Ministério Público vai investigar compra de caças

136

Apuração só deve começar no fim do mês, quando procurador volta de férias

Barra de Cinco Pixels

vinheta-clippingA compra dos caças para a FAB (Força Aérea Brasileira) será investigada pelo MPF-DF (Ministério Público Federal do Distrito Federal). O MPF quer saber se o governo federal ignorou o relatório da FAB que apontaria uma preferência pelos caças suecos Gripen NG, da fabricante Saab.

O inquérito foi instaurado no dia 30 de março na Procuradoria da República do DF, mas as investigações só devem começar no fim do mês. O procurador da República responsável pelo caso, José Alfredo de Paula Silva, está de férias e só volta ao trabalho no dia 26 de abril, por isso a demora.

Por pressão do governo, a FAB refez o relatório e indicou que os caças Rafale, da companhia francesa Dassault, e os F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, contam com características técnicas e militares superiores aos suecos.

A companhia vencedora irá fornecer 36 caças ao Brasil por um valor inicial entre US$ 4 bilhões e US$ 10 bilhões, com a possibilidade de serem adicionados mais aviões no futuro. Apesar dos relatórios técnicos, a decisão final está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já indicou preferência pelo modelo francês. No ano passado, em setembro, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, visitou o Brasil e recebeu sinais de que o modelo francês seria escolhido.

FONTE: R7

Subscribe
Notify of
guest

136 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
vplemes

Espero que realmente investiguem, e não fique apenas no bla-bla-bla. Porque se for para fazer como no caso do mensalão, em que mandaram um questionario para o Lula, e o mesmo até hoje nunca respondeu, de nada vai adiantar. Talvez sirva pelo menos para alertar a população sobre o assalto aos cofres públicos que estão engendrando.

Zoio

Perfeito !

Sabia que não ia ficar barato esse políticos de m*** tentando persuadir a FAB.

RL

Eh la ia.

Isso vai dar no que falar.

De uma coisa podemos ter certeza, terá sempre uma parte que levará uma fátia bem gorda do bolo e quando as demais partes se sentem menos privilegiadas, acontece isso.
PQ todo mundo quer uma fatiazinha que seja.

Cabral

DEUS FAÇA QUE ANULE O FX-2 E COMPRE O SANTO SUKHOI SU-35. Não aguento Rafale e Grippen. Antes o Grippen ate ia, mas depois de algumas coisas,…

cerberosph

Pronto _______jogaram __________no ventilador. Se isso continuar o FX2 é cancelado e a FAB vai ficar de F5 mesmo.

A FAB precisa aprender com a Marinha.

TADEU

FX 2 A DECISÃO FICOU PARA MAIO, JUNHO…
———–
ESTÁ AÍ UMA DAS INFORMAÇÕES QUE FALTAVA NESTE QUEBRA CABEÇAS.
EU ACHO EXCELENTE . O AVIÃO É DE GUERRA MESMO. VAMOS À ELA PARA ESCOLHER O MELHOR. QUE A FAB TAMBÉM DESÇA DO MURO E TOME Á PEITO ESTA CAUSA, ELES SÃO NOSSOS REPRESENTANTES, QUE BRIGUEM DENTRO DA LEI.
A FAB É NOSSA, OS AVIÕES SERÃO NOSSOS.
EXCELENTE REPITO.

Gerson Victorio

Vou dar muita risada disso tudo!!!…não vai dar em nada…alguns estão achando que só tem estúpido e ignorantes no GF…..o problema disso tudo é que estão abrindo um precedente perigoso…tudo poderá ser questionado…e ai?..havera governo que governe?…os insatisfeito com esse governo não imaginam que o “feitiço” pode voltar contra o feiticeiro um futuro governo diferente…será o caos das instituições.

th98

algem me esplica como se apura algo que não aconteceu??????

VALDO

Cadê meu chinelo??? vou surrar uns quatro…

Era só o que faltava… A política leva tudo para uma vala comum…
Ninguém ta preocupado com a FAB, com a soberania nacional, etc etc… é só politicagem no ano político… “se eu poder tirar uns votos aqui, ganhar uns alí…”
Vai ver se este cidadão a cargo da investigação já não esteve em algum cargo na época do FHC…e o inverso também é verdadeiro…. e o verdadeiro Brasil fica em segundo plano…
é ________..

Vader

(mode Vader on)
I have foreseen your destiny, FX2!
(mode Vader off)

Como eu e alguns outros previmos desde o ano passado, o “lullaço” do 7 de setembro ENTERROU o FX2. Esse é apenas o primeiro dobre de morte de um enterro que será longo e doloroso. Muitos cadáveres ainda irão aparecer até o final.

