F-X2: decisão ficou para maio (ou junho, quem sabe)

234

Informação foi dada pelo ministro Jobim em entrevista à Folha Online

Barra de Cinco Pixels

vinheta-clipping Em outro trecho da entrevista ao UOL, o ministro disse que seu relatório sobre a compra de aviões para a Força Aérea Brasileira ficará pronto neste mês. Em maio ou princípio de junho, o presidente Lula poderá então tomar uma decisão a respeito.

Jobim voltou a declarar predileção pela proposta oferecida pela França e não pelos aviões dos dois países concorrentes, Estados Unidos e Suécia.

O ministro também afirmou que do ponto de vista dos militares, 25 anos de prazo de sigilo máximo para certos documentos públicos são suficientes. O assunto está em debate na Câmara, que deve votar nesta semana um projeto de lei de acesso a informações públicas. Deputados relataram que setores militares e do Itamaraty querem prazos maiores de sigilo para papéis ultrassecretos.

FONTE: Folha OnLine

Subscribe
Notify of
guest

234 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mac

Grande Novidade.

Também, com tanta gente conspirando contra.

Leonardo Angelozi

Sabem o que isso virou? Virou Brasiiiiiiillll

Patriota

pra variar

latino

PO ,não era depois do feriado da semana santa ,assim não da + ,
agora passou para maio principio de junho ,julho , agosto ;setembro ……….

sendo um ano eleitoral ,realmente acho dificil sair um resultado ;antes das eleições ,
isso sem falar no corte das verbas da defesa .
+ uma vez ficaremos com nariz de palhaço .

ja posso começar a chorar .buaaaa

Baschera

Hahahahahahahaha……. o coelho da páscoa não entregou o relatório.

Ainda bem que não comento mais sobre este defunto…..

🙂 🙂 🙂

Sds.

Rafael

Queee boooom!!! Perguntinha rapida, sera que até eu me formar no colégio ja vai ter novos caças e novas politicas para a valorização do militar?…eu to 2° E.M. Ficar atrasando só piora, o GF é covarde, é uito macho para peitar na OMC, mas não consegue enfrentar o EUA, ou uma opnião internacional mais pesada. Covarde, hipocrita e demagogo, esse é o nosso governo. Quanto ao tempo para o sigilo à informaoes secretas,o criador da idéia disse que o EUA e boa parte do mundo tem projetos iguais e criticou o Itamaraty e o os generasi que reclamaram…sei… até parece… Read more »

rafael tunes

não comprando o Lula não perde nada (não perde voto), comprando caça ele pode perder voto (na Dilma). Logo, início do mandato do próximo presidente.

F-15

Putz, acabei de entra pra lista dos que acham que essa compra não vai da em nada…

Vader

MWAHAHAHAHAHAHA, subiu no telhado, rsrsrs… e demorou, rsrsrs…

Esqueçam FX2: ficou para o próximo governo. Ou seja:

FOI ENTERRADO!!!

MWAHAHAHAHAHA!!! 🙂

Galileu

Será que o assunto secreto que o ministro se refere, seria o novoprazo para a decisão ahahahahha

corsario01

Caramba. Eu acho que como o Lobby do gripen foi muito forte, o governo decidiu atrasar esta compra ao máximo para não se queimar.
O Governo Federal( Jobim-Lula – média com sarkosi), quer o Rafale mas os empresários ( aqueles que soltam a grana para as campanhas eleitorais), querem o Gripen.

E agora José?

Tõe Alves

Eta novelinha longa. Só quero ver quando será os capítulos finais.

jurandir

Rafael,respondendo a sua pergunta,eu graças a deus sai do exercito a mais de 10 anos mas meu sobrinho continua servindo a FAB lá no norte do país,onde é uma fartura danada,(farta luz,comida,farta dignidade) ele esta pensando em sair,poís com seu conhecimento,e experiencia adquiridos em alguns anos de profição,lhe proporcionou alguns convites para fora do Brasil,é sempre assim,no nosso país cão que ladra´não morde.

