Avião da FAB dá tiro de aviso para aeronave suspeita

84

Após disparos, aeronave fugiu para a Argentina

Hoje [ontem], 18 de abril, aproximadamente às 11h50, durante a realização de Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo, aviões de caça da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram Tiro de Aviso sobre uma aeronave, com matrícula do Paraguai, que realizava voo suspeito no espaço aéreo brasileiro.

Essa medida, que antecede o Tiro de Destruição, foi aplicada em virtude de a tripulação da aeronave não obedecer aos procedimentos previstos nas Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo Brasileiro, ou seja, realizar o pouso imediato em aeródromo brasileiro para averiguação. Na verdade, a aeronave suspeita optou por fugir pela fronteira do Brasil com a Argentina em voo a baixa altura.

O Comando da Aeronáutica ressalta que são duas as situações em que uma aeronave pode ser considerada suspeita no espaço aéreo brasileiro:

a) a que entrar em território nacional, sem plano de voo aprovado, oriunda de regiões reconhecidamente fontes de produção ou distribuição de drogas ilícitas; ou

b) a que omitir aos órgãos de controle de tráfego aéreo informações necessárias à sua identificação, ou não cumprir determinações dessas mesmas autoridades, caso esteja trafegando em rota presumivelmente utilizada na distribuição de drogas ilícitas.

Brasília, 18 de abril de 2010.

Jorge Antônio Araújo Amaral – Cel Av
Chefe inteirino do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

Que pena que faltou um MAA-Piranha para abater a aeronave. Se não respeitou as ordens e se fugiu, deixa claro que não tinha boas intenções. Está na hora de impor respeito, chega de ser um país onde se pensa que podem fazer de tudo. O Brasil precisa de uma imagem forte.

robert

aonde foi isso? perto da onde??

Vetusto Douto

Pelo menos não continou aqui, não entregou o que veio entregar.
Jajá algum avião vai “inaugurar” a Lei do Abate…

Humberto

Carissimo Alex Nogueira,
Teriamos que ver qual avião for inteceptar o que, mas normalmente os .50 do ST ou os canhões de 20mm ou 30mm resolvem qq parada, não existe a necessidade de misseis, por sinal, creio que seja pré-requisito visualizar o avião antes de abate-lo..
Agora o susto que o outro piloto deve ter passado..nem pum o cara deve conseguir soltar hehehehe
[]

Edcreek

Olá,

Parabens FAB, aos poucos os espaço aereo Brasileiro vai se tornando perigoso para traficantes e contrabandistas. Em tempos de paz esse é um serviço e tanto para a população.

Abraços,

Marcelo

Alguém sabe qual foi a aeronave?
Região sul não seria um F-5 do Pampa?

Justin Case

Amigos,

Abrir fogo contra uma aeronave equivale tecnicamente a “tiro de destruição”.
A nota comenta que foi realizado “tiro de aviso”.
Sugiro aos editores que revisem o texto do título.
Abraço,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Justin Case

Continuando,

Creio que o tiro de aviso ainda é feito paralelamente ao eixo de vôo, em posição tal (través esquerdo) que a aeronave interceptada possa constatar que o interceptador está armado (pelo uso de munição traçante).
Abraço,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Fabio Oliveira

Temos que aproveitar esta situações para testar nosso “piranha”. Como que um aviãozinho destes ESCAPA para a Argentina ….Isto é um absurdo. Se ele fez manobras de fuga e se dirigia para a fronteira deveria ser derrubado antes de chegar lá.

LUIZ CARLOS FRANKEN

Nesses casos sou a favor de abate. Não podemos mais servir de passagem para atos ilícitos de contrabandistas ou fornecedores de drogas. Se fugiu é porque tinha algo errado e nesse caso não deveria, nossa força aérea, deixá-lo ir. Deveria abatê-lo.

floresteiro

Pra mim isto não passa de uma grande vergonha, não sei se da FAB ou da lei do abate. Se fosse um piloto do tráfico não teria medo algum. Até hj qual que se ferrou?? Deveria abater sem mais firola, aí sim eles teriam respeito.
Os caras são uma das maiores desgraças deste país e a lei do abate ainda os defende.
Pelo menos é a imagem que passa.
É pra ficar desanimado.

Vergonha.

Mateus Lobo

Eu acho que os pilotos ficaram com pena do cara,kkkkkkkkkkk. Só pode, como um avião de traficante(provavelmente) fugiu de um caça?
Qual caça que o interceptou? Deve ter sido os F-5.

grifo

Podem escrever: a lei do abate não sobrevive à primeira pessoa que for morta em uma dessas ações. Tenho pena do piloto que fizer o disparo. Pior ainda se houver uma mulher ou criança no avião abatido.

