T-50

Estão disponíveis na internet duas ótimas análises detalhadas do PAK FA T-50. A primeira em português, do site Sistema de Armas, do amigo Fábio Morais Castro.

A outra, em inglês, do site Air Power Australia, do renomado especialista Carlo Kopp, que pode ser acessado aqui.

pakfainterno

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ronaldo

Muito bom, estou curioso mesmo é em saber a real capacidade de armas internas e o nível de RCS so que este ultimo acho que vai demorar para ser divulgado.

Ivan

A análise do Sistemas de Armas já tive o prazer de ler e está muito equilibrada, com ponderações desapaixonadas, mostrando o impacto que o PAK-FA irá provocar nos cenários mundiais. É interessante, para quem não conhece, ler no mesmo endereço digital um excelente capítulo sobre Aeronaves Furtivas, para entender melhor como se chegou as aeronaves de 5ª Geração. Em tempo, parabéns aos Editores do AEREO por indicar um outro endereço nacional sobre assuntos militares, que poderia ser até considerado (por mentes mesquinhas) como concorrente. Comparo esta elegante atitude com a união dos três Grandes Tenores de minha época (José Carreras,… Read more »

Fuzila

Gostaria destacar uma frase do sistema de armas que resume bem o que eu já havia comentado aqui no blog. “Em um combate a longa distância entre aeronaves convencionais os dois se detectam bem antes de disparar seus mísseis. Em um combate entre caças convencionais e aeronaves furtivas o caça furtivo consegue ver primeiro, sem ser detectado, e atacar sem ser molestado. Em um combate entre caças furtivos o alcance de detecção é bem dentro do alcance dos mísseis e pode ocorrer até mesmo dentro do alcance visual. O combate BVR demorou a se tornar uma realidade e já está… Read more »

Ivan

Fuzila, Entendo que o vetoramento seria interessante, mas não será suficiente para escapar dos modernos (5ª geração) mísseis WVR como os Sidewinder AIM-9X, Iris T, ASRAAM, R73 (últimas versões) e, quem sabe, A-Darter. Contudo o vetoramento, combinado com controles fly by wire, permitem que as superfícies de controle das aeronaves furtivas sejam cada vez menor, que sabe até desaparecendo no futuro próximo. Mas acredito que o próximo passo na querra aérea, com o lançamento do PAK-FA e de futuros projetos de outras nacionalidades (notadamente chineses), será o uso de VANTs e C-VANTs levando os sensores ativos e passivos a frente… Read more »

Claudio Xavier
Vovódka Abduzida

FOOOOOOOOORA FX2!!!!!!!!! VIVA O PAKFA DO MEU PAVELZINHO QUERIDO!!!!!! E voceis nao sabe a novidade que a veia vai conta – o pakfa usa uma intreface ligando direto os missil com o celebro dos piloto e da de deiz nesses capacete ai que voceis acham o maximo!!!!!! So a veia pode fala da novidade porque e um sistema simplificado da maquina de telepatia dos ET que a veia usa pra manda mensage ai pro blog direto do disco voador onde eu fui abiduzida quando tava la na lua batendo recorde de veio no espaco do joao glenn!!!!!! E VIIIIIIIVA FX3… Read more »

X-nobe

Não tavão reclamando da dependência do Brasil com a OTAN, então ai esta a saída, PAK FA T-50.

Robson Br

como os russos estão comprando tudo dos franceses, logo logo estarão chamando os franceses ou para terminar o PAK-FA ou para comprar rafales deles.

alexander zdor

Т-50 имеет самую оптимальную на сегодня компоновку в сравнении c f-22 f-35. Понятно что авионика..БРЭО..двигатели ..радиопогл. покрытия будут на этих самолетах и дальше эволюционировать ,но арсенал оружия в отсеках на Т-50 всегда будет больше и дальность полета тоже

Fuzila

Ivan,

Concordo com todos os seus argumentos. Como eu falei não será primordial, mas terá seu valor … até porque os mísseis mesmo sendo de quinta geração vão sempre esbarrar no limite de carga de duas ou quatro unidades …

O canhão sempre terá serventia. Ainda tem gente que defendeu o fim do mesmo no F-22, mas esqueceram que um dia, teria um concorrente de quinta geração também …

Um abraço.

Felipe Cps

Ai ai ai, é cada uma que a gente é obrigado a ouvir… Olha aqui, eu não sou o maior fã de aviões russos do mundo, mas o dia em que russo comprar caça francês eu vou pelado, a pé, daqui até Brasília…

Muito mais fácil a Dassault falir por conta da JACA-ENCALHADA e a França acabar tendo que comprar avião russo…

Sds.

Nick

Caro Robson BR:

Agora você forçou heim 😀

Os russos com SU35-BM e PAKFA precisam do Rafale??????

No mais, li as duas análises e por elas pode-se dizer que os americanos tem que ficar espertos se quiserem continuar com a vantagem tecnonógica. No mínimo mais uns 100 F22-A MLU.

