terça-feira, abril 13, 2021

Gripen para o Brasil

Com atualização, treinadores suecos SK60 voarão até 2017

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

sk60-foto-saab

A Saab informou nesta segunda-feira, 21 de setembro, que recebeu da FMV (administração sueca para material de defesa) um contrato para atualizar os jatos de treinamento SK60, das Forças Armadas Suecas. O contrato, que tem o valor de 130 milhões de coroas suecas (pouco menos de 19 milhões de dólares) foi considerado importante pela companhia para ampliar empregos na área técnica e de engenharia.

A atualização compreenderá a instalação de um novo GPS, avisos sonoros (primários e de altitude) e troca de alguns instrumentos, mudando a indicação de velocidade e altitude, de kilômetros por hora e metros para nós e pés, padrão utilizado hoje no caça Gripen.

Os trabalhos deverão ser completados em 2011 para permitir o uso da plataforma de treinamento SK60 (designação militar do jato bimotor Saab 105) até 2017. Em dezembro do ano passado, a Saab e a FMV já haviam assinado um contrato em que a primeira, como fornecedora principal, recebeu a responsabilidade pela operação, manutenção e aprontamento de todas as aeronaves SK60, de acordo com requerimentos das Forças Armadas Suecas.

O primeiro Saab 105 / SK60 voou em 1963, e começou a operar na Suécia, principalmente em missões de treinamento, a partir de 1967.

FONTE e FOTO: Saab

NOTA do BLOG: conclui-se, pelos dados apresentados, que em 2017 a plataforma SK60 completará 50 anos de operações no treinamento de pilotos suecos. Provavelmente a atualização dará tempo para o planejamento de um programa que substitua esse veterano sistema.

- Advertisement -

10 Comments

Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ToP GuN

Até os treinadores da SAAB são feiosos rs. Na minha opnião o Gripen é o único avião bonito da SAAB. O resto, pelo amor de Deus…

Abraços

Junior

é feio!! pode ser….mas eu queria um!!

Luan

Poxa!acho o Viggen um expetaculo,e ainda tem o Saab Scandia,civil,mas muito bonito tbm

[]’s

tomas

Gosto não se discute, mas pelo amor de Deus falar que os caças da SAAB são feios é uma injustiça. O Viggem para mim foi um dos caças mais bonitos e imponentes que já foram feitos, além de excelentes e altamente manobráveis.

Bronco1

Países do mundo inteiro se preocupam substituir e/ou construir seus próprios aviões de adestramento em aeronaves a jato. Nos últimos 10 anos foram pelo menos um igual número de projetos de treinadores avanãdos com capacidade de combate e custos de aquisição e operação reduzidos, principalmente se comparados com os aviões que estão substituindo.

Enquanto isso em terra Brasilis… =(

Mauricio R.

2017 deverá ser um ano movimentado, pois será nesse mesmo ano que a USAF planeja colocar em serviço o substituto do T-38C Talon.

Noel

Imaginem se fosse uma notícia sobre um “contrato de atualização dos Xavantes”, que inclusive são mais novos, ou menos velhos, que o SK60 e o T-38C; seria o fim do mundo por aqui.RSRSRS

Lucas André

e como disse a Suécia, a Embraer fabrica os Super Tucanos e está projetando o cargueiro KC-390..

quem sabe se o Gripen venha para cá, não exportemos alguns aviõezinhos também!

alvespereira

boa noite

pelo menos a suécia mantém um treinador avançado com reação a jato, e nosso brasil ainda não sabe que jato vai usar no lugar do emb xavante, e teima em colocar o a-29 super tucano para esta missão, só se for um a-30 super tucano II com propulsão a jato, até lá sugiro fazer bom uso dos AMX a-1 modernizados na versão biposto, assim como a itália já usa.

sds.

Marcelo Tadeu

Engraçado. Aqui a FAB fala em modernizar os F-5 e A-1, e a MB moderniza os A-4, vira um escândalo. LÁ FORA PODE???

Vou te contar, eu não sei como os brasileiros ainda não conseguiram acabar com o Brasil e tem gente que se preocupa com a 4ª Frota da US Navy!!!!

Vai ser um milagre um piloto brasileiro voar em um avião de 4ª geração, pois com esta torcida: IMPRENSA + PARLAMENTARES + ESPECIALISTAS + BLOGUEIROS!!!

Sds,

Combates Aéreos

O último voo da ‘Águia da África’

Traduções inéditas por Roberto F.Santana Na manhã de 30 de setembro de 1942 , às 10h47, o 3º Staffel decolou,...
- Advertisement -
- Advertisement -