Triste para quem ama a pátria e a FAB. Mas necessário.

Sds.

Vader apóia o FX3 dentro de uns 8 meses (passa rápido). Mas desde que os selecionados não sejam “demais pra nós”…

Diêgo Luiz

Gerson, não é bem assim que as coisas andam, para se comprar qualquer coisa pelo governo tem de se seguir regras duramente expostas na propria legislação administrativa do governo, a finalidade do fx2 foi uma concorrência, ou seja uma licitação onde vão verificar qual o melhor opção de custo beneficio e etc para o brasil, no caso em destaque a meu ver existiram tantos erros nessa novela que para mim se eu fosse um procurador federal já dava em cima desde quando o lula falou aquele velho ditado que todos já sabemos para sarcozy, contudo quando se tem toda aquela… Read more »

Harpia

“Vader disse:
6 de abril de 2010 às 21:04

Vader apóia o FX3 dentro de uns 8 meses (passa rápido). Mas desde que os selecionados não sejam “demais pra nós”…”

Hahahahahahahahahahaha…….
Essa foi boa Vader.

Eu não duvidaria nadinha se isso acabasse em uma bela “PIZZA” regada a vinho françês, mas fazer o quê né amigo, afinal “TUDO” no Brasil é possível…

Nick

Jobin já tem sua justificativa pronta e ela tem a palavra “irrestrita”. Se o Rafale custará ao erário público alguns bilhões a mais, ele justificará que a independência que a palavra “irrestrita” trará justifica esses bilhões.

[]’s

thiago

eles nao entende do serviço deles ;imagina de caças

Robson Br

Gerson Victorio disse: 6 de abril de 2010 às 20:47 Concordo contigo. O Nelson Jobim é advogado, professor federal(UFSM-RS) e juiz. Ocupou e ocupa cargos importantes nos tres poderes: – Deputado Federal pelo PMDB – Ministro da Justiça no gov Fernando Henrique (PSDB) – Juiz e presidente do Supremo Tribunal Federal – Ministro da Defesa no gov Lula (PT) Conhece de letra todos os artifícios da política e justiça. Tira mais essa de letra. É o único que tem bom trânsito em todas as esferas políticas e jurídicas. Lembramos que é do PMDB e já foi ministro do PSDB e… Read more »

Carlos Augusto

Isso tudo por causa de um caça fantasma, que nem existe. O FX-3 se viesse acontecer tinha que ser pra ontem, porque a SAAB não vai agüentar muito tempo não, os suecos estão desesperados.

Eddy Wallan

affe… forçar a FAB a fazer _________tb é demais… ate onde vai a cara-de-pau da “democracia”??

Patriota

Pronto era oq faltava !

O Brasil vai ficar desarmado e continuará a ser o país emergente mais mediocre do mundo .

O FX2 morreu e a nossa credibilidade tambem

José Maria Bravo

Prezados Esse fato está sendo hipervalorizado. Em resposta ao ComAIr escrevi o seguinte a respeito: Inquérito é uma investigação preliminar que o MP toca para decidir se proporá ou não uma ação judicial. Mas, preliminarmente, convido a todos para ponderarem a respeito: Nossa Constituição afirma os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, na administração pública (Art. 37, caput), e prevê exceções às licitações, desde que previstas em Lei (Art. 37, Inciso XXI); A Lei Complementar 97, de 1999, modificada pela LCP 117, de 2004, estabelece em seu Art. 14 os parâmetros básicos para o preparo das FFA: I… Read more »

Paulo César

me desculpe o plágio, mas vou repetir:

“th98 disse:
6 de abril de 2010 às 20:50

algem me esplica como se apura algo que não aconteceu??????”

Só pode ser brincadeira….

Ricardo

ja deu tanto rolo que eu to começando a defender a compra de uns F-18 com ou sem transferencia de qualquer coisa pq do jeito que vai a gente ja era…. ¬¬”

RodrigoBR

Parem de falar em licitação e concorrência !!! Isso não existe no caso do FX-2!!!

Isso aqui não uma compra de produto ou serviço para uma repartição pública!!!

Se usou erroneamente a palavra “concorrência” e “licitação” várias vezes para o FX-2, pois foram as palavras que mais “explicavam” o que seria feito!

Daqui a pouco vai ter gente falando em lei 8.666/93(lei das licitações e contratos administrativos) !!!

