Força Aérea Russa e NORAD farão exercício conjunto

48

A Força Aérea da Federação Russa e o NORAD (North American Aerospace Defense Command) vão conduzir pela primeira vez um exercício de defesa aérea cooperativo.

As agências de controle aéreo civil da Rússia e a FAA (Federal Aviation Administration) também estarão envolvidas no exercício, juntamente com os centros de operações da Base Aérea de Elmendorf, no Alasca e Khabarovsk, na Rússia.

O exercício, batizado de “Vigilant Eagle”, ocorrerá de 8 a 11 de agosto, envolvendo pessoal dos EUA, Rússia e Canadá, que operam os centros de comando na Rússia e nos EUA.

Este exercício foi autorizado sob um acordo militar cooperativo assinado entre os presidentes da Federação Russa e dos Estados Unidos da América. O acordo incumbe o NORAD, comando binacional americano e canadense, e a Força Aérea Russa a conduzir um exercício de voo real por cinco dias.

O treinamento vai consistir de dois voos: um originando no Alasca e voando para o Extremo Oriente e outro partindo do Extremo Oriente e indo para o Alasca. Ambos os voos seguirão a mesma rota.

A premissa básica é que um avião comercial americano, num voo internacional (Fencing 1220), foi tomado por terroristas. A aeronave não vai responder a comunicações. O cenário do exercício criará uma situação que vai requerer que a Força Aérea Russa e o NORAD lancem ou desviem caças para investigar e seguir o Fencing 1220. O exercício focará no rastreamento e transferência da aeronave monitorada (Fencing 1220) entre os caças das nações participantes.

Aeronaves AWACS (E-3B and A-50) da Rússia e dos EUA estarão envolvidas na operação, além de caças a aviões-tanque de ambos os países.

O exercício combinado visa desenvolver a cooperação entre a Federação Russa e o NORAD na prevenção contra possíveis ameaças terroristas. O exercício provê a oportunidade para cooperativamente detectar, rastrear, identificar, interceptar e seguir uma aeronave através das fronteiras internacionais.

FONTE: USAF

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RenanZ

Nossa, que chique hein.

Primeiro pode ser interceptado por um Mig-31, e logo depois por um F-22 Raptor !

Não sei porque, mas este exercicio me cheira a uma preparação contra um possível confronto contra o Irã ou China !!

Leandro

Os russos são expert em interceptar aviões civis…já derrubaram uns dois se não me falhe a memória…acho que um da JAL e outro da Varig!!!!

Billy

Quando a 4ª Frota será convidada para a Operação Atlântico, hein?

Guilherme Poggio

Billy

Quando a 4ª Frota será convidada para a Operação Atlântico, hein?

Na verdade são eles que nos convidam todos os anos para a UNITAS

Luis Ferreira

Leandro.

Foi da Korean Air Lines (KAL007)…..

Edmar

Caros Amigos.:

…Um possivél treinamento secreto para um possivél ataque ao Irã?..

Será???

Vai faltar combustivél, gás e derivados?

Iiii, outra crise…

Vamos Aguardar!

Giordani RS

RenanZ disse: 4 de agosto de 2010 às 15:55 Não sei porque, mas este exercicio me cheira a uma preparação contra um possível confronto contra o Irã ou China !! Meu caro, IRÃ é a bola da vez, e eles já sacaram, tanto que a ofensiva começou hoje, ou alguém acha que esse atentado frustrado do MOSSAD não faz parte do plano… e não se surpreenda se as forças da OTAN e Russas trabalharem juntas. O “seu Putin” não vê com bons olhos o fortalecimento da china…isso vai ser um demonstração de força para Pequim… O Ahmadjad vai tomar bomba… Read more »

Andre

Pelo menos essa invasao de espaco aereo serah combinado com antecedencia. 😉
Semana passada mesmo 2 CF-18 interceptaram um Bear.

MA

Eu pensando que nunca veria esse dia na minha vida… Muito interessante, cooperação russo-americana no setor militar dará um grande salto com esse exercício!

LBacelar

Acho que o F22 não vai dar as caras nesse exercicio.

