terça-feira, novembro 30, 2021

Gripen para o Brasil

Gripen International reafirma transferência total de tecnologia ao Brasil

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Gripen NG under

vinheta-clippingA Saab deverá produzir os caças supersônicos para a FAB (Força Aérea Brasileira) em solo brasileiro, caso o modelo sueco Gripen seja escolhido na licitação do governo federal para a compra de 36 aeronaves. Em nota reproduzida neste fim de semana em revistas de circulação nacional, a empresa se compromete a produzir os principais segmentos da estrutura do caça no “futuro polo aeronáutico de São Bernardo.”

A empresa sueca garante também a transferência total e irrestrita da tecnologia do caça Gripen NG,
caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defina a Saab como a fornecedora. “A Saab Gripen está comprometida em envolver a indústria aeroespacial brasileira em todos os níveis do desenvolvimento do Gripen NG, assim como em sua produção e manutenção”, indica a nota.

Nos próximos dias, o presidente Lula receberá de representantes do ABCD o apoio da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), do Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD, do sindicato dos metalúrgicos sueco, o IF Metall, e do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, à escolha do Gripen. A produção do caça no País deverá gerar 1.200 novos empregos na Região. A expectativa é que seis mil postos de trabalho e 22 mil indiretos sejam criados no País.

A etapa final do processo de escolha dos caças já dura seis meses. Se o governo federal optar pelo modelo sueco, R$ 336,4 milhões serão investidos em São Bernardo.

Confira na íntegra a nota da Saab:

“É com grande respeito às autoridades envolvidas no processo de seleção do F-X2 aos nossos parceiros industriais e tecnológicos no Brasil, e ao povo brasileiro, que a Saab Gripen vem ao público esclarecer determinadas informações incorretas que recentemente ganharam destaque na mídia.

Com relação ao tema Transferência de Tecnologia, a Saab Gripen ofertou e garantiu ao governo brasileiro, em sua proposta à Força Aérea Brasileira (FAB), a transferência total e irrestrita da tecnologia do caça Gripen NG.

Em sua proposta, a Saab Gripen entregou à FAB todas as autorizações e liberações das licenças necessárias, de todos os parceiros e fornecedores da Saab, independentemente do país de origem, para a total transferência de tecnologia para o Brasil.

A Saab Gripen ofereceu, conforme solicitado, preços garantidos para o caça Gripen NG, incluindo toda a Transferência de Tecnologia, sem qualquer forma de reajuste ou de risco econômico para o governo brasileiro.

A Saab Gripen está comprometida em envolver a indústria aeroespacial brasileira em todos os níveis do desenvolvimento do Gripen NG, assim como em sua produção e manutenção.

Com relação ao desenvolvimento do Gripen NG, equipes de engenheiros brasileiros já estão trabalhando ativamento no projeto, tanto em instalações suecas como brasileiras, concentradas em São José dos Campos (SP).

O direito de propriedade intelectual de tais desenvolvimentos será compartilhado entre o Brasil e a Suécia

No que diz respeito à produção, todas as 36 aeronaves da FAB serão produzidas no Brasil. Os principais segmentos da estrutura do Gripen NG serão feitos no futuro pólo aeronáutico de São Bernardo do Campo (SP), de forma exclusiva, e serão fornecidos às linhas de produção do Brasil, da Suécia e para todas as aeronaves Gripen NG a serem comercializadas em todo o mundo.

Todas as aeronaves serão montadas em Gavião Peixoto (SP). Dessa forma, o Brasil será o primeiro país do hemisfério sul a produzir e exportar caças supersônicos.

Estima-se que, com o projeto do Gripen NG, serão criados no Brasil aproximadamente 6 mil empregos na cadeia de produção e 22 mil na área de tecnologia.

Os softwares, códigos-fonte e os sistemas de armas da versão brasileira do Gripen NG também serão totalmente desenvolvidos e testados no Brasil. Isso proporcionará à FAB e às empresas brasileiras total capacidade para operar, manter e integrar sistemas, armamentos e sensores de forma independente e autônoma.

