Jobim na Câmara - foto via MD

vinheta-clippingEm alguns setores do governo federal já é dada como mais que provável a saída de Nelson Jobim (PMDB) do cargo de titular do Ministério da Defesa. O motivo seria a forte amizade dele com o governador paulista e virtual candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra. O que se comenta é que essa proximidade o deixaria pouco à vontade no governo quando a campanha eleitoral entrasse na esperada fase de fogo cerrado.

Serra e Jobim são amigos desde a segunda metade da década de 80, quando foram eleitos para a Câmara e acabaram dividindo um apartamento funcional em Brasília. Até hoje, quando visitam São Paulo, o ministro da Defesa e sua mulher costumam reunir-se com o casal Serra.

Em 2007, quando deixou o Palácio do Planalto, logo após receber o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a pasta da Defesa, um dos primeiros telefonemas que Jobim disparou foi para o amigo Serra. Para contar que havia decidido aceitar o convite.

Jobim entrou para o ministério de Lula como parte da quota do PMDB. Substituiu Waldir Pires, que se desgastara e arrastara com ele o governo durante a crise aérea. Assumiu desde o início um tom de aproximação com os militares, procurando melhorar o diálogo com chefes das tropas. Isso provocou críticas em setores do governo, especialmente aqueles ligados à área de defesa dos Direitos Humanos – interessados em rever questões relacionadas ao período da ditadura, deflagrada com o golpe militar de 1964.

Mas sua atuação também sido elogiada. Comenta-se que, desde a criação do ministério, em 1999, nenhum outro titular da vaga teria atraído para a pasta o prestígio que Jobim conquistou. No governo Lula, ele foi antecedido no cargo por José Viegas Filho, diplomata de carreira, e pelo vice-presidente, José Alencar, além de Waldir Pires.

No governo de Fernando Henrique Cardoso, Jobim foi ministro da Justiça durante um período de dois anos. Deixou o cargo em 1997 para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

FONTE: estadao.com

NOTA DO BLOG 1: com uma eventual saída do ministro Jobim, o Rafale perde um grande apoio. Ficaria o F-X2 mais equilibrado?

NOTA DO BLOG 2: a relação de Jobim com partidos contrários ao governo poderia colocá-lo novamente no Ministério da Defesa em uma eventual vitória da oposição nas eleições presidenciais do ano que vem?

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis

Se ele sair, quem irá substituí-lo? Bem ou mal, foi o melhor ministro da defesa que tivemos até agora.

Wolfpack

Eu acredito que o Jobim decide primeiro o FX2, e tchau tchau MD…

Colt

O F-X2 está equilibrado. Todos os participantes tiveram a chance de mostrar suas propostas e os respectivos governos, o apoio que poderiam fornecer às empresas. O que diferencia a proposta da França é a capacidade do governo e da indústria francesa de ter autonomia para compartilhar tecnologia. Pelo que se sabe, o Gripen tem muita tecnologia americana e assim como o SH, muito desta tecnologia é considerada estratégica pelos seus detentores. A transferência de tecnologia americana, pelo que sei, depende também de autorização do Congresso dos EUA, isso complica as coisas em termos de efetivação dessa transferência. Por outro lado,… Read more »

Paulo Renato

Nosso NJ não deixa o cargo antes de decicidr os Fx2 isso é certo.
O que podemos esperar de outro Minitro é que o problema com tudo que possamos discordar do NJ ele vistiua camisa e foia luta, conseguiu muito para as Forças, colocou as Defesa em vários noticiarios na imprensa, coisa que nunca tivemos.

O que será da nossa Defesa pois Jobim é o que devemos esperar para acontecer.

Feliz AnoNovo a todos do Blog e que 2010 seja um ano de relaizações para todos e para a Defesa do Brasil !!!!!!!!!!

Abs

El  Carajlo

Opa, desculpem-me por já chegar assim descontraído galera, sou novo no Blog. Estou acompanhando ele a algumas semanas e so posso dizer que adorei! Simplesmente de mais, o pessoal é 10, todo mundo sabe muito de sistemas, armas, estratégia e Cia. Se tivéssemos profissionais assim nas forças, seriamos um pais de elite (não desmerecendo-a, mas falta massa critica). Não sei se os colegas sabem, mas em matéria de entusiasta, o Brasil fica em 4º ou 5º lugar. Temos mais gênios atrás dos PCs que nas ocupação de seu conhecimento. Bosco, vejo que você tem mais idade, deve saber da cadencia… Read more »

Marco Antonio Lins

Ilmo Srs

A RAF, tem Gripen como avião de treinamento. Poderiamos aquirir para substituirmos os Xavantes; tendo como ponta de lança o Rafale. Por sinal teve um exelente desenpenho na Arabia Saudita, deu um sufoco até no F-22. Estou muito grato por poder novamente participar desses comentarios.Quanto ao ministro trata-se de um cidadão muito capaz, espero que não deixe o Ministerio.