Os russos estão doidos para testar o RCS do Raptor, lembram que por bem menos os Yankes cancelaram as demonstrações aéreas do F22 em Le Bourget (se não me engano em 2009)?

abs

brazilwolfpack

Algo off-topic,mas divertido…

http://infodefensa.com/lamerica/noticias/noticias.asp?cod=2449&n=Bolivia no encuentra pilotos para el nuevo avión de Evo Morales

luiz otavio

na costa leste americana. região da Florida, também já teve um avião civil abatido por um míssil, claro que negam, mas testemunhas oculares dizem que algo foi na direção do avião e a marinha admite que estava fazendo exercícios na região. a fonte é um documentário daqueles de tragédia aérea, national, discovery… um desses.
pergunta de leigo:
é verdade que o Mig 31 é o primeiro com radar Aesa aerotransportado?

luiz otavio

acabei de pesquisar, o Mig 31 é o primeiro com radar Pesa.
pergunta de leigo:
qual a diferença de Aesa e Pesa? um ativo e outro passivo, mas e aí?

robert

luiz otavio disse:
4 de agosto de 2010 às 17:18
é verdade que o Mig 31 é o primeiro com radar Aesa aerotransportado?

também gostaria de saber….

aliás… esse mig 31 nunca é muito falado, só se fala em sukhoi…

alguém sabe me dizer qual eh o melhor dos dois??

Marine

PQP, quanta teoria de conspiracao…

Alexandre Galante

Luiz, o MiG-31 foi o primeiro a ter um radar PESA.

Raul

Ninguém fala do Voo Iran Air 655 que os americanos derrubaram com um míssil anti-aéreo em 1988, matando 290 civic inocentes.

luiz otavio

Valeu Galante, espero não incomodar. Caro Robert, também sou leigo mas vai minha resposta e aceito correções: neste ramo melhor é sempre relativo, mas o Mig 31 é interceptador, vai mais rápido e mais longe em menos tempo, mas não manobra bem como um caça, como um flanker que pode ter de caçar outro caça, para tal a Mig tem o Mig 29 ou atual mig 31 (mais leve que o flanker, mas avião de caça). já li que o Mig 31 inclusive é “O” interceptador e o seu rival direto seria o F14 já aposentado, e agora o maioral… Read more »

Darkman

Muito interessante essa notícia !!!
Off Topic.
Seria mas ainda se os Russos viessem ao Brasil fazer exercícios com os pilotos Brasileiros e trazer suas fabulosas máquinas de guerra para a FAB pudesse ter uma visão melhor dos equipamentos Russos.

Abs.

Caipira

Ai ó anti-americanos de plantão, o muro caiu, viram?

Que tal mandarmos um email com este post para o CA e o MAG ?

Caipira

Qual o modelo do AWAC da foto?
Nossos R99 são da mesma “classe”? Tem capacidades semelhantes?

Joker

Mode ironic: on Não pode jamais a grande mãe russia irá se aliar aos capetalistas yakees, vcs não vem os equipamentos eletronicos de espionagem da mãe russia? Ela se prepara pra ressugir enquanto coloca em ação suas melhores armas desenvolvidas nos ultimos anos! Jamais um yakee ira penetrar os territorio da mãe grande russia! Mode ironic: off Depois de ter poupado o trabalho de alguns, e dos dois lados, vamos ao post… Dentro da atual geopolitica é mais do que comum ver grandes nações treinando ações de “policiamento” do espaço aereo e/ou anti-terror, teorias da conspiração sempre irão existir. Por… Read more »

Paulo

A guerra fria já acabou. EUA e Rússia já cooperam na Estação Espacial Internacional. Agora vão cooperar na luta anti-terrorismo. Estes passos conduzem o mundo para tempos mais pacíficos.
Não me surpreenderia se daqui uns anos ambos desenvolvessem um caça em conjunto.

Biel

Pois é galera a guerra fria acabou !
Inclusive alguns países da OTAN são operadores de equipamentos russos.
Hoje não existe este negocio de que quem compra armas russas é necessariamente inimigo dos EUA , vejam o caso da Colômbia que opera
alguns helicópteros russos e tem uma excelente relação com os americanos.