A Saab Gripen entende e apoia a Estratégia Nacional de Defesa, e se compromete a oferecer ao Brasil todos os conhecimentos necessários para dar origem às futuras gerações de aviões de caça.

Saab Gripen”

FONTE: ABCD Maior

- Advertisement -

198 Comments

Subscribe
Notify of
guest
198 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vitor

O melhor projeto para o Brasil ser realmente independente e projetar seus próprios caças. Apesar do Rafale ser bom e ninguém pode negar isso, é muito para caro para um país que corta seu orçamento todo ano. Melhor um caça adaptavel e com a possibilidade de integração com os misseis nacionais.

nodbr

ué, por que essa nota publicada pelo ABCDMaior(que jornal é esse?) não consta no site oficial do Saab Gripen?

http://www.gripen.com/pt/index.htm

Marcos

Volto a afirmar que da lista, o Super Hornet é o melho caça de combate, pórem, sem transferencia de tecnologia. Mas se a Fab busca uma transferencia e como fazer um caça, sem a menor duvida o Gripen é o melhor, tanto que a Fab o fez 1º da lista, por que esta Historia que Frances fara transferencia irrestrita é pura conversa fiada, que o dizem os pilotos e demais pessoal (principalmente da Base Aerea de Anapolis) que sofreram, sofrem e pelo visto continuaram com este martirio.

jomado

…Vitor disse:
10 de abril de 2010 às 12:11

O melhor projeto para o Brasil ser realmente independente e projetar seus próprios caças. Apesar do Rafale ser bom e ninguém pode negar isso, é muito para caro para um país que corta seu orçamento todo ano. Melhor um caça adaptavel e com a possibilidade de integração com os misseis nacionais…concordo contigo…

drcoakroach

A nota da SAAB contradiz diretamente as declaracoes do NJ no Congresso. Se ele faltou com a verdade, isto eh muito serio. Se isto aconteceu, teria ele tb faltado com a verdade quando disse que a FAB prefere o Rafale? O Dep/ William Woo, da comissao de Relacoes Exteriores e Defesa Nacional, pediu acesso aos docs, mas foi negado pelo NJ. ““william_woo 1. O Ministro negou o relatório técnico da FAB para CREDN, estou entrando requerimento de informações a Mesa Diretora ” http://twitter.com/william_woo ” O docs devem ser disponilizados (MPF?…) ou oficiais da FAB devem ser autorizados a se pronunciarem.… Read more »

Justin Case

drcoakroach disse: 10 de abril de 2010 às 12:29 “A nota da SAAB contradiz diretamente as declaracoes do NJ no Congresso. Se ele faltou com a verdade, isto eh muito serio. Se isto aconteceu, teria ele tb faltado com a verdade quando disse que a FAB prefere o Rafale? O Dep/ William Woo, da comissao de Relacoes Exteriores e Defesa Nacional, pediu acesso aos docs, mas foi negado pelo NJ. ““william_woo 1. O Ministro negou o relatório técnico da FAB para CREDN, estou entrando requerimento de informações a Mesa Diretora ” http://twitter.com/william_woo ” O docs devem ser disponilizados (MPF?…) ou… Read more »

rober

drcoakroach não é a Saab que contradiz,algum diretor,funcionário da Saab assinou a nota? Um ponto que me chamou atenção na reportagem: Os softwares, códigos-fonte e os sistemas de armas da versão brasileira do Gripen NG também serão totalmente desenvolvidos e testados no Brasil. Isso proporcionará à FAB e às empresas brasileiras total capacidade para operar, manter e integrar sistemas, armamentos e sensores de forma independente e autônoma. Ficou uma dúvida?,se eles tem total licença dos fornecedores,porque teriamos que desenvolver os softwares,aqui,segundo qualquer pessoa que conhece informática sabe que para desenvolver qualquer softwares precisa primeiro desenvolver o código-fonte,pra depois chegar ao… Read more »

rober

O desespero está grande por parte da Saab
Essa semana tivemos aqui no blog uma verdadeira semana Gripen NG,foi bombardeio de todo lado,queria muito que o Rafale tivesse uma semana dedicada aos aspectos do Rafale,não precisa ter reportagem de propina da CARTA Polis,e outras tantas,apenas com caracteristicas tecnicas!

