Home Operações Aéreas Typhoons alemães interceptam AN-72 russo

Typhoons alemães interceptam AN-72 russo

536
20

eurofighter-e-antonov-foto-alenia-aeronautica

Interceptação foi feita sobre o Báltico, em missão da OTAN de defesa do espaço aéreo da Lituânia, Estônia e Letônia

A Alenia Aeronautica informou nesta quarta-feira, 22 de setembro, que um bimotor de transporte russo Antonov AN-72 foi interceptado sobre o Báltico por caças Eurofighter Typhoon da Luftwaffe alemã, desdobrados na Lituânia. O tempo de resposta, que provavelmente o cargueiro russo tinha missão de sondar, foi de seis minutos para a decolagem e 15 para a interceptação. O AN-72 permaneceu na área por pouco mais de 50 minutos, sendo monitorado pelos caças alemães, equipados com mísseis ar-ar Iris-T.

A OTAN mantém caças desdobrados em bases de países que recentemente entraram para a organização, mas que estão provisoriamente sem condições de defender seus espaços aéreos. É o caso do desdobramento do Jagdgeschwader 74 (esquadrão de caça 74) da Força Aérea Alemã, que estão cumprindo alerta desde 1º de setembro na base de Siauliai, na Lituânia, para defender o espaço aéreo dos três países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia).

Os Typhoons da Luftwaffe renderam Gripens da Força Aérea da República Tcheca que cumpriam a mesma missão, e deverão ser rendidos por caças F-4 Phantom II do JG 71 “Richthofen”, também da Força Aérea Alemã. Desde 2004, 14 países da OTAN se revezaram nessa missão, o que deverá prosseguir por mais alguns anos – o mesmo está ocorrendo também na Albânia, que recentemente entrou para a organização, e tem no momento a defesa de seu espaço aéreo a cargo de Typhoons italianos.

FONTE e FOTO: Alenia Aeronautica

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest
20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Junior
Junior
11 anos atrás

Renato, menosprezando isso , concordo.

R. Delilian
R. Delilian
11 anos atrás

Não consigo entender a mentalidade dos Russos, para que testar as defesas alheias, se não estiverem de fato planejando alguma intervenção armada, pois do contrario só cria uma certa tensão entre a OTAN e a própria Russia.
Provavelmente seja essa a intenção, pois depois que o Obam desativou o projeto de construção de mísseis, talvez os militares russos tenham perdido o argumento para os politicos manteram os altos custos para operações militares em comparação a frágil economia russa. Agora se a Otan gerar alguma hostilidade similar, esles vao ter fundamentos pra justificar tais gastos…

Ou então… sei lá… rs

Renato
Renato
11 anos atrás

Menosprezando a questão de transferencia de tecnologia, este caça não teria sido uma boa escolha ou melhor escolha para o Brasil ?

Andre de POA
Andre de POA
11 anos atrás

Impressionante a criatividade dos russos, a forma como as turbinas foram fixadas deixam o avião com o aspecto meio bizarro. Mas como por aqui já rolou um CBA 123 com as turbinas “viradas” para tras, vou ficar bem quietinho.
http://img185.imageshack.us/img185/8935/cba123.jpg

germa
germa
11 anos atrás

engraçado que aqui o pessoal assiste o jornal da globo e acha que é doutor em economia. de fato a crise internacional abalou seriamente a economia da russia(como abalou a do mundo inteiro)pois o preço do petroleo,principal produto de exportação, caiu de 153 dolares para 50 no topo da crise. porém TUDO tem petroleo e esse é um produto inelástico, ou seja, tanto faz se vai subir ou vai descer, todos dependem dele. segundo o prof. Carlo lessa, o petroleo é o unico produto que independente da escala o preço só tende a subir. Claro que é importante saber da… Read more »

Andre de POA
Andre de POA
11 anos atrás

Valeu Tomcat, não conhecia o YC-14 mas pelo vc diz a física compensa o visual estranho.
Abraço

André Castro
André Castro
11 anos atrás

O Antonov AN-72 me causa a impressão que ele esta pendurado pelo ombro !!

Bruno Rocha
Bruno Rocha
11 anos atrás

Quem esses alemães pensam que são? Tirar os russos com esses eurofighter *rios* brincadeira

Mas seria engraçado se aparecesse um Su-30, imagine só, esses typhoon fugindo! *gargalhada*

Mas agora, sério, esse negocio da Rússia entra no país dos outros é idiotice, agora sem o escudo, eles vão fazer a festa. Não quero nem pensar no dia que o Hugo Chavez pensar em dar uma “entra” no território Brasileiro. Com nossos AMX sem armas e sem radares.
Nossa defesa está tão fraca que até uma criança de 8 anos num Flanker faria um estrago na nossa FFAA.

