terça-feira, maio 18, 2021

Gripen para o Brasil

Gripen NG Demo em Farnborough

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

O Gripen NG Demo chegou ontem ao Farnborough Air Show 2010, para sua primeira exibição pública.

O novo radar AESA Raven 1000P instalado no caça foi removido depois que o avião retornou da Índia e agora está na Selex Galileo. A companhia vai entregar o primeiro radar de pré-produção no final de 2011.

Segundo o CEO da Saab, Åke Svensson, o governo sueco continua a investir bastante no Gripen NG, que leva um radar AESA, novo motor e mais combustível. Os contratos de desenvolvimento de 2010 somam mais de US$ 408 milhões.

FOTO: Saab / Peter Liander

SAIBA MAIS:

- Advertisement -

36 Comments

Subscribe
Notify of
guest
36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Isso ae que vocês veem, nããooo ecxiste! hasdhasdhasdhasdhasduh! 😀

É efeito especial da SAAB, fiquem tranquilos.

Bah… e seguimos aguardando o matador de F-22…. Rafale!!

[]’s

robert

que montagem mais mal feita

aquela fumacinha do lado dos pneu nem existe, reparem que nem piloto tem!!

eoaihioaehoiaehiaehioaehoae

Edcreek

Olá,

Então agora aparece a real data provavel do radar 2011, demo é demo….Boa montagem do Gripen D…..Sem comprador…

Abraços,

hms tireless

Mesmo assim ainda teve o desenvolvimento mais rápido que a gambiarra AESA da jaca, que somente estará disponível em 2012. Entretanto, o importante é que o desenvolvimento do radar da SELEX segue o cronograma do FX-2

airacobra

so gostaria de saber porque quando se fala do gripen NG diz-se que o mesmo não existe, que eh uma montagem do gripen D sem comprador, que demo eh demo e tudo mais, mas quando se fala do silent eagle não se fala a mesma coisa so se fala bem, não se diz que eh uma montagem do strike eagle, quem falou que não se pode usar um modelo de serie, fazendo-se mudanças de grande monta na estrutura e nos sistemas e usa-lo como prototipo de um novo modelo, prototipo eh isso mesmo, uma coisa sei e tenho certeza de… Read more »

Falcon

EdCreek e o Rafale,nas versões A,B,C,D,E,F,J,K,L,20 e tantos anos de existência,quantos clientes além da França?…..Espere pra ver,daqui a 10 anos o Rafale vai ser Rafale-Z e ainda sem vendas alem das parcas vendas para os próprios franceses.Tentar desqualificar o Gripen pela suas vendas é um tiro pela culatra amigo,não é um F-16 em vendas(acho que ninguém é,falando hoje) mas também não é um Rafale né.rsrsrsrsrsrs

Latino

Apezar de ja estarmos quase certo com o rafale .

Meu caça favorito pois é o unico que poderiamos chegar a 120 vetores como sonhado pela fab .
Imagina manter uma frota de 120 rafales ,,pra mim aqui no Brasil é impossivel ..

Ja com o monomotor gripen com certeza a hora voo e manutenção seram bem + na realidade da fab.e pra mim o que realmente interessante é o fato dele ter capacidade capacidade super cruise .grandes distançias percorridas sem pos combustão .

sds

Rodrigo

Ed, o seu ódio ao NG chega a ser caricato..

Continue assim, você me mata de rir! kkkkkk

david

eu acho que vi um coelhinho, a nao e gripen ng, ue ele nao existia entao o que e essa foto ai em cima?
morre rafalequeiros!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marcos

Noticia de Ultima Hora

Padre que Medo Afirma,

Gripen NG “NOM ECXISTE É TUDO ILUSON DE OTÌCA”

HEhehehehe.

É a campanha continua FORA RaFAIL.

Tito

É só jogo de espelhos. hahahaha

Harry

Caros

…não tem protótipo…Ra, Ra, Ha, Ha, Ha, Ha, Ha…………..

Sbs

airacobra

Harry as 20:10,

Ah váááááááá!!!

Cal

O Mula comprar um dos três! duvido!
É mais facil ir sonhando em ganhar na mega sena!

Francisco AMX

Deus perdoe os inocentes, eles não sabem o que dizem…

Olha só quantos tanques para vir de tão perto!… rsrsrsrs

tiraram o radar pq? só tem um para desenvolver? pifou? radar desenvolvido em 1 ano é isso mesmo! acho que vai ter garantia de 1 mês! pois o fabricante não é bobo… eles sabem onde tem bobo! rsrsrsrs

Robson Br

Primeira exibição pública
hahahahahah depois de tantos anos apresentou apenas um DEMO e sem radar.
hahahahahaah

“”O novo radar AESA Raven 1000P instalado no caça foi removido depois que o avião retornou da Índia e agora está na Selex Galileo. A companhia vai entregar o primeiro radar de pré-produção no final de 2011.”””

É sempre assim. Nunca mostram tudo e sempre tem desculpa para tudo,

Será que é o NG mesmo,

hahahah

Continua uma banana auto cad sueca.

