DDM NG (Détecteur De Missile de Nouvelle Génération)

O DDM NG (Détecteur De Missile de Nouvelle Génération) teve suas primeiras imagens em voo liberadas. Em 2012, o sistema estará disponível para o Rafale. A MBDA tem testado o sistema desde o verão de 2009, no centro da DGA (Direction Générale de l’Armement) em Cazaux, a 75km de Bordeaux.

Os primeiros testes do DDM NG foram considerados extremamente convincentes e a DGA encomendou o equipamento para os 60 Rafale que começarão a ser entregues em 2012.

O DDM NG é um sistema MAW (Missile Aproaching Warning), capaz de detectar mísseis atacantes de qualquer direção e ângulo de ataque em relação à aeronave. O sistema vai substituir o atual DDM nos Rafale.

O DDM NG incorpora um novo “array” infravermelho que melhora a performance de detecção de mísseis, com maior alcance e rejeição de falsos alarmes e dá a capacidade de localização angular, que será compatível com o futuro Directional Infra Red Counter Measures (DIRCM).

Diferentemente do atual DDM que tem sensores facetados, o DDM NG possui dois sensores com lentes em formato “olho de peixe” (visto na foto abaixo), provendo uma visão esférica ao redor da aeronave.

Rafale DDM NG

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ezeca

otimo!!!
tomara que venha para o Brasil
mas essas informações agorra é contra-propaganda ao gripen
mas ja deu Rafale .

Galileu

hahahaha com certeza virão esse o snecma m88-3, mais uns 300 meteor, sim pois o mica é pouco merecemos o melhor….ahahahah

E quem vai entregar tudo isso é o Napoleão Bonaparte hahaha

ComAir

Gripen NG MAW, praticamente embutido p/ reduzir assinatura.

comment image

[]s!

Vader

Reentrâncias mil, dois mil e duzentos equipamentos saindo da fuselagem, parece um porco-espinho de tanto espelinho, lente, sensor, quadradinho, triangulinho, bolinha, pininho, chega a ficar assimétrico, penso pra um lado, visualmente horrível para quem observa de perto… e ainda dizem que tem RCS reduzido… e que é bonito… com aquela cara de Pato Donald…

Fazer o que, gosto não se discute…

Robson Br

A grande vantagem de um caça pronto e operacional é essa:

Daqui para frente é só agregar modernizações e aumentar as capacidades de combate e sobrevivência.

Edcreek

Olá,

Equanto se discute se um projeto vai a Frente, o outro vai implantando e avançando em sistemas novos.

Eu prefiro não pagar o desenvolvimento de um novo caça, e adquirir o conheçimento de um caça já pronto e sem qualquer risco.

Abraços,

corsario01

A pergunta que não quer calar:

O Rafale que a FAB irá receber, terá todas essas modernizações?

Motores

sensores

armamento

Porque se recebermos um Rafale Default não adiantará muita coisa não.

Cláudio

DE BLA-BLA-BLA JÁ ESTAMOS DE SACO CHEIO !!!

Onde está o Jobin e seu pronunciamento do Caça que indicará ???

A evolução está tão rápida e grande, que se iremos adquirir tecnologia devemos retribuir enviando técnicos para a França e dando algo em troca.

Cláudio

V E R G O N H A !!! J Á E S T A M O S C O M V E R G O N H A !!! Vejam bem !!! a demora em assinar o Contrato, envolvendo transferência de tecnologia, terá que ser feita em “Papel de Peroba”, a tinta da caneta também terá que ser de “Óleo de Peroba”, ou quem sabe “Aroeira”. Isso está me lembrando a história da Cigarra e da Formiga. Enquanto a Formiga trabalhava o dia todo, a Cigarra só cantava e falava, chegou o inverno e a Cigarra sem nenhum abrigo… Read more »

Nick

Caro Corsário,

É….. se as especificações dos Rafales do FX-2 não incluírem esse item por exemplo como que fica?? Vamos pagar mais uns bilhões para ter esse DDM NG? Ou operaremos Rafales meia-boca?? Veremos os Rafales Franceses recebendo novas capacidades e atualizações, e os da FAB?

Vamos investir no Mectron, na Aeroeletrônica, na Avibrás. Para não falar da Embraer. Vamos ampliar as capacidades do CTA. Aumentar o nº de alunos do ITA.

Dependência é dependência não importa se fale inglês ou francês.