Coordialmente

Dalton

Marco…

a RAF utiliza há muito tempo já o Hawk como aeronave de treinamento
e não o Gripen.

abs

Bueno

Eu também considero o Ministro Nelson Jobim um dos melhores, independente de ideologia partidária.
Os seus antecessores se destacaram na impressa como mal ministros e sem apoio dos comandantes
Torso para que ele fique até a assinatura do FX2 pelo menos.
Quem sabe um dos deputados que se destacaram na comissão Raul Jungmann ou o Senador Marcelo Crivella

Bueno

Não querendo entrar para a área política, não é o foco deste blog , mas será difícil não tocar no assunto neste ano eleitoral que se inicia.
Imaginam Jobim como vise do Serra hahaha Pode ser uma briga boa ou até desbancar a Dilminha com a peruca do Zacarias… rsrsr Não é por nada não mas acho a Dilma com uma cara de mal humorada, já que tirou a peruca que tire a mascara rsrsr
Não sou partidário…

WiLtOn

Caros colegas, Acredito que, independente nome do ministro da defesa que ocupar cargo, a decisão sobre a escolha da nova plataforma de combate da FAB se consumará. No entanto, acho que a melhor escolha para o Brasil deva ser o Gripen, não por ser superior aos concorrentes, e nem por oferecer melhores condições operacionais. E sim, por oferecer ao país perspectiva mais ampla de desenvolvimento do nosso parque industrial aeronáutico. Todos os concorrentes, a meu ver, já estão obsoletos. Veja o exemplo o Super Hornert, na Austrália só foi adquirido para suprir uma lacuna até a entrada em serviço do… Read more »

Bueno

Desculpa!! VICE

Ronaldo Pimenta

Já vai tarde!Ele e os demais ministros da área militar já não deveriam estar compondo o Governo LULA, uma vez que são contra o decreto assinado pelo Presidente que trata das torturas e torturadores de Estado. Todos quatro são contra a Nação saber o que se passou durante os anos da ditadura, negam-se a abrir os arquivos de nossa história. Algum problema nisto? Algum medo? Todos temos o direito de contarmos a verdade para nossos filhos, temos que nos mostrarmos com transparência. Não podemos deixar qualquer possibilidade de tudo acontecer novamente.

Yluss

hehe, eu não tinha idéia dessa amizade entre o Jobim e o Serra… interessante que ficou como um ministro que muito apareceu na midia, embora amigo epssoal do opositor do Lula…haha, a vida tem dessas coisas. Fiquei pensando agora se o Jobim guenta a pressão da Fiesp e do Serra juntos pró Gripen 🙂

Desejo à todos um 201 com muita saúde para as respectivas famílias, o resto a gente sempre corre atrás.

Yluss 8)

Yluss

Obviamente desejo à todos algo para o futuro e não para 1800 anos no passado 😛

RodrigoBR

Nelson Jobim vai fazer muita falta se deixar o Min. da Defesa! Foi o ministro que “consolidou” finalmente este ministério. Antes, o MD não passava de um ministério “menos importante” tratado com desdém pelo FHC e ministros anteriores. Seria excelente para o Brasil se ele fosse eleito como Vice-presidente do Serra ou Aécio. Ou que pelo menos voltasse a ser o Min. da Defesa no Governo posterior! O interessante é que como ele “se dá” com a situação e oposição, poderia ser novamente o ministro da Dilma ou do Serra! 😀 Muito bom para nós! Um verdadeiro patriota e tudo… Read more »

MarceloRJ

Se ele não ficar, pelo volte no proximo governo do PSDB!!!!

Musashi

Estão esquecendo de outro nome muito importante, tanto para o Pais com o para a Defesa. Roberto Mangabeira Ünger.