O governo e a FAB fizeram uma “seleção” de possíveis fornecedores de caças para a FAB + transferência de tecnologia para a fabricação dos mesmos. É disso que se trata o FX-2!

Jonas

Afff…. Também que manda o governo federal fazer uma lambança dessa. Deveria ter escolhidos os caças a muito tempo, como a marinha escolheu os submarinos… Agora fica esse empurra-empurra, não escolhe nada, fica lobistas de todos os lados. Fechemos então com a Rússia ou a China, encomendando 120 caças de uma vez para serem construídos no Brasil. Vamos se assim não tem transferência de tecnologia. Agora para uns míseros 36 caças fica anos para decidir. Isso é piada. Essa tal de “tranferência de tecnologia (ToT)” é conversa para boi dormir. Ninguém aprende nada sem colocar a mão na massa. Se… Read more »

Sukhoi

Já previ que isso ia acontecer…

Está na cara que a escolha pelos Rafale é de caráter eleitoreiro…
E como tal, sempre tem uma negociata por trás.

Como políticos ignoram o relatório da FAB?

Eles não entendem nada de caças, só de negociatas.

Não é apenas um negócio, o destino da FAB está em jogo.

***algem me esplica como se apura algo que não aconteceu??????***

A idéia da coisa já foi concebida… Alerta vermelho.

vplemes

Que na prática este inquerito não vai dar em nada, é mais do que sabido. Mas agora, com inquerito do MPF e eleição chegando, duvido que o GF se meta a anunciar qualquer coisa. Vão fazer a especialidade do Lula, empurration com barrigation. Ano que vem, seja qual for o novo presidente, devemos ter uma decisão. Este ano podem esquecer.

Miguel

HAHAHAHAHAHA

Cara, de boa, a única prejudicada será a FAB, que ficará com os F-5M para todo o sempre.
Para o Lula e o Jobim, tanto faz como tanto fez.Não são eles que precisam dos caças…

M1

Bem que a Embraer poderia fazer o Hiper Tucano!

Tucano Stealth…

Pois eu acho que nunca vai sair esse FX….

Que tristeza…………….

M1

Sukhoi disse:
6 de abril de 2010 às 22:02
***algem me esplica como se apura algo que não aconteceu??????***

Boa observação!

Marcelo

Vai investigar o quê? O avião nem foi escolhido ainda ! Isso me cheira mal…esse lobby do Gripen está demais…

João Augusto

Ihhh…
Parece-me que o FX-2 vai pro saco também…
Não estou às margens de nenhum rio mas vou dar um grito:
Gripen-NG BR ou morte!

João Augusto

Se todos os aviões atendem satisfatoriamente às necessidades brasileiras no TO em que nos projetamos é óbvio e pululante que o mais barato deve ser escolhido!
E viva o Gripen-NG BR!

denner.miranda

o povo fala de lobby do gripen, mas voces ja desconfiaram o quanto o Jobim vive falando de Rafale, Rafale, Rafale sempre Rafale, nunca fala dos outros a nao ser que seja para falar mau.

ja to sem paciencia desse FX¬¬

RAFAEL (RS)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, demorou, esses nosso politicos conseguiam, estragaram o processo todo, começou com o glorioso Lula e sua tempestiva declaração no 07 de setembro do ano passado, segui-se então ministro da defesa, assessores, etc todos dando pitacos e declarações espetaculares, sábios da vez, especialistas, mas isso tudo até foi bom por que sem querer jogaram m… no ventilador e escancararam a sujeira toda que estava por trás dessa ” licitação” transparente….viva vamos começar do zero e quem sabe uma decisão que seja realmente do interesse do país e não uma na base dos 10%.

Claudecir

HUHauhau que piada, é obvio que não vai dar em nada, não é uma concorrência normal, e mesmo que fosse o preço baixo do Gripen seria facilmente provado que é balela…

O pior é querer comparar Gripen, F18 e Rafale….

Um não esta pronto o outro ta se aposentando e as familias mais antigas estão com problemas de rachaduras na estrutura, o ultimo é o unico capaz e com a transferencia de tecnologia que precisamos( Até tecnologia do motor )…

Hauahu comprar Gripen, vamos nos atualizar com tecnologia da decada de 90 em 2015….

