Nas fotos, o “Strike Saab”, um Saab 340 modificado pela Calspan Flight Research para ser usado pela US Navy, na US Naval Test Pilot School, em Patuxent River.

No nariz da aeronave foi instalado um radome com radar de F-16 e abaixo da fuselagem um FLIR.

As modificações custaram US$ 5,6 milhões e transformaram o Saab 340 numa plataforma de sensores para treinamento de pilotos e engenheiros. O avião será usado durante 40 semanas por ano e a cada 6 meses voltará para o hangar da Calspan em Niagara Falls, para manutenção e inspeção.

FOTOS: Mark Nankivil

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Antonio M

Pode ser um bom equipamento, de concepção criativa mas, que é muito feio é !!!!

Sopa

Turboelices não seria um nicho bom pra Embraer ?

sDs,

Sérgio Araújo

Sem dúvida alguma que não, Sopa.

Conforme algumas matérias relacionandas, os turboelices enfrentam ainda um grande problema que são os ruídos. E as organizações que o operam estão aos poucos fazendo as substituições: por exemplo a Trip.

Sopa

É Sérgio Araújo já voei nos ATL da trip e realmente o ruido é grande comparado com os outros, mas é legal voar neles ! srsr

sDs,

Sérgio Araújo

Cheguei a voar nos Brasílias que a Oceanair tinha antes dos Fukkers 100, foi o máximo. Mas o ruído deixa a desejar.

Joker

Utilizar de plataformas turbohelices como meio de se testar equipamentos eletronicos é uma das formas de se economizar em tempos “de crise”!