Artur Paulo

Realmente os assuntos de interesses militares deixou de ser da importância daqueles que realmente deveriam se preocupar com isso, e quanto à essa nova Lei politiqueira que está fazendo inclusive com que alguns venham a se demissionar, acho que passado é passado, pois se os militares forem responder por algo, muita gente boa tem contas a acertar com a justiça deste país e não estou falando dos militares não tem muita gente fina, futuro candidato e político demagogo. Deixe o passado enterrado com os mortos, dou-me o direito de tal comentário pois tenho pessoas dos dois lados e todas assim… Read more »

Artur Paulo

P.S. Não gostava do NJ, mas a sua atitude engrandeceu a sua honraria ao meu ver.
Força e Honra para todos e feliz ano novo

Hornet

Eu acho (quase certeza) que o Jobim não sai (a imprensa está sempre demitindo ele, não é a primeira vez…hehe). E se sair, será mais no meio do ano (2010), que é quando geralmente acontece o “corre-corre” eleitoral e muitos ministros sairão para concorrer a algum cargo eletivo (governador, senador, deputado etc.). E precisarão deixar o cargo para concorrer nas eleições…acho que existe um prazo definido em lei para isso…enfim…. Já sobre o Jobim sair antes da conclusão do FX2. Mas nem em sonho. E de livre e espontânea vontade?!!! Mas nem que a vaca tussa. (Só se for demitido,… Read more »

grifo

Jobim vai entrar para a história como a pessoa que colocou a Defesa a nova “mina de ouro” para os partidos políticos. Em que outro lugar se pode fazer compras bilionárias sem licitação e sem justificativa técnica, bastando inventar uma “parceria estratégica” com o vendedor? O homem é um gênio.

Não acredito que ele largue o osso de jeito nenhum antes de entubar o Rafale na FAB.

Coral Sea

Oi Dalton

Realmente a RAF usa o Hawk como avião de treinamento.
Mas existe uma escola privada em parceria com o Ministério da Defesa que usa o Gripen; a “Empire Test Pilot`s School”….
Abs

Humberto

Gostaria de estar sendo corrigido, mas Jobim não faz parte da cota do PMDB e sim do Lula, Jobim entre outros (por exemplo Henrique Meirelles) não faz parte dos caciques do partido (e dos seus cumpinchas). Infelizmente no Brasil o QI é mais importante que a sua “especialidade”, tirando pouquissimas exceções, nomeações são para fechar acordos politicos, por isto, não iria ser surpresa um eventual novo ministro ser um outro sujeito que esteja lá só para “facilitar” a vida dos seus companheiros. Particularmente gostaria que o novo ministro fosse da area de defesa, por exemplo Ozires Silva (que sei lá… Read more »

MOKITI

Eu acho o Jobim o melhor ministro que já vi,um homem preocupado com nosso país,e com uma visão a longo prazo,se tivessemos mais políticos da envergadura dele ningém nos segurava,agora quanto aas torturas que foram mencionadas pelo colega,e por tantos devo lembrar que do outro lado houve crimes tb,dizem que o proprio prestes ordenou o assasinato de uma garota de 16 anos por achar que ela era informantante,viviamos num tempo de guerra e ambos os lados sabiam que era matar ou morrer,pra que ficar com revanchismo,se não existe santo nessa história,esse secretário dos direitos humanos deveria estar mais preocupado em… Read more »

MOKITI

O F-18 é um grande caça mas inferior ao Rafale,pelo fato do congresso americano ser impressivisel,vcs acompanharam o caso do Senador americano que falou que o Menino SEAN,só foi entregue ao pai por que ele propos uma medida em que o Brasil perderia 2 bilhoes de retalhação,Acho que isso mostra o quanto é frágil depender do Congresso americano,e quantas vezes eles já nos vetaram,O grippen é um caça fantastico mas ainda está no papel,o seu radar AESA ainda está sendo desenvolvido,os franceses prometeram transferencia das principais tecnologias do Rafale,pelo que vi muito maior que a do F-18,e o GRIPPEN quanto… Read more »

Marco Antonio Lins

Ilmo amigo !
Eu tinha visto algo sobre Gripen na RAF mas sinceramente não me lembro onde! Como já estou velho minha memoria tambem!Agora é o C/D
que para nós seria tambem dois grande vetores. Eu consdero o Rafale um Rotwaler é feroz em combate, já Gripen é mais leve(mais tem uma bela configuração)acho que poderiamos adquirir os dois.

Abs

Robson Br

Hornet em 31 dez, 2009 às 2:55 Parece que a noite foi longa…rsrsrsr Concordo contigo. Não acho que o Nelson Jobim sairia agora e que também seja demitido pelo Presidente Lula. Pelo contrário, como a saída do Tasso como candidato ao governo do RS ele fica ainda mais forte, pois foi o NJ que sempre segurou as investidas do ministro da justiça contra as FFAA, deixando a pressão em cima do MD e não diretamente nos comandantes militares. A atitude de colocar o cargo a disposição foi um risco que na verdade o Lula é que tem de correr. Quanto… Read more »

Lol

Desculpem o off-topic mas pra postar não ea só pra assinantes da trilogia? Agora qualquer um pode postar?