Rodrigo

É que o Governo ainda está pechichando com os franceses kkkkkkkkkkkkkk

Como já disse N vezes…

O aviãozinho de papel, sem existir abateu a moça francesa..

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

MHenrique

Que barbaridade! Não conseguem definir uma data!

“Le Brésil n’est pas um pays sérieux”

latino

LORDE Vader Cps,ja da pra tocar marcha funebre ?

tambem to começando a achar que aquele Executivo da Lockheed Martin jogou uma praga ou macumba mesmo no fx2 .

Em entrevista ao site britânico flight global, o presidente da Lockheed Martin para as Americas, Ron Covais, afirmou que o fx-2 não ia sair da gaveta .
e poderia rolar uma ponta para o f-35

isso ele disse em abril de 2009 ;putz olho gordo do cara .

Francoorp

Eu nem ia postar hoje, mas como a coisa ficou assim… galera… certeza mesmo só quando sair no Diário Oficial na União… Creio !!

Cláudio

SABEM !!! ENTÃO… É O SEGUINTE !!!! VEJAM BEM !!!

VAMOS DEIXAR DE LERO-LERO-LERO,

vamos fazer igual a Argentina, assumir que não temos dinheiro, estamos quebrados, e compramos os MIRAGES USADOS que estão sendo desativados da Força Aérea Francesa.

Ozawa

Corsário disse “…” Concordo inteiramente Corsário, o ponto nodal é o financiamento do pessoal da FIESP, pró Gripen, que pode inviabilizar a desenvoltura da candidatura da situação. E, ainda, ao que parece, esse tempo será utilizado para verificar a desenvoltura daquela candidatura nas pesquisas de intenção de voto. Se esta continuar “rateando” e não “deslanchar”, dificilmente o governo optará por uma escolha que não pareça atender à opinião pública (ou publicada), o Gripen, então, ou cancelará novamente o projeto, se não conseguir contornar a rigidez desse acordo franco/brasileiro, ou optará pelo Gripen, após explicações de bastidores com a França, rogando-lhe… Read more »

Robson Br

Indiferente ao lobby sueco da SAAB o gripen não leva essa e até conseguiu uma certa antipatia. Foi até bom, pois vão ter tempo para mostrar através dos indianos que é muito mais que um autoCAD.

Quanto ao anuncio do Jobim, ele já anunciou. Basta ler o clipinng. Não existe dúvidas. Devagar ele vai contornando os problemas. Ja passou pela FAB, pela Akaer e a empresa de manutenção de turbinas. Daqui a pouco ele chega na Embraer.

Quando anunciar já passou o fogo da SAAB e já deve ter acabado o dinheiro para o lobby.

bandeira

Bueno, com o corte do orçamento, e com mais este adiamento, eu acho que dá par seguir o enterro, definitivamente, o FX, caiu do telhado!

Marlin2000

Desculpem mas isso eh uma palhacada.!!

Nao eh uma atitude seria , tomada por um pretenso governo serio

abrcs

Vitor

What a shame!

Giordani RS

Sabem de quem é a culpa disso tudo? Da própria FAB! Cedeu as pressões do “Governo”(do brasil ou do EUA?) para remover o melhor caça da concorrência, ou seja, o Sukhoi e se agarrou no avião da mulher maravilha… O Almirantado deu um show de como se conduz um negócio num país que não sabe projetar o Futuro! Garantiram, por pior que seja, a existência da MB por no mínimo mais 30 anos…mas a FAB tinha de ser diferente…tinha de dar ouvido a vários neófitos e pseudos estrategistas… Bem feito! Mais uma geração de pilotos perdidos! Mas o que esperar… Read more »

Ricardo

É o medo do escândalo, como vão justificar o Rafale se a FAB não tem dinheiro e com estes novos apoios todos.

Robson Br

se o FX-2 não sair agora não sai mais….daqui para frente so caça tampão e olhe lá.

