Segundo nosso amigo Coral Sea, ocorrerão as seguintes mudanças na FAB:

  • O 1°/16° GAV, Esquadrão Adelphi (AMX) mudará de Santa Cruz/RJ para Campo Grande/MS
  • O  2°/7° GAV, Esquadrão Phoenix (Bandeirulha) muda de Florianópolis/SC para Canoas/RS; a base de Florianópolis será fechada.
  • Os Esquadrões “Coral” e “Cascavel” (C-130) mudam de Afonsos/RJ para Anápolis/GO.
  • O Campo dos Afonsos será fechado; ficará apenas uma unidade de ensino.

Mapa da FAB

NOTA DO EDITOR: Enviamos e-mail ao CECOMSAER para confirmar a informação. Assim que recebermos resposta, publicamos.

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

legal, mas ainda ta faltando uma base na divisa de Mato Grosso com a Bolivia.

th98

porque não tem nenhuma força de peso no nordeste???

emerson

Caro TH98, O Pacau está em Natal, hoje equipado com AT26, mas em breve estará com os F5M. Há um discussão no blgo se o Pacau irá todo para Manaus ou apenas um destacamento. Em Natal tambem está o 2/5 Joker com SuperTucanos. O problema é que com a chegada dos Fx2, a tendendência é a redução no número de esquadrões de primeira linha, e não sua ampliação. Por outro lado, acho que mais dois “terceiros” ainda serão criados na fronteira seca do país, um na cabeça-do-cachorro e outra mais ao sul do país. Uma aposta? Santa Cruz ou Canoas… Read more »

OTV

Nós aqui no nordeste somos os esquecidos. Eu tenho uma teoria do por que o nordeste ser sempre esquecido, mas não é para este tópico.
Com relação as mudanças na FAB tem muito haver com imobiliárias e contrutoras e especulação imobiliária.
Qualquer razão técnica/tática/estratégica tem menos importância do que as que eu apontei aqui.
Veja aqui um tópico do FORTE:

http://www.forte.jor.br/2010/03/10/imoveis-devem-financiar-estrategia-nacional-de-defesa/

WAGNER JORGE BH

Os Esquadrões “Coral” e “Cascavel” (C-130) mudam de Afonsos/RJ para Anápolis/GO.
Tinha quer em UBERLÂNDIA MG!
Já pensou como seria otimo para defesa de BRASILIA DF , RIO DE JANEIRO e SAO PAULO!
Valeu!!!!!!!!!!!!

O BRASIL È GRANDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Coral Sea

Emerson

Você quis dizer Santa Maria em vêz de Santa Cruz?

WAGNER JORGE BH

E tem ainda CAMPO GRANDE MS e BH TAMBÈM! KKKKKKKKKK

O BRASIL È GRANDE!!!!!!!!!!!!!

JZG_Pedro

Fechar Santa Cruz?? Não é uma das bases mais importantes? E o pré-sal, que todo mundo tá falando, como ficaria sem um esquadrão de caça realmenté próximo?

Leonardo Crestani

Caro Emerson,

Acredito que nao irao fechar uma das duas bases aereas (canoas, santa cruz), pois ja estao fechando a de floripa, mesmo nao sendo uma base de caca, mas mesmo assim em um conflito faria muita falta em defender o sul do Brasil….

Sds…

Coral Sea

OTV

Não creio que o Nordeste seja “esquecido”….mas a região não faz fronteira com nenhum país….assim os parcos equipamentos são usados em regiões que teoricamente apresentam mais riscos para o país….
O importante é que a FAB tenha uma certa infra-estrutura na região, para no caso de algum conflito, oe meios possam ser utilizados e isso a FAB tem.
As bases aéreas de Recife, Natal, Salvador por exemplo podem muito bem serem usadas em caso de um conflito….