Roberto F Santana

Outro dia teve um bate boca sobre a beleza dos manches.
Pra quem gosta de um manche bonito, recomendo o manche da cabine detrás do MiG-31.

Alex

a guerra fria só não acabou, para esquerda de ….. na america latrina…

MA

Mas eu ainda quero ver os russos na Red Flag…

Roberto F Santana

MA,
Aí sim vai ser a melhor Red Flag da história.

Madvad

Meus deus….que heresia….imaginem, que a 15 anos atrás isso seria impossível de acontecer.

Renato

Giordano, que atentado frustrado do Mossad? Vc diz a granada caseira que explodiu a 100m de Ahmahdinejad? Isso é coisa de amador, o Mossad já provou diversas vezes que é muito mais capaz que isso, que o digam os falecidos Mabhouh e Eichmann, que o inferno seja pouco para eles. Voltando ao tópico, isso tem mais cara de China que de Irã. O Irã não tem força aérea que preste, a China tem, e é razoavelmente perto dos EUA/Rússia e aliados (Japão, Coreia do Sul, Austrália, etc.). O Irã só falta darem o sinal e será eliminado, militarmente falando, em… Read more »

RL

China?

Estão doidos?

Existem negócios por lá e provenientes de toda parte do mundo, inclusive de EUA e Russía.
A China hoje é a locomotiva do mundo. Isso significa que para empresas e governos dos EUA e Rússia, é sinônimo de “DINHEIRO”.

Essa ação combinada ai esta mesmo com cara de Irã.

Mario Blaya

Leandro,

se os russos derrubaram o avião da KAL, os americanos derrubaram um Airbus iraniano, então para derrubar aviões desarmados estão empatados. Ah sim, o 4º avião de 11 de Setembro, que fizeram até um filme sobre o heroismo dos passageiros, para mim foi abatido.

aquino

eu também nunca imaginei um exercicio entre russos e americanos no meu pensamento naõ tem nada aver com irã pois os eua podem agir sozinho e tém tecnologia pra isso e nem aver com china pois eles podem um dia lutarem contra os eua mas a verdade é qui vai ser espionagem de cada lado os russos vaõ testar o rcs do taõ falado f-22 eles naõ saõ bestas quero ver se os americanos deslocar seus raptors o mig-31 com seu potente radar de varredura eletroníca vai dar o que falar…..

Cor Tau

Olha o meu caça favorito……….Que imagem linda………. 🙂

“aliás… esse mig 31 nunca é muito falado, só se fala em sukhoi…”

Isso mesmo amigo Robert……..Como se percebe………O povo sabe muito pouco sobre esta maravilha…Principalmente aqui…..Deveria se fazer mais materias sobre este interceptador aqui….Até hoje só vi uma materia relacionada a ele… 🙂

Muito fraco este Blog…….. 🙂

Dell72

…cargueiro 707-323 da Varig supostamente abatido pela Russia em 1979

João Gabriel

Tá na cara que isso é um aviso as aspirações chinesas,ao irã e aliados,como um certo ditadorzinho bolivariano que gosta de conversar fiado….

Abraços!

Giordani RS

Renato disse: 4 de agosto de 2010 às 21:17 Giordano, que atentado frustrado do Mossad? Vc diz a granada caseira que explodiu a 100m de Ahmahdinejad? Isso é coisa de amador, o Mossad já provou diversas vezes que é muito mais capaz que isso, que o digam os falecidos Mabhouh e Eichmann, que o inferno seja pouco para eles. Giordano? Quem ser este? Tchê, isso é o que a imprensa iraniana divulgou ao mundo…interessante que alguém foi preso, mesmo tendo sido um foguinho de artífico…outra coisa, os EUA e a china, estão definitivamente ligados, se os EUA decretarem moratória, quebram,… Read more »

kwhvelasco

Engraçado este Novo Mundo… Os EUA vão atacar o Irã. Fato. Lamentável.Vão desgraçar de vez o Oriente Médio. E os EUA já sabem que sozinhos não vai dar. A Rússia é completamente interessada na coisa. Para os EUA chamarem os russos para praticar “interceptação de aeronaves terroristas” a coisa está séria. Mas é fantástico isso, nao? vcs acham que os EUA mandam F-22 pra este exercício? DUVIDO. Giordani… eu ainda acho que as decisões aparentemente estranhas da nossa politica externa nos darão saldo positivo. É ridículo pensar assim, mas há uma lógica nestas ações. A longo prazo, claro. Sobre o… Read more »

pacau

Ae galante, da uma reparada nesse Link:

http://ziza.es/2009/11/17/pilotos.html

Notei que vcs retiraram os colirios da pagina ai tem algumas militares de forças internacionais.

