Senadores franceses vêm ao Brasil fazer lobby pelos caças Rafale

106

vinheta-clippingCom a iminência do anúncio da decisão do governo brasileiro do vencedor da disputa pela venda de 36 caças para a FAB (Força Aérea Brasileira), o presidente do Senado da França, Gérard Larcher, e mais 18 senadores fazem nesta terça-feira uma visita de cortesia ao Congresso Nacional.

A aeronave Rafale, da francesa Dassault, é franca favorita na disputa, segundo declarações públicas do ministro Nelson Jobim (Defesa) e do próprio presidente Lula, que chegou a anunciar a vitória do caça francês no ano passado, mas depois voltou atrás.

O ministro desconsiderou o ranking da Aeronáutica em que o caça sueco Gripen NG ficou em primeiro lugar para renovar a frota da FAB e mandou de volta aos militares um relatório sucinto desqualificando as possibilidades de transferência de tecnologia tanto do caça sueco quanto do norte-americano F-18, afunilando a escolha para o francês Rafale.

A base da justificativa de Jobim, conforme a Folha antecipou em 4 de fevereiro, é que o F-18 é americano e o Gripen NG tem componentes dos EUA, como o motor, e ambos deixariam o Brasil vulnerável.

Os franceses oferecem a melhor política de transferência de tecnologia, de capacitação da indústria nacional e de redução de dependência de fornecedores estrangeiros, segundo avaliação do ministro. O pacote da Dassault deve ficar em cerca de R$ 18 bilhões.

Jobim já entregou seu relatório ao presidente Lula, que deve anunciar o vencedor nos próximos dias.

FONTE: Midiamax

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

Até todos os governos terminarem de fazer o “Lobby”, os aviões já estaram defasados e teremos que fazer o F-X3. Seria mais facil desenvolver um caça nacional, mesmo que fosse menos moderno do que os estrangeiros, pelo meno estariamos desenvolvendo tecnologia própria, em nosso próprio solo.

Vader

Cadê os “paladinos da moralidade” que criticaram tanto o Consórcio Gripen NG? Quero ver agora falarem que a SAAB é quem faz “lobby”!

Lobby por lobby o francês é muito “melhor” e mais caro do que o sueco ou americano. E quem vai pagar essa conta? O contribuinte brasileiro, como sempre.

Aguardem e verão: em no máximo 10 anos a verdade começará a aparecer e aí nós vamos ver muito rafalixeiro convicto maldizer o dia em que apoiou essa JACA!

Vader apóia o ENTERRO do FX2!

FlavioGrassia

Deixando de lado o que o Alex Nogueira falou (que não deixa de ser importante)

Acredito que o pacote da SAAB é mais favorável ao Brasil.
Além do menor custo de operação, o custo do avião é a metade dos Rafale! (já pensaram em 72 aviões :S)

Para quem quer saber mais, entrevista com o diretor geral da SAAB no Brasil, Bengt Janér.

http://www.youtube.com/watch?v=twyYg5JCnLc&feature=related

Anderson

Num é Vader, eu tô contigo,

esse dinheiro agt podia usar pra construir
navios mercantes afim de melhorar as nossas
exportações. Isso nos daria mais lucros que
esses avioes.

isso é uma falta de respeito para com nós, contribuintes.
afinal eu me pergunto: com quem iremos
entrar em guerra?

se entrar eu não vou lutar nem permitir que
meus filhos vão, pq só quem iria ganhar com
isso seria a aristocracia, aqueles corruptos de Brasília….

robert

Vão vim com os bolsos cheios de dólar pra pagar propina.

O Brasil deveria se aproveitar melhor do desespero da Dassault.

Matheusts

Dassault e Franceses tem mais é que cair, tinham que ter visto o typhoon que tava na cara deles, imagina tecnologia da frança ainda no typhoon. PERDERAM agora vinheram aqui tentar vender como disem A JACA no Brasil e na India.
otra a Dassault ta tão falida que nem transfire toda a tecnologia vai conseguir.