Alexandre Galante

Rober, se tiver notícia do Rafale a gente publica. A assessoria da Rafale International não nos envia release faz tempo. Todas as notícias da Dassault fomos nós que corremos atrás e publicamos, como essa abaixo, publicada há 5 dias:

http://www.aereo.jor.br/2010/04/05/maior-protecao-para-o-rafale/

Roy Focker

Um proposta dessas é pouco ou querem mais… Me estranha muito o “Nelson” gostar tanto dos franceses e do Rafale, porque ?. Sabemos todos nos aqui da capacidade do Rafale e isso é indiscutível, mais ta claro já a muito tempo que a proposta da Saab é a melhor !!! para a FAB é realmente o que a FAB queria e quer desde o começo não é a toa que ele ficou em 1º na seleção. Melhor que essa proposta dos Suecos só mesmo desenvolver e fabricar o PAK-T50 aqui no Brasil, mas eu confio mais nos Suecos, O grande… Read more »

Gunsalmo

De novo essa choradeira de que o blog só publica notícias do Gripen.
Será que é favoritismo, ou será que simplesmente não acontece nada de novo com o Rafale? 🙂 Tenho visitado outros blogs de aviação e defesa, como o Plano Brasil, Hangar do Vinna, Defesanet, etc. Não vi nenhuma reportagem sobre o Rafale que não tenha sido publicada aqui. Será que todos os blogs do Brasil são contra a Dassault, ou será que é ela que anda dormindo no ponto?

Mad Dog

E a Saab jogando sujo novamente….já não bastou usar um relatório préeliminar sem aval da FAB na mídia…e agora ataca Nelson Jobim de mentiroso… Já tá na hora do MD e a Fab se pronunciarem contra essa empresa suja e caluniosa…que a cada dia se revela…. Não tem nem a capacidade de mostrar pro mundo o protótipo do NG totalmente pronto…e ainda tentando enrolar a India… Como vai transferir tecnologia se a maioria dos componentes não é dela…inglês…nem radar é dela…é italiano…motor americano…flybywire americanco… Ensinar a montar uma carcaça defasada??…..que perde em feio pro Rafale que usa compostos superiores e… Read more »

rober

Galante peço desculpas se pareceu da minha parte,que estou querendo desmerecer o trabalho de vcs,pelo contrário,nunca foi intenção minha desrespeitar o trabalho de vcs,tanto que frequento e leio diariamente a triologia,mas é que vc sabe esse tema desperta paixões,se eu não gostasse daqui não entraria e acessaria as matérias,posso fazer uma sugestão vcs tem ótimas matérias antigas do Rafale,como aquela do Secretário de Defesa da França comentanto a proposta francesa.e outras,porque não fazer um grande mix dessas reportagens,e dividindo-as em aspectos da proposta,depois em caracteristicas,vcs tem aquela reportagem mostrado o raio de alcance do rafale,tem aquela dos motores que estão… Read more »

Mad Dog

Gunsalmo…
O Rafale é tratado com mais seriedade nos Foruns… Base Militar e Defesa Brasil…
Sem preferências…

Mauricio R.

Ou seja, ninguém pode legalmente tomar conhecimento de documento confidencial ou secreto e divulgar publicamente o seu conteúdo em nome da “transparência”.

Aonde na legislação brasileira está que o MPF e um deputado membro da comissao de Relacoes Exteriores e Defesa Nacional, não pode tomar conhecimento das documentações relativas ao Projeto FX-2, somente pq o Sr. Nelson Jobim assim não o quis???

Eleazar Moura Jr.

Amigos, desculpem o termo, mas isso é igual a “batom na cueca” e só cego (Jobim) não vê……como é que um homem só pode ser contra toda uma nação e a FAB?

Alexandre Galante

Rober, obrigado, meu chapa! Seu comentários são bem-vindos.