Francisco AMX

Cadê os Meteors… que foram lançados pelo Gripen a 10 anos atrás…!! he he – o Demo (não é protótipo não) não pode lançar o Meteor, já que faz tanta coisa magnífica… vai perder para o seu antecessor?

Harry

Caro airacobra

para quem não tem protótipo, é autocad, de papel …tá levando os rafalecos a um pesadelo bem real..pinga com mel é bom pra suadera, Ha, Ha, Ha,

Abs.

Edcreek

Olá, É simplismente um Gripen-D e sem vendas. Rodrigo é bom ver que está se divertindo afinal o bom humor é chave do negocio. Não gosto do NG para o Brasil, o caça é uma colcha de retalhos com peças de varias origens e tem mais o desenvolvimento vai custar muito ainda e a Saab quer alguem para pagar a conta ja que a Suecia já descartou a hipotese, a força aerea Noruequesa informou que o custo de hora de voo do Jas-39(que leva menos combustivel e tem menos potencia) entre 8-10mil dolares, como o NG será inferior a isso?… Read more »

Rodrigo

Ed, o pior desfecho seria o Rafale vencedor e este a cada dia que passa está mais distante.

Curvo

Caro Ed

Por quê ” o alto comando da FAB tambêm compartilhão dessa opinião” ? Sê no relatório primeiro produzido pela FAB o Gripen estava em 1° lugar !!!

Ou você está falando do que foi refeito pelo General ??? Aí não é FAB !!

Vader

Edcreek disse: 21 de julho de 2010 às 9:54 “tem mais o desenvolvimento vai custar muito ainda e a Saab quer alguem para pagar a conta ja que a Suecia já descartou a hipotese” 1. A proposta da SAAB para o Brasil tem preço fixo: eventual sobrepreço será coberto pela própria SAAB, com o aval do Reino da Suécia (lembrando: é a SUÉCIA, não o Zimbábue ou a Bolívia). Para nós pouco importa o custo final do projeto. 2. Ao contrário, o Parlamento da Suécia e o Conselho de Ministros já deu seu “go ahead” à SAAB para prosseguir com… Read more »

cal

Se for para dizer que um não existe, o outro que não tem radar, o outro que vai ter embargo, etc e etc., então nenhum dos três serve.
Cancela logo essa porc… e pronto!, fornece uma verba x e deixa a FAB decidir o que vai fazer!

Edcreek

Olá, Rodrigo, concordo que a cada dia ele se distancia e tenho 99% que o FX não vai mesmo virar em anda. Porém não compartilho da opinião de que a compra do Rafale seria a pior opção. O pior ao meu ver seria não comprar nada…. Felipe CPS, 1- O governo Sueco tem investido pesadamente no JAS-39, algumas coisas podem ser utilizados no NG claro que podem, mas é um investimento indireto; 2- A Suecia é uma Monarquia-Parlametarista quem manda é com o Parlamento…E tem mais porque investir em reformas e up-grades se voce irá comprar um caça novo? estranho… Read more »

Vader

Edcreek disse: 21 de julho de 2010 às 14:48 “1- O governo Sueco tem investido pesadamente no JAS-39, algumas coisas podem ser utilizados no NG claro que podem, mas é um investimento indireto” A Suécia está investindo no Gripen C/D de sua frota para elevá-lo ao padrão MS-21, que incluirá as mesmas atualizações em software, ECMs, etc, que virão para o Gripen NG, mas obviamente sem as alterações estruturais deste: mudança no trem de pouso, nos tanques, radar AESA, etc. Isto posto não entendi o “investimento indireto”: só existe um padrão MS-21, que valerá para as duas aeronaves. “A Suecia… Read more »

Luiz Eduardo

“o caça é uma colcha de retalhos com peças de varias origens” Hmmm… que nem os aviões da Embraer que não param de empilhar vendas, e é considerado o melhor E-Jet do mundo? Q porcaria essa Embraer mesmo… Depois desse fiasco que tá sendo o “100% independente” Rafale, vcs ainda querem o mesmo pro Brasil? No mundo de hoje de multilateralismo, a palavra é Parceria, até a Russia (PAK-FA) e o Tio SAM (F-35) se tocaram disso… já a dona França quis dar uma de boa, ta se quebrando: e vcs querem o MESMO pro Brasil??? Fala sério… Em tempo… Read more »

Edcreek

Olá, Felipe CPS, se tudo isso é verdade porque nenhuma encomenda firme do novo modelo, sendo que isso que esta imperrando a venda no Brasil e atrapalhando na India? Se isso fosse verdade a SAAB estamparia em todos os blogs(com seu habitual lobby) do mundo: “Suecia encomenda 20 Gripen NG para entregas em 2014” Fora isso é só enchimento de liguinça, papo para empurrar o desenvolvimento para o cofre alheio. Luiz Eduardo, as regras de defesa não se aplicão as civis por isso os E-jets estão tão bem. Veja que a Embraer perdeu um contrato de mais 500 milhões de… Read more »