[]’s

kwhvelasco

Os russos comprarão navios Classe Mistral da França porque perderam parte da estrutura tecnlógica naval. Precisam se atualizar. comprarão o primeiro pronto, os dois restantes, farão nativamente. Agora aviação, esta não depende de tecnologia alienígena, antes, depende mesmo é de grana. Assim, a rússia concentra recursos onde há mais resultado político (Vai ser SU-50??? hmmm…) do que estrutural (a rússia PRECISA de NAes com urgência. E o pensamento do ivan e do fuzilla são o que eu acho, também. Mais importante que trocentos caças stealth, será a rede de radares autonomos modelada por VANTs para multiplicar a consciencia de campo… Read more »

Nick

errata : tecnonógica = tecnológica =/

grifo

“como os russos estão comprando tudo dos franceses, logo logo estarão chamando os franceses ou para terminar o PAK-FA ou para comprar rafales deles.”

rsrs valeu pelas boas risadas.

Se alguém passar na calçada da frente da DGA e espirrar, a França divulga uma nota dizendo que há interesse em comprar um navio ou avião francês.

grifo

“Os russos comprarão navios Classe Mistral da França porque perderam parte da estrutura tecnlógica naval.”

Alguém já perguntou aos americanos se eles vão autorizar esta venda?

tyrion

boa pergunta…os russos estão voltando a azeitar sua maquina de guerra, eles sabem que para voltar a dar as cartas pelo menos em sua zona de influencia ter projeção de poder é primordial…e garanto que os americanos não vao ficar felizes com a frota do mar negro renovada de volta a ativa.

Ivan 2

Muito bom o artigo!

Ivan 2 – “O Retorno”

alexander zdor

for tyrion grifo
покупка россией Mistral совсем не означает отстование в судостроении. Просто ни в россии не в СССР подобные корабли не строились.Мистральочень иновационный проект….имее электрический двигатель с гребным винтом на валу …модульную сборку….автом. систему управления судном что сокращает численность экипажа и т.д.
Так почему же его не купить вместе с технологией!!!! К тому же кораби такого классо долго морально не устаревают(прим. атомн.авианосцы…успевай только самолеты менять)))
поэтому хочу сказать …зачем покупать уже морально начинающие устаревать rafale///gripen// надо уже обращять внимание на перспективные платформы как т-50

grifo

Caro Alexander, se entendi bem a sua mensagem, você está dizendo que comprando as Mistral a França irá transferir para a Rússia tecnologias como o motor de propulsão, controle eletrônico do navio, etc.

Admiro o otimismo do colega russo em relação às promessas de transferência de tecnologia da França. E prometo que, caso a Rússia compre mesmo as Mistral, enviarei para o colega uma caixa da famosa cerveja brasileira “Caracú” para brindarmos juntos a esta parceria.

alexander zdor

ооооооо !!!!! brasileira “Caracú yes….yes…yes))))))

Patriota

kkkkkkkkk os russos compraram o Mistral pq a industria russa não tem um projeto nacional semelhante , no mais os aviões russos são um sucesso de vendas ( muito diferente de muitos equipamentos franceses) , quase todos os anos a midia divulga a venda de MIGs e Sukhois para varios países e não vejo motivos para os russos comprarem o Rafale .

alexander zdor

я хотел сказать что не нужно покупать Rafale Бразилии!!!
А французкие самолеты россии конечно не нужны..
Mistral можно и купить ..только за приемлемую цену..
еще есть очень интересные розработки компании Thales

Nick

Realmente os Franceses poderiam entrar no PAKFA e suspender as futuras encomendas do Rafale ….ganhariam muito em termos operacionais, mas e o orgulho gaulês(fora os empregos) como que ficariam?

[]’s

Baschera

Nick em 19 fev, 2010 às 18:36

Ha…. ficariam “na chon”….. 🙂

Sds.

buldog

fx-2…………O Brasil deveria assumir parceria com a rússia nesse projeto.

David milton

Hooo, Alexandre fala bem o russo nao simplifica porque eu entendo mas ha quem nao entende vai logo no translator da google que nao traduz bem principalmente ucraniano e russo, etc. o seu russo tem uma regra gramatical razoavel mas, faça Comentários em uma língua mais acessível para que o pessoa que que comenta lhe entenda. eu sei que os caças russos sao super manobráveis e tem um bom alcance mas o Brasil esta a jogar no seguro. se vc entender o que o governo Brasileiro essencialmente quer, logo daras conta que os russos não estão na corrida. Se os… Read more »

David milton

Hoje em dia a tecnologia não se compra facil, é mais facil investir em espionagem de tecnologia. Se vc Sabe Alexandre, Ate Mesmo o Adolf hitler disse que nunca confiem nos franceses.
Se essa transferência tecnológica entre a franca e a Russia for um sucesso que espero que de certo sera um grande passo nas relações diplomáticas ocidentais.