vinheta-clippingO 23 de novembro é a prometida data da divulgação do resultado da concorrência dos caças, coroando uma artimanha do presidente Lula: é o dia da chegada do presidente do Irã a Brasília.

Toda a imprensa nacional e internacional estará concentrada no iraniano que desafia os Estados Unidos. O anúncio do resultado dos caças ficará em segundo plano. Ainda deverá colocar o comandante Juniti Saito para anunciar, blindando-se. Não é esperto esse Lula?

Em Paris, há de ter dito a Sarkozy: contenha os seus radicais que eu conterei os meus. Os radicais franceses são a Dassault, que queria aumentar o preço dos caças,estimulada pelo amplo favoritismo, o que provocou engulhos na FAB. Os radicais brasileiros estão na FAB e na Embraer, subitamente tomadas de paixão pela proposta sueca que garante o projeto 100% desenvolvido aqui.

Com uma chamada à razão em Serge Dassault por Sarkozy, tudo se resolveu por lá. Um novo rebaixamento do preço final de cada Rafale brindou a vulcânica passagem de Lula por Paris. Os radicais brasileiros estão de namoro com a sueca Saab e flerte com a Boeing. Mas foram chamados à razão do planalto: a inserção estratégica do Brasil no mundo, falando francês – aquela que o ministro Nelson Jobim nos vendeu e que lhe esta dando dores de cabeça nas relações com a Aeronáutica – nos obriga a essa compra faraônica. Até o dia 23, vão ser 6 longos dias. Os mais longos da vida de Jobim.

FONTE: Carta Polis

Subscribe
Notify of
guest

112 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thierry

he he he ” nos obriga a essa compra faraônica”

who is the journalist this time? I do not have time now to look for the information

RodrigoMF

E você acha barato ? Só sendo francês para comemorar isto.

Thierry

Rodrigo

” faraônica”= political very hostile word

And Rafale price + operating cost on 40 years LOWER than Swiss Boeing F18 costs(according to Swiss Air Force)…

Ivan

Theirry and Rodrigo,

Take easy, friends…

Há um problema de tradução para a palavra “faraônica”.

Respeitosamente,
Ivan.

Ivan

Thierry, Em outro post comentei a sábia política dos Emirados Árabes Unidos em ter acordos estratégicos com EUA e França, equilibrando em dois pilares sua segurança, que realmente é preocupante para eles, pois é um país riquíssimo, mas muito pequeno em território e população. Se um aliado falhar, terá o outro. O acordo estratégico França-Brasil é muito importante para nós, mas acredito que a sabedoria dos Xeques árabes deveria ser observada. Bem como a sabedoria popular de não colocar todos os ovos na mesma cesta. Ainda quero lembrar que os acordos estão sendo tratados de executivo para executivo, governo para… Read more »

flaviodepaula

“Os radicais brasileiros estão na FAB e na Embraer, subitamente tomadas de paixão pela proposta sueca que garante o projeto 100% desenvolvido aqui.”

Essa frase foi a mais hilária. 100% do projeto desenvolvido aqui???? Já temos essa capacidade e eu não sabia????que mundo eu vivo heim?

Achei que era 80% da ESTRUTURA, e no máximo 40% do AVIÃO.

Meu DEUS, estes caras deveriam trabalhar no circo, e não na imprensa. Vai ser incompetente assim no inferno.

flaviodepaula

Eu é que não queria esta na pele do Jobim nestes dias.

E se estivesse, fechada logo com o Rafale, e com o Gripen.

hi-Low, e dane-se esta de logística. Temos que ter dois vetores, de preferencia um com custo menor de operação e outro mais poderoso. Se não fosse assim, os EUA não usam este modelo.

Se queremos ser grandes, temos que pensar como grandes, e brigar por orçamento de grandes. Se for pra ficar brincando de ser FORÇA AEREA, é melhor fechar tudo e parar de gastar dinheiro.

Brasil!!!

flaviodepaula

Antes que começem a bater…..Hi-Low é sonho meu tá, sei que não é possível, principalmente porcausa da END.