Nick

A vinda de 18 senadores para fazer lobby em favor do Rafale, mostra que a posição francesa já não é tão tranquila assim…. Já deve ter sido muito mais, mas agora, estão sentindo o Grande Império do Norte, mostrando suas cartas em prol do SuperHornet. E demonstra claramente MEDO da Dassault perder esse contrato, com impacto direto em empregos franceses e em futuras vendas do caça Rafale. Na minha visão, apesar do Rafale continuar favorito dentro do GF, o custo político em apoiar o caça francês está incomodando o Sr Presidente e principalmente sua candidata Dilma. Como justificar a proposta… Read more »

Ricardo_Recife

Se o Sarkozy tem tanta certeza de que o resultado do FX-2, a vitória estupenda do Rafale, por que os senadores franceses estão vindo fazer lobby? Pagar alguma coisa como disse robert? É a primeira vez que os franceses fazem lobby aberto, às claras. Antes era por debaixo do pano com passeios pagos a Paris, pernoitada em castelos medievais e fornecimento de informações privilegiadas. Estão com medo do acordo Brasil-EUA? Pode ser. Entre os três não tenho dúvidas, a proposta da SAAB é a melhor para o país, muito superior a da preferência do GF. Mas acho que não vai… Read more »

Caipira

Concordo com os amigos que pensam que isso é uma amostra de que o negocio não está mais tranquilo para o Rafale…

Wilhelm Ax

Podiam ter mandado só a Carla Bruni.

D'Almeida

Vader disse:
20 de abril de 2010 às 9:13

Cadê Paladinos da moralidade?… boa essa! 🙂

Estão em Brasília “pour recevoir la cortége française”… colocando tapete vermelho e tudo!

LOBO

Se o grifo custa metade de um rafale, façamos umas contas:
1 rafale=2 gripen
logo dá prá comprar 24 rafales, sobram recursos para mais 12 ou outros 24 grifos.

Pronto, compramos 24 de cada. Teremos um mix de caças hi/low, e 12 caças a mais, com racionalização de gastos e não ficaremos nas mãos de apenas um fornecedor.
Os franceses ficam felizem, pois finalmente terão vendido o rafale.
A SAAB nao quebra.
O que acham????

Jovert L Garotti

Todos os três excedem as necessidades da FAB em termos de operações. O francês Rafale é a melhor escolha uma vez que haverá maior e melhor transferencia de tecnologia. Deve ganhar aquele país que mais faz turismo (per cápita) no Brasil, porque esse é o país mais “amigo”, e não “mui amigo”. Acredito ser a França.

Lucius Clay

R$ 18 bilhões não por 36 caças; tem muita coisa em cima desse valor, e acho que têm que explicar melhor os 18, ou é apenas pra comparar o real com o euro?

M1

“LOBO disse: 20 de abril de 2010 às 10:27” Acho uma boa, mas fx2 para padronizar a frota de caças. A idéia é boa, só nao sei se cola! “Anderson disse: 20 de abril de 2010 às 9:22” Concordo em parte com você, acho que o Brasil deve se armar até os dentes para evitar uma guerra, pois assim as outras nações que estão de olho nos recursos do Brasil pensarem duas vezes em atacar nosso país. Eu também acho a guerra uma idiotice sem tamanho, mas ela existe. Na quem sai perdendo é o povo, que custeia a guerra,… Read more »

LBacelar

Nossa isso não pode acontecer!!! Estamos perdidos, vamos chamar toda a força sindical e levantar uma maré vermelha contra esse “Lobby”!!! Os paladinos vermelhos da justiça social com o seu arauto Sr Luiz Marinho vão lutar contra toda essa impunidade, devemos escolher o caça do povo, que já voa e é o melhor de todos, o “Gripen NGBR Super GT with Laser” pois e o unico caça capaz de detectar o Pak-Fa, carrega 22 t de armamento, voa daqui até Hong Kong com um unico tanque ventral e sem reabastecimento e consegue pousar na marginal do tietê nas segunda-feiras as… Read more »

