No dia 27 de maio publicamos uma matéria sobre a restauração da aeronave CBA-123. O texto abaixo é a reprodução da nota oficial da Embraer sobre o trabalho desenvolvido em cooperação com o SENAI de São José dos Campos.

cba-123-2

Como parte das atividades de comemoração dos 40 anos da Embraer, encontra-se em fase final uma cuidadosa operação de restauro de dois protótipos do avião CBA 123, cuja conclusão é prevista para o próximo mês de julho. A iniciativa teve início em fevereiro de 2008, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de São José dos Campos, contando com a participação de 36 alunos do curso de mecânica geral.

Uma vez restaurados, os aviões serão exibidos em caráter permanente no Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro, e no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), em São José dos Campos, no Estado de São Paulo.

“Esta iniciativa é parte das ações para Recuperação da memória histórica da Embraer e o sucesso do trabalho é resultado da dedicação e proficiência dos alunos aprendizes do SENAI”, disse Pedro Ferraz, Diretor do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. “A experiência é positiva tanto para os alunos, que obtêm uma oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, como para a Empresa, que tem o privilégio de conhecer profissionais do futuro e contribuir diretamente para a sua formação.”

A restauração do primeiro protótipo, matrícula PT-ZVE, cujo vôo inaugural ocorreu em 18 de agosto de 1990, será concluída em julho. O avião será apresentado nas comemorações do 40º aniversário da Embraer, em agosto, antes de ser transferido para as dependências do MAB.

Já a restauração do segundo protótipo, matrícula PT-ZVB, foi finalizada neste mês de maio. Com interior configurado para 19 passageiros, como previsto no projeto original, o avião inicialmente ficará exposto aos empregados da Embraer na sede da Empresa em São José dos Campos até junho, sendo então transferido para o MUSAL, no Rio de Janeiro.

“Projetos como o restauro do CBA 123 da Embraer são oportunidades valiosas para nossos alunos demonstrarem seu conhecimento, habilidades e atitudes profissionais”, disse o Professor Fernando Gonçalves, Diretor do SENAI de São José dos Campos. “Sob a coordenação de profissionais experientes, os alunos ganham vivência em um ambiente industrial e empresarial, complementando as atividades curriculares com trabalhos práticos, dentro de normas e padrões estabelecidos.”

Coordenados por líderes técnicos da Embraer, os alunos se dedicam ao projeto em paralelo à rotina
acadêmica no SENAI. As atividades envolvem instrução, treinamento e acompanhamento dos alunos, que adquirem conhecimentos em fabricação de aeronaves, técnicas de montagem e utilização de ferramentas especializadas. Durante o processo de recuperação, várias partes da fuselagem, cabine e asas precisaram ser reconstruídas com material composto.

Sobre o CBA 123

Um acordo de cooperação no setor aeronáutico entre Brasil e Argentina, em 1987, resultou no desenvolvimento de um projeto em parceria entre a Embraer e a Fábrica Argentina de Material Aeroespacial (FAMA): o CBA 123 (a sigla CBA significa Cooperação Brasil-Argentina), comercialmente denominado Vector.
O CBA 123 foi uma aeronave sofisticada e moderna, que apresentava significativas melhorias em termos de inovações técnicas, velocidade, segurança e conforto. Equipada com motor tipo pusher instalado na parte traseira da fuselagem, com hélices na parte posterior, a aeronave foi projetada com 19 assentos. A campanha de certificação contou com dois protótipos e o primeiro vôo foi realizado pela aeronave prefixo PT-ZVE no dia 18 de agosto de 1990.

O avançado projeto demonstrou-se incompatível com as expectativas do mercado, que no início da década de 1990 experimentou acentuada crise logo após a primeira Guerra do Golfo, levando à sua inviabilidade econômica e conseqüente cancelamento da produção. O acordo de coopeação técnica com a indústria argentina foi descontinuado a partir de 1991 e o projeto finalmente encerrado em 1995. Várias das tecnologias desenvolvidas para o CBA 123, entretanto, foram mais tarde incorporadas ao programa ERJ 145.

FONTE-FOTO:
Embraer

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

[…] mesmo trabalho foi realizado com os dois protótipos do CBA 123, em 2009. “Tem sido uma oportunidade ímpar poder restaurar aeronaves históricas da Embraer”, explica […]

trackback

[…] (EMBRAER) realizam hoje (14/08) a Cerimônia de Incorporação ao acervo do MUSAL da aeronave EMBRAER-CBA 123 Vectro. A cerimônia aconteceu às 10h no próprio […]

Sopa

[…] mesmo trabalho foi realizado com os dois protótipos do CBA 123, em 2009. “Tem sido uma oportunidade ímpar poder restaurar aeronaves históricas da Embraer”, explica […]

trackback

[…] (EMBRAER) realizam hoje (14/08) a Cerimônia de Incorporação ao acervo do MUSAL da aeronave EMBRAER-CBA 123 Vectro. A cerimônia aconteceu às 10h no próprio […]

Sopa