luiz otavio

creio que se o raptor comparecer neste exercício será em uma configuração de “blefe”, com coisas penduradas, tanques, sensores desligados, não mostrará as garras. mas já li que na ìndia, China e Russia há muitos radares de baixa e que os EUA já mandaram os stealths não sobrevoarem por lá, talvez precaução ou escondem o jogo.

Edu Nicácio

Quem imaginaria uma operação conjunta como essa há 20 anos atrás?

Pedro

Acho que por enquanto(nos próximos 3/4anos), só ficaremos nos exercícios entre as duas potências e quem vier a somar. O Tio Sam não vai entrar em outra guerra furada, com bilhões em gastos e fora as vidas humanas, sem ante sterminar sua faxina no iraque e na terra dos talebans. Lembre-se que tudo antes tem que passar pelo congresso americano e pela opinião pública. Abraços. Um(EUA) já era RUIM, agora os dois(RÚSSIA) se juntando, para segurar o dragão… que as alianças sejam feitas… veremos uma 3º guerra mundial nos moldes da primeira, mas ao invés de colonização física, será a… Read more »

Romanov

Ainda acho que os americanos estão querendo conhecer de perto as funcionalidades das atuais máquinas russas e seu desempenho fora das papeladas da CIA. E ao meu ver, acho que nossas máquinas é que deveriam ir à Rússia fazer um red flag por lá, pq nós já sabemos como os Su-30MKV funionam em clima tropical, resta saber como funcionam as NOSSAS máquinas no frio do leste europeu, até mesmo pra saber se podemos cooperar com eles nesse tipo de apoio logistico.

Romanov

Há 20 anos atrás, período de transição? Seria até possível a aproximação devido aos ímpetos de mudança política surgindo com força, apesar da forte bancada socialista ainda estar no poder, mas há uns 26, 27, mesmo sendo o entregador do regime, Gorbatchov, a coisa já seria indigesta.

Sérgio Santana

Já que MiG-31 é o assunto da vez aqui, eis um texto sobre ele escrito por mim em 2008, para o Blog Campo de Batalha Aérea: http://aircombatcb.blogspot.com/2008/09/mikoyan-gurevich-mig-31-foxhound-o.html. Atualmente, o “Foxhound” está sendo convertido para o padrão MiG-31M, com radar mais capaz, novo processador de dados para o sistema de controle de fogo e novos mísseis, devendo ficar em serviço até 2024 na Rússia.

MA

kwhvelasco, MiG-31 substituído por Su-34? Não viaje amigo, Su-34 é aeronave muitifunção mas destinada básicamente a interdição aerea. MiG-31 ainda é númeroso, são o principal vetor da PVO e recentemente a Rússia fez uma grande aquisição de MIG-31BM.
Esse caça tem vida longa…

PS:. Eletrônica valvulada era o MiG-25, quando construído o foxhound a URSS já fazia grande uso de eletrônica sólida.

Vader

1 – No tópico: http://letras.terra.com.br/anna-luisa/1427801/

2 – A tentativa de assassinato do Ahmadinejad não foi executada pelo Mossad, ou não seria tentativa;

3 – O Raptor vai pra Rússia degradado, óbvio;

4 – O MiG-31 é rápido, pesado e potente. Beberrão como só um russo pode ser, pesado como um lutador de boxe ucraniano e caro de manter como uma supermodelo russa. E está totalmente defasado.

Sds.

Heyarth

Gosto muito do mig-31, apesar de ser um avião antigo, seria capaz de interceptar qualquer avião aqui da AL.