… entre os leitores do site do “Globo”

gripen-ng-3

Depois de oferecer dois caças pelo preço de um da concorrência , a empresa sueca Saab deverá ser a vencedora do acordo para a compra de 36 aviões pela Força Aérea Brasileira (FAB), na opinião de 37,20% dos mais de 3 mil leitores que responderam a uma enquete no site do GLOBO. As outras concorrentes, a francesa Dassault e a americana Boeing ficaram em segundo (29,03%) e terceiro lugar (16,31%), respectivamente. Para 17,47% dos internautas, porém, o presidente Lula ainda deve barganhar muito e comprar os jatos “quase de graça”, como ele mesmo disse .

” Já conseguiu 50% de desconto e o ministro achou ruim. Avião francês, só se for a Carla Bruni ”

Para o leitor Armíno Ariovisto, a proposta da Suécia, que chegou a ser ironizada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, deveria ser a vencedora da licitação. ( Leia também: Governo estende prazo até 2 de outubro para entrega de propostas de venda de caças )

“O Lula disse que iriam oferecer os caças de graça. Já conseguiu 50% de desconto e o ministro achou ruim. Avião francês, só se for a Carla Bruni…”

Os caças F-18 Super Hornet (Boeing); Gripen NG (Saab) e Rafale (Dassault) são os finalistas do programa F-X2, que selecionará o novo modelo de jato da FAB. O internauta Roberto Alves Missano opina, porém, que o modelo sueco não é o mais adequado para a FAB. Lula vem defendendo que os caças deverão, principalmente, proteger o petróleo do pré-sal.

” (O Gripen) não é o que o Brasil precisa e estaremos comprando gato por lebre. ”

“Existem caças e caças; de ataque ao solo, de interceptação, de defesa leve. O Gripen foi projetado para combater invasores por terra. Não é o que o Brasil precisa e estaremos comprando gato por lebre”, afirmou Missano.

A oferta da Suécia acirrou uma disputa que já parecia estar decidida. A divulgação de uma nota conjunta de Lula e do presidente francês, Nicolas Sarkozy , foi amplamente vista como uma vitória do caça francês na disputa.

“Não há mais do que se discutir, o Lula já decidiu a opção é o Rafale. Não é decisão política? Mesmo que dela resulte em grande prejuízo ao país, o presidente precisa manter a sua palavra, senão ainda fica mais desmoralizado”, declarou Edilson Bartolomeu.

A principal defesa em torno do Rafale é que a França garantiria a transferência de tecnologia com a venda. A leitora Maria Cecília Braga acredita que esta pode ser uma vantagem sobre os jatos suecos:

“Não adianta de nada jatos com metade do preço se não há transferência de tecnologia. Vamos continuar dependentes da tecnologia alheia. Salve Lula e sua posição firme e competente.”

” Se optarmos pela oferta americana, estamos optando pela tecnologia dominada e controlada pela maior potência mundial ”

Fontes do Departamento de Estado dos EUA, que acompanham a negociação da Boeing, afirmaram, no entanto, que em nenhuma das propostas haverá transferência irrestrita de tecnologia . O internauta Luiz Fernandes concorda:

“Esta história de ‘transferência de tecnologia’ e dependência dos EUA, já virou bravata. Nenhum país transferirá totalmente a tecnologia. Só um ignorante faria isso, para ter um prejuízo imenso no futuro. E quanto a dependência dos EUA, tanto o Rafale como o Gripen usam equipamentos americanos, que podem ser objeto de embargo militar. O motor do Gripen é o mesmo do F-18, fabricado sob licença pela Volvo!”

Já o internauta Bernardo de Moura Tebaldi acredita que um acordo com a americana Boeing seria desvantajoso:

“Gente, sejamos lógicos: se optarmos pela oferta americana, estamos optando pela tecnologia dominada e controlada pela maior potência mundial que por sua vez possui bases próximas às nossas fronteiras. Não seria muito lógico depender tecnologicamente justamente deles. Para tal acordo, a França é mais interessante do que os americanos.”