[]’s

vplemes

Vader disse:
5 de abril de 2010 às 7:54

E você nem falou naquele probe espetado na cara do rafaleco, aquela verruga de bruxa de filmes infantis, deve aparecer nos radares adversários como uma assinatura : SOU UM RAFALECO, ATIREM EM MIM.

fabio

Nossa quanto xororô e esperneio exagerado aqui… Tem gente reclamando até da atualização e evolução do Rafale. Credo… O contrato nem foi assinado e ja tem gente reclamando se o Brasil vai receber a ultima versão e tal… Isso porque o contrato nem foi assinado… Olha… tudo isso pode ser fruto da novela… uma novela que já enojou a todos e faz com que muitos aqui se desesperem antes mesmo do fato ocorrido ou não…. Já tem gente morrendo antes do resultado do exame…. Estamos sofrendo de efeito colateral sem antes ter tomado o remedio… Independente de qual caça venha… Read more »

fabio

So mais um detalhe para os desesperados de plantão… SEJA QUAL FOR O CAÇA, podem ter certeza que a FAB terá um equipamento MELHOR e MAIS MODERNO e MAIS EFICAZ do que os F5, AMX e MIRAGE que hj servem ao país. Para os que esperam e sofrem com o fim do mundo… CALMA .

Lucas Calabrio

Prezados

Está parecendo final de Copa do Mundo ou BBB, cada um tem sua torcida e por mais que o oponente tenha alguns recursos melhores, eles sempre serão piores aos olhos dos torcedores pelo qual torçam sejam eles quais forem.
Abraço

Lucas Calabrio

denegrir faz parte da torcida

Rogério

“penso pra um lado”

Vader, é so por uma fitinha do outro lado, rsss.

[]s

luiz-sp

CAROS COLEGAS ,

Já estamos de sac…. cheio desse f-x vamos fazer um so coro , mandem o que estiver legalzinho , poxa vida quem é que aguenta ainda mais esse f-x ?

luiz-sp

vamos falar de outras coisas já esta parecendo papo de mulher traida , temos que falar mais do nosso reequipamento que precisa pegar mais fôlego.

PilotoVirtual

Não se pode mesmo, agradar a “Gregos e Troianos”…

PilotoVirtual

A galera tá parecendo a “viúva” do Su-35…
(RsRsRsss)

luiz-sp

PilotoVirtual disse:
5 de abril de 2010 às 10:43

concordo com vc, tem tanta lagrima que vai encher o oceano , parece que estamos no poder naval

Marcos

Não adianta, chorar ou espenear, pois a decisão será política, e essa a gente já sabe qual será, então por mais que eu tambem não goste será o Rafale, o que não podemos mais e adiar, ou daqui pouco tempo vamos ficar com os Tucanos para fazer a defesa de todo o territorio Brasileiro, e ai a coisa fica realmente desesparadora.

Harpia

“corsario01 disse:
5 de abril de 2010 às 8:38

A pergunta que não quer calar:

O Rafale que a FAB irá receber, terá todas essas modernizações?

Motores

sensores

armamento

Porque se recebermos um Rafale Default não adiantará muita coisa não.”

Concordo plenamente amigo. Podemos citar como exemplo os ST da colômbia que são mais capazes que os nossos.
Tudo no Brasil é meia boca.
Cruz credo.

Pedro

Vêm logo!!!! Rafale F-3!

MA

Tudo bem que no conjunto, todas essas protuberâncias devem realmente afetar o RCS, mas se esse pequeno sensor fizesse sozinho grande diferença, os mostradores dos radares dos caças mostrariam até pardais e gaivotas…rsrsrs

Deve ser excelente, como comentado na matéria sobre o PAK-FA, afinal é totalmente passivo e muito útil contra mísseis IR, MANPAD principalmente. Legal

Cabral

Tudo bem, fica mais caro, manutenção de querer se suicidar, mas pelo menos assim não sobra tanto dinheiro para robarem

joão

Vader disse: 5 de abril de 2010 às 7:54 Reentrâncias mil, dois mil e duzentos equipamentos saindo da fuselagem, parece um porco-espinho de tanto espelinho, lente, sensor, quadradinho, triangulinho, bolinha, pininho, chega a ficar assimétrico, penso pra um lado, visualmente horrível para quem observa de perto… e ainda dizem que tem RCS reduzido… e que é bonito… com aquela cara de Pato Donald… Fazer o que, gosto não se discute… kkkkkk penso da mesma forma. O Rafale bonito era aquele preto, naval, que não tinha probe de reabastecimento, designador laser, câmera e kct a 4! Agora ta parecendo um cabide… Read more »

