Hillary e Amorim - foto Agência Brasil

vinheta-clippingNo encontro com o chanceler Celso Amorim, ontem, no Itamaraty, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, fez lobby em favor da compra pelo Ministério da Defesa dos caças F-18 Super Hornet, da Boeing, para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB). Na terça-feira, véspera do desembarque de Hillary na capital, o gerente internacional da Boeing, Michael Coggins, também percorreu gabinetes e procurou a imprensa para dizer que a secretária tentaria reverter a “falta de confiança” que o Brasil tem na proposta dos EUA.

“Ela abordou (o assunto dos caças) da maneira que vocês podem imaginar. Ela deu uma introdução no assunto, pediu para o embaixador falar. Disseram que o caça é o melhor, é o mais barato, da melhor qualidade do mundo. Eu não esperava ouvir nada diferente”, contou Amorim ao fazer um relato sobre como é que foi feito o pedido em favor dos caças F-18.

O relatório final do Ministério da Defesa sobre a avaliação dos três caças concorrentes ao projeto FX-2 – o norte-americano F-18, o francês Rafale (Dassault) e o sueco Gripen (Saab) – será entregue “dentro de 20 dias” ao presidente Lula. Coggins disse ao Estado que a Boeing só precisa “de uma oportunidade” para provar ao governo a “”superioridade da proposta de transferência de tecnologia”. Numa carta enviada ao ministro Nelson Jobim, a empresa diz que “como demonstração de nossa confiança, a Boeing aceitará uma penalidade financeira de 5%, com base em qualquer obrigação não concretizada””.

O Planalto e a Defesa ironizaram a decisão da Boeing dizendo que não interessa a penalização, interessa a tecnologia “irrestrita” (como propôs a França) e não a “necessária” (como ofereceu a Boeing).

FA-18_Super_Hornet-lancando flare - foto USN

FONTE: O Estado de São Paulo, via Notimp

FOTO DO ALTO: Agência Brasil FOTO DE BAIXO: USN

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latino

”. Numa carta enviada ao ministro Nelson Jobim, a empresa diz que “como demonstração de nossa confiança, a Boeing aceitará uma penalidade financeira de 5%, com base em qualquer obrigação não concretizada””.

tio sam ainda não jogou a toalha

LBacelar

“O Planalto e a Defesa ironizaram a decisão da Boeing dizendo que não interessa a penalização, interessa a tecnologia “irrestrita” e não a “necessária”.”

Isso mesmo, afinal quem vai pagar somos nós!

SH com TT limitada, Gripen C custando 80 mi de dólares.

Fico feliz pelo Lula ter assinado a compra do Rafale em setembro/09

JACUBAO

Bom, se não “adiarem” mais uma vez o anúncio do vencedor (que ninguém imagina quem seja), a BOEING/USA tem poucos dias para liberar logo essa tecnologia ou não, e acabar logo com essa agonia de mais de 10 anos. Se eles fossem mais claros no que será liberado, poderiam ganhar ou perder pontos nesse impasse.

motta_eiras

5% , ridículo , se fosse 100% de multa diaria sobre o valor do componente mais multa por atraso na evolução do projeto até a resolução do impasse, tudo bem. Os EUA se mostram os menos confiáveis apesar do belo produto.

fredy

Se quer escolher o rafale tudo bem. Mas pelo menos vamos ser mais diplomáticos com os americanos. Esse negócio de ficar ironizando publicamente as investidas americanas é coisa de amador. Vamos ser profissionais, pelo amor de deus.

Marine

Primeiro que nao e a Boeing que libera tecnologia.

Segundo, e interessante como em um processo importante e serio como esse o governo nao consegue esconder sua preferencia pelos franceses, fazendo chacota do Gripen e sendo sarcastico com o SH.

Triste a profissionalizacao que o governo leva o FX-2…

Curvo

Tudo bem, comprem o Rafale,
Chega “O Próximo” cancela a compra, e compra SH’s …

Robson Br

Veja os motivos do atraso dos aviões P-3 da coreia publicado aqui em outro post:
“””A KAI recebeu os oito P-3 há quatro anos, mas começou a entrega somente agora por causa de questões de integração de sistemas e da liberação de exportação de tecnologias pelos EUA de alguns equipamentos.”””

Para os amigos de sempre são assim, imaginem para o resto.