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luan

Quase cai da cadeira quando li” O Gripen venceu”,ia soltar fogos a noite toda

[]’s

Pegasus

Não ha na televisão brasileira um só programa que tenha abordado a compra dos acaças e suas restrições, vantagens e desvantagens de maneira seria e abalizada e fica o povo optanto pelo mais bonitinho ou o mais barato , pra sobrar dinheiro pro bolsa familia, não sabem que ja foi amplamente discutido que não se querer um caça de turbina só, que demorara sabesse la quanto tempo para seu desenvolvimento completo, que depende de turbina do país que se alega tirar seu proprio avião da disputa em nome de independencia, que seus avionicos serão em sua maioria israelenses, dependentes de… Read more »

ToP GuN

Resultado de FX-2 só em enquetes ultimamente rs

Abraços

Roberto

Pegasus, em minha humilde opinião, o RAFALE já levou o F-X2 a tempos, o que falta, repito e me desculpem os pilotos de plantão, a FAB está pisando na bola em não revelar logo a sua tendencia, juntamente com o ponto de equilibrio entre as aeronaves, ou seja, se ela fizer isto, vai ficar fácil a escolha política que já está tomada, mas pelo visto, os caciques da FAB estão querendo se intrometer em política e com certeza correm o risco de ficar sim com os F5 por mais algum tempo.

leonardo Angelozi

Nossa quase tive um infarto com o título da matéria..

ja estava comemorando ushaush

Pegasus

Bom Roberto, como falei, nós não temos nem noção da pressão que esta rolando por la agora, a tendencia é Rafale, mas vai saber o que estão cantando nas orelhas de ministros , generais e afins.

Pedro

A questão da preferência pelo Rafale poderia ser vista sob o seguinte prisma: Hoje temos um polo de eugemonia americana, consolidado e que até o momento Bush, estava pouco se lichando para a América do Sul. Temos mais um outro polo industrial militar europeu e outro russo. Inglaterra e EUA, fiéis aliados a toda prova (veja a invasão do Iraque sem claras justificativas) estão claramente tentando “matar” seus concorrentes da indústria militar. O maior interesse dos EUA não é o pré-sal, mas sim afundar o Rafale internacionalmente, e isso seria muito ruim pois a França é comprovadamente um país que… Read more »

João Augusto

Também ia comemorar aqui, mas aí vieram letrinhas depois…
=(

Ighor Melo

Quase tive um piriri aqui!

ToP GuN

Nossa, vocês preferem ter 36 de rainha do hangar?? Comprar não significa operar.

Abraços

dodloco

caramba quase choerei quando li isso
sacanagem tome um susto
por que eu estou torcendo e pro rafale

Alfredo.Araujo

“Gente, sejamos lógicos: se optarmos pela oferta americana, estamos optando pela tecnologia dominada e controlada pela maior potência mundial que por sua vez possui bases próximas às nossas fronteiras. Não seria muito lógico depender tecnologicamente justamente deles. Para tal acordo, a França é mais interessante do que os americanos.”

Se formos pela logica do cara q fez esse comentário, vamos comprar avioes do Japão! A França possui nao apenas bases, mais uma “colônia” em solo Sulamericano….
Ou ele se esqueceu da Guiana Francesa ??

Pegasus

A guiana Francesa tem bases aereas com arsenal na nossa area?Acho que não e é a isso que o comentario se referia, os americanos são belicos, e dão qualquer desculpa quando querem algo ou dominar uma situação e isso é claro.

Baschera

HAHAHAHAHA….. Boa manchete…..
Mais um capítulo da novela.

Sds.

Felipe Cps

Powrra, o Poggio me mata do coração, o título me deu até caganeira, catzo… 🙂

Marcel CM

Quase tive um ataque do coração quando li a reportagem…eu acho o gripen um caça muito bom …
Mais será que possivel o Brasil fechar com empresas a compra de dois caças????????
Quem pode reponder

Gripen : para proteção de ataques em terra???
Rafale : para proteção de ateques no mar e ar???