Vader

LBacelar disse:
20 de abril de 2010 às 10:45

É Bacelar, num tenta desviar o foco das atenções não: a verdade é que a JACA também tem lobby por trás. E o mais poderoso: a caixinha ($$$) pro gf…

Braziliano

Caro Lobo. Concordo e faz tempo. Com essa história de só termos um modelo de caça, o risco de um defeito até agora ignorado, colocaria na chon toda a capacidade de combate da FAB e por consequência ferro no nosso amado Brasil. Nem a China, nem a Índia adotam esse modelo. Na situação atual acharia de bom tamanho que fabricassem aqui o Gripen E/F (esqueça o NG), afinal é o caça que os suecos vão usar para enfrentar um eventual conflito com os russos. E investíssemos num projeto de caça birreator de 5ª geração com quem topasse dividir conhecimento. Pode… Read more »

LBacelar

Vader disse:
20 de abril de 2010 às 10:49

E qual deles não tem Lobby por trás? Todo o processo favorece alguém, GF, empresários muito interessados ou até mesmo alguns senhores de 5 estrelas, agora é só fazer as apostas e ver quem vai levar!

abraços bro

tell

Para os “Pacifistas de plantão e aqueles que perguntam se vamos a guerra e se temos inimigos para termos que gastar tanto dinheiro ai vai a resposta, dada pelos proprios “AMIGUINHOS DO BRASIL” Seguem algumas filosofias Européias e Americanas sobre o Brasil:- “Se os países subdesenvolvidos não conseguem pagar suas dívidas externas, que vendam suas riquezas, seus territórios e suas fábricas”. Margareth Thatcher (Primeira-Ministra do Reino Unido, 1983) “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós. Oferecemos o perdão da dívida externa em troca da floresta”. Al Gore (Vice-Presidente dos EUA, 1989)… Read more »

Nélio

Bom dia a todos, tenho acompanhado aqui e em outras fontes de informação essa calorosa e as vezes atrapalhada conversa a respeito do FX-2. Vi hoje uma materia veiculada no Youtube, do Estadão com uma entrevista com o representante da SAAB no Brasil, nela ele coloca que se o Gripen for escolhido a primeira entrega de “04 aeronaves” seria em 2014. Então veio a pergunta, podemos esperar? hoje o Brasil é capaz de defender a sua soberania? Não existiria a necessidade de aquisição de aeronaves vamos dizer… “pronta entrega”?

Ou isso não existe nesse meio?

Abraços,,,,

DITMAR

Eu acho que não podemos comparar o custo de dois Gripen contra o de um Rafale. É uma questão de capacidade de cada tipo de aeronave e nesse critério o Rafale é muito mais maquina que o Gripen.
Se formos levar em conta apenas o custo vamos ter que enviar o dobro de Gripens para qualquer situação, alem do mais ainda não se tem um real custo deste avião. O papel aceita tudo.
O Gripen é um ótimo avião para paises com pequenas dimensões mas para o tamanho e pretenções do Brasil o Rafale se enquadra melhor.

Vader

LBacelar disse:
20 de abril de 2010 às 10:56

“E qual deles não tem Lobby por trás?”

Ah, que bom que vc reconhece. É que nos últimos posts sobre FX2 alguns rafalixeiros andaram acusando apenas a SAAB de fazer lobby. Naquele esqueminha tão famoso de sempre sabe? Uma mentira repetida mil vezes, vira verdade…

Emparedar, aparelhar, distorcer, ocupar espaço… é tudo que uma certa “turmitcha” sabe fazer.

Mas já que voce reconhece que os franceses fazem lobby também, está tudo certo. Por isso que digo que, lobby por lobby…

…Vader apóia O ENTERRO do FX2!