Marcos

Se a Dassault não envia nada, algo de muito estranho acontece, o que pode ser? A certeza que já jevou o fx2? Ou por que não tem nada mesmo para apresentar? Por que sera?

Alexandre

Depois são os franceses que são mentirosos, 28 mil empregos para montar apenas partes da fuselagem e o software do avião.
Agora quero ver combinar isso com as empresas americanas,britânicas e italianas envolvidas com essa disputa. Visto que todos terãom que dar aquilo que a saab está promentendo que é transferência irrestrita.

Para mim esse desespero todo é pq se não vender aqui no brasil o ng afunda de vez.

Paulo Pedro

nao adianta chorar o gripen ja era,o f-18 tem mais chance do que este aeromodelo,no mundo belico quanto menos falar melhor,e a saab falou demais,com certeza a confiaca fica abalada,vc nao compra armas de bocas abertas.

Paulo Pedro

nao adianta chorar o gripen ja era,o f-18 tem mais chance do que este aeromodelo,no mundo belico quanto menos falar melhor,e a saab falou demais,com certeza a confiaca fica abalada,vc nao compra armas de boca abertas.

Mauricio R.

“Para mim esse desespero todo é pq se não vender aqui no brasil o ng afunda de vez.”

O mesmo ou até mais ainda , vale p/ o Rafale.

Rodrigo

Vocês criticam a SAAB por fazer lobby, mas ninguém critica o Jobim por fazer lobby para a Dassault.

Como um Ministro da Defesa fica ativamente falando, antes do final do processo que tal proposta é melhor que a outra ?

Tem outras coisinhas aqui que eu não posso falar em aberto, mas se o Galante tiver boas fontes na FAB e na MB já deve saber e se confirmar vale uma bela matéria aqui no Blog.

URSS

“Gripen reafirma transferência total de tecnologia ao Brasil”

Sugiro mudar o titulo, pois nao tem qualquer sentido a palavra Gripen, deveria ser SAAB.

Gripen é apenas um produto e a SAAB nao pode tranferir aquilo q nao tem na sua totalidade.

O titulo induz o leitor em erro e penso que esse nao é o objetivo do blog.
Ou é?

JapaMan

O RAFALE É VENDIDO NO MUNDO, INTEIRO, SUCESSO DE PÚBLICO E VENDA. Realmente quem esta desesperado é o Gripen, que papinho furado, a Dassault não se pronuncia mais, pq da como certa a sua venda, não abaixou valor algum, não se esforçou em momento algum para mostrar que vai transferir Tecnologia (Porque não vai) e ainda vejo um bando de cego defendendo o Rafale. É o Brasil continua o mesmo da época do descobrimento, os índios continuam trocando suas riquezas pelas mentiras dos Europeus, quero saber que amor é esse pela França, o que esse país fez até hoje pelo… Read more »

Latino

Para bom entendedor meia palavra basta !!!!!

RenanZ

Apesar de ninguém querer saber,
minha opnião é a seguinte:

Rafale é uma aeronave boa, mas para
o BRASIL o Gripen é a melhor opção

MAS, entretanto, todavia
Estou desconfiado deste “polo aeronáutico de São Bernardo”

Tem uma fabriqueta lá em São josé dos Campos que
facilmente daria conta do recado !!!

Mad Dog

Meu caro Japa…
Rafale não é vendido devido a interferência americana…e o mesmo está acontecendo aqui…

Rafael

Quem anda mais quieta ainda que a Dassault é a Boeing. Parece que as coisas esfriaram por la, sera que jogaram a toalha, ou o EUA vai entrar com o F-35?

denner.miranda

é incrivel como tudo é culpa dos EUA, o pessoal tem que se libertar do modo Hugo Chavez de ser