Felipe Cps

Mais do mesmo, de novo: politicalha da braba. Isso tudo me dá asco… E é verdade o que o Baschera falou em outro post: o governo forçará a FAB a mudar seu relatório, caso esta não tenha escolhido o Rafale. Infelizmente parece que não há, hoje em dia, comandantes com culhão suficiente, na FAB, para peitar o governo PeTralha. De maneira que a verdade, a verdade, sobre o FX2, jamais saberemos, ou melhor, já sabemos, mas não teremos como atestar. Então, FIM, ganhou o Rafale. Que a FAB seja muito feliz com ele. Que eles não virem Rainhas do Hangar.… Read more »

Ivan

Flávio,

Gostei do “dane-se a logística”.
As vezes dá vontade de fazer isto mesmo.

Infelizmente na prática não é assim. Infelizmente.
Não só temos que dar muita atenção à logística, como aos custos e a taxa interna de retorno de qualquer investimento.
Caso contrário qualquer um quebra, seja um cidadão, empresa ou país.

Grande abç,
Ivan.

Ivan

Flávio,

HI/LOW é sonho nosso!
Pode me incluir também, por favor.
Agora não dá, mas amanhã… quem sabe?

Não inventaram ainda imposto para sonho… He he he.

Abç,
Ivan.

Ivan

Felipe,
Este blog sem seus comentários arrebatados não será a mesma coisa.
Por favor, permaneça em contato.
Abç,
Ivan.

Thierry

Ivan,

he he my friend,”Há um problema de tradução para a palavra “faraônica”

Very diplomatic your try,Ivan.Obrigado.Muito obrigado.
But…faraonica=pharaonique in french =gigantic(you know: 30 000 workers during 30 years to build one pyramid -this kind of thing!)
So my initial comment remains.Sorry.
Abraçao
Thierry

RodrigoMF

A data já passou para Dezembro, segundo a Boeing.

Vocês defensores do Rafale, já descobriram porque o M2000 não foi para a Laçador ?

mmiola

Me divirto muito com alguns comentários. Não sei se o pessoal está falando sério ou brincando.
Esta de dizer que a FAB mudou o relatório para favorecer o Rafale é demais. Já está montada a falácia: se o escohido for o SuperHOrnet ou Grippen, tudo bem. Se for o “francês”, houve pressão política, “peitaram” o comando da FAB…

SDS

Francisco AMX

Porquê Rodrigo? preço!? he he, não voam? estão no hangar?…
diziam isso aqui sempre, e não é que aparecem 4 M2000 voando ao lado do Aero-lula, e novamente eu vejo 4 M2000 pousando aqui em Canoas a uns 2 meses… realmente… eles não voam…
Engraçado que eu foi, ano passado, na BASC, tenho fotos inclusive, e lá estavam uns 5 F-5 todos recebendo manutenção de grande monta! é isso mesmo, tinha 1 na rua, 2 voando, e o resto desmontado….

Francisco AMX

eu fui… fica melhor

Francisco AMX

BAC – Canoas

RodrigoMF

Não foram justamente pelo custo da hora voada( US$14mil).

O quanto o pessoal do GDA voa por ano é uma curiosidade que eu tenho. Se o resto dos pilotos da força com excessão do GTE e do EDA ano passado voaram em média 80h o ano todo, queria muito saber os Orange Boys.

Mas deixa pra lá…
Eu devo ser um marreco de fórum pessimista 😉

ZE

Ôba, ganhou o Rafale!!! Ainda bem que o Rafale é um caça barato de ser comprado. Ainda bem que o Rafale é cotado em Dólar. Ainda bem que a hora de voo dele é a mais barata dentre os 3 concorrentes. Ainda bem que, desde 2000, muitíssimo mais de 75 Rafale foram construídos. Ainda bem que, sendo um enorme sucesso de vendas no mercado internacional, ele tem uma grande e robusta escala. Ainda bem que, segundo essa mesma escala, o preço a ser praticado para peças de reposição será bem barato. Ainda bem que, vendo o histórico de suprimento/manutenção dos… Read more »

Paulo Renato

Aos adoradores do Rafale parabéns essa coisa ganhou !!!
Vamos estagnar nossa FAB por mas 30 anos, vamos entregar toda nossa FAs na mão da França e depois vamos ver o resultado de tudo isso depois.

Parabéns pela escolha, mas quem vai pagar vai nosso bolso.

Abs.

Ivan

Zé,
Dizem que sarcasmo também é de origem francesa…
He he he he he…

Ivan

Brincadeira, Zé,
o sarcasmo é de origem grega mesmo…
Pelo menos no ocidente.
Ivan.