Marcos

Senhoras e Senhores estamos chegando na Reta Final, e é agora que o Bicho Pega. Vamos ver quem Pode Mais; Com toda certeza será a JACA Voadora, e Porque? Desde o começo foi um jogo de cartas marcadas, NJ e Lula, principalmente este ultimo fazem de tudo para confirmar o que somente eles querem, NJ foi encarregado para convencer que a JACA era a solução, ate agora não conseguiu. Esta conversa de Estrategia Nacional, só engana quem quer ser enganado, por que se realmente fosse esta a questão teriamos nos alinhados com os Russos. Transferencia Tecnologica? Nem hum País vai… Read more »

Vader

DITMAR disse:
20 de abril de 2010 às 11:06

Caro Ditmar, três incorreções em seu argumento:

1. É mentira recorrente e uma baita duma bobeira (super-trunfo?) dizer que o Rafale é superior ao Gripen;
2. O Gripen tem preço garantido em contrato pelo avalista do consórcio (Reino da Suécia);
3. A autonomia do Gripen NG é maior que a do Rafale, o que nos faz concluir que, se o Rafale “serve” para o Brasil, o Gripen mais ainda.

Sds.

José Maria Bravo

Prezados todos

Creio que há inúmeras leituras distintas, e posições divergentes, e isso é bom, pois enriquece a discussão. As formas aqui utilizadas nem sempre, mas tudo bem.

Na minha modesta opinião a visita dos parlamentares gauleses não é outra coisa senão a vontade de dividir a vitória. O Rafale será anunciado no dia 22, e os senadores querem “aparecer na foto”. Afinal, como dizia Bonaparte, “a vitória tem cem pais, mas a derrota é órfã”.

Posso estar errado, mas todos os indícios que vejo me levam a essa conclusão

saudações comunistas

Giordani RS

Mas antes, senhores senadores da república francesa, passem na saab e façam um cursinho rápido de lobby…

Dia 22 se aproxima…

tell

Marcos estou com Vc! E por isso acho que a ideia do Brasil com essa nova filosofia militar é ótima, se não ficar somente no papel; é claro. Me parece segundo entendo da END é que nosso país pretende produzir seu proprio material militar e a tecnologia que temos que nos apropriar esta embutida nesses caças. Desta forma, me parece que o caça em si não esta muito em questão para os objetivos pretendidos. A tecnologia envolvida é que esta sendo severamente questionada. Assim sendo, nosso ministro está querendo que o país fique completamente independente do país fornecedor tendo a… Read more »

LBacelar

Vader, Claro que os franceses fazem lobby, é muito ingênuo quem acredita que algum dos 3 concorrentes é realmente “puro” e integro, cada qual com as suas ferramentas mas nenhum consórcio militar funciona sem algumas coisas por trás dos panos. Sobre as correções que vc fez… 1º O Rafale F3+ terá sim vantagens em relações ao Gripen NG, maior raio de detecção devido a maior quantidade de sensores do RBE2E, Melhor suíte de guerra eletrônica e etc, mas como é a doutrina quem manda, e como a FAB ainda vai escolher quais componentes ela deseja, essa estória pode ser mudade… Read more »

Leandro

É…os franceses estão mesmo é com medo dos F-18, isso sim!
Quer lobby mais forte do que 100 ST? Fica ai na balança, 10 KC x 100 ST, os bons entendedores que me digam o que é mais vantajoso…
Vejo mais vantagens no NG para a indústria nacional, digo e repito…massssss entre Rafale e F-18, fico com os americanos!

fredy

Puts, 18 bilhões? Todo dia esse número sobe.

DITMAR

Caro Vader como eu disse papel aceita tudo……Se o gripen fosse tão bom ele não seria usado só para treinamento na Inglatera ….é mais um produto inferior que querem nos empurrar……e quando vc acha que eles vão terminar o projeto definitivo deste avião com todos os fornecedores para substituir os atuais com menos dependencia estrangeira para garantir uma transferencia real de tecnologia. Tente comparar o radar que vai ser instalado no Rafale com o do Gripen……Veja a quantidade de carga de bombas o Rafale pode levar e em qual velocidade ele chega com essa carga comparada ao Gripen. Ainda falta… Read more »

denner.miranda

Sinceramente, tem hora q dá vontade de falar tanta coisa, Meu caro Vader não perca seu tempo, eu estou nessa discussão a 6 meses respondendo as mesmas acusações infundadas.