JapaMan

Mad Dog, Claro, evidente que o TIO SAM, joga pesado, sujo, mas será só isso mesmo? sei que todo mundo aqui esta cansado de saber aqui, de discutir, mas é inevitável citar, os Produtos Franceses são mais caros, manutenção mais cara, logística complicada, é assim em todos os setores, quem tem carro francês pode muito bem falar sobre isso, ou estou falando besteira? alguém pode me dizer algum produto francês além do pãozinho da padaria (que ja foi mais barato) que tenha um custo benefício bacana? Acho que com todos os problemas, o TIO SAM em muitos lugares, cumpre o… Read more »

Luan

Se a Saab apelou ou fez jogo sujo por ter a proposta mais trasparente de todas,o que o Min. Jobim e o pres. Lula faz desde o 07SET09 é o que então? A proposta francesa certamente tem suas vantagens politicas para o GF,o que certamente não vamos saber tão cedo,não vou dizer que a Dassault está “dando por fora” como diz alguns sobre a Saab e os empresários,pra mim,quem diz isso é por que não tem argumento. E pessoas que dizem que “O Rafale o melhor para a FAB por que é o melhor dos 3” é um comentario muito… Read more »

Rick

Rober, Gunsalmo e Mad Dog,

A observação do Alexandre Galante sobre a falta de informações da Dassualt acerca do Rafale não é questão que acontece somente no Brasil. Blogs e sites de defesa da Índia que analisam o MRCA fazem a mesma observação. Existe uma forte critica sobre a falta de transparência da empresa francesa em relação ao Rafale. Eu não tenho agora o link onde discuti sobre o assunto, mas foi no fórum da bharat-rakshak.com.

rober

Rafale e seu cronograma,rafale jáaaaaaaaaaaa: 1. RAFALE F3(2008 ~ 2012): A. The first real omnirole Rafale. B. New weapons and equipments:RECO-NG, DAMOCLES, ASMP-A, AM-39, GBU-24, and laser-guided rocket pod. C. RBE-2 PESA radar(AESA upgrading in future)。 D. FSO or FSO-IT. E. ROVER capability. F. Every in-service Rafale in France has become F3 configuration after Feb, 2010. 2. Rafale F3-O4T(2012 ~ 2017):(rafale que o Brasil vai comprar) A. The first productional fighter with AESA radar in Europe. B. New weapons and equipments:Damocles XF, new members of AASM family. C. RBE-2 AESA radar. D. FSO-IT. E. DDM-NG. F. SATCOM data-link. G. Spectra… Read more »

JapaMan

Rober,
Do que adianta tudo isso sem poder operar? do que adianta oferecero o mundo inteiro se msaber como se faz? me mostre algum documento oficial da Dassault se comprometendo a transferir tudo isso… prefiro ter um uno que anda e posso pagar peças de reposição, a ter uma ferrari dentro da garagem estragando.

abraços.

RAFAEL (RS)

Não adianta SAAB, o Lulinha e Jobinzinho já se de$$Iriram pela jaca, quer dizer pelo Rafale, a Da$$ault e a Fran$$a, $ão o$ melhore$ par$eiros e$tratégico$ para ele$, quer dizer para o Brasil.

vplemes

Justin Case disse: 10 de abril de 2010 às 12:50 Justin meu caro, esta sua interpretação esta um pouco equivocada. Quem pediu vistas à proposta foi um deputado, membro da Comissão de Defesa e Relações Esteriores. Vivemos em uma democracia, é dever do poder legislativo fiscalizar o poder executivo. Nas grandes democracias ocidentais, os ministerios da defesa e seus correlatos devem esplicações de seus atos ao congresso ou parlamento nacionais, por que deveria ser diferente por aqui? Para isto existem as comissões especiais, elas tem o dever e obrigação de fiscalizarem, e o poder executivo tem a obrigação de auxilia-la.… Read more »

KAUAN

Eles vao transferir oqê? A tecnologia das asas? Porq o resto vem de outros países nao é?

Marcelo

Rafale já. Chega de enrolação. Quero ver alguém aqui provar que o Gripen enfrenta o Su-30 para ganhar. E basta falhar o motor para perder o avião todo, fato importante ao se voar sobre a Amazônia. Para quem entende do assunto, a probabilidade de falha de um motor está na casa de 10e-4, que é razoavelmente alta.

