ThaiGripen

O governo da Tailândia aprovou no dia 26.01 a propagação do orçamento de 5 anos, para que a Royal Thai Air Force (RTAF) possa comprar mais seis caças Saab Gripen e fazer o upgrade em seis jatos F-16. O orçamento será distribuído entre o próximo ano fiscal e 2014.

Os Gripen vão custar 15,4 bilhões de baht (US$ 467 milhões) e a modernização dos F-16, 6,9 bilhões de baht (US$ 209 milhões).

FONTE: Bangkok Post

LEIA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZE

É isso aí! A conta só está aumentando.

219 Gripen C/D construídos até agora.

62 Gripen C/D exportados.

Ordem de mais 6 Gripen C/D.

[]s

Felipe Cps

É, pois é neh? Ah, mas a SAAB é uma péssima empresa… 🙂

mmartins2@uol.com.br

Quantos Rafale a Dassault já vendeu pra França mesmo?
E exportados, quantos foram??
Se o Gripen C/D já tá vendendo assim, fica mais fácil exportar o NG, pois o avião base já é conhecido!
Tsc, Tsc…..cada dia que passa mais me convenço que o Lula e o Jobin vão fazer a maior burrada se comprarem o Rafale!

Felipe Cps

Ah, esqueci que a SAAB e a Suécia tão falindo… Por isso que eles não podem garantir o eventual sobrepreço do Gripen NG pro Brasil… 🙂

Sds.

Francisco AMX

É realmente um bom negócio! Gripen C por quase 80milhões de doletas! e os inocentes aqui querendo o NG por 70 milhas… depois nós e que somos cegos! vai entender! daria para comprar 1,5 F-16B60!

Felipe Cps

Chicão: como diz o ZE, tudo é uma questão de ESCALA broe, rsrsrs 🙂

Abs.

Francisco AMX

Que barato este monomotor! vamos comprar 2 pelo preço de um…. F-22! 🙂

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, Francisco, não parece muito barato também na minha opinião, mas são esses valores mesmo que o jornal publicou. E, pensando bem, caro mesmo está esse upgrade de seis F-16A e B tailandeses (de um total de 18 que eles pretendem modernizar – iam fazer tudo de uma vez por 20 bilhões de baht, mas dividiram em três etapas de 6,9 bilhões). 209 milhões de dólares para as seis dá uns 35 milhões por aeronave. Daí que a comparação que você sugeriu de 1,5 F-16 Block 60 por aproximadamente 70 milhões de um Gripen (embora precise ver o que… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Só mais uns números para colocar em perspectiva, num exemplo próximo: A compra de 10 F-16 Block 50 pelo Chile foi divulgada com preço de 660 milhões de dólares, o que dá 66 milhões por avião – mais barato que os 80 de cada Gripen Tailandês (obviamente, a conta não é uma simples divisão, tem que comparar o que cada venda incluiu no pacote). As compras de modelos usados, já modernizados (MLU) da Holanda, tiveram preço por aeronave que variou entre 10 e 15 milhões de dólares, aproximadamente. Por isso digo que 35 milhões para modernizar cada F-16 A é… Read more »

Francisco AMX

Nunão, tu chegou onde eu queria! tb acho este negócio de preços “divulgados” muito superficial! eu estava zuando com os colegas Felipe e ZE, na verdade acredito que um Gripen C/D (só o caça) seja mais caro do que um F-16B50 (o B60 ainda está nebuloso nos valores dado novas tecnologias aplicadas serem mais sofisticadas, como o Radar AESA e os sistemas de comando pro fibra óptica) talvez na faixa de 20%, em outros tempos, recentes os F-16 eram negociados na faixa de 50milhões, quando não tinham tantos concorrentes… hoje, o caça mais “popular” do mundo em serviço, poderia pela… Read more »

Felipe Cps

Chicão: “Sobre o NG, certamente este, se tudo ocorrer 100% em seu desenvolvimento, deva ficar muito mais caro que um B60! a pergunta é vale a pena? eu acho que não!” Eu acho que sim, na medida em que haverá parceria para a construção da aeronave, com real ToT. Do F-16 não teríamos nada de ToT ou pelo menos não por esse preço. Decerto se o F-16 houvesse passado pelo facão da short-list (leia-se: se a LM tivesse oferecido alguma ToT relevante) o seu preço seria muito mais alto que os US$66 mi pagos pelo Chile (de prateleira). Vale também… Read more »

Francisco AMX

Felipe, entendo… mas não concordo com nada disso! Sobre o F-16B60 e seus tanques conformais… faço uma pergunta ao amigo, olhe bem para o Gripen Demo, e veja se realmente tem espaço ali para que o pequeno caça sueco possa ter a autonomia alardeada pela SAAB… não existe mágica! Sobre o preço do F-16 Chileno, certamente tem algo a mais neste valores do que apenas a célula!… mas como falou o Nunão… este negócio de valor alardeado em negócio não prova o que foi colocado e ofertado de fato nos contratos! o certo é que tenho a convicção que um… Read more »

Felipe Cps

Chicão, discordo especialmente quanto á escala: você não leva em conta que a turbina do Gripen NG é a mesma do Super-Hornet e, levando-se em conta que significa 50% da aeronave, TEM ESCALA sim! E no mais, a GE F-414 é sabidamente uma turbina econômica, talvez a mais econômica do mundo em sua categoria. É por isso e pelas alterações estruturais (trem de pouso) que o Gripen NG terá uma autonomia grande que o F-16 não poderia ter, ainda que tivesse a mesma turbina. Quanto à ToT, eu tendo a confiar na FAB, que eliminou o F-16 ainda no primeiro… Read more »

Blau Blau

Mas a escala do NG é zero.

Alexandre

Engraçado não era o gripen o mais barato dos 3 concorrentes do vfx?
Quase USS 80 milhões em gripen????
Esse está mais carao que o sh block 2 e até o rafale que está na cifra de EUR 54 milhões.
Agora o que faz os gripeiros acreditarem que o ng vai sair só por USS 70 milhões?????
sendo que a escala do mesmo é zero.

Felipe Cps

Alexandre em 29 jan, 2010 às 14:20:

“Agora o que faz os gripeiros acreditarem que o ng vai sair só por USS 70 milhões?????”

Alexandre, a FAB.

Sds.

Alexandre

O problema Felipe que é um pequeno grupo da fab, aqueles velhos e antigos que hoje acham que o amx foi uma revolução para a força aérea. Mas falando sério hj eu acho que um avião simples como gripen c seria perfeito para a fab, pois para quem está saindo de f5m e indo para um avião de quarta tá de bom tamanho.Pois para os “coitados” que a 5 anos atrás combatiam com táticas dos anos 70 e agora de uma hora para outra entrar com táticas atuais seria muito para eles. A fab levaria muito mas muito tempo para… Read more »