Vader

Edcreek disse: 21 de julho de 2010 às 15:42 “se tudo isso é verdade porque nenhuma encomenda firme do novo modelo, sendo que isso que esta imperrando a venda no Brasil e atrapalhando na India?” E quem foi que lhe disse que a ausência de encomendas de uma aeronave cujo projeto veio à luz em 2008 está “imperrando” (sic) sua venda? Amigo, o Super-Gripen tem 2 anos de projeto! DOIS! Já parou pra pensar nisso? Quantos anos tem o seu adorado Rafale? 20? 30? E não vendeu pra ninguém além de seu co-sponsor! “Fora isso é só enchimento de liguinça,… Read more »

Edcreek

Olá, Felipe CPS No Brasil esse foi o argumento do alto comando, a falta de pedidos Suecos inviabilizou o negocio… Não confio em hipoteses já vi contratos já firmados serem cancelados quanto mais isso que voce afirma existir de venda, reforço o que disse: “Se isso fosse verdade a SAAB faria lobby em cada blog no mundo” Sobre a venda a Venezuela não distorça os fatos apenas mencionei o fato não disse que a Embraer fez mal em não questionar o cancelamento, muito pelo contrario não se briga com quem é muito mais forte que voce seja militarmente ou economicamente.… Read more »

david

cara ja vi de tudo nessa vida, mula no planalto, dinheiro na cueca e agora o rafale melhor opçao, cara que mundo e esse?
acho que vou me mata pra nao @@ isso!
acho que nao vou nao, vou ver o rafaleco sendo engolido quela a baixo pela toda poderosa, numero um dos armamentos, a fodona, a jaspiom das frabricantes de armas, ufa, FRANÇA.

Francisco AMX

“1. A proposta da SAAB para o Brasil tem preço fixo: eventual sobrepreço será coberto pela própria SAAB, com o aval do Reino da Suécia (lembrando: é a SUÉCIA, não o Zimbábue ou a Bolívia). Para nós pouco importa o custo final do projeto.” Veder, caia na real amigo, rsrsrsr, pq o governo da Suécia vai se arriscar assim? ele mesmo não comprou o NG e vai modernizar os C/D… que darão conta do recado até o caça de 5ª geração da Suécia/Europa entrar em serviço… mas já vou responder: a Suécia não está mais interessada em desenvolver um caça… Read more »

curvo

Caro Ed, rememorar é VIVER : Correio Braziliense O preferido da FAB Luiz Carlos Azedo Com Guilherme Queiroz Até o fim de outubro, depois de sucessivos adiamentos, a Comissão Gerencial do Projeto F-X2 deverá concluir os trabalhos de avaliação das propostas enviadas pelas empresas concorrentes à venda dos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Não será nenhuma surpresa se os brigadeiros derem o troco no anúncio precipitado de compra dos caças Rafale pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a visita do presidente da França, Nicolas Sarkozy, e descartarem o modelo francês como primeira opção de compra. Nada… Read more »

curvo

Caramba, é só agente dar uma folga e lá vem Paranoá jogando balde de água fria !!!

Antes das pedradas, tá certo, já não é mais perto do Lago de Paranoá, mas que importa, a estrutura é a mesma !!!!

Francisco AMX

“Formada por mais de 60 especialistas em diversas áreas, sob comando do brigadeiro Dirceu Nôro, a comissão especial da FAB tende a fazer uma avaliação rigorosamente técnica, apesar das pressões do ministro da Defesa, Nelson Jobim, para que não crie problemas para o presidente Lula.” Isso vem de um “insider”? já vi muito “rigoroso” dando festa com champagne francês e caviar para não francês… pago com nosso dinheiro! isso mesmo meu amigo! já vi alguns “rigorosos” colocando meia dúzia de conscritos para cortar a grama, pintar a casa… arrumar telhado… da própria casa… já vi alguns “rigorosos” acumularem cargos antes… Read more »

Curvo

Pois é caro Chico, talvez esteja aí a raiz do mal que assola o(s) FX (N ?), se a informação vem de algum “insider” não sei (pois foi publicada pelo jornal Correio Brasiliense em 09.10.2009), agora “vem cá” os técnicos querem o Gripen, quem vai voar quer o F-18 S/H, o RAFALE ninguém quer (na FAB, ok ?), por que a inisitência ???!!!!

Vader

Francisco AMX disse: 21 de julho de 2010 às 18:33 Chicão, como se não bastasse a garantia de sobrepreço estar na proposta oficial da SAAB para o Brasil, aqui, na Suécia, nos States, em qualquer lugar sério do mundo, a propaganda OBRIGA o proponente. A questão do sobrepreço ser bancado pela SAAB com aval (garantia) do Reino da Suécia foi colocada no próprio site da SAAB para o Brasil. Assim, se isso não corresponder à verdade, a SAAB e o Reino da Suécia podem ser condenados em uma ação condenatória. Aqui e na Suécia (cuja justiça funciona). Sem sequer mencionar… Read more »

Reportagens especiais

Poder Aéreo nos Estados Unidos: Fort Worth Aviation Museum – última parte

No Fort Worth Aviation Museum tivemos também a oportunidade de conhecer a área de restauração de aeronaves. Nela estavam os clássicos Republic...
- Advertisement -
- Advertisement -