Mateus Lobo

floresteiro
Vai com calma cara,rs. Não se pode atirar primeiro para depois saber quem é!
Quero ver se fosse tu num avião que sabe-se lá por qual motivo não conseguio se comunicar com a torre. Só ia dar tempo de você rezar ou seja lá o que você for fazer. Ai chega a .50 e game over

Antonio M

Calma com a derrubada de aeronaves.

Se forem “patrocinadas” por traficantes, estes não estão nem aí com a vida dos outros senão nem “trabalhariam” com o material que trabalham. E podem muito bem sequestrar pilotos ou sua família, obrigando-os a voôs desse tipo. Ou ter os reféns a bordo mesmo!

É de bom senso agir como agiram os militares pois sem perda de vidas humanas, fizeram com que a aeronave evadisse.

O que deveríamos comentar/criticar é: onde está a defesa aérea da Argentina? Não poderiam ter sido avisados a tempo de fazerem uma interdição conjunta?

GSV

Ano após ano a FAB vem respondendo bem aos Narc. E o tiro de sobre aviso é fundamental em região de fronteira… um salvo de .50 põe terror em qualquer um… Não é necessario um piranha nesta ocasião!!!

Parabéns FAB!!! e seus comandantes!!!

Mateus Lobo

Quer dizer, você só vai ver tiro de .50 se for ST, porque o F-5 é 20mm eu acho.

Antonio M

E a coisa é tão seria que em uma matéria que li sobre os Super Tucano e sua atuação na patrulha contra o narcotráfico, os pilotos que apareceram na reportagem não puderam ser identificados de modo algum, até nas fotos seus rostos estavam distorcidos para evitar que sejam reconhecidos por marginais.

Godoy

Acho que foi Super Tucano, é o avião ideal para patrulhar a fronteira, isso é muito importante e mostra que o Brasil esta preocupado e atento a tudo que entra em seu território.

Matheusts

Bela interceptação imgina o cara la a 200 por hora quando ve só no radio um piloto de caça interceptando ele. Deve ser uma das piores coisas….
Lei de Abate só é realmente necesaria se ele tiver em direção de algo importante ou cidade grande.
Os cara aqui exagera em missel em……

Ricardo_Recife

Infelizmente existem poucos SH para o tamanho de nossas fronteiras. Deveríamos ter 150 para este tipo de missão e mais uns cinco R-99A.

Vader

Penso que o Brasil deveria firmar convênios com nossos vizinhos para permitir, em tais casos, uma incursão temporária de nossas aeronaves no espaço aéreo deles, a fim de obrigar o pouso em alguma pista (policiada), mesmo que do lado de lá da fronteira. Já está virando rotina a FAB interceptar aeronaves em espaço aéreo brasileiro, que fogem pela fronteira para Bolívia, Paraguai ou Argentina, quando percebem que a FAB vai abatê-las. Já que estes países aparentemente não tem (ou não querem ter) Força Aérea nem sistemas de detecção capazes, para fins de combate ao narcotráfico (um problema que transcende fronteiras)… Read more »

Godoy

testar o piranha e mais pra frente o A-Darter

Alexandre

Entre o tiro de advertência e o tiro de abate leva tempo. Esse tempo consiste em ver a reação ao tiro de alerta e o aguardo da autorização para o tiro de abate. Nesse intervalo de tempo pode ser o que falta a aeronave cruzar a fronteira. Mais vai aqui uma imagem de um Tucano colombiano fazendo um abate. Abraços.

http://www.youtube.com/watch?v=Nuxk4q15PQc

fredy

Longe de mim querer a execução de uma medida que resultaria na morte de um ser humano (ainda que seja um suposto traficante de drogas), mas se a FAB permitir que essas aeronaves suspeitas fujam para o espaço aéreo de países visinhos então eu pergunto. Para que serve a tal “lei do abate”? Não é a primeira vez que isso acontece. Ano passado (se não me engano) um avião suspeito se recusou a cumprir a determinação de pouso para averiguação (mesmo depois dos tiros de advertência), pousando em uma pista de terra e fugindo a pé antes da chegada dos… Read more »

Ozawa

E as autoridades argentinas ? Foram avisadas, apreenderam a aeronave e prenderam os suspeitos ?

floresteiro

Mateus Lobo,
Se não tivesse transportando porcaria e não conseguisse comunicar, a última coisa q faria era fugir para a Argentina. Seria uma declaração de culpa.
E se tivesse sido obrigado a pilotar, acredite, entenderia perfeitamente o mutivo de minha passagem para o outro mundo hehe.
A FAB perdeu mais uma oportunidade de dar um baita prejú pros traficantes.
Agora a droga entra pelas estradas ou até por outro voo mesmo.
Comando vermelho, PCC e companhia agradeem.
E o hipotético piloto inocente não morre, mas as crianças, mulheres e demais trabalhadores que estiverem em uma zona de tiroterio………

Godoy

E mais, essa droga vai acabar com a vida de mtas mães por ai, tipo aquela que acorrentou o filho, é triste.