Gabriel

Quando li o título, ja sabia, PAPO FURADO!! =D Mas resolvi ler, e vejam qtos comentários infelizes : “Já conseguiu 50% de desconto e o ministro achou ruim.” Se eu tivesse enjoado com certeza vomitaria. pqp 50% de desconto?? onde? Eita povo pra acreditar em tudo que a midia fala. Na verdade o que foi dito é que com o preço dos concorrentes dá pra comprar o dobro de gripens. E isso nós sabemos a muito tempo. Se der Rafale ficarei feliz, mas me preocupa se as “rainhas” ficarem inoperantes por falta de manutenção, Se der o gripen também ficarei… Read more »

Robson Br

Brincadeiras à parte. O F18 SH já deve estar fora. O Rafale deve ser o vencedor, mas sinto que teremos uma surpresa com Gripen. HI-LO?

CADU

Pedro em 21 set, 2009 às 22:27
Ótimo post, já tinha falado aqui que os EUA queria acabar com a concorrência, e você corroborou com a minha ideia.
Saudações.

CADU

Felipe Cps em 21 set, 2009 às 22:49
Amigo, que isso??? era para você chorar de felicidade, mas não pelo olho de trás, rsrsrs.
Saudações.

Lucas Urbanski

Pessoal, não tem mais volta, O Rafale F3 é um ótimo avião, já é o escolhido politicamente, e como o próprio ministro Jobim argumentou, que só falta a França colocar no papel tudo que ela prometeu no dia 7 de setembro ao nosso ilusstríssimo presidente que é só assinar o contrato,ou seja, é só eles colocarem por escrito o preço que prometeram, que seria o mesmo que a Força Aerea Francesa pagou, com a transferencia de tecnologia negociada, pesadas multas caso a França desista de alguma dessas clausulas e pronto, Rafale é o vencedor. Esqueçam o F-18 já esta saindo… Read more »

RL

Já já o governo anúncia que o grande vencedor será o:

Super Tucano + 150 unidades.

Vai entender. rsrsrrs

Junior

RL
não dúvido,mas acho que você exagero nas unidades não chega a 3 digitos.

Mas esse é o meu caça,Gripen tem mais a oferecer no sentido de assimilar tecnologia!

Bruno Rocha

gente! pensei que fosse verdade. Ufa, quse morri.
🙂

JZG_Pedro

Cacete, tomei um susto. Se a piada fosse c/ o F-18, cairia da cadeira.

Concordo com os que disseram que o Rafale é de longe a escolha mais sensata. Não tem mais o que se discutir.

No entanto, eu também sou bastante favorável a um mix HI-LO. Poderia ser a compra de um lote de Gripens também, ou, não sei de fato o quão possível isso seria, mas a embraer desenvolver um caça LO, tal qual fez a Índia. Qual a possibilidade de se desenvolver e produzir uma espécie de “Rafale LO”?

FN

É mesmo muito engraçado um monte de gente falando que o Lula é burro é cachaceiro que é isso que é aquilo, que o FX-2 não sai logo e que isso é uma vergonha que tudo no Brasil esta errado. Não quero defender político nenhum, e tanto como qualquer outro quero vê o fim da novela, mas… eu sou apenas um entusiasta e não me esqueço disso coisa que a maioria esquece. Olha turma não quero ofender ninguém, mas vamos acorda pra vida né… toda vez que é adiado o fim do FX-2 os preços baixam a oferta de tecnologia… Read more »

JZG_Pedro

Poderiam ter colocado um título bem melhor que este, aff

Por falar em enquete alheia, a deste blog já pereceu faz tempo.

Omega

Acho que alguns leitores que comentaram no site da globo deveriam ler o Poder Aéreo.