Os 5% já deve estar incluso no preço. Depois que a gente comprar e ficar um problemão na mão, o que vale 5%.

Curvo

Sem contar que o Rafale à venda para o Brasil ainda não possui radar AESA e sequer o Míssil “Meteor”, tudo projetado mas ainda não executado, será que vem com estes ?

Francisco AMX

Arrasto aumenta o RCS correto? pois é… o SH, robusto, com belo radar, e motor confiável… com armas de dar água na boca… qundo carregado, com seus cabides das asas full, gera um arrasto brutal! seus cabides estão em angulos diferentes do eixo da aeronave, já li que é para compensar certas deficiências aerodinâmicas da fuselagem, de como flui o ar, o que eu acredito e já falei em outros posts, mas isso não diminui o fato de que ele “arrasta” demais, deixando um vortece brutal, aumentando com isso seu RCS, parado ele até pode ter um RCS razoável, mas… Read more »

vplemes

Falar do “arrasto” do SH e não falar dos penduricalhos do rafale é piada. Por acaso aquele probe de reabastecimento enorme, espetado bem na cara do rafale é feito de mateiral invisivel? Aquele monte de antenas espalhadas pela fuzelagem? E aquele tanque ventral que mais parece uma orca grávida?

jose carlos

5% de penalidade,para bom intendedor um pingo é letra , resumindo eles os Americanos já sabem que se o escolhido for o F18 em alguma parte do processo de TT eles irão dar pra trás, a arrogancia deles é tão grande que eles mesmos já estipularam o valor da Multa.

JACUBAO

Orca grávida?????? Hahahahaha…
Essa foi a melhor do dia. Muito bom vplemes.
Um abração.

M1

Ola o Jó aqui gente!

Aguardando…

curvo

E qual a penalidade à ser aos franceses ???!!!

Ou tem-se a ingenuidade de quem serão bonzinhos e transferirão toda a tecnologia ??? Incluindo-se aí à qual eles não são detentores ????
Processadores, etc… , já pegaram o aval das empresas, do governo, etc…

curvo

Ou sequer está documentado ???

Ricardo_Recife

Eu ainda me impressiono com esta história de transferência tecnológica “irrestrita” vs “necessária”. Será que alguém acredita que tecnologia se transfere? Conheço muito da área e sei que isto não acontece, é um engôdo completo. Transferência de tecnologia não se resume a dizer eu transfiro; tem patentes, custo, tempo, treinamento,capacidade de recebimento, etc… Lembrem sempre do exemplo Israel – França no caso do Mirage 5. Se não fosse o Mossad a IAI nunca fabricaria a família Nesher/Dagger/Finger/Kfir. Não foram os franceses que transferiram foi o serviço secreto de israelense que roubou os projetos. Muitos dos sistemas que vem no Rafale… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

O “F/A-18 S H” vai ser substituido pelos “F-35” e então por isso que acho que os EUA possa tranferir “alguma” coisa (bem pouco).
Apesar de eu gostar do “Rafale F-3” eu ainda acho que o melhor avião para o Brasil é o “Gripen NG” por ser mais barato, mais econômico, manutenção mais barata e principalmente, a “Embraer” vai ter participação neste projeto.
Além disso os mísseis que vão equipar o “Gripen NG” são o “Iris T” (20 Km) e o “Meteor” (100 Km) que são considerados mísseis ar-ar de 5 Geração.

Abraços aos amigos do Blog.

M1

O que a Hillary falou só comprometeu ainda mais os SH.
O pessoal que defende o SH aqui, podem ver as reais intenções que os EUA tem com o Brasil.

5% uhauahauh.
5% uhauahuh, tem que ironizar mesmo, 5% de multa! Ta pensando que a gente é otário!

se eles estão realmente dispostos a transferir a ecnologia eles podem colocar 20000% de multa, ai sim eu acredito…. 5% amigo… pra quem gasta 700Bilhos com forças armadas…. isso nao é nada… vale apena pagar os 5% e ferrar com o Brasil e ainda sai no lucro….