ZE

Ivan em 17 nov, 2009 às 12:43

“Brincadeira, Zé,
o sarcasmo é de origem grega mesmo…
Pelo menos no ocidente.
Ivan.”

Amigo Ivan, por falar em Grécia…Trata-se de um verdadeiro presente de grego.

Rodrigo Marques

Saudades do Blog…

Bom, acho que já deu Rafale desde o dia 7 de Setembro e este contrato é uma natural extensão do acordo dos Subs.

flaviodepaula

Ivan em 17 nov, 2009 às 11:11 Ivan, Realmente, o dane-se a logística da vontade de falar, e como. Acredito que vivemos uma DEMOCRACIA, em que o povo(bem ou mal, não sei), escolhe os governantes, e as FA´s tem o dever e OBRIGAÇÃO DE RESPEITA-LOS, POIS ASSIM, RESPEITA A VONTADE DO POVO. Sinceramente, não acredito que o governo obrigue a FAB a mudar o relatório. O problema é que nossos políticos não estão nem ai para as FA´s, por isso, e só por isso, não podemos cantar bem alto o DANE-SE A LOGÍSTICA, EU QUERO É FORÇA AEREA DE VERDADE.… Read more »

Ivan

Flávio, Talvez por conta disso precisamos de mais de um acordo estratégico, mais de um parceiro, com já havia dito ao Thierry. FX-2 é para defesa regional e transferência de teconologia. Navios de superfície é para força conjunta de manutenção (ou imposição) de paz. Dissuasão contra um possível agressor externo, só SubNuc (com patrulha aérea integrada de vários níveis) e mísseis (de todos as categorias)… E uma política externa muito séria, com vínculos comerciais que provoquem muito prejuízo… ou lucros. Não tem jeito, vira e mexe lá estou novamente falando de lucro, prejuízo, custos e coisas a fim. Que mania… Read more »

douglasfalcao

Até agora o que significa a tal parceria estratégica??? declaração conjunta sobre o clima, cujo teor seria quase o mesmo se feita isoladamente, e outras pixotadas em política internacional, não justificam o desembolso altíssimo do Brasil, cujo o unico real resultado por ora, é salvar a combalida industria bélica francesa. Se a tal estratégia de formarmos uma dupla afinada fosse realmente verdade, a dipomacia brasileira já teria negociado baixar as estúpidas barreiras agricolas de Paris, que trazem tanto prejuízo ao campo brasileiro…. mas isso não importa não é??? o que importa e criarmos uma reserva de mercado para os franceses,… Read more »

Marine

Flavio,

“Amatures talk tactics, professionals talk logistics.”

Sei que vc sabe mas quis apenas relembrar…

Sds!

Hornet

“coroando uma artimanha do presidente Lula” “Não é esperto esse Lula?” “Em Paris, há de ter dito a Sarkozy: contenha os seus radicais que eu conterei os meus.” “aquela que o ministro Nelson Jobim nos vendeu e que lhe esta dando dores de cabeça nas relações com a Aeronáutica”. “nos obriga a essa compra faraônica”. hehehe…fora essas frases com nítidas conotações políticas (não se está fazendo análise do FX2, está se fazendo oposição ao governo, que é uma coisa muito diferente) e de total desconhecimento do FX2 e da parceria com a França (não se está tendo atrito algum com… Read more »

Hornet

ops! “clada da noite” = calada da noite

Ivan

Marine,

O Flávio (e todos nós) sabemos que a logística é essencial para qualquer força armada ou para qualquer organização realmente operacional.

A questão é o sentimento de frustação ante a necessidade de “ver as coisas aconterem”.

Abç,
Ivan.

Thierry

abraços faraônicos a todos…hehehe

faraônicos OR urubologos? that is the question my dear Hornet

Marine

Ivan,

Eu entendo, ate eu que nao serei afetado diretamente qualquer que seja a escolha do programa fico frustrado, sendo que simplismente nao acompanho mais as noticias, aguardando apenas agora o anuncio oficial.

Semper Fidelis!