Leonardo Crestani

Para corrigir meu comentaria, nao é Santa Cruz, o certo é Santa Maria – RS

Fabio Mayer

Quando se fla em aviação de caça e ataque na FAB, sempre flta cobertor, porque o dormente em berço esplêndido é muito grande. Faltam aviões de combate para este territorio imenso, e não são 36 rafales que vão solucionar isso! Aliás, penso que não são nem 120 rafales… no mínimo, no mínimo, uns 200 seriam necessários. Vejam, a FAB queria adquirir 180 Super Tucanos. O governo da época contingenciou orçamento e pediu para diminuir, passaram a ser 150. Contingenciou de novo e a FAB avisou que 130 era o número mínimo, contingenciou de novo e a FAB disse que em… Read more »

OTV

Coral Sea
não é apenas a carência de meios militares, aqui falta de tudo, não a investimentos em infraestrutura para que ocorra uma industrialização .
Quanto a fazer fronteiras com outras nações, nem São Paulo, nem Rio de Janeiro, nem Goias, Nem Minhas Gerais faze fronteira com outros países. Mas as regiôes Centro-Oeste e Nordeste são as mais próximas da Amazônica.
Mas como disse, não quero me prender ao “assunto nordeste” porque é um tema complexo, e vai gerar muita controvérsia.
Grato pela atenção dispensada.
Saudação
OTV

Roberto

Lamentável o fechamento de Florianópolis e mais ainda do Campo dos Afonsos palco importante na história da aviação militar brasileira, notadamente na Revolução dos anos 30. Estratégicamente podem não ter importancia mas uma atitude dessas fere a memória de nossa cultura e joga a tradição que Afonsos representa em um segundo nível de importancia e até mesmo, no esquecimento. Tomara que tenham o bom senso de honrarem a memória dos aviadores e aeronaves que serviram nessas saudosas bases, de imediato me vem à memória, que me trai, um acidente fatal de um Albatros nos 70,próximo à capital da Ilha de… Read more »

OTV

Um dúvida:

quando se fala assim: “Esquadrão 1°/16° Esquadrão ” quer dizer o 1º esquedrão do 16º grupo de aviação?

emerson

Olá a todos… Peço desculpas. Acertei o milagre mas errei o Santo. Minha aposta é que, como a desativação dos A1M e padronização com os FX2, ou Canoas ou Santa Maria (MINHA VIRGEM, EU DISSE SANTA MARIA) será desativada. Outra correção. Penso em dois novos terceiros, mas um em Cuiabá e outro no Acre. Mas para isso serão necessários uns 24 novos A29. Talvez, com as vendas internacionais do Supertucano, haja uma redução do preço unitario para a FAB. Mas é aposta. Mas acho que Manaus ganhará um esquadrão permanente no futuro. O problema é que em Manaus as aeronaves… Read more »

Almeida

Sou carioca e concordo com o fechamento de uma das 3 bases no RJ. Não faz sentido, gasta-se muito para nenhum benefício militar. Quanto ao valor histórico, somente as operações serão abandonadas no local e seus esquadrões realocados. O local continuará preservado e mantido como patrimônio histórico. Eu iria além nos cortes, fechando a base aérea de Salvador junto com a de Floripa, deixando 3 bases protegendo a costa: Canoas, Sta Cruz e Natal. Não é preciso mais que isso. Com esses cortes teríamos mais recursos para ampliação das bases em Manaus e Anápolis e de melhorias para as bases… Read more »

Almeida

Re: OTV em 22 mar, 2010 às 16:34

Exato

Bronco

Santa Cruz é, provavelmente, a base aérea mais importante do país, pois é o guarda chuva aéreo de dois dos mais importantes centros industriais e econômicos do país, além de proteger uma parcela significativa de instalações militares importantes que se concentram no Rio de Janeiro. Para completar, Santa Cruz fica a poucos minutos de vôo das nossas únicas usinas nucleares no país, e de parte significativa dos centros de abastacimento e distribuição de água e energia elétrica (na região metropolitana do Rio e interior paulista). O que eu não entendi foi o fechamento do Campo dos Afonsos. Além do parque… Read more »

OTV

Grato Almeida!
Saudações
OTV

claudio

Creio que o fechamento e o deslocamento de algumas O.M e U.A são medidas bastante racionais.