Almeida

Serio agora, os norte americanos explicitaram detalhadamente sua proposta, com tudo o q eles estao dispostos a transferir ou nao, com armamento, etc. Fazem questao de colocar tudo bem claro no contrato, com garantia de multa caso QUALQUER obrigaçao nao seja realizada. Enquanto isso, nao fazemos ideia do que consta na proposta francesa, nem armamentos, nem do que se trata essa “transferencia irrestrita”. Nao estou defendendo o Super Hornet, mas a PROPOSTA norte americana é muito, muito mais clara e objetiva que a francesa. Além de mais barata. E me irrita a arrogancia do GF com o caso, por motivos… Read more »

Francisco AMX

“Falar do “arrasto” do SH e não falar dos penduricalhos do rafale é piada. Por acaso aquele probe de reabastecimento enorme, espetado bem na cara do rafale é feito de mateiral invisivel? Aquele monte de antenas espalhadas pela fuzelagem? E aquele tanque ventral que mais parece uma orca grávida?” Amigo, embase mais sua réplica… mas acho que não tem como.. a diferença é que no Rafale, F-16, Typhoon, Gripen entre outros, os trilhos que transportam os míssies e tanques subalares estão no mesmo eixo do avião! no SH quando ele carrega os tanques, por exemplo, cada um deles fica “puxando”… Read more »

LBacelar

Curvo em 04 mar, 2010 às 12:34 Cara pq as pessoas usam de mentiras para desqualificar o vetor francês? O radar AESA RBE2-AA (active array) estará operacional em 2012 na versão F3++ do Rafale, ou seja, a versão que receberemos em 2014. Quanto ao Meteor ele só entrará em produção em 2016, seja para França, para Inglaterra, para Suécia, Brasil e etc. Procure se informar melhor antes de ficar jogando informações errôneas por aí, aqui no blog mesmo o que mais tem é material técnico sobre o Rafale!!! Se o Rafale fosse tão ruim assim como é que eles conseguiriam… Read more »

vplemes

Francisco AMX em 04 mar, 2010 às 13:40 Com certeza a Boing, por ser uma empresa iniciante, com poucos recursos técnológicos e sem muita perspectivas de vender os seus SH para a USN, não possui tuneis de vento super-sônicos (exclusividade da Dassault), não possui câmaras especiais para avaliar o RCS de seus caças. Pior ainda, a USN, uma mariinha de terceira, sem esperiencia de combate, escolheu o SH só por politicagem. Certa mesma, esta a marinha francesa, com suas centenas de rafales. E quanto à orca (ops), tanque ventral, se o SH não usa é porque não precisa. Isto é… Read more »

Ivan

Chicão,

Orca grávida foi impagável… vc tem que reconhecer.

Mas também reconheço que só carrega orca é quem pode.

Ivan, o Gripeiro.

rodrigo avelar

esta reportagem fica claro que os EUA n vão Transferir tecnologia, multa de 5% é uma palhaçada, ta pensando que ainda somos otarios. É tio Sam, os tempos são outros, aprendemos com seus embargo, não da pra confiar neles de jeito nenhum.

LBacelar: vc esqueceu tb de dizer que os Rafales ganharam em exercicios para os SH no placar de 5×1.

Felipe Cps

“Transferência de tecnologia irrestrita”: eufemismo para dizer que o jabá francês foi maior que o gringo.

Felipe Cps apóia o ENTERRO do FX2.

Felipe Cps

LBacelar em 04 mar, 2010 às 13:45

“Se o Rafale fosse tão ruim assim como é que eles conseguiriam enfiar um placar de 4X0 no EF2000 isso na versão F2, imagina oq a F3 fará!”

Isso na opinião daquele mesmo bloguezinho francês mequetrefe que disse que o Rafaleco “esfregou” o F-22? Ah tah…

E depois o outro é que é mentiroso…

Ivan

Ricardo_Recife em 04 mar, 2010 às 13:38

Conterrâneo,

Tem sido muito interessante ler seus posts.
Neste seu último concordo com vc, mas faço apenas um retoque, se me permitir o atrevimento, quanto aos israelenses, pois eles tinham os Dassault Mirage III C para copiar… ou melhor, com um neologismo mais educado, ‘realizar um processo de engenharia reversa… he he he.

Abç,
Ivan, do Recife.