Vader

LBacelar disse: 20 de abril de 2010 às 11:41: 1. Não entendi exatamente o que vc quis dizer por raio de deteção, mas ambos tem (ou terão no caso do Rafale) radares AESA de grande alcance, com a diferença que o revolucionário AESA swashplate da Selex Galileo proverá um maior ângulo de detecção ao Gripen, com menor necessidade de outros sensores na aeronave. A Spectra é uma incógnita (qando não uma falácia). Mas como você mesmo disse, interessa é o que vier para a FAB. Sempre lembrando que no aspecto ténico as três aeronaves cumprem os requisitos exigidos pela Força.… Read more »

Vader

denner.miranda disse:
20 de abril de 2010 às 12:05

Hehehe meu caro Denner, eu tô nessa há mais de dois anos, rsrsrs. Tem hora que cansa mesmo, mas tamos aí…

Vader

DITMAR disse: 20 de abril de 2010 às 11:57 “Se o gripen fosse tão bom ele não seria usado só para treinamento na Inglatera” Interessante seu argumento… E se o Rafale fosse tão bom ele não teria perdido TODAS as concorrências que participou, concorda? “Tente comparar o radar que vai ser instalado no Rafale com o do Gripen” Já foi comparado, e o AESA Selex Galileo que equipa o Gripen tem um maior raio de detecção que o AESA do Rafale, que aliás se anuncia há dez anos e nunca fica pronto, ao passo que o do Gripen já está… Read more »

denner.miranda

Pois é meu caro Vader, eu já desisti de discutir huashuahsuhuas

abraço 😉

A7X

Vader disse:
20 de abril de 2010 às 12:06

“Em suma, do pnto de vista técnico ambas as aeronaves tem vantagens e desvantagens, e nao se pode afirmar que o Rafale é “melhor” (coisa de super-trunfo) aeronave que o Gripen.”

Neste ponto concordo com o amigo. Tanto o Rafale quanto o Gripen são aeronaves fantásticas.

Eu, particularmente, considero que o Rafale tem uma capacidade de combate superior a do Gripen. Porém, penso que o Gripen possui qualidades que o tornam ideal a nossas necessidades, como, por exemplo, a capacidade de operar em bases sem infra-estrutura complexa.

Abs.

tell

Pessoal vamos pensar um pouco, sem menospresar a capacidade do nosso povo. Para uma companhia que fabrica umas aeronaves como o Legacy, EMB 145, o Embraer 195 e projeta um KC 390, fazer aviõezinhos como esses caças todos que vemos por ai é a coisa mais simples e aposto que a Embraer poderia fazer às duzias pra vender na fera. No entanto,,,, Apesar de serem, em si, umas aeronaves simples a tecnologia embarcada é sofisticadísssima. Radares, turbinas, softwares e o proprio material empregado na construção dos mesmos é o X da questão. O Brasil está gastando tempo e dinheiro para… Read more »

Vetusto Douto

O Rafale já está no telhado faz tempo, muita gente aqui ainda vai se surpreender…

FlavioGrassia

Sou da mesma opinião dada pelo Vader.
Só lembro que se o contrato oferecido pela SAAB for o vencedor e com isso a linha de montagem for uma parceria com a Embraer aqui no Brasil, além de ter uma bela máquina nas mãos ainda vamos ter ganho social em forma de empregos gerados e renda extra para economia, por si, cobrindo alguma parte dos custos com a venda.

Ganho Militar e Social, já que é impensável um país sem investimento em Forças Armadas.