Se confirmado o deslocamento do GTT, o Campo dos Afonsos ficaria como sitio histórico MUSAL e Organização Militar de Ensino UNIFA, CIEAR, CEMAL e CDA com o apoio do HAAF e BINAE/AF, o PARASAR e seu irmão 3º/8º possivelmente vão para a BACG.

OTV

Bronco a brigada paraquedista vai deixar o Rio também.

Marco Antonio Lins

Amigos

Creio que uma base que deveria ter mais atenção,seria de Natal
porque ela é muito estrategica,desde a 2º guerra Mundial, ela é
ponto fundamental para a Africa.Na realidade as cidades nordestina elas protegidas pela natureza, que são os arrecifes naturais e mais pela grandes espigões de pedras feita pelo homem,acho que seria dificil qualquer desembarque.

Abs

Coral Sea

Bronco

Existe na FAB a idéia de fechar o Parque de Manutenção dos Afonsos, o de São Paulo e o de Recife e concentrar tudo num futuro parque a ser construído em Anápolis.
Eu acho certa a idéia de fechar os Afonsos e eu iria mais longe e fecharia a Base Aérea do Galeão também…..
Deixaria no RJ somente Santa Cruz e faria de São Pedro da Aldeia uma base conjunta FAB/MB…..lá existe mais espaço disponível, uma ótima pista….seria uma maneira de economizar recursos…
Até a USAF está fazendo isso!!
Está na hora de termos um BRAC no Brasil…..:-)

Fernando "Nunão" De Martini

“Alex Nogueira em 22 mar, 2010 às 15:35
legal, mas ainda ta faltando uma base na divisa de Mato Grosso com a Bolivia.”

Alex, para essa região, está prevista a conclusão de uma nova base em Vilhena – RO, praticamente na divisa com MS e um pouco mais para dentro do que na fronteira com a Bolívia. Sei que há um ano, o Comandante Saito visitou as obras do Núcleo de Base, não sei como estão as obras hoje.

Raul

Em caso de precisar atacar alvos no Atlântico, por exemplo, é mais inteligente descolar os AMX e reabastecê-los ao invés de deixá-los vulneráveis a ataques no litoral. Já na nova localização, eles podem atacar vários alvos em países vizinhos sem precisar de reabastecimento e ainda terão maior alcance para atacar possíveis alvos no pacífico com reabastecimento.

Coral Sea

Almeida

Para patrulhar a costa; a FAB possui no momento 4 esquadrões em:
Salvador
Belém
Santa Cruz
Florianópolis

Ou seja, até que estão bem distribuídos…na minha opinião!

Coral Sea

Nunão

Além de Vilhena, a FAB está construindo uma base em Eurunupé; quase na fronteira entre o Acre e o Amazonas!

emerson

Os paraquedistas estão indo para Anápolis também, de tal modo que fiquem equidistantes de todo o territorio nacional mas tambem com mais espaço para treinamento. Como o GTT esta intimamente relacionado aos paraquedistas, ele esta mesmo indo junto para o centro-oeste.

Os AMX de SantaCruz seguem a mesma logica, pois ficarão no centro geografico do continente, equidistante de qualquer ação continental.

acho que as decisões da fab estão certas sim

Galileu

Eu Ainda não acho que os AMX vão sair do RS, tem algo oficial da saida dos AMX do sul, se não tiver eu não apostaria nisso.

Abraço

Fernando "Nunão" De Martini

Coral Sea, Quando ouvi pela primeira vez essa possibilidade do Adelphi ir para Campo Grande, gostei muito, acho uma localização muito mais estratégica do que em Santa Maria ou Santa Cruz. Bem mais para a frente, penso que num reequipamento do esquadrão ele poderia receber uma aeronave multirole para também para cumprir a missão de Defesa Aérea. Mas, por hora, a mudança mesmo com A-1 me agrada e muito. Sempre vi essas quatro bases, BACG, BAAN, BASC e BACO como um “losango” que pode responder pela defesa do espaço aéreo de boa parte dos alvos de maior valor, no Centro-Sul.… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Coral Sea em 22 mar, 2010 às 17:12

De fato, Coral Sea, e creio que a inauguração estava prevista para este ano.