Bruno Rocha

Mas repito. Vai ser muito dificil o Brasil ter condições de manter em pleno funcionamento o submarino nuclear. Seria melhor, como ultima boa ação do “todo poderoso magnanimo” Sr. Pres. Luiz Inacio LULA, fazer um documento em LÊI onde fica claro que deverá existir uma conta minima de verbas para financiar a defesa. Onde os gatos seão o quadruplo do que é hoje. E que fique proibido corte nessas áreas.
pronto! O lula fecha o mandato como o único presidente que presta desde JK.

alvespereira

boa noite

neste processo todos envolvidos ganharam, só quem perdeu foi o povo brasileiro, tempo e dinheiro num processo de seleção que daria para a FAB comprar pelo menos dez caças a mais de qualquer dos concorrentes.

Sds VO.

kaleu

Off-Topic Jobim cobra definição sobre transferência de tecnologia Projeto F-X2 Escrito por Defesa Brasil Seg, 21 de Setembro de 2009 11:11 Para ministro da Defesa, informações sobre caças devem ser “minuciosas e claras”. Roberto Godoy Começa hoje a fase final e definitiva do programa F-X2, para escolha do novo caça avançado da Força Aérea. O pacote de informações suplementares solicitadas pelo governo aos finalistas, esperado para hoje no Ministério da Defesa, em Brasília, tem grande chance de ganhar novo prazo. O essencial, afirma o ministro Nelson Jobim, é que “sejam minuciosas e claras”. Para Jobim, é preciso esclarecer o significado… Read more »

CEARÁ

Pelo que entendi a tal transferencia irrestrita de tecnologia não inclui um item de suma importância: a transferência de projeto de caça,ou seja, de como se “criar” um caça desde o Zero!!Pow,isso foi exatamente o que eles mais exigiram no acordo dos Subs!Pelo jeito vai dar Rafale msm,mas estaremos pegando um projeto já feito e aprenderemos a montá-lo aki,tal como um LEGO!!!Por isso sou a favor do Gripen!Mais investimentos em educação,P&D e teremos uma turbina brasileira para equipá-lo e não sermos dependentes totalmente dos americanos!!

BRASIL!!!

Junior

Eu so a favor do gripen também totalmente brasileiro,incluse o motor,desde que não seja turbo-hélice… :-S

luis alberto

O objetivo da FAB a longo prazo sao 120 anv’s padronizadas para substitutir os M-2000, F-5 e A-1. Produzir 12 anv’,s por ano entre 2015 a 2025. O Gripen eh a unica proposta onde desde a primeira aeronave serah parcialmente fabricada (40%), totalmente montada e integrada na EMBRAER. Usarah praticamente soh armamentos nacionais a excecao do BVR que deverah ser o DERBY ou o METEOR a ser adquirido posteriormente. Mais de 80% dos motores dos avioes da FAB sao americanos. Entao isto nao serah problema para o Gripen. Transferencia de tecnologia se dah de duas formas: 1 – Trabalhando junto… Read more »

Cor Tau

Pegadinha do malandro……..Ráaaaaaaaaaa…Yé Yé…………

http://www.youtube.com/watch?v=_dQ7fubrZ3s

José

Senhores, parece que o FX2 vai esquentar ainda mais e a disputa está entre ”Rafale F-3 X Gripen NG”, o F/A-18 está fora a muito tempo.

José

Senhores, acho sinceramente que o Rafale F-3 é o vencedor e mais uma coisa, o Rafale F-3 é melhor que o F/A-18. E digo mais, até o Gripen NG é melhor que o F/A-18.
Senhores, ‘Suécia e França’ estão sendo mais ‘generosos’ e politicamente ‘melhores’ que os EUA que por sua vez são sistemáticos e mesquinhos.