Felipe Cps

vplemes em 04 mar, 2010 às 14:17: “Com certeza a Boing, por ser uma empresa iniciante, com poucos recursos técnológicos e sem muita perspectivas de vender os seus SH para a USN, não possui tuneis de vento super-sônicos (exclusividade da Dassault), não possui câmaras especiais para avaliar o RCS de seus caças. Pior ainda, a USN, uma mariinha de terceira, sem esperiencia de combate, escolheu o SH só por politicagem. Certa mesma, esta a marinha francesa, com suas centenas de rafales. E quanto à orca (ops), tanque ventral, se o SH não usa é porque não precisa. Isto é para… Read more »

Curvo

LBacelar em 04 mar,2010 às 13:43
O que escrevi foi uma pergunta “será que vem com estes ?” você pode me responder categoricamente afirmativamente, baseado em documentos claros, que os Rafale F3 brasileiros virão com estes “opcionais” ???
Ainda estão no papel de projetos, enquanto não funcionam, ainda não existem, não é ? Vide comentários à respeito do NG !Ainda mantenho a pergunta “Virão” ?

Curvo

Papel por papel sou mais NG, embora prefira os SH,existem, e estão completos !

grifo

“Com certeza a Boing, por ser uma empresa iniciante, com poucos recursos técnológicos e sem muita perspectivas de vender os seus SH para a USN, não possui tuneis de vento super-sônicos (exclusividade da Dassault), não possui câmaras especiais para avaliar o RCS de seus caças.” Sem falar que os Estados Unidos, que já estão na sua terceira geração de aviões furtivos, colocaram no principal aeronave de combate da sua marinha um RCS mais alto do que um projeto muito mais antigo e feito por um país que nunca desenvolveu NADA furtivo. Quem quiser acreditar nisso realmente pode também acreditar em… Read more »

Ivan

Felipão,

Transferência irrestrita de tecnologia é tranferir a linha de montagem para o Brasil. Só se aprende fazendo.

Mas por favor não enterre o F-X2 pois os caças stealth ainda estam longe dos nossos horizontes.
Precisamos HOJE renovar nossa frota de caças, preferencialmente com um custo de aquisição e operacional contido, capacitando e icentivando a indústria nacional, com aeronaves compatíveis com a doutrina da FAB (operações dispersas).

Abç,
Ivan.

grifo

“no SH quando ele carrega os tanques, por exemplo, cada um deles fica “puxando” para um lado, entendeu? é isso que falo! observe na foto do SH dae de cima! é como alinhamento/geometria de suspenção/pneus, se estiverem fora vão gastar mais pelo arrasto irregular!”

Francisco AMX, já pensou na possibilidade de que naquele local o fluxo de ar não seria paralelo ao corpo do avião, e que a “puxada para o lado” seja para alinhar com o fluxo naquele local?

Caso contrário os projetistas da Boeing seriam completos debéis mentais, e isto certamente eles não são.

grifo

“O que escrevi foi uma pergunta “será que vem com estes ?” você pode me responder categoricamente afirmativamente, baseado em documentos claros, que os Rafale F3 brasileiros virão com estes “opcionais” ???”

Pois é Curvo, a Thales nunca desenvolveu um radar AESA, prometeram para 2010, agora a promessa já é para 2012, e a coisa já é contada como pronta.

Enquanto isto a Selex Galileo já desenvolveu pelo menos uns cinco radares AESA diferentes, promete o dela para 2014, e os “especialistas” (não os da FAB lógico, mas os de blog) acham impossível. Vai entender.

Felipe Cps

Ivan:

“Precisamos HOJE renovar nossa frota de caças”

Não acho. Senão não estaríamos modernizando F-5 e AMX. Ademais, ninguém perto da gente tem algo melhor.

A verdade é que temos tempo de esperar até 2025.

Estou com a vovódka: FORA FX2!

Curvo

Dizem que em marketing que se você ficar repetindo e repetindo uma mesma coisa, você acaba convencendo à todos de que aquilo é verdade, embora não sendo, portanto não acredito em transferência total e irrestrita de tecnologia, principalmente em se tratando dese transferir ao Brasil, pelas razões já expostas, aos que acreditam … paciência, mas será com o meu dinheiro que estarão fazendo troça, a depender de mim, nunca mais !!!

