quarta-feira, maio 12, 2021

Gripen para o Brasil

Parceria entre ITA e empresa cria mestrado em turbinas a gás

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

O projeto que prevê a ampliação do prédio da universidade vai dobrar a capacidade de formação de engenheiros

turbina a gas nacional-Vnews

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, anunciou ontem (18/11) a parceria com uma empresa para ampliar a universidade. Isso vai dobrar o número de vagas para novos alunos.

O projeto que prevê a ampliação do prédio da universidade vai dobrar a capacidade de formação de engenheiros. Das 120 vagas atuais para 240 por ano. O ITA é uma das universidades mais concorridas do país. A cada vestibular são 6,5 mil candidatos.

Na cerimônia foi firmado também um convênio entre empresa e escola para a criação de um curso de mestrado em turbinas. São 20 vagas já para o ano que vem.

“A gente tem uma certa escassez de profissionais qualificados no país e a gente está, desta forma, através da criação de um mestrado profissional em projeto e execução de turbinas a gás, contribuindo para sanar esta deficiência”, diz o diretor-presidente da Vale Soluções, James Pessoa.

A Vale Soluções em energia cedeu também o primeiro protótipo de uma turbina a gás produzida no Brasil em parceria com o Instituto. O projeto de R$1,7 milhão fica agora para os estudos em tecnologia na universidade. “No momento em que uma empresa se aproxima da universidade e tem um projeto comum, nós temos o conhecimento científico-tecnológico se transformando em riqueza. Isso é feito em todo o mundo. É muito importante para o Brasil”, diz o Ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Machado.

FONTE/FOTO: VNews

- Advertisement -

5 Comments

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
motta_eiras

Grande noticia.

Sds

flaviodepaula

Isso sim é boa notícia.

Espero que o vencedor do FX-2 traga no seu “pacote de propostas” parcerias como esta. Só assim realmente absorviremos tecnologia.

BRASIL!!!

andrepoa

Já pensaram nos 10 bilhões de dolares que o governo repassou ao FMI se fossem entregues ao ITA, IME, IPQM, CENPES, CIENTEC,CPQD, CEITEC e tantos outros institutos?
Como diria alguns usuarios, o Brasil ia “BOMBAR”!

Hornet

É sobre este tipo de parceria que estou pensando quando falo que TT completa é aquela que vai da ciência até a indústria. Essa é a verdadeira equação C&T.

A experiência mostra que é assim que funciona bem. Caso contrário, fica capenga.

E o ITA e o DCTA têm muito a crescer ainda. Estamos apenas no começo da caminhada.

Fico contente com notícias assim.

abraços a todos

Walderson

Como disse em outro post, as coisas estão começando a melhorar. Os empresário brasileiros têm de parar de esperar o Governo fazer tudo. Essa é uma das melhores notícias já postadas aqui.
Um abraço a todos.

Reportagens especiais

Radar quântico – fim do stealth?

Radar quântico pode tornar tecnologias stealth ineficazes A tecnologia "stealth" pode não ser muito furtiva no futuro graças a um...
- Advertisement -
- Advertisement -