Autobahnpolizei

Será que a Argentina tomou alguma providência, ou o cara conseguiu voltar para o Paraguai? Acho que é fácil criticar a conduta da FAB de não ter abatido o avião, só gostaria de lembrar que os militares, tanto os pilotos como as pessoas a quem estes se subordinam são profissionais capacitados para suas funções, não estão onde estão por acaso e acho antiético ficar dando palpites de como o trabalho dos outros deve ser feito sem sequer ter noção de como o mesmo é feito. O que importa é que a FAB mais uma vez cumpriu sua missão de mostrar… Read more »

Wilson Giordani de Souza

Se há quem venda é porque há quem compre.

Edcreek

Olá,

Tenho pena é da mães com os filhos mortos por divida de drogas(vindas da Bolivia e Colombia) por armas vindas do Paraguai.

Se seguir o procedimento, e não obtiver resposta tem que derrubar mesmo. Se fugir para outro país devemos informar imediatamente as autoridades locais.

Abraços,

Jhonny

Quando viram que o avião ai fugir deviam ter atirado pra derrubar, deram mole nessa, perderam grande chance de testar o maa-1.

Antonio M

Não acho que valha a vida de inocentes o abate pelo abate. Tem de ter critério, isso sim faz o país passar imagem de seriedade. Guardadas as devidas proporções, assaltantes de Bancos já fazem isso, de posse do endereço de gerentes de agências, entram em suas casas, deixam comparsas “tomando conta” de seus entes e levam o mesmo até a agência efetuando o roubo sob essa brutal agressão. E não acho que a polícia deveria atirar no refém para evitar o roubo. Também não vale o abate matando um inocente por causa de uma carga de drogas. Digo novamente, a… Read more »

Alex Nogueira

Seria importante ter o míssil para impedir que aeronaves sabiamente ilícitas fujam através da fronteria; se fosse o caso de sequestro, saberiam pela matricula do avião que se tratava de uma aeronave registrada e de uso civil, ai tomariam medidas de providencia especificas para o caso.

Alexandre

Acho que a maioria das pessoas não entendeu o que ocorreu. O espaço aéreo brasileiro FOI NEGADO aos supostos traficantes. O objetivo foi atingido. Se o avião fugiu para a Argentina isso passou a ser um problema deles. É claro que as autoridades locais foram avisadas. Eles que tomem providência. Seria ideal se todo o sistema fosse integrado, mas não é. Mas vejo que a maioria adoraria ver sangue e não entende que há uma cadeia de comando que deve ser seguida. Isso ocorre justamente para não se repetir o abate indevido de missionários americanos onde um bebê foi morto.… Read more »

grifo

Acho que a maioria das pessoas não entendeu o que ocorreu. O espaço aéreo brasileiro FOI NEGADO aos supostos traficantes. O objetivo foi atingido. Caro Aexandre, vou discordar de você aqui. A missão da FAB é garantir a soberania no espaço aéreo brasileiro. Esta soberania nunca esteve ameaçada por esta aeronave – que por sinal ninguém sabe se era de traficantes. No dia em que a FAB abater uma aeronave deste tipo e houverem mortes, você pode contar com que o piloto e a cadeia de comando acima serão muito justamente indiciados por homicídio, e se a justiça for seguida… Read more »

Almeida

Parabéns pra FAB! Chumbo grosso neles!

Já a FAA coitada…

Alexandre

Grifo Ninguém acha que um avião deses ameaçou a soberania do espaço aéreo. NUNCA disse isso. Mais sua entrada foi impedida graças a lei do abate. Isso não tem a menor dúvida. Tanto é assim que a aeronave voltou. A FAB atuou aí como poder de polícia e não como vetor de guerra. Segundo se houver um abate com mortes com certeza haverá investigação. Mas se for comprovado que todos os procedimentos foram efetuados corretamente não haverá indiciamento pois esse procedimento é previsto em lei. Não haverá culpados por cumprimento de lei. Não se trata em momento algum de defesa… Read more »

Arkade

VEERGONHAAAAA!!!!!! Como a FAB deixa um teco teo fugir. D A Lei do abate foi feita para isso…

Godoy

acho que se um policial grita “parado ai” a agum individuo e este inicia uma fuga, ta mais que claro que este esta irregular com a justiça e o policial pode efetuar disparos com o objetivo de frear a ação do fugitivo.