KAUAN

E 1 recado pros gripeiros: Tudo o que o gripen faz o rafale faz muito melhor.(menos no preço porque o rafale é 1 décimo mais caro)

Asteróide

Lá vamos nós denovo. Quem é inocente o suficiente em acreditar que o franceses passaram a tecnologia da sua ponta de lança pela 10ª parte do custo gasto na sua pesquisa, e não esqueçam que até o hoje a transferencia da tecnologia dos Mirage III é criticada dentro da FAB. Já a SAAB propõe um desenvolvimento conjunto. Acredito ser muito melhor você poder decidir seu destino do que estar a mercê de um país como o país está ficando perante a França. E para terminar que desespero é esse do Nelson Jobim em vender o Rafale. Não pode ser apenas… Read more »

KAUAN

Kara, eu to achando que nao vai ter nenhum contrato assinado nao heim.Mas espero que eu esteja errado.

rober

JapaMan discordoo de vc,se a Fab não puder operar um rafale ela tem que fechar as portas,ela tem obrigaçao de ter o melhor caça ,se for pelo aspexto financeiro,isso já não é mais desculpa pois a FAB vai aumentar o seu efetivo em mais de 13mil cargos,esse é o cronograma de desenvolvimento do rafale,é uma proposta maruda e forte

A partir de 2025

Remote controller of UCAV(leia -se Neuron)

rober

No futuro japaman serão três caças no ocidente,F-35,F-22C E O RAFALE!

Luan

rober disse: 10 de abril de 2010 às 14:45 Caro Rober.Não faz o menor sentido. Se a FAB não poder operar o Rafale ele vai ficar no chão,nossos pilotos vão voar 5x menos com um avião 5 vezes mais caro,ou a FAB terá que começar a cortar verbas de outros setores.quem dá a “mesada” da FAB é o GF,e até agora ele não se comprometeu em aumentar o orçamento,pelo contrario,só corta.A única experança é o projeto de descontingenciamento. Nunca ouvi falar que a FAB tem a “orbigação” de operar o “melhor”,avião que fica no chão e nada é a mesma… Read more »

Curvo

Caro Rodrigo disse: 10 de abril de 2010 às 13:34, realmente só posso desconfiar não tenho dados concrtos em mãos, mas dá para se ter umas boas pístas olhando para as notícias não totalmente militares do mundo e se ler nas entrelinhas … é de arrepiar o jogo geopolítico mundial !!!!

Gerson Victorio

ok…então a SAAB mostre os números das licenças de sessão de tecnologia, expedição, numero de patente…blá, blá, blá….tanto do Congresso como a do DOD dos EUA…simples assim…não disse que é “seu” Jânio fazendo escola.

Curvo

Caro rober disse: 10 de abril de 2010 às 14:45, o fato de se poder (futuro) aumentar o efetivo de homens, não significa aumentar orçamento para despesas, sÊ e quando este aumento de efetivos vier, meu amigo com todo este contigenciamento das FA’s só quero ver quando conseguiremos não só aumentar mas principalmente manter todo este efetivo, calçado, alimentado, fardado e com munição suficiente para fazer frente às ameças Bolivarianas, Francêsas e por que não Estadunidenses !!!!

Mad Dog

A maior furada da SAAB foi prometer transferência de coisa que não é dela….e o absurdo de ainda anunciar uma versão trambolho naval sem mesmo mostrar o Gambiarra NG…

Curvo

Caro Gerson Victorio disse: 10 de abril de 2010 às 14:59, pelo menos já se comprometem à partir do 1º, enquanto isso tem algumas propostas que serão somente à partir do 37º avião !!! ôpa ! 37º ! A cocorrência atual não é para somente 36 ? e ainda à partir de “somente” 2014 !

Últimas Notícias

Atech levará tecnologia brasileira a eventos internacionais de Defesa e Segurança

Reconhecida como uma 'System House' brasileira, a empresa estará presente na EDEX e  ExpoDefensa 2021 A Atech, empresa do Grupo...
- Advertisement -
- Advertisement -