Tomcat
Tomcat
11 anos atrás

Andre de POA,

O conceito da posição das turbinas do An-72 já foi usado pela Boeing no YC-14. A função é aproveitar o “Efeito Coanda”, onde os gases soprados pela turbina acompanham a parte superior da asa. Com os flaps baixados, os gases são direcionados para o chão, gerando empuxo quase vertical para a decolagem. Isso classifica o avião como STOL (Shot Take-Off and Landing):

http://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_YC-14

[ ]’ s

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
11 anos atrás

É Bruno Rocha,

Não tem jeito, desisti de vc , ô mano!!!

Já vi que vc é leitor da VEJA.

Bruno Rocha
Bruno Rocha
11 anos atrás

Marcelo Tadeu em 24 set, 2009 às 13:45

VEJA? Não lei esse tipo de lixo, até parece que ninguém aqui brinca ao comparar um avião com outro.
Será que para ser “ouvido” ou lido, é preciso escrever tudo de forma extremamente culta? Acho que não!
Gosto muito do pessoal sério, explicam bem tudo o que “dizem”(escrevem). Mas sempre vejo esses mesmos “sérios” em um momento de descontração.
Acredito na seriedade e sei que muitas vezes não tenho tanto comprometimento “culto” em falar de alguma coisa, mas me chamar de leitor da VEJA? Nossa! Ai já é de mais amigo.

abraço

Bruno Rocha
Bruno Rocha
11 anos atrás

Tudo bem. Sei que já estou passando dos limites. Vou ser mais sério na próxima vez, e usar informações com base para justificar meus comentários.

Abraço

Anton 9
Anton 9
11 anos atrás

Se estiver enganado alguem por favor me corrija, mas a USAF já fez isso uma vez por aqui né? Faziam exercício no pacífico, de repente qdo o piloto percebeu já estava em cima da amazônia: ops, cruzei mais de 1000 km sem perceber. E acho que não faz mto tempo.

A-Bomb
A-Bomb
11 anos atrás

Bruno Rocha

Se o Chaves fizer isso Tio Sam da uma ajudinha com a Quarta Frota.
Afinal eles só querem uma desculpa para reduzir a Venezuela a poeira e ficar com o petrolio deles.

Tomcat
Tomcat
11 anos atrás

Já não tô entendendo mais nada… Alguém aí deseja ser chamado de leitor de “Carta Capital” (deve se o oposto do “Leitor de Veja”)?

Pelo amor de Deus! Por causa do excesso de “Off Topics”, estes começaram a ser moderados, por que interrompiam o debate sobre o post. Aliás, achei isso ótimo e o Galante está de parabéns.

Fancamente, acho que deveria ser moderados também todos os cometários com conteúdos políticos, pois o blog é unicamente sobre assuntos aeronáuticos.

Vão arrumar algo mais útil para fazer, né?

Tomcat
Tomcat
11 anos atrás

Francamente, acho que deveriam ser moderados também todos os comentários com conteúdo político, pois o blog é unicamente sobre assuntos aeronáuticos.

Vão arrumar algo mais útil para fazer, né?

alvespereira
alvespereira
11 anos atrás

Boa Noite,

Alguém sabe me dizer quanto tempo os nossos pilotos da FAB levaram para decolar e interceptar o avião de Gana, o Cargueiro Britânico com o F-5 e o avião boliviano com Droga interceptado pelo A-29 ST, salvo erro acredito que foi menor do que este tempo, isto é porque nossos F-5 e A-29 ST são melhores que o Typhoons, ou pilotos da FAB são melhores que os Luftwaffe.

Sds. Verde Oliva.

Marcelo Tadeu
Marcelo Tadeu
11 anos atrás

Alves pereira,

O tempo de resposta é muito relativo. Sei que os M-2000 em alerta H24 têm 3 minutos para decolar após o alarme ser acionado e acredito que seja o tempo padrão em SC, Canoas, Campo Grande, Boa Vista e Porto Velho. O tempo de interceptação será de acordo com a distância do alvo.

Sds,

Grandar
Grandar
10 anos atrás

Cara…não sei o porque destas críticas a Rússia por invasão do espaço aéreo. Israel invade o espaço aéreo do Líbano todos os dias com a desculpa de “se defender” e ninguém fala nada e quando fala é para passar a mão na cabeça destes assassinos de crianças !!! O que a Rússia faz é se precavir de uma possível aventura da Otam como ocorreu na Geórgia…Avante irmãos !!!

Wagner
Wagner
10 anos atrás

Bruno Rocha em 24 set, 2009 às 12:58

é isso mesmo, já pensou ?? os sukhois travando misseis nos Efas, incidente internacional, Merkel aqui, Putin ali ! Eu ia adorar ! contanto que ninguem disparasse… quer ficasse só na provocação…

olhem eu apoio a ação russa ! Tem que testar mesmo ! e sabem quem é o maior beneficiado ?? o Ministério da defesa da Alemanha ! ah ah ah !