Hornet

Thierry,

depends on…hehe

abração

Hornet

Só pra relembrar a agenda do Jobim:

“O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que, só na volta de sua viagem à Bélgica, China e Canadá, em 23 de novembro, é que tratará sobre a questão do processo de compra dos caças pelo Brasil. A informação foi dada pelo ministro após participar da abertura do 9º Seminário de Direito Militar no Superior Tribunal Militar (STM).”

http://defesabrasil.com/site/noticias/projeto-f-x2/compra-dos-cacas-so-sera-tratada-depois-do-dia-23.php

Ah! esses conspiradores…tsc..tsc…tsc…

abraços a todos

Hornet

Marine,

mas as coisas estão acontecendo. Estamos na reta final.

Logo teremos o anúncio oficial, sem problema algum.

É que enquanto não chega o dia do anúncio eu fico aqui me divertindo com as teorias conspiratórias…hehe

abração

Marine

Hornet,

Mas nao foi na Area 51 que Elvis e Hitler apos passarem por Atlantida que desenvolveram o Super Hornet lado a lado a Enterprise?! Rsrs.

Abs. amigo!

ZE

douglasfalcao em 17 nov, 2009 às 14:20 “Até agora o que significa a tal parceria estratégica??? declaração conjunta sobre o clima, cujo teor seria quase o mesmo se feita isoladamente, e outras pixotadas em política internacional, não justificam o desembolso altíssimo do Brasil, cujo o unico real resultado por ora, é salvar a combalida industria bélica francesa. Se a tal estratégia de formarmos uma dupla afinada fosse realmente verdade, a dipomacia brasileira já teria negociado baixar as estúpidas barreiras agricolas de Paris, que trazem tanto prejuízo ao campo brasileiro…. mas isso não importa não é??? o que importa e criarmos… Read more »

Hornet

Marine,

kkkk…e com ajuda dos Talorianos.

Já no caso do Rafale, quem ajudou foram os Kardacianos…hehehe

E o Gripen, pelo visto, teve uma ajuda secreta dos Romulanos…

Meu amigo, o pessoal delira demais. Vc sabe melhor que ninguém aqui como funciona isso, né?

abração

kaleu

Vão Deixar o SAITO anunciar ???

kkkkkkkkkkkkk … vão ter uma superesa !!!

kaleu

O japa só quer uma chance … não tem dana a perder mesmo !

Baschera

Kaleu,

A FAB ainda não se entregou, but…..

Hornet,

Amigo, o anúncio do FX-2 só lá pelo dia 10 de dezembro….

Sds.

Hornet

Baschera,

pois é, só depois que o Jobim voltar e tal. Nada que ver com a visita do presidente do Irã e essas maluquices todas que volta e meia aparecem. Isso já está virando paranóia coletiva…hehe

Essa notícia que o Blog postou é totalmente furada.

O mais correto seria a manchete ter colocado: Jobim terá os 6 dias mais viajados de sua vida (China, Bélgica e Canadá em 6 dias!)….hehehe

abração

Robson Br

Acho que nem merece comentários. Daqui para frente vai ser igual aos subs da MB. Ninguem fala nada. Pode ser também igual ao short list. As viúvas vodkanas nunca mais reclamaram. Na realidade já perdeu o intusiasmo.

Robson Br

desculpe: intusiasmo = entusiasmo

Hornet

desculpem o off-topic:

Nunão, chegou a ver isso?

http://www.revistaasas.com.br/index.php?ASA=show_news&id=1196&LE=atual

Já está virando peça de museu? Mal começou a carreira! Que doido!…hehehe

abração

Hornet

Já que o assunto aqui é o Jobim:

“China e Brasil chegam a acordo para aumentar cooperação militar”

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/11/17/china+e+brasil+chegam+a+acordo+para+aumentar+cooperacao+militar+9113946.html

abraços a todos

Robson Br

RodrigoMF
“Vocês defensores do Rafale, já descobriram porque o M2000 não foi para a Laçador ?”

– O mirage 2000 não está dentro do novo padrão da FAB, como p,ex “data link”.

Se ele não conversa com os R99 e com as outra aeronaves, fica difícil operar em conjunto.

É um caça tampão, por isso deve ser o 1º a ser substituído. Pelo que sei os custos de um esquadrão é definido no orçamento anual e não no dia a dia.

Edmar

Caros Amigos.:

Daqui a 6 dias nós todos saberemos o resultado final do FX2.
“Tomara que não seja adiado”.

E acho, o “Dassault Rafale F-3” será o vencedor, ou, o “Saab Gripen NG” que apesar de ser pouco comentado, dizem que ele está muito forte na concorrencia e é bem falado no congresso.

Abraços.