Francisco AMX

Show! engraçado que se o F-35 oferece algo semelhante além de mais moderno, natural, os adventos são o máximo! Sensores de verdade vão aparecer mesmo! protuberâncias em unidades ópticas eficientes precisam, fisicamente, se expor! alguns colegas aqui que acham que uma lente que cubra todo o espectro de 180g possa ser embutida estão eles mesmos embutidos na mágica da SAAB… como mágica não existe! confunde o sensor MAWS, que só alerta por IR a chegada de um míssel IR, com um sensor completo com câmera e tudo mais…. fazer o quê??? O rafale a cada dia mostra o que quem… Read more »

joão

Francisco AMX

Ta certo, ta certo, mas bem que a Dassault poderia instalar um probe retratil. Até o pequenino Gripen o tem oras bolas… E aquela pequena câmera em cima do radome, que fica ao lado do designador laser. Feia D+….poderia ser retrátil tbm… cê não acha?!

Vader

joão, achar ele até acha, mas não confessa nem empalado neh Chicão? rsrsrs…

fabio

Muitos aqui entendem mais de engenharia que a própria Dassault… incrivel…

carl94fn

Acho o Rafale um caça “bonito”, se bem que não sei até onde beleza tem haver com defesa nacional, quanto aos sensores que aumentam o RCS não é bem assim na verdade aumentam a sobrevivência da aeronave a única razão de existir o conceito RCS. Se esse DDM NG vem pra nós isso depende se estaremos dispostos a adquiri ($$) bem talvez venha como esmola (vamos peguem alguns DDM NG de graça gostamos da cor da bandeira brasileira – bem se existe quem acredita em hora de vôo 4 mil dólares por que não acreditaria nisso?). Mesmo que a decisão… Read more »

Francisco AMX

João, sobre a Probe, tem suas desvantages mas tem suas vantagens, além do mais um dos “Calcanhar de Aquiles” do Gripen é justamente sua probe “retrátil” que até a FAB reclamou… Sobre a câmera ser retrátil ou não, eu acredito que pequenos componentes retráteis são inviáves de serem retráteis, pois seus mecanismos são pequenos demais para aguentarem as intempéries radicais de um vôo supersônico,logo estariam sujeiro a emperrarem com facilidade, tornando um sofisticado e vital equipamento nulo como este, por um acumulo de gelo… por exemplo… “FelipVader” he he! mas sinceramente eu não acho nada feio nem bonito, o Rafale… Read more »

vplemes

carl94fn disse:
5 de abril de 2010 às 16:53

Esmola? Pelo preço que estão querendo cobrar, tinha que vir com canhão laser, torpedos fotonicos, motores trans-warp. E de quebra um book de 300 páginas com fotos da Carlinha (obrigatóriamente nua). Menos que isto é um roubo.

joão

Francisco AMX

Realmente, aquele probe do Gripen, logo acima da entrada de ar, é um tanto assustador. Não há margens para erros ali.

Vader

Só para esclarecer, eu sempre fui “Rafale futebol clube”. Porém, há algum tempo, fui seduzido pelo lado sombrio da força e passei a apoiar ( inclusive na votação aki do blog) o Gripen…rs. Agora, confesso que não tenho mais um favorito. Para mim, há prós e contras em igualdade entre os dois. De repente até um F-18zinho e no futuro o F-35…quem sabe…

abraço!

REGINATO

Em verdade vos digo (ou pregunto): quando será que seremos capazes de ter e desenvolver nossa própria tecnologia?

Respuesta: Nunca ou quando for conveniente deixarem. Quem perguntarão: É brothers, esse é o real ponto. 🙂

Sinceramente não saberia dizer.

abs.
Reg

Chirac

Porque o Rafale Francês ? 1) Porque os aviões da Boeing EUA tem um dispositivo que explode caso o piloto não opere o avião sobre as ordens do Pentagono. Então, se por algum acaso o Brasil entrar em conflito com os EUA e ou com a Inglaterra estamos fu….”! e mal pagos ! O avião decola e explode a um comando do Pentagono lá nos EUA . 2) Porque os aviões suecos são feitos nos EUA . 90% das peças dos aviões suecos vem dos EUA . E ainda estão na prancheta . Caso o Brasil entre em guerra e… Read more »

Mad Dog

Já repararam no canhão do Gripen??
O canhão mais tosco e exposto já visto num caça…