser atendida??? Menos ainda.
Além do que a Embraer é uma empresa privada, aonde um conselho de administração, de acordo c/ a vontade da maioria de seus acionistas, é que determina o rumo de seus negócios.

Galileu

Mauricio R.
Você respondeu antes ahah

As pessoas se esquecem que o que importa é o $$$$$$$$, eu penso que se o GF disse-se para embraer “Projeta aí um caça supersônico, multirole, dinheiro não é problema, e ainda manteremos a linha de produção por 20 anos.”

Cara, do minha palavra que o Brasil demora menos tempo, do que a India,demorou pra fazer o Tejas.

Mauricio R.

De fato é bem por aí, Galileu.

jakson almeida

Mauricio R:
Existe sim demanda pra um cargueiro estratégico,na atualidade temos o C-17(muito caro) que não tera sua linha de produção mantida por muito tempo, e o Ilyushin 76 ou sua versão atualizada Ilyushin 476(mas existe o velho problema russo de pos-venda).Agora veja a fila de espera da empresa ucraniana volga que opera o Ilyushin 76 e o antonov em transportes aereos pesados, ai me diga que não ha demanda ou não ha aeronave no mercado.Qualquer empresa que recebe-se apoio do governo e financiamento pra um projeto como esse o aceitaria na mesma hora.

jakson almeida

Galileu o Brasil de hoje tem dinheiro.

Vader

Galileu disse:
7 de setembro de 2010 às 20:30

Gopstei da idéia Galileu. R$ 18 bilhões dá pra começar? Pois segundo a FDSP é o preço que pagaremos pelos mofinos 36 Rafale…

http://vaderbrasil.blogspot.com/2010/09/fx2-folha-de-sao-paulo-afirma-que-custo.html

Sds.

Ivan

Maurício R, Esta info é nova para mim. O New Gen Tanker vai usar realmente o cockpit do 787 ? Seria então um 767 com avionica do 787 ? Seria interessante. Esta escolha do KC-Br merece uma olhadinha nas missões REVO que ele terá que cumprir na FAB. Quantas aeronaves deve ser capaz de abastecer em uma missão? Quantas toneladas de combustível precisam ser transferidos por missão? E a que distância da base aérea de desdobramento? São questões essenciais. Uma US Air Force, que opera enormes B-1B e B-2, além de caças bimotores pesados como o F-15E Strike Eagle, precisam… Read more »

Rodrigo

Eu estava dando uma sacada neste 767 do KCX realmente ele pouco tem a ver com os 767 de série, se for para pegar um 0km vai custar uma bala.

http://www.unitedstatestanker.com/splash/Launch

Baschera

O projeto KCX vislumbra uma volta “ao passado recente” quando um dos B-707 (vulgo sucatão) vez por outra servia de transporte para o presidente da república.

A aeronave que for comprada, Airbus ou Boeing, também será dual, pois o VC-1 (A-319) não comporta viagens de longa distância sem escalas.

Parece que o B-767 modificado pela IAI, como os da Colombia, tem maior preferência, pelo seu custo menor do que uma aeronave totalmente nova.

Sds.

Mauricio R.

“…temos o C-17(muito caro) que não tera sua linha de produção mantida por muito tempo,…” Não é mto caro, custa o tanto que ele pode carregar e se houvesse essa demanda por um transportados estratégico pesado, no Ocidente seria a 1ª opção, pois ainda tem a linha aberta, talvez vingue c/ o C-17FE. Mas nenhuma empresa de carga aérea foi atrás, preferem continuar usando versões cargueiras ou combí, dos mesmos transportadores de passageiros. “…ai me diga que não ha demanda ou não ha aeronave no mercado.” Por acaso vc vê vários “Condor” ou vários “Mriya”, tdo santo dia em Guarulhos???… Read more »