Autobahnpolizei

Alguns estão atribuindo o não abate do avião ao fato de a aeronave da FAB supostamente não estar armada com mísseis ar-ar, mas na verdade esse tipo de arma não é adequado para abater o tipo de avião tipicamente usado pelos traficantes. Nesse caso a arma adequada seriam justamente as .50 orgânicas do ST ( a nota da FAB não especifica qual o tipo de avião fez a interceptação, mas presume-se que seja o ST). O abate não ocorreu porque os condutores da interceptação julgaram que situação não exigia essa medida extrema, e não por falta de poder de fogo.… Read more »

Autobahnpolizei

“Godoy disse:
19 de abril de 2010 às 13:00

acho que se um policial grita “parado ai” a agum individuo e este inicia uma fuga, ta mais que claro que este esta irregular com a justiça e o policial pode efetuar disparos com o objetivo de frear a ação do fugitivo.”

Você está equivocado sobre a finalidade do uso da arma de fogo pelo policial. O policial só deve usar sua arma para legítima defesa, própria ou de terceiros, nunca para impedir a fuga de um suspeito.

Vader

grifo disse: 19 de abril de 2010 às 12:28 “e se a justiça for seguida serão condenados” Grifo, vc me desculpe, não sou criminalista, mas existe uma coisa que se chama excludente da antijuridicidade e que retira o caráter ilícito e consequentemente a tipicidade do crime, enquanto fato típico e antijurídico. Entre as excludentes encontra-se o “estrito cumprimento do dever legal” conforme preceituado no art. 23 do Código penal, in verbis: “Exclusão de ilicitude Art. 23 – Não há crime quando o agente pratica o fato: I – em estado de necessidade; II – em legítima defesa; III – em… Read more »

Vader

Pessoal, que míssil para abater teco-teco o quê?!!! Que absurdo!

Estudem Srs.! Leiam o Blog antes de fazer comentários esdrúxulos do gênero!

“Armamento ar-ar para o AT-29, uma análise da eficácia operacional”

http://www.aereo.jor.br/2010/03/16/armamento-ar-ar-para-o-at-29-uma-analise-da-eficacia-operacional/

Sds.

Marcos

Autobahnpolizei, Não seria da base aérea de Santa Maria? Em parte discordo de vc, pois mesmo com o exemplo do policial, o mesmo deve em preender interceptação, coisa que nossos caças fizeram,( apesar de não termos todos detalhes), para mim ficou claro que a Fab deixou que eles simplismente empreedesse fuga e ficou por isso mesmo. Isto de certa maneira é muito ruim, pois coloca em duvida a capacidade não só da FA como de todo Pais se realmente eles algum dia serão capazes de abater alguma aeronave. Deveriam ter realmente feito a intercptação, obrigando a aeronave a pousar. E… Read more »

Marcos

Isto é lamentavel

Jovert L Garotti

Se o Brasil abate sem critério, isso motiva os outros a abaterem os nosso aviões que se perdem também no lado deles. É como você e o seu vizinho. Se você fura a bola do vizinho que acertou o seu vazo de flores no seu quintal, ele vai querer furar o pneu do seu carro se voc6e estacionar na frente da garagem dele mesmo que por um minuto.

SO

Jovert, por isso os Persas da mezopotania de etnia arabe-sueca inventaram duas palavras Fear and Respect

Tire suas conclusoes

SO

Nick

Na minha opinião se ele não altera sua rota, mesmo com os tiros de advertência, é para ir para o chão.

Agora , quais seriam as ROE para o caso do avião suspeito se evadir??

Acompanhar o mesma até a fronteira, alertar a FAA que avião suspeito invadiu espaço aéreo Argentino?

Derrubar antes que cruze a fronteira, visto que ele não cumpriu a determinação de aterrisar em algum aeroporto próximo para averiguações da Polícia Federal ou Forças Armadas??

[]’s

Humberto

Bom, vou colocar os meus achos aqui.. Acho também que foram os ST e como foi dito, se fugiu para o lado da Argentina concordo que deveria estar no Paraná. O ST pode ter decolado de Campo Grande e estar esperando na região o avião fujão, pois não achem que não exista um bom trabalho de inteligencia no outro lado da fronteira, temos que esperar para termos mais detalhes. Corre uma lenda, que traficantes colocam crianças (pois é mais leve) no avião para tentar complicar um possível abate (particularmente não acredito nisto), uma coisa a se levar em conta, o… Read more »