Rafale Ja…

CADU

Pessoal, já pensaram na teoria da conspiração, o EUA já sabe que esta fora, e esta jogando Me..a, no ventilador, tipo, se eu não ganho, ninguem leva, abre o olho moçada, rsrsrs
só levando na sacanagem mesmo, rsrsrs

D'Almeida

Fico impressionado com as viúvas do Rafale e as do Gripen estão toda hora buscando justificativas. Pensem no seguinte: Depois de passar por relatórios da FAB, de COPACs, de declarações do Jobim, só falta a assinatura do MP. O promotor, grande maioria trabalha pro governo, conclui o inquérito e na prova nada. Quem mais poderia reclamar depois? N I N G U É M. Todo mundo avaliza a compra que o governo tanto quer. Cést fini. PS: Sempre preferi o SH como vetor, e o Gripen como uma solução low por inúmeros motivos (real ToT, empregos, e custos de manutenção,… Read more »

Fernando D. Cabral

Nessa triste novela, era só o que faltava – O Barraco.

D'Almeida

Desculpem a gagueira, mas acho que exagerei na cola..:):):)

Edu Nicácio

“ja deu tanto rolo que eu to começando a defender a compra de uns F-18 com ou sem transferencia de qualquer coisa pq do jeito que vai a gente ja era…. ¬¬” Eu tinha pensado o mesmo. Depois, abre-se o FX-3 para um caça de 5ª geração + 6ª geração, e, quando esses forem chegando, transfere-se os F-18 para a Marinha operar em seus novos navios-aeródromos… Aliás, será que o governo não poderia aproveitar a “dívida” dos EUA conosco, evitando a retaliação de produtos estadunidenses e pedindo que nos sejam entregues n F-18 por ano até 2020? Compra-se mais alguns,… Read more »

Nélio

Agora é que a coisa não vai andar mesmo!

carl94fn

kkkkk toma FAB fica com F-5 quem manda fazer tanto pico….kkkkkkkkkkkk a MB terá seus caças primeiro que a FAB. Sou favorável a compra de sistemas antiaéreos para o exercito com o dinheiro dos caças não é a mesma coisa, mas a FAB quer mesmo é comprar um caça que não existe para a alegria dos empresários esquecendo de seu deve que é proteger a nação (o por que disso vai saber…) Quanto à investigação não é mais que uma tentativa de ganhar alguns votos sujando o nome do GF e tem gente que apóia (como eu sempre digo “os… Read more »

EAFAL

Agora melou de vez .
Acho que não vai ter enterro e sim cremação.
Abs.

Robson Br

Tal qual esse procurador, tem muita gente viajando na maionese.

O negócio já esta fechado, estão negociando detalhes e fornecedores.

Falaram de um tal relatório, mais o que vai contar é o que foi oficialmente falado pelo alto comando da FAB e o do MD. Esse é faforavel ao Rafale. O outro relatório, não vai ser considerado oficial.

Tem gente até falando em su-35, outro que nunca passou de protótipo.

Chega mesmo……

emerson

Se não me engano, esse inquérito do MP foi aberto porque um dos participantes desse blog, se não me engano Vinícios Vasconcelos, solicitou ao MP a investigação. Isso é um procedimento padrão, mas mostra o grau de partidarização a que chegou o FX2, o que mostra a encrenca que pode ser o governo federal divulgar o resultado durante o período eleitoral.

Realmente, acho que a decisão ficou para depois da eleição.

Leandro

Não acredito que a EMBRAER não tenha capacidade de desenvolver um caça de combate, depois do Xavante, do AMX e das aernoaves de passageiros será que a EMBRAER não tem capacidade e conhecimento o suficiente para esse projeto? Sem precisarmos de Rafale, F-18 e Gripen NG…

emerson

encontrei um comentário do Vinicius em 1 de abril (juro!!!) mas me lembro que ele comentou qualquer coisa sobre essa representação junto ao MP pedindo esclarecimentos junto á Saito por volta da última semana de março, quando discutiamos sobre a estrategia da SAAB de usar propagandas na GloboNews.

quem mais se lembra disso?

rodrigo avelar

pior que não Leandro…

emerson

infelizmente não achei o comentário do vinicius… mas tenho certeza que ele andou comentando no blog sobre essa representação no MP

Clovis

“carl94fn disse:
6 de abril de 2010 às 23:26

kkkkk toma FAB fica com F-5 quem manda fazer tanto pico….kkkkkkkkkkkk a MB terá seus caças primeiro que a FAB. Sou favorável a compra de sistemas antiaéreos para o exercito com o dinheiro dos caças”

Ainda bem que sua opinião não conta.

EAFAL

emerson,

eu também me lembro desta questão, mas salvo engano não era uma representação para o MP e sim uma interpelação para o Nelson Jobim ou ao Saito sobre a licitação.

Vou procurar e se achar posto aqui.

Sds.