Ivan

vplemes em 04 mar, 2010 às 14:17 VP, A história da orca grávida foi ótima, mas o Chicão tem razão que “só carrega orca quem pode”. A estrutura do Rafale é muito robusta, como era o do Mirage 2000, para levar aqueles enormes tanques-orca. Eu, pessoalmente não gosto deles, acredito que são úteis basicamente em traslado ou em missões ultralongas onde a possibilidade de combate aéreo é diminuta, pois os tanques-orca limitam gravemente a capacidade de manobra. Só para registro, os Rafales podem instalar 2 (dois) tanques conformais nas costas, que são muito mais úteis em missões de combate. Já… Read more »

Roberto PB

“já pensou na possibilidade de que naquele local o fluxo de ar não seria paralelo ao corpo do avião, e que a “puxada para o lado” seja para alinhar com o fluxo naquele local?”

Perguntas de leigo em aeronáutica , que entende um pouco sobre a mecânica dos fluidos :

O que aconteceria então com o fluxo de ar se os mísseis fossem disparados ? Voltariamos à situação anterior ?

Não seria mais interessante corrigir o problema alterando a fuselagem durante o desenvolvimento do projeto ?

Felipe Cps

Chicão, sem querer meter minha colherzinha torta na discussão, mas o assunto da inclinação dos cabides do Super-Hornet já foi matéria de post do Aéreo, e discutido à farta.

O motivo da inclinação foi por segurança (as armas ficavam muito próximas), e gerou sim um arrasto, mas que segundo a Boeing e US Navy é mínimo e irrelevante.

Sds.

Curvo

Sou leigo, mas como fui da área de informática tenho uma razoável noção de lógica e bom senso, se como estão a falar da questão aerodinamica do F18 S/H, devo entender que isto tornaria a sua pilotagem muito ruim, não é mesmo ??? Por que não avisamos à USNavy que eles vão comprar mais de 100 aviões ruins ???? Algo não bate,não fecha…

Ivan

Felipão, Temos aí uma divergência entre nós. Paciência. Meu avô costumava avisar do risco de dar o passo maior que as pernas, sob pena de rasgar o fundo das calças… Bem, no meu entendimento os caças stealth só estarão disponíveis para países como o Brasil lá por 2025, como vc também entende. Nossos caças, os bicudos F-5M, são aeronaves fora de série, praticamente atemporais… ka ka ka. Não são mais de geração nenhuma, pois a FAB brilhantemente pegou um caça leve diurno e os capacitou a operar em qualquer tempo. Mas isto tem limite… A doutrina hoje em vigor na… Read more »

Felipe Cps

Opa, o Nunão foi mais rápido, rsrsrs

Galileu

Quem disse que a FAB ou o governo ta com pressa?

Pra quem triplica a vida util de seus armamentos ……..tira de letra

cancela essa __________de FX e parte logo para os f35

COMENTÁRIO EDITADO POR CONTEÚDO NÃO APROPRIADO

Douglas

não vejo condição da Boing levar.

a postura radical na defesa da teocracia iraniana e seu suspeito programa nuclear, cria muita dificuldade à FAB para conseguir real transferencia tecnologica na área militar.

Acho que a FAB acertou com o Gripen, e espero que os Suecos cumpram sua parte se Lula acolher o relatório.

Curvo

A tentativa de desmerecer os outros dois concorrentes do FX2 é sempre a mesma, é puro marketing, tentam nos convencer de que A ou B são ruins por pura repetição, mesmo já tendo sido corrigidos, continuam com a mesma postura !!!! … Assim não dá, assim não pode ser … hehehehehe

Nick

Poderia vir o Obama pessoalmente oferecendo o F-18E com 50% de desconto e financiado em 100 anos com 10 de carencia e sem juros; e ainda prioridade na entrega de F-35 e contrução dos mesmo no Brasil.

Rafale já está decidido, ou como alternativa, o NADA. vamos esperar esses 20 dias e esperar que essa novela termine.

[]’s

Curvo

Prefiro o NADA, gasta-se menos, depois de jan/11 a gente compra os SH ou NG, ou ainda os dois,e tudo bem !!! hehehehe

denner.miranda

incrível como a diplomacia do Brasil gosta de mau tratar os EUA, não esqueçam os EUA é os EUA…, ridículo isso de ficar ironizando o produto de um concorrente do FX-2, só demonstra o amadorismo e a falta de caráter nesse processo imoral e de cartas marcadas que se tornou o FX, uma vergonha para o nosso país que ainda por cima insiste em apoiar todo tipo de “herói” do povo.

tenha dó.