Luciano

O pessoal diz que pra FAB tem que ser o gripen por causa do preço que se for rafale vai ser “rainha do hangar” mas esquece que mesmo o Gripen va ser a “rainha”; pois, a FAB tem o orçamento de F-5, Mirage-2000; e tanto rafale, gripen e F-18 serão muito mais caros do que os atuais. Concerteza, por isso será almentado as verbas da FAB, então pega o rafale, onde ainda pode ter um hipotético sonho de ser montado integralmente no brasil 🙂 já o F-18, foi feito para NAes, no qual, operando em terra não deva ser essas… Read more »

Angelo Nicolaci

Pegasus O gripen não deixa em nada a desejar face os concorrentes,pois o conceito monoturbina tem sido adotado por diversas Força aereas pelo mundo, e seria uma contradição dizer que isso é deficiência, pois os mirrage por nós operados eram monoreatores, e nunca deixou a desejar no quesito desempenho, o calcanhar de aquiles deles era o custo de sua manutenção, assim como será caso optemos pelo Rafale. Com respeito a mídia, o pessoal teima em dizer que o Gripen esta oferecendo 50% de desconto, quando na verdade é o preço normal dele comparado ao Rafale, seria 50% desconto se a… Read more »

Marcel

O gripen e muito bom…Mais seria possivel o Brasil comprar mais de um caça?

Gripen: Para Ateques terrestres.
Rafale: Para Ataques aeros.

Antonio M

“…“Existem caças e caças; de ataque ao solo, de interceptação, de defesa leve. O Gripen foi projetado para combater invasores por terra. Não é o que o Brasil precisa e estaremos comprando gato por lebre”,…”

O Grippen não é multifunção?!?!? Acho que disse besteira.

Eric Hartmann

Penso que seria bom para nossa nação que tivessemos o grippen NG com parcerias com a Saab e de “roldão” uma penca enorme de empresas para absorver algum nível de TT,mas com presidente e ministro da defesa públicamente praticamente escolhendo o Rafale F-3 fica difícil crer no JAS 39 NG em nossas fileiras/esquadrões.
(ou estaria neste momento sendo tecida um Hi-Lo?)

Raphael Barros

O Povão como sempre votando errado.

O Rafale F3 equivale á 2 Gripens NG e fora que o NG ainda nem saiu do papel, tem vários componentes americanos com isso pode sofrer restrições, tem alcance muito reduzido bem menor que o Rafale, tem metade de capacidade bélica que o Rafale F3 tem.

Ou seja é o pior avião do FX-2.

Raphael Barros

O Gripen NG quando estivesse já voando e demonstrado o seu desempenho no futuro poderia ser adquirido para substituir os F-5 e AMX aí sim seria um ótimo vetor para operar junto com os Rafales F3.

Roberto RJ

JAS 39 NG é dose, é só pintar uma pechincha que o povinho sai correndo, é como aquela estória do cara que entra na fila e não sabe nem pro que é. Opinião de leigo é dose, e isso vale tb para boa parte da imprensa…

Ps. A probabilida de levar uma pernada do americano é muito maior, alguém ai sabe porque até hoje o AMX não leva mísseis ar-ar na ponta das asas? a resposta quem conhece sabe!!!!!
Só o A-1M terá…….

Marco Antonio Lins

Ha!!!!!,,É entre os leitores!

Diz um velho ditado nordestino” Que é burro morre pastando”
Qualquer TV pode falar sobre os caças, desde o momento que não venha infleunciar o afcionados.Parabens Sr Roberto. Comecei agora jogar duro não vou medir palavras. A França ganhou desde o momento que emtregou em primeiro lugar sua licitação. Admiito o Rafale e o NG( para provavel desenvolvimento)

Mad Dog

É o RAFALEEEEEEE!!!
O único que irá garantir superioridade aérea e total soberania nos céus…avião sueco é uma verdadeira pancada no saco…o barato que irá sair caro…

Marco Antonio Lins

Acredito tambem!

Acredito que tenha razão. O Unico que garante a soberania de nosso espaço aereo é o Rafale.

FN

na verdade o Gripen NG tem tudo pra se um otimo caça, mas estou com a turma Rafale 3 para o brasil!!! ^^

Patriota

“Existem caças e caças; de ataque ao solo, de interceptação, de defesa leve. O Gripen foi projetado para combater invasores por terra. Não é o que o Brasil precisa e estaremos comprando gato por lebre”

muito leigo não sabe o que fala