A Força Aérea da Federação Russa e o NORAD (North American Aerospace Defense Command) conduziram pela primeira vez um exercício de defesa aérea cooperativo.

O exercício, batizado de “Vigilant Eagle”, ocorreu de 8 a 11 de agosto, envolvendo pessoal dos EUA, Rússia e Canadá, que operam os centros de comando na Rússia e nos EUA.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Raptor

Caçada de Flanker garantindo a retaguarda com seu poderoso radar com os Raptors fazendo a festa lá na frente… Imbatíveis no Ar-Ar (ou Flanker atacando e F-22 escoltando – Imbatíveis no Ar-Terra).

Acho que nem OVNI escapa…risos.

Esse mundo está cada vez mais estranho…

Abraços.

Tah com insônia também…risos.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Viajou na insonia Raptor, leia no link a descrição do exercício:
http://www.aereo.jor.br/2010/08/04/forca-aerea-russa-e-norad-farao-exercicio-conjunto/

Cor Tau

São como as estrelas…Posso amá-las mas não posso tocá-las nem tê-las……. 🙂

Hugo

Interessante notar a proporção dos lemes verticais do F-22 comparando-se com os do PAK, relativamente menores, e compostos de peças únicas (que se movem por inteiro).

Lucas Maciel

Raptor,

Esse exercício não é de combate simulado, é apenas um exercício de coordenação entre os países, para enfrentar ameaças como o terrorismo.

Alex

esse avião da Russia é feio…

Wilson Figueiredo

Alex disse: …feio. Comparado ao que?

Alex

acho ele feio como um todo…

luiz otavio

Alex, caramba, o Flanker é o mais bonito de todos, e não apenas na estética, é sabido que na aerodinâmica é o design mais evoluído entre os caças, é maior, comporta mais peso, é mais manobrável e mais barato, o porém é seu RCS maior, mas a doutrina russa aposta no fator quantidade e não se improta com algumas baixas (por isso é bom ele ser mais barato). aceito correções e a sua opinião também, se achar feio que ache.

Alex

calma amigos, só falei que acho feio, não vou entrar no mérito de suas qualidades, os numeros falam por só próprio.

Alex

ops. sí

RL

Bem que na CRUZEX poderiam mostrar as caras por aqui o Imbátivel raptor e o FEIO RUsso..rsr..

Fábio Mayer

Há pouco mais de 20 anos, um exercício como esse era impensável… mal ou bem o mundo evoluiu um pouco… mas só um pouco!

robert

Quem diria heim!

Os americanos nao guardavam o f-22 meio em segredo e longe de radares de possiveis inimigos pra não terem como definir o RCS dele??

Eles mudaram de estratégia ou não consideram mais a russia como inimigo em potencial?

To achando muito estranho isso.

luiz otavio

Olá Alex, desculpe se fui chato, é a sua opinião e devemos respeitar.

luiz otavio

o raptor deve estar na configuração “blefe”.

Edu Nicácio

Alex: “acho ele feio como um todo…”

Queria uns 150 “feios” desses na FAB… Em companhia, no futuro, de pelo menos mais 80 “horríveis” Sukhoi PAK-FA! Hehehe… =)

LIVRE PENSADOR

Os poderosos se unem para um bem comum enquanto o Brasil com esta politica bolivariana !!!!!!!!!!!!!

NOTA DOS EDITORES:

SOLICITAMOS FOCAR NO TEMA DO POST AO INVÉS DE POLÍTICA, PARA QUE A DISCUSSÃO NÃO DESVIRTUE PARA PROPAGANDA POLÍTICA EM ANO DE ELEIÇÃO.

Sabre

Nessas horas os raptos assim como os flanks, devem modificar sua capacidade de assinatura, não demostrando o real, se bobear até disligam o radar!

Marcelo

Normalmente alguns “escondem o jogo” mesmo, lembrar dos indianos que não ligaram seus radares na Red flag que levaram seus SU-30 e dos rafales que fizeram o mesmo com o Spectra em outra Red flag e recentemente no Exercício do Oriente médio. Interessante que quem pediu para desligarem o Spectra na Red Flag foram os americanos.
Legal as camuflagens diferentes nos Flankers.
abçs
MM

J. Claro

Esse F22 é o caça e ainda vai demorar muitos anos para que ele seja superado. Isso se ele permanecesse parado no tempo, mas já há movimento da USAF para uma modernização. Aí eu diria que Moscou
terá que se conformar em estar sempre atrás na capacidade de defesa aérea, apesar de ser muito promissor esse projeto do PAK-FA. Abraço a todos

Alex

Edu Nicácio disse:
11 de agosto de 2010 às 11:50
Alex: “acho ele feio como um todo…”

Queria uns 150 “feios” desses na FAB… Em companhia, no futuro, de pelo menos mais 80 “horríveis” Sukhoi PAK-FA! Hehehe… =)

mas vale um feio que funciona, que um bonito que não funciona…rrsrsrsrs

Calheiros

`´E senhores com essa politica mediocre e de enrolação aqui so mesmo de F5 e ST, fazer o que. Parceria real so com nossos camaradas Evo, Chaves e mais alguns.semi ….. sem palavras.