Curvo

Ao cumpanheiro LOBO disse 20 de abril de 2010 às 10:27, daí eu preferir F-18 S/H com Gripen, menor custo de aquisição frente à Rafale com Gripen, menor custo de tudo e ainda partilham peças em comum, turbinas, etc.. ou seja, menor custo de manutenção !!!! Não é uma maravilha !!!
Embargos dos EUA ao Brasil ???!!! Faça-me o favor que isto já foi por deveras discutido por aqui e, ficou mais do que comprovado isto ser uma falácia enganosa !!!!!

FlavioGrassia

Errata – “cobrindo alguma parte dos custos com a COMPRA”

A7X

Anderson disse: 20 de abril de 2010 às 9:22 “esse dinheiro agt podia usar pra construir navios mercantes afim de melhorar as nossas exportações. Isso nos daria mais lucros que esses avioes.” Amigo, desculpe, uma coisa não tem nada a ver com a outra. O Brasil está comprando esses vetores para modernizar sua aviação de caça e, segundo o governo, adquirir tecnologia para que, no futuro, possamos fabricar nossos próprios caças e até exportá-los. Isso, caso o amigo não saiba, além de fortalecer e capacitar nossa indústria, gera desenvolvimento tecnológico, empregos e lucros ao Brasil. “isso é uma falta de… Read more »

shungria

Me dá desanimo ler comentários tão infantis como o do Sr DITMAR que disse essa pérola: “O Gripen é um ótimo avião para paises com pequenas dimensões mas para o tamanho e pretenções do Brasil o Rafale se enquadra melhor.”. Então a FAB seria tão incompetente e teria colocado justo esse caça em 1º??? Francamente. Fala sério!!

LBacelar

Vader, falha minha, onde eu falei em pos combustão leia super cruzeiro, Já que o gripen consegue atingir essa capacidade com a configuração Ar-Ar + um tanque externo.

Mas logo logo o SH e o Rafale atingirão essa capacidade tambem, e talvez antes do NG entrar em operação para algum país.

abcs

Wolfpack

Eu enchergo esta vinda de Senadores Franceses de uma outra ótica. Os últimos fatos entre Brasil e Estados Unidos demonstram que nada está decidido e que os franceses não estão tão seguros da vitória quanto muitos acreditam. O Rafale é a melhor plataforma de combate no FX2, mas existem a ToT irrestrita, a redução no custo da aeronave e claro o empenho americano em virar a mesa. Se o Brasil esperar mais é capaz que não leve nem um nem outro. O FX2 está no limite para a decisão, uma vez que o tempo de validade do atual governo espira… Read more »

Vader

LBacelar disse: 20 de abril de 2010 às 13:01 Bacelar, tudo bem. Não me leve a mal, acho o Rafale um bom caça e, em voando (?), cumprirá sua função na FAB, malgrado seja o maior fracasso comercial da história da indústria aeronáutica francesa, e uma enorme “furada” para o Brasil por conta de sua falta de escala. Mas apenas isso, nada de o Rafale ser a 7a maravilha do mundo. Ou muito menos “melhor” do que qualquer um do FX2 (mesmo os retirados no RFP). O que não suporto e não posso concordar é com a proposta francesa que… Read more »

Edcreek

Olá,

Quem faz lobby pela Dassault é o presidente e o Congresso Françês, não são empresarios que visão apenas lucro.

É uma mensagem clara que o Messie Sarko tem o apoio do Congresso local e que a transferencia de tecnologia não corre risco, já que a França detem pelo menos 90% do caça.

O caça Sueco é um quebra-cabeça Anglo-Americano sendo que Suecia detem uns 50% da tecnologia do caça.

Edcreek, apoia o enterro das viuvas e apoia o RAFALE BR

Abraços,

Nick

Caro Edcreek,

Messie Sarko e seus Senadores não visam o lucro??

Então a Dassault, Tales e Snecma são companhias filantrópicas com a missão de transmitir seu know how na fabricação da caças para os menos afortunados, sem visar lucro algum?? E aqueles valores propagados de R$18Bilhões (pode ser menos) não visa o lucro???

Bem, eu não tenho uma visão idealista assim. TODOS visam o lucro. E a sobrevivência de suas indústrias.

[]’s