“Se vocês pretendem colher uma safra de desenvolvimento aeronáutico, precisam plantar a semente chamada pesquisa experimental.

Criem departamentos de aeronáutica em suas universidades; encoragem seus jovens a cursar engenharia aeronáutica. Este é um campo novo, mas provavelmente irá se mostrar um campo bastante produtivo.

Invistam todos os recursos financeiros de que puderem dispor em experiências e pesquisas. Depois, não vejam a aviação meramente como uma reunião de aviões.

Ela é muito mais ampla. A aviação combina fabricação, escolas, transportes, aeródromos, construção e administração, munição e armamentos aéreos, metalurgia, usinas e minas, finanças e bancos e, finalmente, segurança pública e defesa nacional.”

General Hap Arnold, na Conferência Ocidental de Planejamento da Aviação, 1937.

Livro: “ASAS, uma história da aviação: das pipas à era espacial” – Tom D. Crouch – Ed. Record

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Perfeito!

Comparando com o Brasil e todas as bravatas diárias e vendo a realidade dos cortes cada vez mais profundos de orçamento de Defesa, inclusive o desta semana, eu pergunto:

Dá para confiar no Governo brasileiro para investir em tecnologia aeroespacial de ponta ou absorver alguma coisa relativamente importante ?

Alecsander

Muito importante.

Giordani RS

Pena que nossos (a)políticos, generais e comandantes não tenham lido tal…”pelamordedeus”…um texto de 1937 do Século XX…

Rodrigo,

Infelizmente, na nossa cultura, só se constrói ponte e estrada, para pagar um “plus” a mai$…talvez, por mais triste que pareça, seja isto que está faltando neste meio…veja comigo, para se construir um shopping, quilombo nenhum impede as construtoras, mas para se fazer uma base de lançamentos de foguetes, um quilombo é capaz de parar tudo…podemos perder o Futuro por causa de um quilombo?!?!?!

Ozawa

Precisa dizer mais ? Isso em 37…, que dirá hoje.

Deveriam, aqui no Brasil, gravar esse texto em bronze e afixá-lo nos umbrais dos portões de todas as unidades aéreas, aeroportuárias, escolas de aviação e congêneres. Não somente como decoração, mas para inspiração e realização.

Galileu

Concordo deveriam gravar no cimento esse pensamento… O brasil é um caso a parte, é incrível como o Máquina pública se tornou a desgraça desse país, vou dar um ex. que li Hoje “governo cria bolsa combustível para 6000 funcionários sem concurso “cabide” ,fora os concursados que já tem” porque é ano eleitoral. É difícil, eu sou novo em idade e não vejo perspectiva nenhuma no país seja por parte do governo e militar também, além de eu ter sido um eu sou colega e mantenho contato com alguns, e todos de diferentes patentes estão cansados, posso falar pela minha… Read more »

Roberto

É notável como um arranjado de conclusões óbvias e evidentes podem impressionar os mais simplórios.Claro, toda essa teoria acadêmica revestida de medalhas e os dourados do quepe general, vai mesmo virar uma máxima em alguma escola de guerra, provavelmente na academia da força aérea de Sierra Leona.
De qualquer forma, meus parabéns ao ajudante de ordem desse General.

Rodrigo

Roberto, como infelizmente aqui não se faz nem o óbvio.

Ele deverá ser relembrado diariamente até que superemos esta fase.

claudio

Os sacrifícios que a FAB fez em beneficio da Nação, pagando o custo do desenvolvimento da indústria aeroespacial, se enquadram neste texto. O Brigadeiro Montenegro (ITA e posteriormente EMBRAER) foi tão visionário quanto o General Arnold. Quando digo que a Força Aérea pagou o preço é no sentido de na maioria das vezes deixar de possuir um equipamento de ponta para através de suas encomendas fomentar a indústria nacional. Criar e desenvolver um sistema integrado de Defesa e Controle de Trafego Aéreo também consumiu esforços que poderiam ter sido usados somente na parte operacional. Construir aeroportos na região amazônica continua… Read more »

Walfredo

Comparem o Estado mínimo do Paraguai e o Estado máximo da Noruega (bilhões depositados em um fundo soberano, melhor qualidade de vida do mundo) Só o Estado investe em pesquisa no Brasil. Os empresários brasileiros preferem ganhar dinheiro no mercado financeiro (Sadia). Boa parte de nossa elite gosta de juros altos, pois não precisa trabalhar, gerar empregos e correr riscos para aumentar seu capital. É mentira que para controlar a inflação seja necessário o Estado pagar e manter juros altos. Todos os países desenvolvidos controlam a inflação mantendo juros baixos. Para controlar a inflação o Estado deve cuidar para não… Read more »

Antonio M

Por melhor e mais bonita que seja uma casa, o que tem de ser bom mesmo é o alicerce senão o que estiver em cima dele não se sustenta e pode gastar o que for nos melhores materias, acabamento, móveis etc que virá abaixo; e também não se faz o telhado antes do alicerce. Foi criticado o Gen. por ser óbvio e simplista mas, não é bem assim. Quem já teve de construir ou reformar sabe disso. Quem for responsável pela contrução desse alicerce for incompetente, relapso ou não for bem gerenciando pelo mestre-de-obras, engenheiro, a obra vai ruir mais… Read more »

Jacubão

Que tal criarmos um texto com esses dizeres e outras coisas mais para bombardearmos com e-mail os sites da câmara, senado, governo, etc, etc…? Sei que muitos dirão coisas do tipo:
-Não adianta, eles não vão nem ler.
-Isso não dá votos.
-Não vai dar certo,
etc,etc…
As chances de ter resultado são as mínimas possíveis, mas pode ser que consigamos plantar uma cementinha na cabeça deles.
“Isso inclui a imprênsa e a indústria tmb.”

Alex Nogueira

Vendo os ATR versão ASUW/ASW me pergunto o porquê do Brasil ter comprado os P-3 Orion defasados….. ainda mais tendo a possibilidade de ter comprado o C-295 também em versão patrulha maritima, que traria racionalização da logistica junto aos outros C-295 já adquiridos…..

Alex Nogueira

aff pequei tópico errado… desculpem.

Theo Gatos

Nossa, que visão… Continua mais atual do que nunca mesmo quase 80 anos depois… Não podemos esquecer o quanto o desenvolvimento economico americano deve à pesquisa e desenvolvimento aeroespacial. Estes investimentos trouxeram benefícios para toda a economia, das metalurgias e fábricas dos materiais para as ‘naves’ aos campos de trigo e milho para alimentar os trabalhadores destas fábricas… Passando por toda a economia. Investimento nesta área traz além da importante soberania e tecnologia, movimento financeiro. Se sonhamos com o Brasil superpotência devemos escutar estas palavras do Gen. Hap Arnold com atenção. Claro que não é a fórmula mágica do sucesso,… Read more »

lucas lasota

Este e um dos topicos que mais gostei. O setor cientifico-tecnologico atrelado a area militar e um dos mais promissores e que dao maior retorno na pesquisa. A historia nos mostra isto.

Esse papo de transferencia de tecnologia, sem o devido amparo por nossa pesquisa, de nada adianta.