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=2384

Fernando "Nunão" De Martini

“Galileu em 22 mar, 2010 às 17:15
Eu Ainda não acho que os AMX vão sair do RS, tem algo oficial da saida dos AMX do sul, se não tiver eu não apostaria nisso.”

Galileu, não sei se perdi alguma coisa, mas alguém comentou aqui sobre a saída dos A-1 da base onde operam no Rio Grande do Sul (BASM)?

Walderson

Complementando a informação do amigo Emerson,

existe um movimento do EB para deslocar as unidades especiais (Brigada Paraquedista e Operações Especiais) de uma vez por todas para longe do RJ. Existe o risco de o tráfico de drogas cooptar pessoal bem formado. Existe informações de que o tráfico estaria contratando gente de lá. Dessa forma, uniu-se o útil ao agradável.

Coral Sea

Galileu

Os dois esquadrões de Santa Maria ficam onde estão; os esquadrões “Poker” e “Centauro”…
A mudança que estamos comentando é do esquadrão “Adelphi”

emerson

Eu falei que, ao longo do processo de desativação dos AMX-M, lá para 2020 ou depois, apostaria que SantaMaria seja fechada, ou Canoas, ficando apenas uma base aérea no sul.

Nâo há nada oficial nem nenhum projeto da FAB nessa direção. Peço atenção para que minha aposta não vire fato consumado e seu seja consumido pelo ódio eterno.

definitivo, apenas a transferecia do GTT para Anápolis e dos AMX de SantaCruz.

Agora, tenho certeza, o PAMA-SP será transferido para Anápolis e a manutenção dos F5M será feita lá no centro-oeste. Isso já foi decidido mesmo.

luis alberto

Prezados amigos, permitam-me explicar algumas coisas para que se torne mais compreensivel as decisoes da FAB. As duas principais caracteristicas de um FA sao a flexibilidade e a mobilidade. Isto posto, temos que possuir 4 ou 5 grandes Bases Aereas que darao apoio vegetativo aos diversos Esquadroes ou Grupos que nelas estarao baseados. Em caso de eminente conflito, voces nao encontrarao nenhuma aeronave operacional nestas bases pois elas serao os principais alvos do inimigo. Os vetores de combate serao deslocados para bases de desdobramento, rodopistas e outras coisas mais. O importante eh que o sistema de Comando, Controle, Comunicacoes, Informacoes… Read more »

Galileu

Calma pessoal Não me crucifica, ou eu li no outro post ou entendi errado….e também não critiquei.

Só acho que Santa Maria não seria desativada tão fácil.

Calma não me jurem de morte…ahahah

abraço

Fernando "Nunão" De Martini

Muito bom seu comentário, Luis Alberto, é sempre bom contar com leitores com paciência para explicar essas questões aos demais frequentadores deste espaço, o que acrescenta ao debate.

Fernando "Nunão" De Martini

Galileu, ninguém jurou de morte não…

A intenção é apenas segurar a bola de neve antes que ela desça muito, cresça, ganhe velocidade e fique difícil conter. Aí já viu, não ia faltar gente citando que a BASM já está com os dias contados, que o Sul do Brasil vai ficar totalmente desguarnecido e que os A-1 dos “décimos” vão, de segura fonte, para duas novíssimas bases, que já estão sendo construídas em Trindade e no “arquipélago” de São Pedro e São Paulo…

Saudações!

Monte

O plano de articulação do EB realmente consta que a Brigada saira da vila militar para Goiânia. Mas na minha opinião até que isso aconteça, se realmente acontecer, vai levar um bom tempo ainda! Até isso ocorrer não acredito que a FAB ira transferir os “gordos” dos Afonsos.
Abraços!