A FAB errou desde a especificação. errou no short list e vai colecionar seu erro, mais um. O próximo governo (tanto serra como dilma) não tem interesse por essa área. O serra é indiferente e adilma é contra os militares.

Enfim, vamos torcer para o Jobim não abandonar o barco.

Edu Nicácio

FX-2? Isso non ecziste!

Meu Deus! Até quando esperar? Santos Dumont deve estar se debatendo no túmulo…

Fabio Mayer

ahahahahahahahahahahahahahah”!!!

Tinha previsto isso em um comentário no post dos aviões da Argélia e Uganda!

ahahahahahahahahhahahahah!!! até um néscio em esoterismo como eu vira vidente com esses políticos mediocres do Brasil!!! ahahahahahahha!

Vader

MWAHAHAHAHA!!! I have foreseen your destiny FX2!!! 🙂

Cabral

DEUS É PAI! O SAITO É _________! Falou que iria atrasar, atrasou! Agora tomara que o Serra SEJA HOMEM E COMPRE LOGO DOS RUSSOS E DEIXE DE PALHAÇADA. Se depender da Dilma…

Rogerfer

Netinho… vem aqui que o vovô vai contar uma histórinha que aconteceu durante muitos e muitos anos… mé, mé, mé… pum!
Era uma vez, um tal de FX-2, e esse FX-2 trouxe esperanças que um dia teríamos uma foça aérea capaz de defender nossos interesses, mas isso levou anos e anos de espera e desconfianças…

Roberto

Proponho que a FAB confisque os Aeroboero dos aeroclubes e volte a produção dos Zarapa (T-23 Uirapuru), como medida provisória de uma possível ameaça paraguai, boliviana e até mesmo do obscuro Suriname.

RL

Tá, entendi.

Mario ou talvez Junho.

Más de que ano?

2050?

Ou quem sabe 3000?

Já não sei de mais nada. Tá demorando tanto que até os Russos acham que estão de volta ao processo.

Já já teremos até a China ofertando seus J-10 e o governo vai estar pensando em comprar caças do Paquistão.

Carlos Augusto

Coitado do Hornet, será que ele continua comendo pipoca??? Ah, eu também gosto do Rafale, mas confesso, tá difícil.

Wolfpack

E toma empurra empurra com a barriga. Alguém acha mesmo que o Governo vai comprar briga em ano eleitoral com sindicatos, industrias (patrocianadora$$$$$$$$$$$$$$$ de campanha), e sociedade que não entende investimentos em defesa. Estão empurrando com a barriga o máximo que podem e como alguns já disseram, os dois próximos mandatários não enchergam o FX2 com bons olhos… Talvez esta seja a deixa para darmos aquele pulo (dobra dois Capitão Sulu) para os vetores de 5a geração. Me convidem para a missa do 7o dia. Lembram que o anúncio seria no 7 de setembro do ano passado e com tantos… Read more »

Vader

Cor Tau disse: 5 de abril de 2010 às 22:14

“PQP……..Meu Deus…..Cade meu pau………….Cade meu pau…………”

HAHAHAHAHAHAHAHA!!! É bem isso, meu caro, rsrsrs 🙂

Abs.

emerson

Vi a entrevista hoje pela manhã, inclusive colocando um resumo das informações em um post. Gostaria de ter mais informações para esboçar um bom comentário agora, mas o FX2 esta bem complicado. 1) a politização chegou a tal ponto que imagino, Lula realmente irá adiar a escolha para depois da eleição. Qualquer decisão seja usada pela oposição para critica-lo. Basta ver hoje, no Estadão, o Sen. Guerra tentando resgatar o mensalão para criticar Dilma. Com esse nível de polarização partidária, acho que Lula não abrirá um novo flanco para críticas. Um exemplo da confusão política que o FX2 se tornou… Read more »

vplemes

Pessoalmente, para o FX3 espero que venham, X-Wing ou Viper. Tie Fighter nem pensar, com aquela marra toda deve ser francês.

