Home Noticiário Internacional No Senado, Jobim diz que posição da Defesa sobre compra de caças...

No Senado, Jobim diz que posição da Defesa sobre compra de caças sai em 20 dias

79
18

vinheta-clippingEm 20 dias, o Ministério da Defesa encaminhará ao presidente da República sua recomendação acerca da compra de aviões de combate para a Força Aérea Brasileira. Foi o que disse nesta terça-feira (2) o titular da pasta, Nelson Jobim, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O ministro, que foi ao Senado debater o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos, respondeu a questionamento do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) sobre a decisão do governo a respeito da concorrência internacional para compra dos aviões de combate.

No ano passado, ao debater a compra dos caças, Jobim admitiu aos senadores que existia uma “preferência política” pela francesa Dassault, produtora dos jatos Rafale, como já havia afirmado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após encontro com o presidente francês Nicolas Sarkozy na celebração de 7 de setembro. Mas reiterou que a decisão final dependeria da análise das propostas da própria Dassault, da norte-americana Boeing, que fabrica o F-18, e da sueca Saab, produtora do Gripen NG, avião que chegou a ser recomendado pela Aeronáutica.

– O negócio não está fechado. Há uma opção pela França, basta que ela cumpra a promessa de transferência de tecnologia. Vamos analisar as ofertas e ver o que significa a transferência irrestrita de tecnologia e o preço competitivo anunciados pelos franceses – disse Jobim na ocasião, classificando a competição entre os três produtores como “ótima” para o Brasil.

Em visita ao Brasil, a Secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton, que estará no Senado nesta quarta-feira, adiantou que um dos assuntos a serem tratados com o presidente Lula é a proposta da Boeing para a venda dos aviões de combate.

FONTE: Agência Senado

18
Deixe um comentário

avatar
18 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
17 Comment authors
RuiNimuendayubChallengerJoaoathalyba Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
robertobozzo
Visitante
robertobozzo

Será que a excel. Secretária de Estado Hillary Clinton trará uma proposta governo a governo para o FX 2 ?? Algo a mais para a FAB, ou mesmo para as forças como um todo ?

JACUBAO
Visitante
JACUBAO

Assim não dá. Mais 20 dias?????? Como posso, dessa maneira, achar que o Brasil é um país sério?????

Francisco AMX
Visitante
Member
Francisco AMX

Tia Hillary, já deixa o “NAe e seu recheio aqui pra nossa MArinha!” depois manda mais uns 36 F-16B60 novos e coloca nóis da fila do F-35, para 2020 pode ser? 🙂 brigado!

pitstop
Visitante
pitstop

Olá senhores, primeiro post.

É coincidencia ou foi só para cumprir agenda que o ministro Jobim foi aos EUA depois de entregue o relatório do F-X que coloca o F-18 na cabeça da disputa???

Alguem tambem percebeu uma mudança no discurso dele ou fui só eu que vi??

Saudações!

Francoorp
Visitante

FZZZZZZZZZZ2!

Quando sair o resultado no Diário Oficial da União eu vou acreditar!!

M1
Visitante
M1

mais bla bla bla… me chamem de Jó agora, beleza?

Aguardando…

Icaro
Visitante
Icaro

Francoorp em 03 mar, 2010 às 18:46

Concordo contigo!!!

Eu soh vow acreditar qndu estiver voando em céus brasileiros, com pilotos brasileiros, cumprindo missões e nas cores da F.A.Brasileira…

Cor Tau
Visitante
Cor Tau

Só políticos ingoistas e inganadores………..O anti-etismo é normal…………

http://www.youtube.com/watch?v=NYbaGYFMiXo

alex
Visitante
alex

Caro amigo francoorp a India esta negociando 42 SU-30 Mki por 3 bilhões, para integrar na pequena frota de 230 existentes, me responda o que é que eles tem que nós não temos.

Jackson F-5
Visitante
Jackson F-5

Alex,

Amor à NAÇÃO, responsabilidade, coragem e fidelidade à ela!!!!

Carlos
Visitante

mas há 20 dias atrás ele disse que a decisão sairia em 20 dias (!)

Edgar
Visitante

Desde 2008 ele vem anunciando os 20 dias e provavelmente no dia 23/03 a posição que ele irá dar sobre a compra é que o relatório já está em análise pelo Ministério da Defesa e que o caça escolhido será um dos três.

A declaração dele foi algo como “Hillary, leave the Iran with us. Then I can buy some vehicles of your industries.”

aiai…

“Just take more time to that.”
heehhehe

athalyba
Visitante

alex em 03 mar, 2010 às 22:40

Vou me adiantar ao Francoorp e te dizer o q os indianos tem a mais q nós: uma fronteira com um inimigo encardido e nuclear (Paquistão) e outra com uns sujeitos q, se eles desejaram, podem despejar MILHÕES de soldados e/ou combatentes, além de mais nukes em suas cabeças (chinas).

Essa vizinhança da pesada deve ter algo a ver com o tamanho e a disponibilidade das forças armadas indianas.

Mas é só um palpite 😉

alex
Visitante
alex

Athalyba, obrigado, eu pessoalmente fico com a sensação que não há interesse de nossos governantes em demonstrar os devidos respeitos por esse patrimonio que é as forças armadas

Joao
Visitante
Joao

Bom, eu acho que já vi este post antes. O mesmo bla bla bla, os mesmos blogueiros… nada muda. Mas, o fato é que já sabemos que o caça Gripen é um projeto (cujo preço pode sofrer sensiveis variações), a transferência irrestrita de tecnologia da França se restringe a 50% da tecnologia de manutenção com a entrega da 36a. aeronave, e que a tranferência necessária da Boeing é de 98% das tecnolgias sensíveis da aeronave com a garantia de participação no novo caça de 5a geração da Beoing o F-18 Global SH. Boa sorte ao F-X2 que tem tudo para… Read more »

Challenger
Visitante
Challenger

Segue o enterro!

Nimuendayub
Visitante
Nimuendayub

de qualquer forma, sinto que perdemos o velho complexo de viralatas…temos uma relação autonoma e independente com a maior das potencias…
é alguma coisa..

sds

Rui
Visitante

Meu palpite é Rafale: 12 em Manaus, 12 em Anápolis e 12 em Porto Alegre. O motivo? Não se trata apenas de um contrato aeronáutico, mas de vários equipamentos para as três forças armadas. Abraços.