domingo, junho 20, 2021

Gripen para o Brasil

Entregue o primeiro protótipo do CBA 123 ao MAB

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

cba-123-no-mab-foto-embraer

A Embraer entregou ontem, dia 1º de outubro, o primeiro protótipo do avião CBA 123 para o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB). A cerimônia foi realizada nas instalações do Memorial, localizado nas dependências do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), próximo ao Aeroporto de São José dos Campos e da própria Embraer. A aeronave foi recuperada pela Embraer como parte das atividades de comemoração dos 40 anos da Empresa e ficará exposta na área externa do MAB.

“É uma grande honra para a Embraer ver o primeiro protótipo do CBA 123 exposto ao público no Memorial Aeroespacial Brasileiro”, disse Horacio Forjaz, Vice-Presidente Executivo de Assuntos Corporativos da Embraer. “Com esta entrega, garantimos a preservação de mais um
importante capítulo da história da indústria aeronáutica brasileira.”
“O Memorial tem apenas cinco anos de existência, mas 2009 ficará marcado em sua história como o ano em que demos um grande passo na ampliação do acervo: recebemos o protótipo número 2 do Bandeirante restaurado pela Embraer; a coleção particular do idealizador e fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do DCTA, Marechal Casimiro Montenegro Filho; e agora o CBA 123”, disse o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Cleonilson Nicácio Silva, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

O evento marcou a conclusão do projeto de recuperação dos dois protótipos do CBA 123, aeronave com capacidade para 19 passageiros desenvolvida pela Embraer no final dos anos 1980. Os trabalhos começaram no início de 2008 e foram realizados por alunos do curso de mecânica geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), sendo concluídos no último mês de maio. O segundo protótipo do CBA 123, matrícula PT-ZVB, foi entregue ao Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro, em agosto passado.

Uma oportunidade especial para conhecer o CBA 123 e o restante do acervo do MAB será o próximo sábado, dia 3 de outubro, quando o DCTA abrirá suas portas das 10 às 17 horas para comemorar a Semana da Asa junto à comunidade do Vale do Paraíba. Em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, 23 de outubro, haverá apresentações da Esquadrilha da Fumaça e de pára-quedismo, pára-pente e aeromodelismo, além da exposição estática de aeronaves civis e militares, incluindo modelos fabricados pela Embraer.

FONTE/FOTO: Embraer

LEIA TAMBÉM:

- Advertisement -

3 Comments

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Castro

Legal, então amanhã eu vou ter a oportunidade de ver CBA-123 de perto .

Só uma pena ele ficar exposto ao tempo logo depois de ser restaurado.

André Castro

Legal, então amanhã eu vou ter a oportunidade de ver CBA-123 de perto.

Só que é uma pena ele ficar exposto ao tempo logo depois de ser restaurado.

Tomcat

Pergunta básica: os aviões chegaram voando ao MAB e ao MUSAL?

Reportagens especiais

Inovação à brasileira: o trem de pouso do KC-390

Desenvolvido para suportar 84 toneladas, o trem de pouso do KC-390 desafiou os engenheiros brasileiros e colocou a indústria...
- Advertisement -
- Advertisement -