CADU

Pessoal, acabei de ganhar o premio da Loto Fácil sozinho, vou pagar a birita de todos os participantes do chat, e só ligar para marcar, um abraço.

Francoorp

Cabral disse: 5 de abril de 2010 às 22:07 Ficou louco… o serra comprar do russos… seria mais fácil trazer F-18 Sh sem tranferência de tecnologia, sem manutenção no Brasil, sem nada, na submição total às vontades Yankees!! Se ele ganha, aí é que fica feio para as forças armadas, vão virar polícia de beira de esquina, como eles mesmo(PSDB) já falaram em fazer alguns anos atrás !!! Pelo que acho se for a Dilma, o programa FX2 deste governo e a END como um todo, não vão sofrer alterações dráticas, mas certo que tudo pode aconteçer, mas as probabilidades… Read more »

Roberto

vplemes,
Não sei se deu pra notar mas sou piloto de Tie Figther e lhe garanto, é um bom caça.Só é difícil de pousar pois não tem trem de pouso.

Nick

Caro vplemes:

E agora Vader , voando em um caça francês??? 😀 (só para descontrair)

Sobre o tópico, Jobin lembra meus diretores quando eu ia pedir aumento… “Volte o mês que vem que conversaremos a respeito. =/”

[]’s

Nick

Caro CADU,

Que tal patrocinar o Poder Aéreo?? os leitores agradecem 😀

[]’s

Nick

Aos Editores, desculpem tantos post off-topic. podem cancelar se quiserem

[]’s

Rodrigo

Para o Lula e NJ só existe uma opção para o FX que é o Rafale…

Para eles serão os franceses ou nenhum, já existe o compromisso com os franceses que eles não poderão dar para trás.

CADU

Uai só !!!, ninguem acreditou?, mas no que foi dito acreditaram?, segue a tal entrevista do Nelson Jobim a Folha Online: 05/04/2010 – 12h53 Metalúrgicos do ABC declaram apoio a suecos na disputa por caças Publicidade da Folha Online O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC declarou nesta segunda-feira apoio aos caças suecos Gripen, da empresa Saab, que disputam com os franceses Rafale (Dassault) e os americanos F-18 (Boeing) a preferência brasileira para renovar a frota da FAB (Força Aérea Brasileira). Segundo o sindicato, o Gripen conquistou o apoio do movimento sindical e do prefeito petista de São Bernardo do Campo,… Read more »

Alexandre Brasil

Acompanho vocês a 2 anos, servi no 4 º BPE de Olinda em PE que agora já mudou de lugar mas esse assunto não vem o caso , o que vem ao caso é o seguinte amo minha pátria e é uma esculhambação isso, eu queria viver em um mundo que nós não tivéssemos armas , mas isso é um sonho distante e sim vivemos em um mundo onde elas ditam até onde você pode rosnar, o que isso minha gente adiar de novo o fx2, cortar verba de que? muitas vezes fui para casa estando no exercito antes do… Read more »

J.BERTO

O próximo programa da Aeronáutica será o PC-X (Poltrona Confort) para equipar os Learjets, Embraer Lineage e Airbus… de preferência com o “espaço Jobim”. Vamos virar a página. Para a FAB FX-Nota ZERO.

Francisco AMX

Eh o comando da FAB conseguiu! a FAB vai penar… e contratar mais gente claro! mais cargos… até chegar o dia que nem Revel ela poderá comprar!

Uma tristeza isso tudo!

emerson

Sobre o resultado da eleição, acho improvável que qualquer que seja o vencedor da eleição irá mudar a negociação do FX2 exatamente por causa do vespeiro que se tornou. Considerando que Lula decida por um modelo (e me parece que será mesmo o Rafale), será bem complicado para o novo presidente cancela-lo e assumir o ônus político de uma nova negociação. Mais fácil será bancar o FX2 apenas faturando o bonus do reaparelhamento da FAB e colocando todo o peso da decisão em Lula. Assim, mesmo que haja quem gostaria de cancelar o FX2 ou que a FAB escolhesse um… Read more »