“Saltar, Lutar, Vencer”

th98

juro que ainda não entendi, não me digam que os ST seriam suficientes pra proteger a costa do NE pq não são, e se vcs repararem o nordeste é a zona de mar mais aberta do pais um tempo desse um navio encalhou nas nossas águas e ninguém viu chegando.
ta ai a matéria

http://www.naval.com.br/blog/2009/10/06/navio-pesqueiro-da-nigeria-encalha-no-litoral-do-rn/

Flanker

Na última Revista Asas, na coluna do Cel. Aparecido Camazano, ele informa que realmente o GTT será transferido para Anápolis, mas o PAMA-AF permanecerá onde está.Os demais PAMA’s deverão ser fechados e suas funções absorvidas por um grande centro de manutenção a ser construido em Anápolis. Quanto aos esquadrões de A-1 aqui de Santa Maria, muito provavelmente o Poker será remobiliado com UAV’s eo Centauro continuará operando os A-1 após modernizados, muito provavelmente com um incremento em sua dotação de células.Não há a menor possibilidade de fechamento da BASM em um futuro previsível, principalmente por Santa Maria contar com o… Read more »

Sérgio Luiz

Outra mudança provável que se comenta é a transferência do 2º/5º Rumba (instrução da aviação de transporte) da BAFZ para a BANT, e manter a BAFZ como “anexo” da BANT. Não faz muito sentido essa história de “anexo” (taí o exemplo do Campo dos Afonsos), então há quem acredite que a BAFZ num prazo máximo de 4 anos também será fechada. Para a cidade de Fortaleza e para o estado do Ceará na verdade isso seria até bom, pois poderia viabilizar a construção de nova pista diagonal para o aeroporto SBFZ na área hoje ocupada pela BAFZ e aumentar a… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Sérgio,

Creio que, para boa parte das Bases em que se fala em desativação, na verdade o que ocorrerá é uma redução do contingente, materiais etc, deixando de ser base para ser núcleo de base, apoiando desdobramentos ao invés de unidades sediadas permanentemente.

Submarinekiller

Fechar Santa Cruz ?? Isso é um absurdo……especulação imobiliária ???Não é uma das bases mais importantes?

E a proteção aérea das plataformas e refinarias do pré-sal ??

Como ficaria sem um esquadrão de caça realmente próximo?

Obs: A imagem do gravatar está gravada lá no gravatar, mas não consigo transferir para os comentários postados. Alguem sabe como é o procedimento correto ?

Galileu

ok nunão to brincando^^ Tem uma coisa que também não entendi muito, se os esquadões de c-130 forem para Anápolis a brigada de pqd do EB também terá q e ir pelo menos para Goiânia onde é previsto a muito tempo, não sei se esse plano de transferência da FAB é mais antiga, mas a tempos que ouço dessa mudança por parte do EB. Deve ter algum contato entre FAB e EB nesse sentido. Nunão vou fazer uma pergunta se você puder responder… Vocês são a favor dessas mudanças??eu sou testemunha de uma delas, em que o EB fechou um… Read more »

carlos.operti

Como já disse um saudoso Brigadeiro: na FAB, de concreto, só as pistas… e mesmo assim, nem todas.

Abraços

Francoorp

Submarinekiller em 22 mar, 2010 às 19:32

Coloque o mesmo e-mail que tens no gravatar na parte reserva ao e-mail no blog, não errar nada senão num sai, depois abri lá no Gravatar a tua imagem e copie o endereço dela e cole no quadrado Website aqui do Blog.

Pode ser necessario reaviar o computador depois de colar o Website, e aviar o invio da menssagem, se não sair depois de uns 10 minutos, reavie o computador e entre novamente no blog, e veja se já está funcionando… eu sempre fiz assim e funcionou comigo!!

Valeu!!

emerson

No post sobre os F5 chilenos, a questão do Pacau ficou meio confusa. Segundo alguns, o Pacau irá todo para Manaus inclusive com todos os F5FM, isso provavelmente a partir do proximo ano com a desativação dos Xavantes. Hoje, o Pacau é uma unidade de conversão dos A29 para F5, treinando os pilotos que ficaram atuando nos terceiros, mas segundo informações no outro post, isso já não ocorre assim, sendo que os pilotos fazem o curso de liderança enquanto servem nos terceiros. Por outro lado, me lembro de um entrevista do Saito (posso estar errado) que um destacamento de F5M… Read more »