Leandro

E os canadenses fizeram o que? Ficaram de expectadores? Ou fizeram caçadas com seus CF-18?
Bem que na próxima Red Flag os russos poderiam comparecer…com seus Su-30…ou 35!!!

Heyarth

Ao contrário do colega Alex, acho o Flanker um dos caças mais bonitos, mas isso é questão de gosto mesmo! Esse exercício deve ter sido muito proveitoso para os russos, pois puderam testar a furtividade do F-22, claro que os americanos devem ter feito alguma manobra pra esconder seus segredos de engenharia, mas mesmo assim deve ter sido muito interessante para os ursos…

abs.

evandro

Exercício conjunto EUA e RUSSIA… Cartilha na FAB para avistamento de OVNI… Será que esses militares estão sabendo de alguma coisa que nós não sabemos???? Muito estranho!!!

Wagner

Muito legal, isso mostra a todos aqueles que ainda tem a mentalidade de que ” A Russia é a inimiga” de que os tempos mudaram.
Muito bacana os poderosos Flanker e os novissimos f22, seria interessante o combate simulado… tipo aquele filme Aguia de Aço.
Interessante, o antes misterioso caça soviético agora está ali voando com o antes igualmente ultra-super-hiper-mega secreto f22.
Isso no fichas tecnicas seria impensavel…

Patriota

As potencias mudaram o modo de interferirem em outras nações.Organizações são criadas de variados fins, pseudas: humanitarias, ambientais, culturais e de direitos humanos para interferirem e provocarem instabilidades em nações de interesses.Um repórter de uma revista internacional geográfica declarou ter feito espionagem geológicas nos países que fez reportagens. Propriedades de brasileiros de interesses para obras publicas, são desapropriadas, sejam fazendas centenarias e residencias de gerações.A falta de autoridade impera, porque obras de bastante importancia para os interesses e segurança da Nação Brasileira, ficam sendo retardadas para atender minorias e grupos ambientalistas de interesses não delineados. Nunca se viu dentre as… Read more »

Giordani RS

Bah…eu não ia comentar esta matéria, mas dizer que o Flanker é feio? Feio é o A-37! O YAK-36 freehand…pra que bicho mais feio que o AT Pampa?!?! Até o pucará tem linhas mais suaves…
bah…como eu queria ver a FAB usando esse feioso do Flanker…bah…como eu queria… 🙁

Giordani RS

E outra; O recado está dado seu ahmadinejad…recado dado…

Fábio Mayer

Evandro,

Provavelmente eles sabem que em dezembro de 2012 o mundo sofrerá uma invasão alienígena e acabará como conhecemos…ahahahahahahahhahahaha!

Fábio Mayer

Giordani RS,

Verdade, o A-37 é feio de doer.

O OV-10 Bronco, idem!

luiz otavio

realmente é um baita recado, “estão parceiros”, coitado de quem duvidar ou quiser usar o polo norte como caminho mais curto para algo.

Marcelo

Eu acho o OV-10 Bronco muito bonito !

Klevston kstonboner

Eu não consigo entender porque o Brasil não quis entrar no projeto Pak Fa T 50, concerteza os Russos devem ter medido o RCS do F 22 Raptor e irão procurar desenvolver a detecção do mesmo, só que por detrás disso, pode haver algum blefe dos Americanos e isso nós não iremos saber.Suposições apenas…

Leandro

Pô Giordani RS vou discordar de você, me amarro no AT-63 Pampa, aliás gostaria de ver essa aeronave substituindo o Xavante na FAB!

aquino

queria saber mais informaçaõ desse exercicio nunca imaginei russos e americanos juntos mas estou curioso pra saber si houve contato visual su-27 e f-22 sera que os russos observaram o f-22 que conclusoes tiraram do rcs do raptor também estou curiso sobre a versaõ do radar dos flanker saõ os antigos ou os modernizados e seu alcance os russos naõ besta de naõ analizar o taõ falado f-22……