Humberto

Senhores, Para tentar clarear um pouco as coisas.. Se tivessemos congressistas aqui no Brasil como existem lá nos EUA, estariamos com certeza em uma situação bem melhor. Um senador conseguiu bloquear negócios? Ótimo se os nossos fizessem o mesmo quando interesses de empresas brasileiras ou brasileiros estivessem em uma situção complicada..O que os nossos fazem? No máximo uma cartinha e berrar nos jornais para aparecer em publico..Então creio que devemos usar o exemplo deles aqui tb… No mais..o menino já deveria ter ido a muuuuuuuiiiito tempo, só não foi pois a familia dele aqui no Brasil é rica.. sim..tem dim… Read more »

Dalton

Caro Franz (CS)…

desconhecia a ETPS que vc citou e consequentemente que a mesma
utilizava o Gripen, portanto o Marco Antonio Lins não estava completamente enganado quando escreveu que a RAF utiliza o Gripen para treinamento, os pilotos da RAF e de outras nações, fazem
um curso avançado nesta escola pelo que entendi.

Aprendi algo mais sobre o Gripen !

abraços aos dois !

Craveiro

Em caso de saída do Jobim nada mudará. Ele apenas está situado numa estatégia maior do governo.

Se a questão de capacidade das aeronaves não é relevante, já que todas cumprem a missão imaginada pela FAB, e a questão primordial torna-se a de custos, então parece relevante que o MD estabelece-se com o GF que, ganhe quem ganhar, estariam garantidas as horas de voo.

Isso é uma questão político-econômica e não é tão simples. Mas deveriam brigar já (se já não estiverem fazendo) por isso. E proclamar aos quatro ventos.

Bosco

Humberto,
concordo.
Acho apenas lamentável que tenha havido a separação dos irmãos. Acho que foi por isso que o padrasto queria manter seu enteado aqui no Brasil.
No mais, sem dúvida o pai americano tem direito, mas a situação é no mínimo complicada e sem solução. Tomara que tudo dê certo no final.
Um abraço meu amigo.

Wilson Giordani de Souza

O Jobim virou um mártir agora. Cadê o Felipe?

[]s

Hornet

Robson Br,

é que eu sou meio morcego mesmo (vivo na noite)…hehe

Mas é isso mesmo, como vc disse. Concordo plenamente.

abração

kwhvelasco

Boas a todos. Sempre leio os tópicos, há um bom tempo. Agradeço o retorno dos guests, não escrevo, mas o povo agregado melhora o volume das discussões. Só vou por minha opinião sobe um aspecto que volta e meia passa por aqui, e que é de meu conhecimento, que é a legalidade da compra dos caças sem licitação. A Lei 8.666/93 é muito boa, impede uma infindade de fraudes, mas tem um “ponto cego” nela, que são os Arts. 24 e Art. 25, que por serem extensos, não vou descrevê-los. Eles tratam das “dispensas” de licitação, e neste rol vale… Read more »

jc

Ja vai tarde jobim…jah vai tarde. Vc e o resto do governo todinho.

Justin Case

Velasco,

É mais provável que a dispensa de licitação do Projeto F-X2 esteja amparada pelo Inciso IX do Art. 24, e não pelo Inciso XIX.
“IX – quando houver possibilidade de comprometimento da segurança nacional, nos casos estabelecidos em decreto do
Presidente da República, ouvido o Conselho de Defesa Nacional;”
Nesse caso, o decreto que regulamenta o assunto é o DECRETO Nº 2.295, DE 4 DE AGOSTO DE 1997.
Abraço,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Justin Case
kwhvelasco

Justin, o Art. IX é mais para calamidade pública, estado de sítio, grave perturbação da ordem. Daí o “casos estabelecidos em decreto do Presidente da República” deste inciso. A compra de caças do FX/2 não atende isso. A compra dos M2000-5, sim, atendeu a este princípio. Poxa, um negócio de quase dez anos não pode se enquadrar em “emergência”. Ah, sim. Outra coisa. Quando “compramos” o caça, seu fabricante, por lei, tem de ser o “único executante do serviço”. Exclusividade, né? Assim, se olharmos estritamente pela lei, é o Rafale, mesmo, o único que atende as especificações nada específicas da… Read more »

Mauricio R.

O ano novo já virou mas o Jobim ainda não saiu…